O que é PicPay e como funciona o aplicativo?

Hora de acabar com as dúvidas sobre o que é PicPay e como funciona. Confira tudo sobre o aplicativo PicPay e suas vantagens!

10 de janeiro de 2021 Atualizado em 22 de março de 2023

Lidar com dinheiro pode ser um perrengue para muita gente. O PicPay nasceu com o propósito de ajudar você a tornar essa relação mais fácil. Mas o que é PicPay e como funciona?

O PicPay é um app de serviços financeiros completo! O aplicativo oferece produtos e serviços como empréstimos e cartão de crédito, permite que você pague tudo e todos e ainda parcele seus boletos e, claro, faz a sua grana render mais!

Nosso objetivo é simplificar o jeito de você aproveitar o seu dinheiro. E, hoje, muita gente já descobriu que tudo pode ser mais simples: são mais de 30 milhões de usuários ativos, ou seja, pessoas que utilizam o aplicativo com frequência.

Em 2021, o PicPay foi eleito como melhor fintech — ou seja, uma empresa de tecnologia que oferece produtos e serviços financeiros digitais — do Brasil pela segunda vez, por voto popular.

No app, você pode pagar contas de todos os tipos, parcelar boleto e compras, fazer transferências e Pix, e até consultar seu CPF ou fazer portabilidade de salário.

Leia mais: Saiba como pagar boleto com cartão de crédito

E as soluções para as suas finanças pessoais vão além: é possível pedir o seu cartão de crédito, contratar empréstimo pessoal, comprar gift cards ou produtos no PicPay Shop, investir em criptomoedas e muito mais.

Ou seja: o aplicativo PicPay oferece diversos produtos e serviços para o seu dia a dia em um só lugar. Quer entender melhor sobre as vantagens do PicPay no dia a dia? Vem com a gente.

O que é PicPay?

O PicPay facilita a forma como as pessoas lidam com o seu dinheiro desde 2012, mas ganhou milhões de adeptos nos últimos anos.

Por isso, mesmo que seja uma das marcas mais conhecidas do mercado, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é PicPay e como o aplicativo funciona.

O PicPay nasceu há dez anos, criado na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, por empreendedores que tinham o objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil, a partir de pagamentos descomplicados pelo celular.

Leia mais: Aniversário do PicPay: o que rolou em 10 anos e o que vem aí

Ah, e como se escreve PicPay? Bem assim, junto e com dois Ps maiúsculos!

Qual é a história do PicPay?

Anderson Chamon, cofundador do PicPay, conta que a ideia do aplicativo surgiu em um domingo, e era tão inovadora que nasceu em uma época em que até os celulares não eram tão populares.

Início da história do PicPay
Foto mostra primeiro time da história do PicPay, no lançamento do app

O PicPay acredita que a vida financeira de todo mundo pode ser mais simples. Por isso, o aplicativo tem o propósito de ser a forma mais fácil, rápida e segura de resolver toda a sua vida financeira pelo celular. 

A empresa foi pioneira no pagamento com QR Code no país em um momento em que quase não se falava disso. 

Com o PicPay, as pessoas conheceram uma forma mais simples e sem taxas de transferir dinheiro, quase dez anos antes do Pix.

Por isso, a inovação para simplificar e democratizar serviços financeiros e pagamentos no Brasil está no DNA da empresa desde a sua criação.

Por que isso importa? O Brasil tem 34 milhões de pessoas sem conta bancária ou que a usam com pouca frequência. 

Isso tudo mesmo depois da pandemia, que fez muita gente adotar contas digitais. Os dados são do Instituto Locomotiva. Se é assim hoje, imagina como era a situação há dez anos.

“Serviços financeiros básicos são serviços essenciais.”

Anderson Chamon, cofundador do PicPay

Já contamos os detalhes da história do PicPay neste conteúdo, além de todos os desafios da empresa até hoje e o que vem daqui para a frente em uma entrevista com um dos fundadores do aplicativo.

E para saber mais sobre os valores do PicPay, que guiam a nossa cultura, dá uma olhada neste vídeo com Dárcio Schwab Stehling, também cofundador do app, que ainda traz dicas para quem sonha em trabalhar com a gente.

Algumas pessoas também se perguntam quem é o dono do PicPay hoje. Em 2015, a empresa foi investida pelo grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Hoje, o app PicPay é controlado pela J&F Participações.

Quer saber quem constrói o app PicPay todos os dias? Conheça as histórias dos nossos PicPay Lovers.

Como o aplicativo PicPay funciona?

O app PicPay começou como uma carteira digital, mas com o passar do tempo se transformou em um aplicativo com tudo que você precisa para tornar a relação com o dinheiro mais simples.

Toda essa facilidade fez o app PicPay se tornar um fenômeno no Brasil. Além dos 30 milhões de usuários ativos, eles são cada vez mais engajados. Se quiser saber mais, você pode conferir os resultados do PicPay em 2022, quando a empresa registrou lucro.

Hoje, são várias frentes de negócio em um só lugar. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas?

O que é PicPay e quais as vantagens oferecidas

Conta digital com rendimento CDI

A carteira digital do PicPay é muito conhecida, porque foi a primeira funcionalidade do app.

Criar uma conta gratuita no PicPay é simples e permite que o usuário aproveite todas as vantagens do app. Um dos principais benefícios da conta PicPay é o rendimento de 102% do CDI.

Com ela, quem guarda o dinheiro no PicPay tem um retorno maior do que na poupança, de um jeito simples e seguro.

Não precisa fazer nada para aproveitar a nossa conta rendeira: é só transferir o dinheiro para a conta, ativar a opção CDB PicPay e ele começa a render automaticamente após 30 dias, sem que você precise contratar um produto.

E seu dinheiro fica livre para que você possa movimentá-lo quando quiser, inclusive sacar por meio do Banco 24h.

Outra vantagem é que você pode cadastrar seus cartões de crédito (seja PicPay Card ou de qualquer instituição) e fazer pagamentos com eles pelo app. Sem essa de se desesperar porque esqueceu a carteira em casa!

Você ainda consegue pagar contas e parcelar compras, além de contar com a opção de parcelamento de boletos. Essa, aliás, é uma das principais vantagens de pagar boleto com PicPay. Até o IPVA pode ser pago pelo app!

Leia mais: Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

Com a função Contas em Dia, todas as suas contas e boletos ficam reunidos em um só lugar, de acordo com a data de vencimento, e você recebe lembretes para não esquecer de pagar.

Em alguns casos, dá até para ganhar cashback pagando boleto. É só ficar de olho nas campanhas, que são avisadas pelas notificações do app.

Leia mais: O que é cashback e como ganhar mais dinheiro de volta

Se quiser tornar a gestão das finanças pessoais ainda mais fácil, você pode fazer a portabilidade de salário e começar a receber sua renda diretamente na sua conta do app.

Ah, e temos ainda a ferramenta Minhas Finanças para facilitar o seu controle financeiro pessoal, que reúne todos os seus gastos de extrato e faturas do cartão de crédito, de todos os bancos, em um só lugar, de um jeito automático.

Outra coisa muito legal, que te ajuda a cuidar da sua grana, é a consulta de CPF. Com ela, é só acessar seu app e usar a função para ver se existe algum débito registrado no seu nome. Muito simples!

E, claro, você pode aproveitar para fazer Pix ou pagamentos por QR Code. Se quiser, também é possível usar transferências TED.

Recentemente, o PicPay lançou a possibilidade de comprar dólar e outras moedas estrangeiras pelo app e também de fazer transferências internacionais.

Cartão de crédito, empréstimo e outros produtos financeiros

Outra vantagem do PicPay é que basta ter uma conta para ter acesso ao marketplace de serviços financeiros. Mas o que é isso?

Um marketplace é como se fosse um shopping. Você entra lá e tem várias lojas vendendo seus produtos. Assim, você escolhe o que e onde quer adquirir.

O marketplace financeiro oferece produtos de diversas instituições parceiras para que o usuário veja as opções e possa escolher a melhor para o seu caso.

Hoje, o PicPay oferece:

A ampliação do marketplace de serviços financeiros, que oferece cada vez mais produtos e serviços para os usuários, também faz parte da aquisição do Guiabolso pelo PicPay, em julho de 2021.

O Guiabolso é a fintech que permitia aos seus clientes conectar todas as suas contas bancárias em um só lugar e, assim, fazer um gerenciamento mais completo das suas finanças. 

Por isso, é considerada a precursora do Open Banking no Brasil.

PicPay Shop

Quer fazer compras com cashback e benefícios exclusivos? O PicPay Shop, loja do app PicPay, é o seu lugar.

No Shop, você pode recarregar o cartão de transporte, fazer recarga de celular, comprar vouchers de aplicativos de delivery como Uber e iFood e gift cards de games.

Leia mais: Como fazer recarga de celular pelo PicPay

Mas não é só isso, tá? Você tem à disposição milhares de produtos de lojas parceiras, desde Beleza, Casa, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Esportes, Moda, Saúde e Jóias.

Pagar em estabelecimentos físicos

Além de fazer compras no app PicPay, você pode usar fazer pagamentos em estabelecimentos físicos. Já são cinco milhões de lojas parceiras!

O pagamento pode ser feito ao escanear o QR Code na loja ou até pelo pagamento via código QR nas maquininhas. 

Veja como descobrir as lojas que aceitam PicPay:

  • Acesse seu aplicativo;
  • Toque em Pagar, no menu inferior;
  • Toque em Descubra Locais.

Pronto, assim você confere os principais estabelecimentos que aceitam pagamento com PicPay, além de ter acesso aos locais perto de você com essa opção.

Chat

Já parou para pensar que todo pagamento envolve uma conversa? Seja antes ou depois, sempre que a gente vai pagar alguém, isso envolve algum combinado.

Por exemplo: chegou a hora de dividir a conta da pizza da noite passada e você precisa transferir sua parte e avisar aos seus amigos. Ou lembrou de fazer um Pix de aniversário para aquela amiga querida.

No PicPay, você não precisa sair do app para enviar uma mensagem para os seus contatos. É só usar as mensagens diretas, ou chat.

Inclusive, as mensagens são integradas ao Pix, assim o comprovante vai direto para aquela pessoa que você acabou de pagar. Um passo a menos de cada vez, e sua vida vai ficando mais simples.

Comprar criptomoedas

Uma das novidades do app PicPay ao longo de 2022 foi a exchange, em que qualquer usuário pode comprar criptomoedas.

Com a corretora cripto, você pode adquirir cinco tipos de moedas digitais diferentes: Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Pax Dollar (USDP), Uniswap (UNI), Chainlink (LINK), Litecoin (LTC), Polygon (MATIC), Bitcoin Cash (BCH), Aave (AAVE) e Solana (SOL).

Leia mais: Qual criptomoeda comprar hoje? Entenda como decidir

A entrada do PicPay nesse universo aconteceu movida por um propósito: acreditamos que cripto vai muito além de um investimento. Nosso objetivo é permitir pagar com criptomoedas até os serviços mais básicos do nosso cotidiano.

Como usar o aplicativo PicPay?

Agora que você já sabe o que é PicPay, está na hora de aproveitar, certo? Para começar a usar o app, é necessário baixar o aplicativo na loja de apps do seu celular (disponível para Android e iOS) e criar uma conta digital gratuita.

Para criar uma conta no PicPay, os dados básicos necessários são:

  • CPF; 
  • E-mail; 
  • Nome do usuário;
  • Telefone;
  • E dados do seu cartão de crédito (se tiver). 

Não é preciso ter conta em nenhum banco para utilizar o PicPay, viu?

Pronto: com seu perfil criado, você pode interagir com os outros usuários e pagar tudo e todos de forma prática, rápida e segura pelo celular: contas, boletos, compras online ou em estabelecimentos comerciais físicos, e muito mais.

Vantagens do PicPay

O app do PicPay oferece diversas vantagens exclusivas aos seus usuários, como a facilidade para fazer pagamentos pelo celular, rendimento do saldo da conta digital, cashback e muito mais.

Veja como o PicPay pode ser útil para você no seu dia a dia.

O que é PicPay e como ele pode te ajudar no dia a dia

Confira os detalhes sobre as principais vantagens do aplicativo do PicPay!

Praticidade

Já saiu de casa e percebeu que esqueceu a carteira? Acabou o perrengue. Com PicPay, você paga tudo pelo celular: é rápido, prático e seguro.

Conta digital gratuita

Ter uma conta no PicPay não tem custo e você ainda pode aproveitar vários produtos e serviços disponíveis no app.

App completo

O PicPay tem tudo para facilitar a gestão das suas finanças: desde a conta digital com rendimento CDI, cartão de crédito, empréstimo pessoal, seguro e a possibilidade de comprar tudo que precisa no PicPay Shop.

Cashback PicPay

O app PicPay oferece cashback (ou seja, parte do valor da compra de volta) em diversos momentos, basta acompanhar as promoções por meio das notificações no próprio aplicativo.

Cada campanha tem um valor variável de cashback, ok? Consulte sempre o regulamento.

Convide amigos e ganhe

Sabia que usuários PicPay podem receber dinheiro em cashback ao convidar amigos para usarem o aplicativo?

Para fazer isso, basta criar um código promocional do app do PicPay e pedir para que a pessoa se cadastre usando esse código.

Mas, antes de participar, sempre vale ler as condições para participar das campanhas de cashback.

O que é o PicPay PRO?

No app PicPay, existe a conta PicPay PRO, dedicada a quem usa o PicPay para vender. Se você faz vendas mas não tem CNPJ, o PRO é a solução para você.

Quem tem a conta PRO pode fazer vendas sem maquininha, tem os valores disponíveis na hora e evita taxas de cartão inclusive no parcelamento em até 12 vezes. 

E tudo isso por uma taxa única: no PicPay PRO você só paga a taxa de 4,29% por venda recebida (exceto nos pagamentos por Pix!).

O PicPay PRO não tem mensalidade, anuidades, taxas de adesão ou de transferência

Ah, um lembrete: aqui, estamos falando do PicPay para pessoa física. Mas, se você tem um negócio, o app PicPay Empresas oferece muitas vantagens. 

Não deixe de conhecer e conferir nossos conteúdos para impulsionar a sua jornada como empreendedor!

O PicPay é seguro?

Segurança digital é cada vez mais importante, ainda mais em uma realidade em que o celular está sempre com a gente, certo?

Quem usa o app pode ficar tranquilo: o PicPay é seguro. Entenda mais sobre as medidas de proteção do app PicPay.

Mesmo assim, é importante que você ajude a tornar sua conta ainda mais segura. Com cada vez mais golpes por aí, entender mais sobre segurança digital e como se proteger pode te salvar de uma super dor de cabeça.

Gostou de descobrir o que é PicPay e das dicas para aproveitar as diversas vantagens que ele oferece? Então não deixe de acompanhar as novidades sobre a empresa no blog!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 89

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados