Retrospectiva PicPay 2022: lançamentos para facilitar seu 2023

Relembre as principais novidades lançadas pelo PicPay em 2022 e veja como elas podem te auxiliar a ter mais controle financeiro em 2023

21 de dezembro de 2022

O ano de 2022 foi muito importante para o PicPay. Além de completar dez anos, o aplicativo lançou vários produtos e serviços para simplificar o jeito de você lidar com o dinheiro.

O melhor de tudo? As novidades podem te ajudar a ter mais organização financeira em 2023 e a alcançar os seus objetivos ao longo do ano.

Leia mais: Metas financeiras: como definir e conquistar as suas em 2023

Em 2022, o PicPay manteve a estratégia de diversificar cada vez mais o portfólio de produtos com o objetivo de ser o seu principal app de serviços financeiros. 

Atualmente, o aplicativo faz parte da rotina de mais de 30 milhões de usuários ativos.

Para fechar 2022 com chave de ouro e começar 2023 com o pé direito, vamos relembrar os principais lançamentos ao longo do ano.

Os principais lançamentos de produtos e serviços do PicPay em 2022

Confira abaixo algumas novidades que surgiram ao longo de 2022.

Cofrinhos

Começando pelo final, para te preparar para o próximo, o PicPay lançou os Cofrinhos em novembro, ferramenta para ajudar você a guardar dinheiro para alcançar as suas metas financeiras.

De forma simples, você pode definir quais são os seus objetivos e separar as suas economias por categoria. 

Quer saber o que é melhor? O seu dinheiro guardado nos Cofrinhos rende 102% do CDI todos os dias úteis. 

Leia mais: Quanto rende 20 reais no PicPay ou outros valores?

Empréstimo entre pessoas

Em 2021, o PicPay foi pioneiro ao oferecer a modalidade de empréstimo entre pessoas físicas, conhecido como peer-to-peer lending (P2P).

Um ano depois, o produto evoluiu e é uma ótima opção tanto para quem está precisando de um empréstimo, quanto para as pessoas que querem investir no PicPay.

Leia mais: Quanto rende emprestar dinheiro a juros? Saiba como comparar

Em novembro de 2022, o PicPay passou a contar com mais uma funcionalidade: empréstimos P2P para empresas

Nesse caso, você pode investir o seu dinheiro em empresas e ter rendimentos de até 147% do CDI, com retornos mensais.

Hub de Seguros

Em março, o PicPay lançou o Hub de Seguros, mais uma iniciativa do marketplace de serviços financeiros do aplicativo.

O primeiro produto lançado foi o Seguro Carteira Digital, que protege desde transações Pix, transferências, compras com saldo ou cartões cadastrados até em casos de invasão de conta e roubo de dados pessoais. 

Leia mais: Golpe do Pix: conheça os 11 principais e saiba o que fazer

Em seguida, o Hub passou a contar também com o Seguro Celular, que protege o valor do aparelho contra roubos e furtos qualificados. 

Os dois seguros são personalizáveis e ofertados em parceria com a Kovr Seguradora, com preços que cabem no seu bolso.

Para melhorar, nos dois casos, os reembolsos são feitos em dinheiro na carteira do PicPay em caso de sinistro.

Consulta de CPF

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 64 milhões de brasileiros estão negativados.

Pensando nisso, o PicPay lançou em abril uma ferramenta de consulta de CPF. Por ela, você consegue conferir se há alguma pendência envolvendo o seu nome.  

Não sabe como sair das dívidas e limpar o seu nome? Veja nosso conteúdo sobre como quitar dívidas ganhando pouco em cinco passos

Outra possibilidade é você analisar se vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas ou não.

Novidades no PicPay Shope

Você já sabe que o PicPay Shop é o marketplace de produtos do PicPay, onde é possível fazer compras online com ainda mais vantagens, como cashback e cupons de desconto. 

Leia mais: Como fazer compras online com cashback?

Em 2022, o Shop integrou diversos novos parceiros, como a Shopee e o Magalu, alguns dos maiores e-commerces do país. 

Além disso, o PicPay estreou na categoria de Viagens e começou a oferecer a possibilidade de comprar passagens de avião da Gol com benefícios exclusivos.

Quer descobrir quais são os parceiros disponíveis? Confira o nosso conteúdo sobre lojas com cashback pelo app.

Outra novidade do Shop foi a atualização da home, com o objetivo de oferecer uma experiência mais intuitiva e destacar as recomendações personalizadas para você.

Consulta de placa e pagamento do IPVA

Você sabia que é possível consultar os débitos do seu veículo apenas pela placa? Em maio, o PicPay lançou essa funcionalidade, chamada de Multas e IPVA.

Com a ferramenta, você também pode quitar os débitos, como multas de trânsito, IPVA e taxa de licenciamento pelo aplicativo.

Uma das principais vantagens é a chance de pagar com o cartão de crédito, de forma parcelada. Então tenha essas informações em mente no início de 2023, quando o imposto é cobrado, beleza?

Leia mais: IPVA 2023: como pagar e parcelar por estado?

Portabilidade de salário

Ainda em maio, o PicPay começou a liberar a portabilidade de salário para os usuários do app. 

Dessa maneira, você pode receber o pagamento do seu salário diretamente na carteira do PicPay, que tem o melhor rendimento automático em conta após 30 dias, sem limite máximo de investimento.

Além disso, ao fazer a portabilidade, você também pode ter acesso a crédito, cartão e aumento de limite com mais facilidade, já que terá maior interação com o app. 

Leia mais: O que é score de CPF ou crédito?

Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

No ano passado, o PicPay começou a oferecer empréstimo pessoal dentro do app. Em 2022, uma nova linha de crédito foi integrada: antecipação do saque-aniversário do FGTS

Nessa modalidade, você pode solicitar o empréstimo no valor previsto e o saldo do FGTS disponível para a retirada é utilizado como garantia do pagamento.

Como o empréstimo tem a garantia do FGTS, ele tem taxas mais baixas do que outras modalidades e é ofertado, inclusive para quem está negativado. 

Iniciativas para o público gamer

A área de games é muito importante para o PicPay e, por conta disso, o aplicativo lançou o movimento Entre no Jogo, em junho.

Logo de início, os usuários do PicPay Card passaram a ter a chance de ganhar itens exclusivos dentro do League of Legends (LoL), como Skins e Summoner Icons.

Depois, o PicPay Card passou a ter uma versão exclusiva personalizada com um Skin de League of Legends.  

Além do mais, o PicPay Shop aumentou as possibilidades de recarga de jogos no app por meio de gift cards, integrando a venda de créditos de Roblox e Nintendo. 

Leia mais: O que é gift card e onde comprar?

PicPay e Pix no mesmo QR Code

O PicPay é referência quando o assunto é pagamento com QR Code. Provavelmente você já viu uma plaquinha do app em algum estabelecimento, né?

Para simplificar também a vida de quem tem o próprio negócio, o PicPay criou uma tecnologia para reunir os QR Codes para pagamento com PicPay e Pix em um código só. 

Com isso, você não precisa mais ter duas “placas” no balcão, já que apenas um código servirá para os dois arranjos de pagamentos, inclusive Pix de outras instituições.

Contas em dia

O PicPay já era o seu aplicativo para pagar contas, até mesmo de forma parcelada, e com possibilidade de cashback.

Leia mais: Cashback PicPay: como funciona e 5 formas de ganhar mais

Em junho de 2022, o app estreou uma nova funcionalidade para facilitar a sua vida: o Contas em Dia.

A ferramenta permite que você veja todas as contas em seu nome, de qualquer instituição. 

Os seus boletos aparecem em forma de lista e você pode selecionar quais deseja pagar em poucos cliques, pelo próprio app do PicPay e em até 12 vezes no cartão. 

Além da facilidade de organizar as despesas em um único lugar, você é lembrado no vencimento e não precisa ter o trabalho de digitar o número do código de barras.  

Transferência internacional

Também em junho, o PicPay começou a permitir a compra de moedas estrangeiras pelo app, e o envio e recebimento de dinheiro de contas no exterior. 

Leia mais: Como enviar dinheiro para o exterior ou receber no PicPay?

Com a ferramenta, você pode adquirir papel moeda de mais de 20 países com entrega por delivery ou saque em caixas ATM para dólar americano e euro, e pagar com o saldo em carteira, no cartão à vista ou parcelado. 

O serviço é oferecido em parceria com a Câmbio Online, empresa que faz parte da Frente Corretora de Câmbio. 

Compra e venda de criptomoedas

O ano de 2022 também marcou a entrada do PicPay no universo das criptomoedas e Web3.  

Leia mais: O que é criptomoeda: guia completo sobre o investimento

Em agosto, o app lançou a própria exchange, ou corretora em português, onde é possível comprar, vender e armazenar criptomoedas.

Logo de início, era possível negociar as duas maiores e mais promissoras criptomoedas do mundo, Bitcoin e Ether, e também USDP, uma stablecoin lastreada em dólar emitida pela Paxos.

Atualmente, além das três moedas citadas logo acima, a corretora do app permite investir nas seguintes criptomoedas:

  • Litecoin (LTC);
  • Polygon (MATIC);
  • Uniswap (UNI);
  • Chainlink (LINK);
  • Bitcoin Cash (BCH);
  • Aave (AAVE).

Com a novidade, o PicPay deu início a uma jornada de desmistificar as criptomoedas e trazê-las para o dia a dia das pessoas por meio de uma experiência simples, informativa e segura.

Leia mais: Investir em criptomoedas é seguro? Veja riscos e oportunidades 

Pagamentos no Google Play

Ainda em agosto, o PicPay firmou uma parceria inédita com o Google Play, a loja oficial de aplicativos e entretenimento dos dispositivos Android. 

Desde então, você pode adquirir aplicativos, jogos, filmes, músicas e livros, e selecionar o PicPay como opção de pagamento.

A novidade é uma opção para compras no Google Play para quem não tem cartão de crédito, utilizando o saldo em conta na carteira do PicPay. 

Os usuários de iOS também não ficam desamparados, já que é possível comprar gift cards da App Store por meio do PicPay Shop.

Aniversário do PicPay

No dia 19 de setembro, o PicPay completou dez anos de história. Data que marca o lançamento da primeira versão do app, em 2012.

Para celebrar a data, temos um conteúdo completo com tudo que rolou ao longo dos últimos dez anos no PicPay e o que vem por aí.  

Leia mais: Conheça a história do PicPay contada pelo cofundador do app

Entrada no Open Finance

Em 2021, o PicPay adquiriu o Guiabolso com o intuito de se tornar protagonista no Open Banking, agora chamado de Open Finance

Leia mais: Entenda a história do Open Finance e Open Banking no Brasil

Já 2022 foi o ano em que o PicPay entrou de cabeça no Open Finance, inclusive integrando a fase 2 do Open Finance de forma voluntária.

O primeiro lançamento foi o Hub de Open Finance, local em que você consegue conferir onde seus dados foram compartilhados e gerenciar os consentimentos que deu para outras instituições.

Pouco tempo depois, o PicPay colocou no ar uma ferramenta de gestão financeira que agrega todos os seus pagamentos e recebimentos em um só lugar.

A ferramenta, chamada de Minhas Finanças, organiza todo dinheiro que entra e sai em categorias, como transportes, compras, educação, saúde, entre outros.

Com a tecnologia do Open Finance, a funcionalidade permite que você acompanhe automaticamente o extrato bancário e faturas de cartão de crédito do PicPay e de outras instituições no próprio app. 

Após integrar todas as ferramentas e serviços do Guiabolso, o PicPay anunciou o encerramento do app de finanças em novembro.  

Pagamento com QR Code na maquininha

Em outubro, o PicPay expandiu a aceitação do app em maquininhas de cartão, por meio de uma parceria com a Elo.

Agora, você pode pagar usando apenas o celular em todas as principais maquininhas do país.

Sem precisar de carteira ou cartão, os pagamentos podem ser feitos pela leitura do QR Code exibido nos dispositivos. 

A novidade colaborou para o PicPay expandir a rede de aceitação para mais de 8 milhões de estabelecimentos.

Além dos estabelecimentos que aceitam o PicPay pelas maquininhas, a empresa conta com 1,7 milhão de estabelecimentos comerciais ativos credenciados. 

Lançamento do Blog PicPay

Além de todos os produtos e serviços lançados ao longo do ano, 2022 ainda marcou o lançamento do Blog PicPay.

Criado para ser um novo canal de comunicação entre o PicPay e os milhões de usuários do app, o blog já publicou mais de 150 conteúdos relacionados à educação financeira. 

Em menos de um ano, o blog superou a marca de um milhão de acessos. É muita coisa, não é mesmo? 

Estreia da Central de Segurança

Após atingir a marca de um milhão de acessos, o blog do PicPay estreou uma página que reúne orientações de como agir para evitar golpes, fraudes e outros problemas de segurança digital

Leia mais: Os 17 golpes financeiros mais comuns do Brasil

A Central de Segurança está disponível não só para usuários do app, mas para todas as pessoas que buscam dicas para se proteger em situações como perdas, roubos ou qualquer violação dos seus dados pessoais.

Além de oferecer orientações rápidas para quem busca ajuda imediata, a plataforma disponibiliza uma área destinada aos canais de atendimento do PicPay.

O ano de 2022 foi intenso e 2023 também promete ser! Fique por dentro de todas as novidades do app, em nossa editoria sobre o PicPay.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 13

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados