Blog do PicPay: conteúdos sobre pagamentos, app e muito mais

O que é PicPay e como funciona?

Tem dúvidas sobre o que é PicPay e como funciona? Confira tudo sobre o aplicativo PicPay e suas vantagens!

10 de janeiro de 2021 Atualizado em 4 de março de 2022

O PicPay facilita a forma como as pessoas lidam com os seus pagamentos desde 2012, mas ganhou milhões de adeptos nos últimos anos. Por isso, algumas pessoas ainda podem se perguntar o que é PicPay e como o aplicativo funciona.

O PicPay é o maior aplicativo de pagamentos do país e oferece diversos produtos e serviços para o dia a dia em um só lugar.

A empresa nasceu em 2012, criada na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, por empreendedores que tinham o objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil, com pagamentos descomplicados pelo celular.

O aplicativo PicPay começou como uma carteira digital, mas com o passar do tempo se transformou em um ecossistema completo. Nele, o usuário pode resolver sua vida financeira, fazer compras e se comunicar com outras pessoas.

Toda essa facilidade fez o app PicPay se tornar um fenômeno no Brasil. Hoje, são várias frentes de negócio em um só lugar:

O que é PicPay?

O PicPay acredita que a vida financeira de todo mundo pode ser mais simples. Por isso, o aplicativo tem o propósito de ser a forma mais fácil, rápida e segura de pagar tudo e todos pelo celular. 

O PicPay quer estar ao lado dos seus usuários e clientes em todos os momentos, disponível em cada vez mais lugares e para mais pessoas.

Afinal, o app nasceu para isso: transformar a maneira de lidar com o dinheiro para facilitar cada dia da sua vida. Mas como? Aproximando o seu dinheiro daquilo que você quer realizar.

A empresa foi pioneira no pagamento com QR Code no país em um momento em que pouco se falava disso. Com o PicPay, as pessoas conheceram uma forma mais simples e sem taxas de transferir dinheiro, quase dez anos antes do Pix.

Por isso, a inovação para simplificar e democratizar serviços financeiros e pagamentos no Brasil está no DNA da empresa desde a sua criação, e os valores do PicPay são o que guia a sua cultura. 

Algumas pessoas também se perguntam quem é o dono do PicPay. Em 2015, a empresa foi investida pelo grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Hoje, o app é controlado pela J&F Participações.

Leia mais: Conheça a história do PicPay contada pelo cofundador do app

Como o aplicativo PicPay funciona?

Agora que você já sabe o que é PicPay, está na hora de aproveitar, certo? Para começar a usar o app, é necessário baixar o aplicativo na loja de apps do seu celular (disponível para Android e iOS) e criar uma conta digital gratuita.

Nesse momento, os dados básicos necessários são:

  • CPF; 
  • E-mail; 
  • Nome do usuário;
  • Telefone;
  • E dados do seu cartão de crédito (se tiver). 

Não é preciso ter conta em nenhum banco para utilizar o PicPay, viu?

Pronto: com seu perfil criado, você pode interagir com os outros usuários e pagar tudo e todos de forma prática, rápida e segura pelo celular: contas, boletos, compras online ou em estabelecimentos comerciais físicos, e muito mais.

Hoje, o PicPay funciona como um ecossistema completo. O usuário tem acesso a produtos e serviços financeiros, como:

Mas não para por aí. O aplicativo do PicPay tem ainda a PicPay Store, que é a loja do app. A Store é um espaço destinado a compras que reúne centenas de lojas, onde o usuário pode comprar produtos como eletrodomésticos e eletrônicos, vestuário, recarga de celular e até gift cards de jogos.

Como usar o aplicativo PicPay e suas vantagens

O app do PicPay oferece diversas vantagens exclusivas aos seus usuários, como a facilidade para fazer pagamentos pelo celular, rendimento do saldo da conta digital, cashback e muito mais.

Outro diferencial do aplicativo são as funcionalidades de rede social, como as mensagens privadas. Com elas, sempre que você faz uma transação entre pessoas ou Pix, por exemplo, o comprovante de pagamento já vai direto para o destinatário por mensagem.

E, pelas mensagens diretas, você pode continuar a conversa. Já pensou em dividir a conta do almoço e mandar o comprovante do pagamento no mesmo lugar em que você já mandou as fotos daquele dia para os seus amigos? Muito prático!

Confira os detalhes sobre as principais vantagens do aplicativo do PicPay abaixo.

Cashback PicPay

Quem sabe o que é PicPay já está por dentro desse benefício! O app oferece cashback (ou seja, parte do valor da compra de volta) em diversos momentos. Essas promoções podem acontecer em vários produtos e serviços.

Você pode ficar por dentro das promoções por meio das notificações no próprio aplicativo. Cada campanha tem um valor variável de cashback, ok? Consulte sempre o regulamento.

Ao participar de alguma campanha de cashback PicPay, o usuário pode receber de volta em sua carteira parte do valor utilizado.

E o melhor: ao receber o cashback, o usuário pode utilizar esse dinheiro para aproveitar outros serviços no ecossistema do PicPay. 

Convide amigos e ganhe

Sabia que usuários PicPay podem receber dinheiro em cashback ao convidar amigos para usarem o aplicativo?

Para fazer isso, basta criar um código promocional do app do PicPay e pedir para que a pessoa se cadastre usando esse código.

Depois que o convidado confirmar o cadastro e realizar a primeira transação usando cartão de crédito pelo app, o usuário recebe dinheiro na sua carteira (e o amigo também). Esse valor pode ser usado nas mesmas condições do cashback. 

Mas, antes de participar, sempre vale ler as condições para participar das campanhas de cashback.

Rendimento CDI 

Outro benefício do aplicativo PicPay é que todo o dinheiro adicionado à carteira digital rende diariamente o equivalente a até 105% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Isso quer dizer que o PicPay rende mais do que a poupança.

O usuário não precisa contratar nenhum produto, basta adicionar os valores à sua carteira digital. E pode retirar o dinheiro quando quiser, por meio de saque ou transferência para conta bancária (TED ou Pix), sem perder o rendimento já acumulado.

Pagar e parcelar boletos 

O aplicativo do PicPay permite que os usuários paguem boletos e contas em geral de maneira rápida, fácil e segura. O usuário pode utilizar o saldo em carteira ou um cartão de crédito cadastrado no aplicativo.

Se preferir, você pode parcelar boletos no PicPay. Esse serviço, além de útil, é uma ótima solução para quem deseja manter as contas em dia, e está disponível apenas utilizando o cartão de crédito.

A opção de parcelar está disponível na tela de confirmação do pagamento, e o app exibe o valor das parcelas já com as taxas inclusas.

Transferir ou receber dinheiro, fazer Pix e TED

Qualquer usuário pode transferir ou receber dinheiro de outra pessoa por meio da conta PicPay via TED

Além disso, você pode utilizar o Pix no PicPay. Após o primeiro ano de utilização do Pix, o usuário do PicPay economizou, em média, cerca de R$130 em tarifas e 12 horas e 30 minutos em filas de bancos. Bom demais, né?

Outra forma de transferir e receber dinheiro sem taxas pelo PicPay é com as transações entre pessoas (peer-to-peer). Ou seja, você pode transferir ou receber de outro cliente PicPay só informando seu nome de usuário no aplicativo.

O app PicPay também permite que o usuário saque dinheiro da conta digital em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas. É possível fazer saques em qualquer unidade da rede no Brasil. 

Para fazer isso, basta selecionar a opção de Saque 24Horas, disponível na aba “Carteira” do menu do aplicativo, e informar o valor que você deseja sacar. Aí, é só escanear o QR Code disponível na tela do caixa eletrônico.

PicPay Card

Você sabia que o PicPay possui seu próprio cartão de crédito e débito, o PicPay Card? Ele pode ser solicitado por usuários do app e é um cartão de crédito sem anuidade e com possibilidade de receber parte do dinheiro de volta.

O PicPay Card também pode ser usado para débito e saques, com bandeira Mastercard. Além disso, com ele é possível fazer compras, transferências e pagamentos de boletos, tanto no crédito como no débito.

O cartão de crédito e débito do PicPay é ideal para quem busca descomplicar os pagamentos, fazendo tudo pelo celular. E você ainda pode usar a versão virtual para compras online de forma rápida e segura. E, claro, dá para pagar por aproximação!

O cartão também é aceito em milhares de estabelecimentos físicos. Agora, se você quiser usar o cartão de crédito e débito fora do País, é só ativar o Aviso Viagem. 

Acesso a crédito pessoal sem burocracia ou taxas escondidas

Para quem precisa de dinheiro para colocar as finanças em dia ou realizar um sonho, o PicPay oferece o crédito pessoal. Esse produto é parte do marketplace financeiro do app.

Importante: o crédito pessoal está disponível somente para clientes pré-aprovados! Veja abaixo como verificar se você tem uma oferta de empréstimo disponível no PicPay, com um de nossos parceiros.

  • Toque em Carteira;
  • Selecione Empréstimos;
  • Em seguida, Empréstimo Pessoal e Continuar nas seguintes telas.

As taxas podem variar de 1,99% a 7,99% ao mês e os prazos chegam a até 48 meses para quitação do empréstimo. Uma vez aprovado, o crédito é feito diretamente na conta do PicPay. 

Empréstimo entre pessoas físicas

O PicPay oferece o empréstimo entre pessoas físicas para os seus usuários. Sim, é isso mesmo: se precisar de dinheiro, você pode pedir para algum familiar ou amigo por meio do app.

Graças à sua tecnologia, o aplicativo PicPay tem uma alta capacidade de conectar aqueles que podem emprestar com aqueles que precisam do dinheiro.

Com isso, o PicPay se tornou a maior plataforma de empréstimo entre pessoas do País.

Os grandes diferenciais de fazer um empréstimo com amigos ou familiares por meio do PicPay são a segurança jurídica, previsibilidade, facilidade de conversação e o principal: um processo de cobrança amigável.

Para diminuir os riscos, o PicPay permite que a transação aconteça apenas entre a agenda de contatos dentro do PicPay. Ou seja, você só pode emprestar ou pedir emprestado para um amigo, familiar ou conhecido.

Sem burocracias! Os juros são negociados diretamente com o investidor. Assim que todos concordarem com as condições, o PicPay vai formalizar o contrato no mesmo dia, calcular o valor das parcelas e se encarregar de lembrar o tomador de pagá-las. 

Fazer compras com cashback

Outra vantagem de usar o PicPay é a PicPay Store! A loja do app é um marketplace, ou seja, reúne os maiores e-commerces do País para que você compre produtos com muitas vantagens e benefícios exclusivos.

São diversas categorias, como Bebidas, Beleza, Casa, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Esportes, Moda, Saúde e Jóias. 

Para usar a Store, existem duas opções:

  • Você pode comprar um produto de um parceiro pelo próprio app do PicPay e receber parte do dinheiro de volta, que pode variar de acordo com cada campanha;
  • Ou você pode acessar o site da loja via PicPay e concluir a compra no e-commerce que escolheu, também com parte do dinheiro de volta.

No segundo caso, o usuário será direcionado ao site por um link identificado, que permite ativar a devolução de parte do valor da compra. 

Ao realizar uma compra e pagá-la como quiser, o cashback — que varia de acordo com cada campanha — é ativado automaticamente.

Você escolhe a opção que faz mais sentido para o seu caso! Para usar, basta baixar o PicPay, entrar na PicPay Store e escolher entre as lojas disponíveis. 

O PicPay é seguro?

Segurança digital é cada vez mais importante, ainda mais em uma realidade em que o celular está sempre com a gente, certo?

E, por isso, é importante entender que o PicPay é seguro. Entenda mais sobre as medidas de proteção do app PicPay.

Gostou de descobrir o que é PicPay e das dicas para aproveitar as diversas vantagens que ele oferece? Então não deixe de acompanhar as novidades sobre a empresa no blog!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados