Como consultar débitos do veículo e parcelar despesas online

Aprenda a consultar débitos do veículo pelo celular e veja como pagar IPVA, DPVAT, licenciamento e multas de trânsito pela internet

15 de julho de 2022

Não é barato ter e manter um carro ou moto. Além de comprar o veículo, você precisa arcar com custos como o dos combustíveis, IPVA e até multas, em caso de irregularidades. Mas é possível consultar débitos do veículo e pagar tudo de forma simples e online, pelo celular.

Para poder utilizar algum veículo no seu dia a dia, seja um carro, moto, caminhão, van ou o que for, você precisa estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) regularizado. 

A renovação é feita anualmente e, para isso, você não pode ter pendências envolvendo o veículo. Neste texto, além de aprender como consultar débitos do veículo pela internet, você vai saber mais sobre as despesas que precisam ser pagas, como:

  • IPVA;
  • Taxa de Licenciamento;
  • Seguro DPVAT;
  • Multas.

O que é CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento obrigatório para proprietários de veículos, seja pessoa física ou jurídica. Ou seja, empresas também precisam ter o CRLV de cada automóvel. 

Atualmente, você tem a opção de portar a versão digital do documento, chamado de CRLV-e, ou impressa por você mesmo. Antigamente, o documento era enviado anualmente pelo Detran de cada estado, em papel moeda, mas isso mudou. 

O documento pode ser acessado junto ao Detran do seu estado, pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal.  

Você precisa estar com a documentação em dia para poder utilizar o seu veículo em vias públicas, lembrando que a validade é de apenas um ano. 

Para a renovação, o veículo não pode ter dívidas referentes a tributos, encargos e multas de trânsito, como o IPVA, taxa de licenciamento e seguro DPVAT.  

Se você quer saber sobre a situação do seu veículo, nós vamos te ensinar como consultar débitos do veículo e ainda como pagar eles pelo cartão de crédito, de forma parcelada.

O que é IPVA?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que precisa ser pago anualmente. Geralmente cobrado no início do ano, o tributo precisa fazer parte do planejamento financeiro de quem tem algum tipo de veículo.

O IPVA é cobrado pelos estados, mas a arrecadação é dividida entre município, estado e União. Não necessariamente a verba precisa ser destinada a obras de melhorias no trânsito, como algumas pessoas imaginam. 

O tributo é calculado com base no valor de venda do veículo, utilizando como referência a Tabela Fipe, levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas sobre o preço de mercado de veículos.

Nós temos um conteúdo específico sobre esse imposto, com as datas e condições de pagamento em cada estado, e com instruções de como consultar, parcelar e pagar o IPVA 2022.

Normalmente, os débitos de IPVA precisam ser pagos junto com a taxa de licenciamento de veículo, que também varia de estado para estado. 

O que é a Taxa de Licenciamento Anual?

Mesmo após o fim do processo de emissão e envio do CRLV para cada pessoa, a Taxa de Licenciamento continua sendo cobrada de proprietários de veículos. A justificativa é que esse valor é destinado a melhorias e manutenção dos departamentos estaduais de trânsito. 

Para saber como pagar o licenciamento do veículo, caso você tenha perdido o prazo no seu estado, siga a leitura que vamos te ensinar a consultar licenciamento de veículo e quitar o débito.

O que é o seguro DPVAT?

O DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, que tem como objetivo amparar vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. 

O seguro cobre casos de morte ou invalidez causadas por acidentes de trânsito, além de despesas de assistência médica e suplementares, que precisam ser comprovadas.

O DPVAT é cobrado de proprietários de veículos, junto com o IPVA  e a Taxa de Licenciamento. Porém, nos últimos dois anos os motoristas ficaram isentos de pagar o seguro.

Isso ocorreu porque existe um excedente de recursos no fundo da Caixa Econômica Federal que administra os recursos do DPVAT.

Quem tem direito ao seguro DPVAT?

Todas as pessoas envolvidas em qualquer acidente têm direito ao seguro, seja motorista, passageiro ou pedestre. Em caso de morte, quem recebe o benefício são os cônjuges e herdeiros.

Como dar entrada no seguro DPVAT? 

Uma dúvida bastante comum é sobre como acionar o seguro DPVAT. Saiba que o processo é super simples e não depende da ajuda de intermediário. Essa informação é importante, pois existem golpistas que cobram para realizar esse procedimento.

Então, onde dar entrada no seguro DPVAT? O processo é feito pela Caixa Econômica Federal, com duas opções: no aplicativo de celular DPVAT CAIXA ou em alguma agência bancária da instituição. Veja o passo a passo pelo app:

  • Baixe e abra o aplicativo;
  • Faça login utilizando usuário e senha de outros apps da Caixa, como FGTS, ou Habitação, por exemplo, ou faça seu cadastro;
  • Toque em “Quero solicitar minha indenização DPVAT” e selecione a opção de “Iniciar solicitação”;
  • Leia e aceite os Termos e condições de uso e a Política de Privacidade;
  • Preencha os dados do paciente e escolha uma das opções de indenização;
  • Informe os dados da vítima e beneficiários, se for o caso;
  • Envie os documentos solicitados;
  • Dê autorização para receber o pagamento em conta poupança social digital.

Se quiser fazer a solicitação pessoalmente, você precisa levar a documentação necessária para a agência. Em caso de dúvidas, você pode ler mais informações no site da Caixa ou ligar para o telefone 0800 726 0207.

O que são multas de trânsito?

As multas de trânsito são um tipo de penalidade para proprietários de veículos, motoristas e até passageiros que descumprirem as regras do Código de Trânsito Brasileiro, da legislação complementar ou das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.

O que acontece se não pagar multa de trânsito?

Caso você tenha alguma multa no seu veículo, não poderá renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Além do mais, o valor da multa aumenta com o passar do tempo, por conta dos juros, e o seu nome pode ser inscrito na dívida ativa.

Por isso é crucial que você saiba como consultar débitos do veículo, para evitar juros nos seus débitos e poder regularizar a sua situação.

Qual o prazo para pagamento de multa de trânsito?

O prazo para pagar multas de trânsito, que geralmente é de 30 dias, sempre precisa ser informado na notificação de penalidade enviada pelo departamento de trânsito.

Como fazer pagamento de multa de trânsito?

Você quer saber como e onde pagar multa de trânsito? O app PicPay pode te ajudar com isso, porque oferece também a opção de parcelamento de multas. Antes disso, vamos mostrar como consultar débitos do veículo com o maior aplicativo de pagamentos do país.

Como consultar débitos do veículo?

Você já sabe que o propósito do PicPay é facilitar a sua vida em todos os aspectos, né? Com o aplicativo, você pode consultar débito de veículo pela placa, uma forma ainda mais fácil de monitorar as pendências com multas, IPVA, Taxa de Licenciamento e DPVAT.

Veja o passo a passo:

  • Abra o app do PicPay;
  • Procure por ‘Débitos de veículo’, na barra de buscas do aplicativo;
  • Aceite os termos de uso;
  • Informe a placa do veículo;
  • Confira se há algum débito e quais são as pendências.

Aprenda como consultar débitos do veículo pelo PicPay

Além de checar multas e débitos de veículos, pelo PicPay você tem a opção de parcelar multas e IPVA. Também é possível pagar as outras dívidas referente ao seu veículo pelo cartão, de forma parcelada.

Como parcelar os débitos do veículo?

Ficou interessado na possibilidade pagar os débitos do seu veículo pelo cartão de crédito? Veja como parcelar débitos de IPVA e multas, além de outros débitos veiculares pelo PicPay.

  • Siga os mesmos passos anteriores para a consulta de débitos veiculares;
  • Escolha qual ou quais débitos você quer quitar;
  • Escolha o método de pagamento: saldo em carteira ou cartão de crédito;
  • Se optar por pagar com cartão, selecione o número de parcelas;
  • Pronto!

Saiba como consultar débitos do veículo e pagar tudo de forma parcelada

Se o pagamento for realizado utilizando saldo em carteira, nenhuma taxa é cobrada pela transação. Pelo cartão, há uma taxa de 3,99% sobre o valor total e mais 4,49% sobre cada parcela.

Depois do pagamento, há um prazo de cinco dias úteis para a baixa dos débitos no sistema da Secretaria Nacional de Trânsito. Quando tudo estiver certo, você receberá um e-mail de confirmação.

Um detalhe importante é que o serviço não está disponível em todos os estados, por questão de compatibilidade com os sistemas dos Detrans. Veja a lista dos estados contemplados:

  • Alagoas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Roraima;
  • Santa Catarina;
  • São Paulo.

Se o seu estado ainda não está integrado, você pode pagar os débitos do seu veículo pelo PicPay, na opção de pagar boletos. também com a possibilidade de parcelamento pelo cartão de crédito.  

Como pagar multa de trânsito pelo PicPay?

O processo de como parcelar multa de trânsito e como pagar multa de trânsito pela internet é o mesmo descrito acima. O sistema do PicPay identifica débitos tanto de IPVA, DPVAT e licenciamento, quanto de multas.

O PicPay ainda pode te ajudar no pagamento de outras contas que fazem parte do seu dia a dia, como contas de luz e de água, e demais boletos. 

Leia mais: Como o PicPay pode ser seu aplicativo para organizar contas

Quer saber mais sobre como cuidar das suas finanças pessoais? Veja outras dicas para lidar bem com o seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 9

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados