Como fazer pagamento de contas e parcelar compras no PicPay

Saiba como fazer pagamento de contas no PicPay, conheça o aplicativo para pagar contas com cartão de crédito e veja dicas para nunca mais passar perrengue

17 de maio de 2022 Atualizado em 17 de agosto de 2022

Tem quem duvide, mas fazer pagamento de contas não precisa mais ser uma dor de cabeça! Hoje em dia, já é possível fazer tudo pelo celular, com praticidade, muitas vantagens e, claro, segurança.

Com o app PicPay, você pode pagar conta com cartão de crédito, parcelar boletos, fazer o parcelamento de contas de luz atrasadas e muito mais. Tudo isso para facilitar o seu dia a dia e ajudar no controle das suas finanças pessoais.

O que pode ser pago pelo PicPay

Se quiser saber como parar de passar por perrengues na hora de pagar, vem anotar as dicas!

Como fazer pagamento de contas no PicPay


Uma das principais funcionalidades do PicPay é a de pagamento de contas. É muito mais simples, porque você faz tudo no aplicativo, com praticidade e segurança.

Além de pagar, o PicPay também funciona como um aplicativo para organizar contas. Com essa funcionalidade, chamada de Contas em Dia, você tem suas contas e boletos centralizados em um só lugar e é lembrado de pagá-los quando a data de vencimento se aproximar.

E fazer pagamentos pelo PicPay ficou ainda mais simples, porque você não precisa digitar o número do código de barras sempre que for pagar. Todas as informações já estão no app, prontas para facilitar o pagamento de contas.

Veja como o PicPay pode ser seu aplicativo para organizar contas
Quer manter seus pagamentos em dia? Saiba como o PicPay pode ser seu aplicativo para organizar contas

Com o PicPay, também é possível pagar contas com cartão de crédito, inclusive parcelar. Além da vantagem do parcelamento, alguns pagamentos rendem cashback (parte do dinheiro de volta) para você. 

Leia mais: O que é cashback e como ganhar mais dinheiro de volta

Quer saber como pagar conta no PicPay? Utilizar o aplicativo para pagar contas com cartão de crédito ou com saldo da conta digital é simples. Basta seguir os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo PicPay;
  • Na tela inicial, clique em Pagar Boleto; 
  • Escolha entre usar o leitor de código de barras, digitar o código manualmente ou Pagar com Pix;
  • Selecione a forma de pagamento: pode ser cartão de crédito, saldo em carteira ou com os dois;
  • Confira se os dados estão corretos e confirme.

Se quiser, você pode optar por agendar o pagamento para outro dia. Caso você tente pagar após as 19 horas ou em um final de semana ou feriado, automaticamente o pagamento será agendado para o próximo dia útil.

Você ainda pode pagar contas em estabelecimentos que aceitam PicPay, seja online ou loja física. Confira onde comprar online e pagar pelo app.

Se preferir, você também pode consultar locais que aceitam o pagamento no próprio app PicPay, inclusive estabelecimentos perto de você:

  • Acesse seu aplicativo;
  • Toque em Pagar, no menu inferior;
  • Toque em Descubra Locais.

Pagamento de multas e parcelamento no PicPay

Nada melhor do que poder pagar tudo em um lugar só, né? No app PicPay, também é possível manter as contas de carro em dia.

Você pode consultar débitos do veículo e parcelar despesas. Ou seja, é possível:

  • Consultar e pagar débitos de veículos;
  • Fazer pagamento de multas de trânsito;
  • Pagar o licenciamento do carro;
  • Quitar as parcelas do IPVA.

E uma dica super importante: em todos os casos, você pode optar pelo parcelamento de multas ou outros débitos se preferir, em até 12 vezes no cartão de crédito.

Dicas para manter as contas em dia

Você viu como o ato de fazer o pagamento de uma conta é simples, né? Mas existe toda uma organização financeira necessária para garantir que tudo seja pago em dia.

O app PicPay te ajuda porque facilita o momento do pagamento. Mas também reunimos as melhores dicas para que você não se perca nos boletos do mês e mantenha tudo sob controle.

Anote tudo que precisa pagar

Se você precisar lembrar todo mês o que deve ser pago, a chance de esquecer é grande! Por isso, vale a pena ter uma lista com tudo que você paga sempre.

Isso feito, não se esqueça de acrescentar as despesas que são específicas daquele mês, como por exemplo uma compra pontual.

É algo variável, que você não vai pagar todo mês, mas deve ser levado em conta para não atrasar o pagamento.

O momento de fazer essa lista pode ser uma ótima oportunidade para construir o seu planejamento financeiro pessoal.

Conheça as suas finanças

Fazer um planejamento financeiro, como você viu acima, também é super importante nesta dica.

Conhecer o que entra e sai de dinheiro todo mês é uma medida simples e muito eficaz para controlar seu orçamento.

Leia mais: Como economizar dinheiro com 20 dicas de finanças

É a partir dessa análise que você pode antecipar meses mais apertados ou com dinheiro a mais, e pode se planejar para não passar aperto em nenhum momento.

Escolha bem a data do vencimento

Para a maioria das contas, você pode escolher a data do vencimento que prefere. Isso permite que você adeque de acordo com o período do mês em que recebe o salário, por exemplo.

Assim você evita ficar sem dinheiro justamente quando precisa realizar um pagamento.

Outra dica é programar os vencimentos das contas para datas próximas ou para o mesmo dia. Dessa forma, você realiza e confere os pagamentos de uma só vez.

Posso parcelar contas no PicPay?

Mesmo com as melhores dicas, a gente sabe que em alguns casos a situação foge do controle e fica difícil manter todas as contas em dia.

Nesses casos, parcelar pode ser a opção que vai te salvar no final do mês. Ela é muito mais vantajosa do que deixar de pagar, que envolve vários outros pontos negativos.

Ao escolher parcelar uma conta, você escolhe um valor mensal que cabe no seu bolso e evita se enrolar em juros, que são muito maiores e crescem à medida que você deixa de pagar.

Leia mais: O que é Selic e como lidar com a alta da taxa de juros

No PicPay, você conta com algumas opções para parcelar as suas contas, como pagar com cartão de crédito. Confira como parcelar no PicPay abaixo.

O PicPay é um aplicativo para pagar contas com cartão de crédito?

O PicPay é o maior app de pagamentos do país e também permite que você quite suas contas no cartão de crédito.

Essa é uma alternativa caso você não tenha o dinheiro na hora e precise efetuar o pagamento. Você pode inclusive optar por parcelar em até 12 vezes.

Assim, você só paga o valor da parcela no momento do vencimento da fatura do cartão de crédito.

Para isso, basta seguir o mesmo passo a passo do pagamento de contas e optar pelo cartão de crédito como forma de pagamento.

Confira abaixo como funciona, em detalhes, o parcelamento no cartão de crédito.

Pagar contas com cartão de crédito tem taxas?

Se você escolher pagar com seu saldo da conta digital, nenhuma taxa é cobrada. Já no caso de pagamento de contas com cartão de crédito, há uma taxa por transação e também por parcela, caso você pague a prazo.

Confira todas as taxas para pagamentos à vista ou parcelado no cartão de crédito.

Quando você opta por parcelar, o aplicativo já permite simular parcelamento de boleto e exibe o valor final de cada parcela, considerando as taxas.

Com isso, você pode escolher a opção que melhor cabe no seu bolso e não se perde no total que deve pagar.

Posso pagar conta de luz com cartão de crédito?

Sim, a conta de luz é um dos tipos de contas que você pode pagar pelo app do PicPay, inclusive no cartão de crédito, em até 12 parcelas. 

Além disso, caso o seu boleto aceite pagamento depois da data de vencimento, você ainda pode realizar o parcelamento de contas de luz atrasadas. Entenda como funciona.

Para pagar luz, água e impostos

Para contas de consumo como de luz e água, além de impostos, você não arca com taxas no PicPay por pagar com atraso se optar por utilizar o saldo da conta. Porém, no boleto do mês seguinte, a operadora (por exemplo, a companhia de energia elétrica) pode realizar a cobrança de juros pelo mês anterior, ok?

Só será cobrada uma taxa de conveniência se você optar pelo pagamento parcelado com cartão de crédito.

Como você viu acima, também é possível realizar o pagamento do IPVA 2022, inclusive com atraso, pelo app PicPay.

Boletos comuns

Caso você vá realizar o pagamento de boletos comuns (de compras, por exemplo), que não sejam de luz, água ou impostos, você não paga taxa no PicPay se optar por pagar com saldo da conta.

Nesses casos, se escolher fazer o pagamento parcelado no cartão, há uma taxa de conveniência e uma tarifa sobre as parcelas.

Ah, importante: tanto nos boletos de água, luz e impostos, quanto nos demais, você pode optar pelo pagamento misto, com parte do saldo da conta e parte no cartão de crédito.

Ter a opção de pagar contas com atraso é importante porque pode te ajudar em um mês de maior aperto a não ficar no vermelho e renegociar os valores em aberto. Mas vale lembrar que é muito importante ter responsabilidade nessa hora, viu?

Leia mais: Passo a passo: aprenda a consultar CPF e como limpar o nome

PicPay é um aplicativo que empresta dinheiro para pagar contas?

Agora, se você está em busca de um aplicativo que empresta dinheiro para pagar contas, saiba que o PicPay oferece opções como o empréstimo pessoal.

No entanto, é fundamental que você não tome decisões precipitadas sem antes analisar o que é melhor para as suas finanças e conhecer como funcionam essas opções, tudo bem?

Você pode conferir aqui dicas de planejamento financeiro para cuidar bem do seu dinheiro.

Mais para baixo, você vai encontrar algumas dicas de finanças pessoais para não se enrolar com o parcelamento de contas.

Como parcelar boletos para fazer pagamento de contas?

Além de pagar contas, o PicPay também permite que você faça pagamentos parcelados, inclusive com boletos.

Leia mais: Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

E, afinal, como funciona o parcelamento de boleto no PicPay? Para comprar parcelado no boleto pelo PicPay, basta seguir o passo a passo que você viu acima.

Depois de escanear ou digitar o código de barras, você pode selecionar em quantas vezes quer parcelar. É só clicar em “1x”, à direita do valor total do boleto, para ver as opções de parcelamento.

Depois é só tocar em “Pagar” para realizar o pagamento. Caso esteja parcelando pela primeira vez no app, será necessário cadastrar o seu cartão de crédito.

Confira o passo a passo completo para parcelar boleto no app PicPay:

E esse processo pode ser realizado com diversas contas. Você pode, por exemplo, quitar multas, pagar inscrições para concursos, taxas e custas processuais no Supremo Tribunal Federal (STF). Confira como fazer pagamentos no Pagtesouro com PicPay.

Viu como parcelar boleto é simples? Uma dica muito importante é que, na hora que você escolhe o número de parcelas, o app já mostra o valor final das prestações com possíveis taxas. Não se esqueça de garantir que cabe no seu orçamento, ok?

E tem taxa para pagar boleto parcelado?

Se você fizer o pagamento à vista com o saldo da sua conta PicPay, não existe taxa para pagar boletos.

Caso você opte por parcelar boleto, algumas taxas podem ser aplicadas. Confira quais são as tarifas para boleto à vista e parcelado.

Como parcelar compras no PicPay

Além de pagar contas e também parcelar boletos, é possível fazer compras pelo aplicativo em lojas que oferecem o PicPay como meio de pagamento, como GPA, Carrefour, Drogaria São Paulo, entre outros.

O PicPay é seguro para comprar e ainda oferece a possibilidade de você parcelar o pagamento com o seu cartão de crédito. 

Ficou interessado? É muito simples aprender como parcelar compras pelo app! Confira o passo a passo:

  • Tocar em Pagar, na parte inferior da tela ou QR Code, logo abaixo do seu saldo;
  • Escolher o que você deseja pagar;
  • Selecionar o cartão de crédito como forma de pagamento;
  • Digitar o valor combinado;
  • Tocar no ícone 1x, no canto superior direito da tela;
  • Conferir as opções de parcelamento exibidas, já com as taxas inclusas;
  • Escolher a que mais te agrade e confirmar o pagamento, digitando sua senha.

Leia mais: Pagamento com QR Code: como fazer e receber essas transações

Se você quiser saber como comprar em sites internacionais com PicPay, é simples: basta usar seu cartão de crédito PicPay Card. 

Se for viajar, é só ativar o Aviso Viagem para utilizar o cartão físico em outro país.

Como utilizar o PicPay para comprar na Google Play?

Além de fazer compras em estabelecimentos físicos que oferecem o PicPay como forma de pagamento, agora também é possível adquirir aplicativos, jogos, filmes, músicas e livros da Google Play usando o PicPay.

Ao fazer uma compra na Google Play em apps e serviços como YouTube Music, Play Store, Google Play Livros e Google Play Filmes, basta selecionar a opção PicPay na hora de finalizar a compra.

Você será redirecionado para o app e poderá escolher a forma de pagamento: saldo em carteira ou cartão de crédito, com opção de parcelamento.

Como parcelar contas sem se enrolar?

É muito bom ter a opção de parcelar contas e compras! Mas sempre vale a pena lembrar que o parcelamento deve ser feito com atenção e sabedoria para que você não se enrole em meio a diversos vencimentos.

De parcela em parcela, você pode perder o controle de tudo que está pagando. Confira algumas dicas para evitar que isso aconteça.

Tenha um controle de gastos

Um bom hábito financeiro é registrar seus ganhos e despesas. Dessa forma, você não é pego de surpresa pela soma de tudo que parcelou na hora de pagar.

Revise seu extrato e a fatura do cartão com frequência

Pelo menos uma vez por mês, é fundamental que você cheque o extrato da sua conta e a sua fatura do cartão. Assim, você garante que está por dentro de tudo que parcelou recentemente e quantas parcelas ainda restam.

Use o parcelamento com sabedoria

O parcelamento é muito útil em diversos casos, mas não em todos. Antes de fazer uma compra, sempre analise se faz sentido arcar com aquele gasto no seu orçamento ou se é melhor evitar uma nova despesa.

Vantagens de pagar tudo e todos no PicPay

Agora você já sabe como fazer pagamento de contas e parcelamentos quando necessário via PicPay. 

Mas quais são as vantagens de pagar pelo PicPay? Confira as principais.

Praticidade: você paga tudo pelo celular, na palma da sua mão, com muita agilidade.

Segurança: pagar com PicPay é seguro! Entenda mais sobre a segurança do app.

Gestão da vida financeira: você faz tudo no mesmo aplicativo em que pode investir seu dinheiro, receber rendimento CDI e muito mais.

Como ganhar dinheiro com pagamentos de contas?

No PicPay, existem outros benefícios além dos que você viu acima, como a possibilidade de ganhar dinheiro com pagamento de contas.

Isso porque alguns pagamentos podem render cashback (ou seja, você recebe parte do dinheiro de volta).

É possível ganhar cashback ao pagar contas de consumo, como a luz, ou até ao pagar um boleto de uma compra.

O cashback varia de acordo com as promoções e campanhas disponíveis no app. Para não perder nada, fique de olho nas notificações do app! Lá você sempre é avisado sobre as oportunidades disponíveis.

Além do cashback pelo pagamento de contas, há algumas outras formas de ganhar dinheiro no PicPay. Olha só:

E aí, gostou das dicas? Então, saiba como funciona o app PicPay e conheça outras funcionalidades para facilitar seu dia a dia.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados