Marketplace de serviços financeiros: como funciona?

Contratar serviços financeiros, como um empréstimo pessoal, em um marketplace pode te fazer economizar dinheiro e ter condições melhores

12 de janeiro de 2022 Atualizado em 20 de julho de 2022

Sabia que é possível conseguir condições melhores ao contratar serviços financeiros, como um empréstimo pessoal, por exemplo? Isso acontece quando você compara várias ofertas de um jeito simples, prático e seguro.

É aí que entra o marketplace financeiro. Ele reúne produtos de diversas instituições financeiras e permite que você compare condições de todas elas ao contratar um produto.

Quer entender melhor como aproveitar essas vantagens? Vem saber mais sobre o que são serviços financeiros e como um marketplace vai fazer a diferença na gestão das suas finanças pessoais.

O que é serviço financeiro?

Antes de partir para o marketplace, é importante entender o que são serviços financeiros.

Serviços financeiros são serviços que empresas prestam a seus clientes relacionados a produtos financeiros.

Portanto, o que são produtos e serviços financeiros? São empréstimos, cartão de crédito, investimentos, seguros, entre outros.

Os serviços financeiros devem ser oferecidos por instituições autorizadas. Entre elas, estão bancos e instituições financeiras ou de pagamento.

Pode até parecer algo comum, porque os serviços financeiros fazem parte do nosso dia a dia. Mas para muitos brasileiros não é assim.

Desde o início da pandemia, no começo de 2020, até hoje, 38 milhões de brasileiros que nunca tinham tido acesso a um banco abriram a sua primeira conta.

No mesmo período, os pagamentos por aproximação (NFC) cresceram 400%, e o Pix quebrou recorde atrás de recorde de utilização.

Leia mais: Cartão por aproximação é seguro para fazer pagamentos?

Por que serviços financeiros são importantes?

Na visão de Anderson Chamon, cofundador e vice-presidente de Produtos e Tecnologia do PicPay, serviços financeiros são serviços essenciais. A história do PicPay foi marcada por esse pensamento.

Para entender a importância dos serviços financeiros para as pessoas físicas, e não só para as empresas, é só pensar em um exemplo simples: imagine que a sua geladeira quebrou, mas você não tem todo o dinheiro para comprar uma nova à vista.

É algo comum e que pode acontecer com todo mundo. E é também uma situação que precisa ser resolvida com agilidade, porque ficar sem geladeira limita muito o dia a dia. Então, o que fazer nesse cenário?

Quem tem acesso a crédito e outros produtos financeiros consegue solucionar esse e outros problemas com mais tranquilidade e facilidade.

Além disso, é muito importante que todos tenham acesso a conteúdos de educação financeira para que possam administrar cada vez melhor as suas finanças pessoais, tomando decisões conscientes.

O que é um marketplace de serviços financeiros?

Um marketplace é como um shopping center. Ou seja, dentro dele o usuário pode encontrar diversos parceiros — como se fossem pequenas lojas — que oferecem diversos itens de interesse do público em geral.

E por que isso é importante? Na prática, reunir a oferta de produtos financeiros de várias instituições em um só lugar traz inúmeras vantagens. Vamos a elas?

Todas as ofertas em um só lugar

A primeira vantagem de um marketplace financeiro é a praticidade de ter, em um só lugar, diferentes serviços e produtos de outras instituições financeiras. 

Ou seja, você não precisa ter vários aplicativos e gastar o espaço e a internet do seu celular, por exemplo. 

Compare condições e escolha a melhor para você

Existem muitos produtos financeiros com condições das mais variadas. Empréstimos com taxas e prazos diferentes, cartões com vantagens específicas, seguros com preços distintos…

Outra facilidade do marketplace – e talvez a mais importante – é ter acesso a várias ofertas de um determinado produto. Isso ajuda na hora de comparar e ver qual instituição tem a melhor opção para você e o seu momento de vida.

Onde encontrar um marketplace financeiro?

O app PicPay funciona como um marketplace de serviços financeiros! Basta baixar o aplicativo e você vai ter acesso a todas essas vantagens.

Ao entrar no app, é como se você estivesse em um shopping com diferentes produtos e serviços de outras instituições financeiras. 

Com o objetivo de facilitar a vida dos seus usuários, o PicPay conta com serviços financeiros de instituições parceiras como BV, Creditas, Digio, Empréstimo Sim e PortoCred disponíveis no aplicativo.

Os produtos desses parceiros estão reunidos dentro do marketplace financeiro do PicPay e podem ser contratados diretamente pelo app de pagamentos.

No primeiro momento, os usuários do PicPay terão acesso a ofertas de empréstimo pessoal dessas instituições, mas a ideia é que as opções de serviços financeiros sejam ampliadas com o passar do tempo.

Dentro da oferta de empréstimo pessoal, além do empréstimo comum a que estamos acostumados, também está disponível na plataforma a opção do empréstimo com garantia de veículo. 

Assim, o usuário eventualmente pode utilizar o carro como a garantia de que ele quitará o empréstimo contratado, e assim, ter taxas mais baixas. 

Além das ofertas de empréstimo, os usuários podem encontrar outros produtos no marketplace:

Vale lembrar que esses produtos são oferecidos no app por outros parceiros, viu? 

Esses produtos complementam os serviços já oferecidos dentro do PicPay e permitem que os usuários encontrem dentro do app praticamente tudo que precisam no dia a dia, quando se trata de dinheiro e pagamentos.

Como contratar um empréstimo pessoal no marketplace do PicPay?

O acesso aos serviços financeiros de outras instituições na plataforma do PicPay está disponível para todos os usuários. Para encontrar as ofertas é só acessar a aba “Carteira” e, em seguida, tocar no botão “Empréstimos”.

Neste momento, o usuário também precisa informar e dar o aceite no compartilhamento das informações de uma conta bancária de outra instituição e simular a proposta de empréstimo.

Essa é uma forma de facilitar a aprovação e oferecer serviços financeiros e propostas mais aderentes ao perfil financeiro do usuário. 

O compartilhamento de uma outra conta bancária também é um passo em direção ao movimento open banking, que prega que o usuário é o verdadeiro dono dos seus dados, e não os bancos. Por isso, ele pode usar essas informações para obter vantagens e benefícios em outras instituições. 

Leia mais: Conheça a história do Open Banking no Brasil e no mundo

A solicitação do empréstimo é feita em poucos minutos e totalmente digital. As condições de taxas, prazos e valores são definidos de acordo com o perfil de cada usuário.

Os juros também podem variar entre os usuários e começam a partir de 0,99% ao mês. Com a entrada da modalidade de crédito com garantia de veículos, o valor disponível pode chegar a R$ 150 mil para pagamento em até 60 meses.

O empréstimo é um dos produtos financeiros mais requisitados pelo brasileiro. Especialmente em épocas de orçamento apertado ou quando se quer realizar algum sonho, como abrir um negócio, fazer uma viagem ou reformar a casa, por exemplo.

Mas é importante conhecer todas as vantagens de contratar um empréstimo pessoal no PicPay e definir qual é o momento ideal para decidir pela contratação.

É seguro contratar serviços financeiros pelo celular? 

Sim, é totalmente seguro contratar serviços financeiros, como um empréstimo pessoal, pelo celular no app PicPay. 

Isso porque o PicPay possui ferramentas e times dedicados a garantir a segurança e a melhor experiência para seus usuários. 

O PicPay é uma empresa regulada pelo Banco Central, e portanto segue as regras de segurança que regem o mercado financeiro brasileiro. 

Leia mais: O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

Além disso, os parceiros que fazem parte do marketplace financeiro do PicPay são empresas sérias, que seguem rígidos padrões de segurança para garantir o melhor e mais confiável produto para os usuários do app.

Importante: É preciso que o usuário esteja dentro do ambiente do PicPay para que tenha toda a segurança oferecida pelo app durante a contratação.

Caso você receba uma oferta de empréstimo por links suspeitos ou a partir de mensagens de pessoas que você não conhece, sempre desconfie e confirme se é uma proposta real por meio dos canais oficiais da empresa. 

Leia mais: O que é phishing e como evitar crimes cibernéticos

Aquisição do Guiabolso

A entrada dos parceiros BV, Creditas, Digio, Empréstimo Sim e PortoCred no marketplace do PicPay faz parte da rápida integração dos serviços do Guiabolso ao PicPay, após a aquisição feita em 2021. 

Essa integração e a oferta desses produtos aos usuários fortalece os objetivos do PicPay de acelerar a operação do marketplace financeiro, democratizar o acesso ao crédito e ser um protagonista do movimento do open banking no país

A alta capacidade de inteligência artificial e de dados do PicPay, aliada à expertise na oferta de crédito do Guiabolso, permitem que a oferta de crédito seja personalizada, mais assertiva e adequada ao usuário. 

Dessa forma, facilita a conversão dos produtos dos parceiros e garante escala para o negócio. 

Gostou da novidade? Então confira outras dicas para aproveitar o que o aplicativo do PicPay oferece para facilitar o seu dia a dia!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados