Tudo sobre o empréstimo pessoal no PicPay: vale a pena?

Entenda como funciona um empréstimo pessoal, o que considerar para saber se compensa e como fazer um empréstimo online, rápido e seguro

15 de dezembro de 2021 Atualizado em 11 de agosto de 2023

Preciso de dinheiro emprestado: e agora? Muita gente já passou por dificuldades financeiras e precisou pedir um empréstimo pessoal. Se isso não aconteceu com você, com certeza algum amigo ou familiar já enfrentou essa situação. 

E isso vale para empréstimos online também: um em cada quatro brasileiros, ou 25% da população, já pediram crédito por meio de aplicativos para celular, mostrou a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Apenas em maio de 2022, a procura por crédito entre os brasileiros como um todo subiu mais de 11% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o indicador Demanda do Consumidor por Crédito, medido pela Serasa Experian.

O levantamento aponta que a maioria dos empréstimos foi solicitada por pessoas que recebem salários entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por mês. 

O empréstimo pode ser uma saída nas horas em que o orçamento fica apertado e você não dá conta de pagar todas as contas, ou quando aparece um imprevisto, como o carro quebrado ou uma despesa de saúde. 

Se é o seu caso, não precisa se desesperar. Hoje em dia, fazer um empréstimo é rápido, simples e online. Mesmo para quem já precisou pedir um no passado, vamos te mostrar que as condições estão muito melhores do que antigamente.

Você vai descobrir que, no PicPay, existe a opção de empréstimo pessoal online, seguro e rápido: você faz tudo pelo próprio aplicativo sem precisar sair de casa ou ficar horas no telefone. Todo o gerenciamento do empréstimo, como o prazo e as parcelas a serem pagas, também é realizado no app. 

Mas antes de nos aprofundarmos nas características do crédito pessoal no PicPay, é bom entendermos como esse produto financeiro funciona. Por isso, neste conteúdo vamos falar sobre:

  • O que é o empréstimo pessoal?
  • Como fazer empréstimo online?
  • Quando compensa fazer um empréstimo?
  • Empréstimo online é confiável?
  • Como pedir um empréstimo no PicPay?

Vem conferir as dicas!

O que é um empréstimo?

Você já passou por alguma situação em que precisava fazer um pagamento, ou queria realizar um sonho, mas não tinha todo o dinheiro necessário naquela hora? É aí que entra o empréstimo.

Mas o que é crédito pessoal? O Banco Central, uma das maiores autoridades econômicas do País, explica que o empréstimo pessoal é quando uma pessoa ou empresa recebe uma quantia de dinheiro assumindo o compromisso de pagar, no futuro, o valor emprestado somado aos juros e encargos. 

Um empréstimo também pode ser chamado de crédito pessoal, porque é uma modalidade de crédito, em que a pessoa recebe o valor e pode pagar no futuro. O empréstimo pode ser oferecido por bancos, cooperativas de crédito e financeiras.

Como funciona o empréstimo pessoal?

Afinal, como funciona o empréstimo pessoal? Quando você pega um empréstimo, recebe o valor liberado para você de uma vez.

O pagamento do empréstimo costuma ser feito em parcelas mensais, e o número de vezes em que você vai pagar de volta é negociado com a instituição que concede o crédito.

O prazo para efetuar o pagamento e os juros também são acordados entre as partes, e os recursos não têm destinação específica. Ou seja, a pessoa ou empresa pode utilizar o dinheiro que tomou emprestado onde e como quiser.

Vale lembrar que o valor do pagamento será a quantia que você pediu emprestada somada aos juros, que variam de acordo com cada instituição financeira e para cada pessoa. 

O empréstimo ou crédito pessoal pode ser uma opção para cobrir gastos inesperados ou para quitar dívidas com taxas de juros mais altas, como as do cartão de crédito ou do cheque especial. 

Leia mais: Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?

Além disso, vale dizer que existem diversos tipos de empréstimos além do crédito pessoal, como o empréstimo com garantia. Por ora, vamos focar no empréstimo pessoal e não em outras formas de crédito, beleza?

Qual é o melhor momento para fazer um empréstimo? 

Como saber quando fazer empréstimo, afinal? Ao pensar em pedir um crédito, o primeiro passo é identificar o motivo pelo qual você precisa do dinheiro.

E o que precisa saber para pegar empréstimo? Bom, é fundamental ter clareza sobre a necessidade real do crédito e de onde você pretende usar o dinheiro, pois solicitar um empréstimo sem se planejar pode levar a problemas financeiros.

Leia mais: Planejamento financeiro pessoal: faça o seu em 5 passos

Fazer um empréstimo deve ser uma alternativa para recuperar o fôlego e pôr as contas em dia ou para fazer uma grande aquisição se você não tem dinheiro para pagar de uma vez, como abrir um negócio ou reformar a casa.

Também é importante saber que, para o empréstimo valer a pena, o valor dos juros deve ser menor que o da dívida.

E, claro, você deve ter certeza de que vai conseguir pagar as parcelas do empréstimo.

Antes de contratar, simule os diversos planos e opções e determine o valor máximo que você pode pagar mensalmente. 

Quanto maior for o número de parcelas e o tempo para quitar o empréstimo, menor será o valor pago mensalmente. Por outro lado, o valor total da dívida no final do período será maior.

É importante ressaltar que o valor das parcelas a serem pagas mensalmente não ultrapasse 30% de quanto você recebe todo mês, ou seja, da sua renda mensal. 

Mas como saber se você precisa fazer um empréstimo? Veja abaixo as principais situações em que um empréstimo pessoal vale a pena.

Pagar uma dívida muito alta

Uma das situações em que o empréstimo pessoal vale a pena é para quitar uma dívida que tem juros muito altos. 

É uma alternativa para cobrir o cheque especial ou evitar o crédito rotativo do cartão de crédito — que acontece quando deixamos de pagar o valor total da fatura.

Além disso, quitar outras dívidas e se concentrar em um só pagamento, como o do empréstimo, pode ainda trazer tranquilidade, já que o excesso de cobranças é evitado.

Mas é preciso se planejar e economizar para garantir que o valor da parcela do empréstimo cabe no bolso.

Leia mais: Como juntar dinheiro para sair das dívidas em 9 dicas

Como saber se compensa fazer empréstimo para pagar dívidas? A resposta é que compensa, sim, desde que você gaste menos. Caso contrário, há o risco de a situação sair novamente do controle.

Portanto, se a nova dívida será muito menor do que a dívida atual, o empréstimo para quitar dívidas compensa.

Abrir um negócio próprio ou tirar um sonho do papel

Em tempos de desemprego em alta, o número de brasileiros interessados em abrir um negócio cresceu. O empréstimo pode fazer seu negócio ou seu sonho sair do papel mais rápido.

Leia mais: Quanto custa abrir uma empresa? Confira os custos

Um empréstimo bem negociado pode permitir que você adquira um bem valioso ao qual não teria acesso se precisasse pagar à vista.

Mas vale a pena pedir empréstimo para pagar algo? Para ter essa resposta, é preciso pensar no benefício daquela compra para a sua vida não só no momento, mas também no longo prazo.

Por exemplo, se o dinheiro do empréstimo vai ser utilizado na reforma da casa ou na abertura de uma nova empresa, ele pode até mesmo ser visto como uma espécie de investimento no futuro, porque pode trazer retornos: no caso da reforma, valoriza seu imóvel, enquanto um negócio pode trazer lucros.

Limpar o nome 

O acúmulo de dívidas pode levar as pessoas a terem o nome sujo nos serviços de proteção ao crédito. Além do desconforto emocional, a pessoa que tem o nome sujo pode ficar de fora de boas oportunidades de crédito e até financiamentos.

Nesses casos, vale a pena avaliar se existe alguma modalidade de empréstimo que caiba no seu bolso e no seu planejamento financeiro.

Leia mais: Passo a passo: aprenda a consultar CPF e como limpar o nome

E quando não vale a pena pegar um empréstimo?

Já falamos sobre a importância de refletir sobre o motivo para pedir um empréstimo antes de solicitá-lo. E, em alguns casos, pode ser que realmente não valha a pena buscar crédito.

Há situações em que você deseja fazer uma compra, mas ela não é essencial naquele momento e você não tem todo o dinheiro. Pode ser um novo celular, um tênis ou outro objeto de desejo.

Será que vale a pena se comprometer com um empréstimo para algo nesses casos? Em situações como essa, o ideal é organizar suas finanças pessoais e buscar formas de economizar dinheiro.

Assim, em algum tempo, você pode comprar o que estava desejando sem colocar o orçamento em risco.

Como fazer um empréstimo online?

Se você leu todas as dicas até agora e decidiu que o melhor para as suas finanças, neste momento, é pedir um crédito, deve estar se perguntando: tá, mas como eu posso fazer um empréstimo?

Graças ao avanço da tecnologia, hoje é possível realizar quase tudo pelo celular, na palma da mão. Conseguir um empréstimo online é uma das grandes vantagens desse avanço: a contratação é rápida e sem nenhuma burocracia.

O empréstimo online PicPay pode ser feito diretamente pelo app. Se você tiver uma oferta pré-aprovada, você já pode simular e ver qual condição se encaixa melhor no seu orçamento. 

Você também pode fazer uma simulação em outros parceiros que estão disponíveis no app, assim consegue visualizar as ofertas para o seu perfil.

Procure uma instituição financeira confiável

Evite empresas desconhecidas e não contrate só por causa de um anúncio ou propaganda. Pesquise se é uma instituição segura e regulada pelo Banco Central. 

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Também desconfie de ofertas de crédito muito vantajosas. Uma dica: tome cuidado com golpes como do WhatsApp ou ainda o golpe do FGTS, quando golpistas entram em contato com ofertas de crédito rápido e sem nenhuma análise. No final do conteúdo, vamos falar de outras boas práticas de segurança para se proteger.

Infelizmente, algumas pessoas se aproveitam de quem precisa de dinheiro para realizar fraudes. É muito importante ficar atento, ok?

Faça uma simulação

Antes de contratar é importante fazer uma simulação numa instituição de confiança. Assim você descobre quantas parcelas terá que assumir por mês, qual será o valor da taxa e quanto tempo poderá levar para quitar. Sem surpresas.

Simule também qual seria o valor de cada parcela caso prefira quitar o empréstimo antecipadamente. 

Informe seus dados pessoais

O que precisa para fazer um empréstimo? Geralmente, os dados necessários são: 

  • Número do CPF ou do RG;
  • Comprovante de residência (contas de energia elétrica, água, telefone ou qualquer outra correspondência que tenha seu nome e endereço).

Escaneie os documentos que não são digitalizados e envie para a instituição escolhida. Nesta etapa, a instituição vai avaliar a sua capacidade de quitar a dívida.

Quais são as vantagens de fazer um empréstimo online?

Qual melhor lugar para fazer empréstimo pessoal e quais são os benefícios de fazer tudo online, pelo celular? Confira abaixo.

Empréstimo fácil com rapidez e praticidade: Se você já tiver um limite pré-aprovado vinculado na sua conta, com o empréstimo PicPay, por exemplo, você consegue o dinheiro em alguns minutos ou dias, sem necessidade de falar com nenhum atendente.

Possibilidade de escolher quando começar a pagar: Na própria simulação de contratação, também é possível escolher a data de início do pagamento das parcelas. Não esqueça que há a cobrança de juros da mesma forma (ou seja, quanto mais você demorar a começar a pagar, maiores serão os juros).

Desconto automático para pagamento antecipado: Da mesma forma como é possível contratar o crédito online, é possível amortizar o valor da dívida ou mesmo quitá-la com desconto automático dos juros. No empréstimo do PicPay, todo o gerenciamento do crédito é feito pelo app. 

Como fazer um empréstimo no PicPay?

Agora que você já sabe tudo sobre essa forma de crédito e as vantagens de fazer um empréstimo online, vamos nos aprofundar nos detalhes do PicPay empréstimo pessoal. Como funciona? Quais são as taxas? Como pegar empréstimo? Tudo isso você vai saber nas próximas linhas. 

Desde fevereiro de 2021, o PicPay oferece empréstimo pessoal online com fácil aprovação no próprio app para os usuários que precisam de dinheiro. 

A interação dentro do PicPay permite que a oferta do crédito pessoal pré-aprovado seja mais assertiva e aderente ao usuário. É muito mais fácil pedir um empréstimo no mesmo lugar onde você paga as suas contas e organiza toda a sua vida financeira, não é mesmo?

A partir do momento em que o cliente contrata e recebe o dinheiro na plataforma, ele já pode usá-lo para pagar boletos, realizar transferências, consumir e fazer render o que está parado na conta. Até o pagamento das parcelas pode ser feito no próprio app. 

Além disso, toda a gestão operacional é feita pelo próprio PicPay, otimizando e reduzindo custos das instituições que concedem o crédito. 

A venda de empréstimos no PicPay encurta caminhos e facilita o recebimento e gestão do dinheiro de quem pediu emprestado.

Em menos de um ano disponível para os usuários, o empréstimo PicPay já é um grande sucesso. Ele já atingiu patamares recordes e a carteira de crédito atingiu um total de R$ 500 milhões em apenas seis meses de lançamento. 

Como contratar o empréstimo pessoal no PicPay?

Se você quer saber como conseguir um empréstimo rápido, o primeiro passo para ter acesso ao crédito pessoal no PicPay é baixar o aplicativo. Caso o cliente tenha uma oferta pré-aprovada, ele terá disponível o botão de crédito pessoal.

Uma vez aprovado, o crédito é feito diretamente na conta do PicPay. 

Se você tem uma oferta de empréstimo PicPay, basta seguir o passo a passo:

  • Toque em Carteira;
  • Selecione Empréstimos;
  • Escolha a opção Empréstimo Pessoal;
  • Pronto, você pode ver as ofertas disponíveis para você e simular as taxas e condições.

Se caso não houver uma oferta no momento, você verá a informação “não achamos uma oferta para você”. Mas não se preocupe, assim que aparecer uma oferta, você receberá uma notificação pelo app.

Quais são as taxas do empréstimo pessoal PicPay?

As taxas do empréstimo variam de 1,99% a 7,99% ao mês e os prazos são de até 48 meses para quitação do débito.

Aqui, vale lembrar que você deve considerar não apenas os juros da operação, mas também o Custo Efetivo Total (CET).

Mas o que é CET? É a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. 

O CET inclui a taxa de juros, as tarifas, os impostos e outras despesas. Ele precisa ser informado antes da concessão do empréstimo ou de um financiamento.

Um dos impostos é o IOF. No caso dos empréstimos, ele corresponde a 0,38% sobre o valor total do crédito, e mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, que varia de acordo com o prazo para quitação da dívida.

Leia mais: O que é IOF, como funciona e quando é cobrado?

No PicPay, você tem acesso a todas essas informações antes da contratação do empréstimo, sem burocracia. 

Empréstimo online é seguro? 

Se você chegou até aqui, provavelmente já está praticamente certo de que contratar um empréstimo é uma boa opção para você. 

Naturalmente, como tudo que envolve dinheiro, você precisa saber como fazer um empréstimo com segurança para não cair em golpes. 

A primeira dica é: nunca faça um depósito inicial para obter o empréstimo, principalmente em contas de pessoas físicas. Esse pedido é muito comum quando se trata de uma oferta criminosa. 

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

Como já falamos, também é importante verificar se a instituição é autorizada a funcionar pelo Banco Central e se já é conhecida e séria. O PicPay, por exemplo, existe há quase dez anos e é regulado pelo Banco Central.

Também desconfie de ofertas de crédito muito vantajosas ou facilitadas por um milagre. Já dizia o ditado: “quando a esmola é grande, o santo desconfia”.

Leia mais: Como saber se tem empréstimo no meu nome?

Empréstimo PicPay: conheça mais 4 opções disponíveis no app

O PicPay é um aplicativo completo, com tudo o que você precisa para a sua vida financeira: cartão de crédito com limite garantido, conta com rendimento, Cofrinhos, transferências, pagamentos, investimentos em CDBs e criptomoedas, compras no PicPay Shop e diversos tipos de empréstimo. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Antecipação do FGTS

É o adiantamento dos valores liberados para os adeptos do saque-aniversário, modalidade que permite resgatar anualmente parte do saldo disponível no FGTS.

No PicPay, é possível antecipar até sete parcelas. Para isso, é preciso ter ao menos R$ 150 de saldo e aderir ao saque-aniversário pelo app do Fundo.

O empréstimo FGTS é uma forma de garantir dinheiro extra sem desequilibrar o orçamento mensal, já que o pagamento é feito automaticamente com a transferência do saldo do FGTS para o PicPay.

Trata-se de um empréstimo com garantia e que, por esse motivo, conta com taxas de juros mais baixas. Os usuários do PicPay podem antecipar o saque-aniversário por 1,99% ao mês e receber o dinheiro em um dia útil.

Crédito com garantia de veículo

O empréstimo com garantia de veículo inclui um automóvel no contrato, como uma forma de assegurar que o pagamento será efetuado e baratear os juros mensais. Além disso, é possível contratar valores mais altos, limitados a 90% do preço do bem usado como garantia.

A menos que ocorram falhas no pagamento, você pode continuar usando o seu automóvel normalmente.

No PicPay, você pode contratar esse empréstimo com taxas a partir de 1,49% ao mês e o dinheiro é liberado no app para você usar como quiser.

Empréstimo consignado

Disponível para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais, o consignado se diferencia dos demais pelo pagamento automático, feito a partir do desconto na remuneração ou benefício previdenciário.

Na prática, até 35% da renda mensal pode ser usada como garantia de pagamento das parcelas, o que diminui consideravelmente as chances de inadimplência e torna o consignado uma das modalidades de crédito mais baratas do mercado.

O crédito consignado no PicPay tem taxas a partir de 1,70% ao mês e recebe o dinheiro em 3 dias úteis.

Empréstimo entre pessoas

Também chamado de empréstimo de pessoa para pessoa ou peer to peer lending, esta é uma modalidade regulamentada pelo Banco Central desde 2018 para empresas autorizadas, como o PicPay.

Basicamente, o aplicativo atua como um intermediário responsável por formalizar o contrato e lembrar as duas partes envolvidas dos pagamentos.

Para quem tem dinheiro para emprestar, a operação funciona como um investimento, já que a pessoa receberá o valor com acréscimo de juros. E quem precisa do empréstimo tem mais flexibilidade nas condições da contratação, já que a negociação é feita diretamente com a pessoa pelo app.

No PicPay, você pode emprestar ou pedir empréstimo para qualquer pessoa da sua agenda de contatos.

Dúvidas frequentes

Aprofunde-se um pouco mais sobre assuntos relacionados ao empréstimo pessoal:

Existe empréstimo pessoal para negativado?

Alguns tipos de empréstimo pessoal podem ser contratados por pessoas negativadas, como é o caso da antecipação do saque-aniversário e do empréstimo consignado.

As duas modalidades possuem garantia de pagamento, o que reduz as chances de inadimplência e dispensa a necessidade de consultas a birôs de crédito, históricos financeiros e score.

Como conseguir empréstimo com nome sujo e score baixo?

Uma forma de conseguir empréstimo pessoal com o CPF negativado e score baixo, é recorrer às alternativas que não fazem consulta ao SPC e Serasa, como a antecipação do saque-aniversário e empréstimo consignado, por exemplo.

Como conseguir empréstimo urgente?

O tempo de contratação e pagamento de um novo empréstimo pode variar de acordo com a modalidade. Por isso, é interessante priorizar opções que estejam disponíveis para você e tenham um prazo mais curto, como é o caso do empréstimo FGTS, liberado em um dia útil no app do PicPay.

Outra recomendação é se informar sobre as etapas e exigências da contratação para agilizar o que for preciso: dar autorização para empréstimo, se necessário e reunir documentações atualizadas.

Agora que você já sabe tudo sobre o empréstimo pessoal e as vantagens do empréstimo PicPay, não precisa mais passar sufoco e apertos. Confira mais dicas sobre como cuidar do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 51

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados