Como funciona o Open Finance no PicPay

Saiba tudo sobre o Open Finance no PicPay e conheça as primeiras funções disponibilizadas para te ajudar a cuidar das suas finanças

7 de outubro de 2022 28 de agosto de 2023

Muito tem se falado sobre o Open Banking e Open Finance, mas como isso pode te afetar na prática? O Open Finance no PicPay já começou e hoje vamos explicar como usar e suas vantagens.

O que é Open Finance?

O Open Finance é um sistema em que o cliente pode compartilhar os próprios dados entre instituições financeiras, de forma segura e regulada pelo Banco Central. 

Leia mais: O que é Open Banking e suas vantagens para quem usa serviços financeiros

O Brasil é um dos primeiros países do mundo a contar com essa possibilidade, que começou a ser implementada em 2021.

No início, o projeto era chamado de Open Banking, mas, em 2022, o termo Open Finance passou a ser utilizado, já que o sistema não se restringe apenas a bancos.

De acordo com a regulação do Banco Central, as instituições financeiras participantes devem adotar uma série de normas para o compartilhamento dos dados, por meio de APIs.

Essas diretrizes têm como objetivo padronizar o processo entre as instituições e também garantir a segurança de dados dos usuários.

Além de seguro, o Open Finance abre uma infinidade de possibilidades para o cliente, como, por exemplo:

  • Melhores ofertas de produtos financeiros;
  • Ofertas segmentadas e personalizadas;
  • Maior controle e autonomia da sua vida financeira.

O Open Finance também é vantajoso para as instituições financeiras, que passam a conhecer melhor os clientes para ofertar produtos e serviços mais atrativos. 

Como está o Open Finance no Brasil?

O Brasil é um dos pioneiros no Open Finance no mundo, como falamos acima. Além do mais, o escopo de dados compartilhados é maior do que o de outros locais, como o Reino Unido, por exemplo.

Leia mais: Conheça a história do Open Banking no Brasil e no mundo

Por conta do tamanho do projeto, o Banco Central criou um cronograma para a implementação do Open Finance no Brasil em quatro fases:

Fase 1: compartilhamento de dados públicos das instituições participantes.

Fase 2: compartilhamento de informações por parte dos clientes, como dados transacionais e cadastrais.

Fase 3: compartilhamento de serviços, como oferta de crédito e iniciação de pagamentos.

Fase 4: compartilhamento de outros dados, como seguros, previdência, e investimentos.

Todas as fases já foram iniciadas e passam por aperfeiçoamentos constantes, para garantir que os dados sejam compartilhados da forma correta e de melhorar a experiência dos usuários.

Até o fim do primeiro trimestre de 2023, já houve mais de 28 milhões de consentimentos, segundo dados da consultoria Bip.

Nem todas as instituições financeiras são obrigadas a participar do Open Finance. As obrigatórias em todas as fases são aquelas com porte superior a 1% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB)

Na terceira fase, todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, que disponibilizam contas transacionais a seus clientes, precisam aderir.

As demais instituições podem escolher se participam ou não. Tanto as voluntárias quanto as obrigatórias têm que compartilhar os dados para que também possam receber de outras instituições. 

Já existe Open Finance no PicPay?

Sim! O PicPay quer ser protagonista do Open Finance e, por isso, aderiu à fase 2 de forma voluntária, mesmo não fazendo parte do grupo das instituições obrigadas a participar de todas as fases da implementação do sistema.

Prova da importância que o PicPay dá ao Open Finance é que a empresa adquiriu o Guiabolso, aplicativo que é considerado o precursor do Open Banking no Brasil, em 2021.

Leia mais: PicPay integra ferramentas do Guiabolso e vai encerrar o app

Antes mesmo da regulamentação do Banco Central, o Guiabolso oferecia ferramentas de gestão financeira e conexão bancária para os mais de seis milhões de usuários.

Quem conta um pouco mais sobre a história do Open Finance no PicPay é Pedro Romero, diretor de Serviços Financeiros para Pessoa Física do PicPay.

“A adesão do PicPay ao Open Finance já começou quando ocorreu a aquisição do Guiabolso, em junho do ano passado, que possibilitou a expansão do marketplace financeiro do app.”

Como funciona o Open Finance no PicPay?

No ano passado, o PicPay começou a lançar produtos e serviços para facilitar a sua vida e permitir que você experimente as vantagens da inovação na prática.  

Confira abaixo as opções disponíveis no app:

Conta das Contas

O PicPay inovou e trouxe o Open Finance para dentro da jornada core do ecossistema financeiro. A principal funcionalidade é o app ter se tornado a Conta das Contas dos milhões de usuários ativos.

Com a tecnologia, todas as suas contas bancárias podem ser acessadas e movimentadas pelo aplicativo do PicPay, em uma experiência totalmente integrada, facilitando a vida das pessoas.

Por meio do Conta das Contas, você tem acesso ao ecossistema completo do aplicativo, como Pix, investimento em Cofrinhospagamento de boletosrecargas, entre outros serviços.

Desde o lançamento, o PicPay já registrou mais de 3 milhões de acessos e 1,5 milhão de usuários ativos na ferramenta. Além disso, mais de R$ 17 milhões já foram transacionados em menos de cinco meses.

Seguro Pix para outros bancos

Por meio do Open Finance e do Conta das Contas, o PicPay lançou um produto inovador no mercado: um seguro que cobre transações de outros bancos feitas pelo PicPay.

É isso mesmo que você está lendo! O Seguro Carteira Digital do PicPay cobre Pix e outras transações feitas pelo app, mesmo de instituições financeiras externas, sem cobrar nada a mais por isso.

Uma das principais vantagens do seguro é que ele é personalizável e você consegue adicionar as coberturas extras que quiser.

Minhas Finanças

Além do mais, o PicPay conta com uma ferramenta chamada ‘Minhas Finanças’, que permite acompanhar o extrato bancário e faturas de cartão de crédito de outros bancos no próprio app.

A funcionalidade, a ferramenta reúne todos os pagamentos e recebimentos automaticamente, e organiza os valores que entram e saem no dia a dia em categorias, como transportes, compras, educação, saúde, entre outros. 

Hub de Open Finance

O primeiro lançamento do ano passado foi o hub de Open Finance, uma ferramenta em que você pode conferir onde seus dados foram compartilhados e gerenciar os consentimentos que deu para outras instituições. 

Com o hub, os usuários do PicPay podem manter suas informações organizadas, facilitando a gestão financeira.

“Quanto mais você entrar no Open Finance, mais os seus dados ficarão espalhados. Com o hub de Open Finance é possível gerenciar os seus consentimentos de forma mais simples, conferindo, inclusive, o prazo de validade de cada um.”

Conheça o Hub de Open Finance no PicPay

As funções só são possíveis porque o PicPay aderiu à fase 2 da implementação do Open Finance de forma voluntária, conforme falamos acima.

Nessa fase, as empresas permitem que usuários compartilhem seus históricos financeiros de conta corrente, cartões de crédito, empréstimos e cadastro. 

O objetivo inicial é dar mais transparência e visibilidade sobre os benefícios da infraestrutura.  

Mesmo no início, o PicPay tem a melhor taxa de conversão de consentimentos do mercado. Cerca de 80% dos usuários que iniciam a jornada de consentimento, finalizam.

“Como um todo, o Open Finance é um projeto de alta complexidade e o PicPay está mostrando que é possível oferecer uma experiência de altíssima qualidade, com a melhor conversão de consentimentos do mercado, de longe.”

Além disso, todos os usuários já conseguem compartilhar seus dados de outros bancos e instituições com o PicPay, e os dados das contas do PicPay também podem ser compartilhados com outras instituições.

Diariamente, milhares de consentimentos chegam ao PicPay, revelando a confiança e interesse dos clientes em compartilhar suas informações. 

Em julho de 2023, o PicPay alcançou a marca de quatro milhões de consentimentos no Open Finance, fornecidos por 2,8 milhões de usuários.

Isso mostra o foco dado na jornada do usuário e também a capacidade tecnológica do PicPay frente às demais instituições.

Open Finance vale a pena? Veja vantagens

Como já explicamos, o Open Finance é seguro e permite que você tenha mais autonomia financeira, além de acesso a produtos e serviços mais vantajosos.

E o Open Finance no PicPay vale a pena? A resposta é sim e, para que você entenda melhor, vamos listar algumas vantagens.

Como fazer Open Finance no PicPay?

Ficou interessado nas vantagens oferecidas pelo Open Finance no PicPay e quer saber como compartilhar os seus dados de outras instituições? A gente te ensina!

  • Abra o aplicativo do PicPay;
  • Vá até a seção de Open Finance;
  • Toque em “Trazer meus dados”;
  • Selecione a instituição de origem;
  • Escolha o prazo de validade do consentimento;
  • Vá até o aplicativo da outra instituição e autorize o compartilhamento;
  • Pronto!

Após o consentimento, o PicPay vai te avisar sobre os benefícios que mais combinam com você. 

“Tornar o Open Finance ainda mais robusto e materializar suas vantagens para o cliente, como temos feito com o ‘Conta das Contas’, passa por um compromisso de todas as instituições financeiras, das fintechs aos grandes bancos, em garantir a qualidade dos dados transmitidos

Como renovar o consentimento no PicPay?

Uma das características do Open Finance é que os consentimentos tem prazo de duração e podem ser revogados a qualquer momento.

Caso você queira renovar algum consentimento dentro do PicPay, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra o app do PicPay;
  • Toque em Open Finance e depois em Meus compartilhamentos;
  • Escolha o consentimento;
  • Toque em novo compartilhamento;
  • Siga a jornada e pronto!

É seguro fazer o Open Finance?

Como já explicamos, o Open Finance possui uma série de diretrizes que precisam ser seguidas pelas instituições participantes.

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Uma questão crucial é que os dados só podem ser compartilhados com o seu consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento. 

Quando você consente em compartilhar suas informações, elas só são disponibilizadas para as instituições que você autorizou. Ou seja, os seus dados não se tornam públicos.

Outro ponto de destaque é que o Open Finance no PicPay e em todo o Brasil é baseado na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Portanto, se você quer saber se é seguro aderir ao Open Finance, a resposta é sim! Cada instituição é responsável por garantir a segurança e o Banco Central atua para garantir que as medidas anteriores sejam cumpridas.

Para você ter ideia, a segurança é a mesma de utilizar apenas uma instituição financeira para gerenciar o seu dinheiro.

Agora que você já sabe como o Open Finance no PicPay pode ajudar as suas finanças, confira mais conteúdos sobre como administrar o seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 9

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados