Como fazer um controle financeiro pessoal simples no celular

Chega de planilha: seu controle financeiro pessoal pode ser automático, feito pelo celular e muito simples usando o PicPay

20 de outubro de 2022

Ter um controle financeiro pessoal é super importante para quem quer lidar melhor com o dinheiro. É a partir dele que você sabe para onde vai a sua grana, como economizar e, principalmente, como se planejar para conquistar suas metas.

Só que muitas vezes esse controle do que a gente gasta é associado a algo exaustivo, muito trabalhoso, e por isso é deixado de lado. Por sorte, essa ideia está ultrapassada.

Hoje em dia, você pode fazer tudo de um jeito simples, prático e gratuito pelo celular. Quer saber como? Vem conferir essas dicas!

Como fazer um controle de gastos pessoais simples?

O mais importante na hora de começar a controlar seus gastos é que essa gestão seja simples e efetiva, para que você se sinta motivado a continuar no processo.

Imagina só: se você associar seu planejamento financeiro a algo difícil e custoso, as chances de você deixar de lado bem rápido são maiores! Ao mesmo tempo, não adianta fazer algo simplório que não seja efetivo, né?

A boa notícia é que já existem ferramentas que facilitam a nossa gestão de gastos pessoais.

É o caso do PicPay. A partir de agora, o app oferece aos usuários uma ferramenta chamada ‘Minhas Finanças’, que permite acompanhar o extrato bancário e faturas de cartão de crédito de outros bancos no próprio app. 

Como usar o PicPay como app de controle financeiro

Com o ‘Minhas Finanças’, os usuários podem conferir seus gastos por grupos. A ferramenta reúne todos os pagamentos e recebimentos automaticamente, e organiza os valores que entram e saem no dia a dia em categorias, como transportes, compras, educação, saúde, entre outros. 

Assim, você tem mais visibilidade do destino que seu dinheiro ganhou. Será que você gasta mais para comer fora do que imaginava? O gasto com transporte aumentou? As compras neste mês foram maiores do que o esperado?

Leia mais: Salário mínimo 2023: como fazer o dinheiro render?

É uma ótima forma de entender seu orçamento de uma forma mais estratégica, observando quais aspectos ficam com a maior parte da grana e em quais existe mais oportunidade de economizar dinheiro.

Com o PicPay, essa visão geral dos seus gastos fica mais simples, porque é automática e reúne todas as instituições financeiras em que você tem conta. Tudo sem necessidade de preencher planilhas de controle financeiro todo mês, por exemplo.

O ‘Minhas Finanças’ já está disponível para todos os usuários do PicPay. Basta acessar o app e selecionar ‘Minhas Finanças’. O usuário só precisa conectar a conta de uma ou mais instituições, o que pode ser revogado a qualquer momento e é válido por 12 meses. 

Ah, e vale lembrar: pelo PicPay, você faz o seu controle financeiro pessoal grátis, sem qualquer custo.

Ainda neste conteúdo, a gente vai trazer mais dicas para usar a novidade do PicPay como instrumento para te ajudar a organizar melhor as suas finanças e tirar proveito disso, beleza?

Como é possível ter extratos e faturas de todos os bancos em um só lugar?

A resposta é simples: com a tecnologia do Open Finance! Já falamos por aqui sobre o Open Finance no PicPay e suas vantagens, e essa nova funcionalidade está entre elas.

É justamente por utilizar a tecnologia do Open Finance que a ferramenta exige que o usuário faça a conexão com outras contas bancárias.

Além disso, a ferramenta para controlar gastos do PicPay é fruto da integração com o Guiabolso, app que foi adquirido pelo PicPay em 2021. 

O Guiabolso se popularizou como um protagonista da gestão financeira no país com uma ferramenta similar à que está sendo lançada agora.

O app também foi pioneiro na conexão das contas bancárias de diversas instituições e uma referência para a implantação do modelo Open Finance pelo Banco Central.

Leia mais: Conheça a história do Open Banking no Brasil e no mundo

“A missão do PicPay é facilitar a vida das pessoas. Esse é mais um passo no nosso objetivo de ser um dos apps mais relevantes do celular do brasileiro e a principal conta dos usuários.”

Thiago Alvarez, diretor de Open Finance no PicPay

Com a visão da vida financeira na palma da mão, os usuários vão ter mais facilidade para usar as vantagens do aplicativo do PicPay, que já permite, entre outras coisas:

Como planejar e fazer o controle financeiro pessoal

Afinal, como fazer um bom controle das finanças? Agora que você já conhece uma ferramenta que permite fazer isso sem complicação, vale a pena entender como aproveitá-la.

Essa parte é super importante. Muitas vezes, a gente até sabe para onde vai nosso dinheiro, mas não consegue fazer uma análise dessa informação para que ela nos ajude na prática.

Tudo começa com um bom planejamento financeiro pessoal simples, em cinco passos. Se você não sabe quanto ganha, o que precisa pagar todos os meses ou quanto precisa economizar para as suas metas, pode ser difícil avaliar suas finanças.

Depois de se planejar, a ferramenta ‘Minhas Finanças’ pode esclarecer várias informações sobre as suas finanças. Confira nossas dicas para tirar o melhor delas!

Dicas para fazer um controle de gastos pessoais

Aprenda a usar o ‘Minhas Finanças’ a seu favor.

Entenda onde você mais gasta seu dinheiro

Quando a gente não tem um controle financeiro, pode até imaginar para onde vai a maior parte do nosso dinheiro, mas não tem total clareza, né? Na hora em que você visualiza seus gastos por categoria, você pode ter uma surpresa.

Ter essa visão é fundamental para que você saiba se as áreas que mais exigem gastos são realmente aquelas em que você quer investir. Pode ser um bom momento para reavaliar a distribuição da grana ao longo do mês.

Defina um orçamento para cada área

Quanto você pode gastar por mês em alimentação sem que isso prejudique seu orçamento? E em atividades de lazer?

Ter um limite para gastar em cada categoria te ajuda a saber quando você está próximo ao limite, passou dele ou ainda tem uma folga disponível.

Além de ser uma forma de fazer seu controle financeiro pessoal gratuito, a ferramenta do PicPay te ajuda nisso porque permite essa visão por categorias de gastos de um jeito automático. Então basta bater o olho e você já sabe qual é o cenário do seu dinheiro naquele mês.

Analise o que você pode cortar

Sabe aquele canal de streaming que você assina há um tempão, mas nem usa muito? Revisar de tempos em tempos os nossos gastos faz com que a gente evite manter assinaturas desnecessárias.

Você pode fazer a mesma análise com contas de consumo, como de telefonia, por exemplo. Muitas vezes, ao entrar em contato com a operadora é possível negociar um desconto.

Gostou das dicas? Então vem conferir mais conteúdos sobre como cuidar melhor do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados