PicPay integra ferramentas do Guiabolso e vai encerrar o app

Todas as funcionalidades e serviços do Guiabolso já estão disponíveis no aplicativo do PicPay. Entenda como vai funcionar

27 de outubro de 2022

Depois de integrar todas as funcionalidades e serviços do Guiabolso, o PicPay anuncia que vai encerrar o app de finanças em novembro de 2022

Se você é usuário do Guiabolso, fique tranquilo. É possível fazer download do seu histórico no aplicativo para continuar tendo controle das suas finanças daqui para frente.

Além do mais, todas as ferramentas que você tem costume de utilizar já estão disponíveis no aplicativo do PicPay, que tem várias outras vantagens para você. 

Quer entender mais sobre o desligamento do Guiabolso e a integração das funcionalidades no PicPay? Siga a leitura que a gente te explica.

O que é o Guiabolso?

O Guiabolso foi criado em 2012 com a missão de melhorar a saúde financeira dos brasileiros e transformar o sistema financeiro do país.

Isso te lembra algo? A história do PicPay começou no mesmo ano, em 2012. Com a missão de tornar a vida das pessoas mais fácil, o aplicativo transformou os meios de pagamentos no Brasil e foi um dos precursores do Pix

Já o Guiabolso é considerado o precursor do Open Banking no Brasil. Qual é o motivo para isso? Vamos detalhar. 

Antes, é importante explicar que o Open Banking, agora chamado de Open Finance, é um sistema financeiro aberto em que o cliente pode compartilhar seus dados entre instituições financeiras. 

Leia mais: O que é Open Banking e suas vantagens para quem usa serviços financeiros

Com o Open Finance, o cliente pode ter uma série de benefícios, como maior controle e organização financeira, além de melhores ofertas de produtos e serviços financeiros.

O Open Finance começou a ser implementado no Brasil em 2021, em quatro fases, após uma determinação do Banco Central.

Antes mesmo do início das discussões em torno do tema pelo BC, o Guiabolso já permitia a conexão de todas as contas bancárias dos usuários em um só lugar, possibilitando um maior controle financeiro. 

O funcionamento da fintech foi inspirado em empresas estrangeiras que disponibilizavam serviços semelhantes nos Estados Unidos e partiu da percepção de que os brasileiros tinham dificuldade para controlar as finanças pessoais.

Em 2014, o Guiabolso já oferecia uma ferramenta de organização financeira, com as contas e cartões de crédito dos usuários centralizados em um único lugar.

Além disso, o aplicativo fazia a categorização dos rendimentos e despesas, em setores como moradia, alimentação e transporte.

O preceito de que o usuário é o dono dos seus dados bancários e pode usá-los para conseguir produtos melhores foi o grande norte da fintech. Com isso, o Guiabolso desenvolveu uma expertise sem precedentes em inteligência de dados. 

Aquisição do Guiabolso pelo PicPay

Em 2021, o Guiabolso foi adquirido pelo PicPay, para acelerar o seu marketplace de serviços financeiros e se posicionar como um dos protagonistas do Open Finance no país.

O Guiabolso também já estava alinhado ao propósito de democratização do crédito do PicPay, uma marca importante da atuação do aplicativo de serviços financeiros.

Ao absorver a operação, o PicPay passou a ser detentor de toda capacidade tecnológica e de execução do Open Finance do Guiabolso para a sua base de mais de 30 milhões de usuários ativos.

Desde a aquisição, o PicPay tem incorporado os serviços da fintech e a expertise no uso de dados. Veja abaixo alguns marcos:

Funcionalidades do Guiabolso totalmente integradas ao PicPay

Cerca de um ano depois, todas as funcionalidades do Guiabolso já foram integradas ao PicPay, como oferta de crédito, consulta de CPF e gestão financeira.

“Todos os produtos e serviços do Guiabolso já estão no PicPay e esperamos isso acontecer para podermos desligar o app. Agora concluímos a integração e ampliamos o portfólio de serviços do PicPay.” Thiago Alvarez, cofundador do Guiabolso e executivo responsável pelo Open Finance no PicPay.

Ampliação da oferta de crédito

O primeiro passo da integração foi a oferta de crédito, sendo que o Guiabolso já tinha R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma. 

A integração permitiu a expansão do marketplace de serviços financeiros do PicPay, com a entrada de cinco novos parceiros:

  • BV;
  • Creditas;
  • Digio;
  • Empréstimo Sim;
  • PortoCred.

Juntando as expertises das duas empresas, os usuários do PicPay passaram a ter acesso a melhores ofertas de crédito, mais personalizadas e assertivas. 

Atualmente o marketplace de serviços financeiros do app conta com ofertas como:

Consulta de CPF

Logo depois, o PicPay implementou a consulta e monitoramento de CPF. A novidade possibilitou que os usuários confiram se estão com nome limpo ou registrado em eventuais dívidas.

A ferramenta ainda emite um alerta pelo celular se ocorrer alguma análise suspeita ou pendência sobre o CPF cadastrado. 

O serviço de consulta e monitoramento é disponibilizado em parceria com a Boa Vista e verifica débitos registrados no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito SCPC (SPC).

Hub de Open Finance

Na sequência, o PicPay entrou de vez no Open Finance, e lançou uma ferramenta onde os usuários podem conferir onde seus dados foram compartilhados e gerenciar os consentimentos que deram para outras instituições. 

Chamada de hub de Open Finance, a funcionalidade facilita a organização dos clientes e consequentemente a gestão financeira deles.

“Quanto mais você entrar no Open Finance, mais os seus dados ficarão espalhados. Com o hub de Open Finance é possível gerenciar os seus consentimentos de forma mais simples, conferindo, inclusive, o prazo de validade de cada um.” Thiago Alvarez, head de Open Finance do PicPay.

Minhas Finanças

Por fim, o PicPay lançou a ferramenta de gestão financeira que organiza os gastos e recebimentos dos usuários, e que popularizou o Guiabolso. 

Com o ‘Minhas Finanças’, os usuários podem conferir seus ganhos e gastos em diferentes categorias em um só lugar.

A ferramenta reúne os dados automaticamente e organiza os valores que entram e saem no dia a dia em grupos, como alimentação, transportes, moradia e compras. 

O PicPay também aderiu à fase 2 da estrutura oficial do Open Finance liderada pelo Banco Central, reforçando o intuito do aplicativo de ser referência nesse sistema.

Atualmente, milhares de usuários de outras instituições já trouxeram seus dados para o PicPay e a jornada de consentimentos é de mais de 80%, acima da média do mercado. 

“O trabalho continua. O próximo passo é fazer com que toda a jornada do usuário esteja mais fácil e personalizada com a tecnologia do Open Finance”. Thiago Alvarez, cofundador do Guiabolso e executivo responsável pelo Open Finance no PicPay.

Por que o Guiabolso foi encerrado?

O Guiabolso está sendo desligado para concluir o processo de integração dentro do aplicativo do PicPay, onde o usuário consegue fazer toda a organização da sua vida financeira. 

O objetivo é centralizar todas as funcionalidades, serviços e produtos em um único app, que é ainda mais completo. 

E o que será feito dos dados dos usuários do Guiabolso?

Os usuários do Guiabolso serão avisados na próxima semana e o encerramento do app será realizado no decorrer de novembro. 

Como parte do princípio da fintech de que o dono dos dados bancários é o próprio usuário, ele poderá fazer o download das suas informações em uma planilha com os dados consolidados e categorizados, assim como estava no app. 

Se você é usuário do Guiabolso, basta acessar o aplicativo antes do desligamento e fazer o download na aba “extrato”, beleza? 

Outro ponto importante é que os dados armazenados no app serão excluídos ou anonimizados, seguindo as regras da LGPD

Você é usuário do Guiabolso? Baixe o app do PicPay

Além das funcionalidades que você já utilizava no Guiabolso, no PicPay você pode ter acesso a uma série de outros produtos e serviços, como:

Leia mais: O que é criptomoeda: guia completo sobre o investimento

São muitas vantagens, não é mesmo? Baixe o app e aproveite para ficar ligado em mais novidades sobre o PicPay!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 31

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados