Organização financeira em 2024: 16 dicas para fazer a sua

Veja dicas de como aproveitar a virada do ano para criar uma organização financeira em 2024 e ter mais dinheiro no bolso no ano que começa

29 de novembro de 2022 Atualizado em 22 de novembro de 2023

A virada do ano é um momento propício para mudanças e novos hábitos. Quer aprender a cuidar melhor do seu dinheiro em 2024? Preparamos 16 dicas sobre como criar e manter uma organização financeira ao longo do ano.  

Qual é a importância de ter uma organização financeira?

“Adeus, ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize. No ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso. Saúde pra dar e vender.”

A tradicional música das festas de fim ano mostra um dos assuntos mais importantes para a população: dinheiro. 

Uma pesquisa da fintech Onze, de 2022, revelou que três a cada quatro brasileiros apontam o dinheiro como a principal preocupação, à frente de família, saúde e trabalho. 

Qual é o motivo de tanta apreensão? O mesmo estudo dá alguns indícios: um terço da população brasileira gasta mais do que recebe por mês.

Para piorar, apenas cerca de 17% das pessoas conseguem cobrir todos os gastos do mês e ainda poupar uma parte da renda.

O resultado disso? O brasileiro nunca esteve tão endividado. Em setembro de 2022, a porcentagem de famílias com contas em aberto atingiu o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic).

Quase 80% das famílias estão nessa situação e 30% estão com contas atrasadas, de acordo com o estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Você está endividado ou sente que as suas finanças poderiam estar melhores? Então é fundamental que você entenda a importância de ter uma organização financeira pessoal.

Por isso, para que você possa começar o ano de 2024 da melhor maneira possível, elaboramos 16 dicas de como organizar sua vida financeira nessa virada de ano.

Como organizar minha vida financeira?

Antes das dicas, saiba que tem como se organizar financeiramente ganhando pouco. O importante é começar e ter disciplina! Veja abaixo como:

1. Aprenda mais sobre finanças

No Brasil, cerca de dois terços dos adultos são considerados analfabetos financeiros, de acordo com a pesquisa S&P Global Financial Literacy Survey, de 2016. 

O primeiro passo de como organizar a vida financeira pessoal é estudar e ficar por dentro dos assuntos que afetam o seu bolso.

Se você está lendo este conteúdo, dá para imaginar que você tem interesse em saber mais sobre finanças, certo?

Então temos uma dica para você: o nosso blog conta com uma subeditoria destinada a conteúdos sobre educação financeira

2. Faça um balanço do ano

De forma geral, o ano de 2022 não foi fácil para o bolso dos brasileiros, principalmente por conta da inflação, que é o aumento generalizado dos preços de produtos e serviços que consumimos no dia a dia. 

A inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE, acumula aumento de 4,70% entre janeiro e outubro.

A meta do Conselho Monetário Nacional (CMN) era de um crescimento 3,5% ao longo de 2022. Mas, de acordo com o Banco Central, a previsão do mercado é de que a inflação termine o ano em 5,82%.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que, com a inflação, 64% dos brasileiros precisaram cortar gastos durante o ano e cerca de 20% pegaram algum empréstimo ou contraíram dívidas.

E como foi o seu ano de 2022? Você conseguiu atingir as metas traçadas no início do ano? Suas finanças ficaram controladas? Ou você se endividou?

Fazer uma retrospectiva do ano é a melhor maneira de identificar pontos positivos e negativos para o planejamento financeiro de 2024.

3. Crie um planejamento financeiro pessoal

Uma pesquisa feita em 2022 pela Leve, fintech de educação financeira, mostrou que 52% dos brasileiros não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos. 

É o seu caso? Não se preocupe! Temos um conteúdo completo sobre como fazer um planejamento financeiro pessoal em cinco passos.

Tenha em mente que o segredo de como organizar a vida financeira ganhando pouco é por meio de um planejamento financeiro bem feito. 

Com organização financeira você consegue controlar os seus gastos com base no quanto você ganha e ter mais qualidade de vida, sem se complicar.

Após fazer um balanço do seu ano de 2022, defina quais são as suas prioridades para o ano seguinte. 

4. Aproveite o décimo terceiro salário

Caso você trabalhe com carteira assinada, utilize o décimo terceiro no fim do ano com base na priorização definida por você anteriormente.

De acordo com a pesquisa ‘Destino do 13º salário’, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), o principal destino do benefício será o pagamento de dívidas.

O ranking de principais destinos ficou da seguinte maneira: 

  • Pagar contas atrasadas e quitar dívidas – 37,6% dos entrevistados;
  • Poupar para outros fins – 28,4%;
  • Realizar investimentos financeiros – 7,3%;
  • Realizar compras para as comemorações do fim de ano – 4,5%;
  • Dar de entrada ou antecipar parcelas de financiamento  – 3,6%;
  • Poupar para gastos escolares do próximo ano – 2,7%;
  • Viajar – 2,7%;
  • Poupar para pagar os impostos do próximo ano – 1,8%;
  • Realizar compras de presentes de Natal – 0,9%.

5. Quite dívidas ou renegocie

Como já falamos no começo deste conteúdo, o nível de endividamento no Brasil nunca esteve tão alto. 

Um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas no fim do mês. O dado é de um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Caso você esteja endividado, priorize a quitação dos débitos, principalmente aqueles que possuem juros altos.

Por exemplo, o seu décimo terceiro salário ou qualquer outro tipo de bônus podem ser usados para pagar dívidas e limpar o seu nome.

Leia mais: Aprenda a consultar CPF e como limpar o nome

Também já compartilhamos por aqui dicas de como quitar dívidas ganhando pouco em cinco passos

Você ainda tem a possibilidade de tentar renegociar as suas dívidas. Os serviços de proteção ao crédito costumam fazer feirões de limpa nome, com descontos de até 90%. 

Se mesmo assim você não encontrar maneiras para quitar os débitos, veja situações em que pode compensar pegar um empréstimo para pagar dívidas

6. Repense os seus hábitos de consumo

O seu padrão de vida condiz com o que você recebe ou os seus gastos costumam ser maiores do que a sua renda? 

Se for a segunda opção, a virada do ano é o momento perfeito para você repensar sobre os seus hábitos. 

Isso só é possível se você adotar medidas para a sua organização financeira, como uma planilha de gastos.

Não sabe como fazer uma? Veja o passo a passo para criar uma planilha de gastos e economizar dinheiro com 20 dicas de finanças.

7. Corte gastos desnecessários

Delivery com muita frequência? Assinatura de serviços que você quase não utiliza? Comprinhas por impulso? Tudo isso precisa ser evitado.

Tendo controle dos seus gastos, você consegue identificar com clareza quais despesas são essenciais e quais são dispensáveis. 

Por exemplo, 45% dos brasileiros pararam de comer fora de casa para evitar gastos em meio a um cenário econômico complicado, segundo a CNI.

Além do mais, é possível poupar dinheiro em atitudes simples do dia a dia, como aprender a economizar energia

8. Se prepare para os gastos do começo do ano

O início do ano é marcado por algumas despesas obrigatórias, como o pagamento do IPTU e do IPVA

Leia mais: IPVA 2023: como pagar e parcelar por estado?

Outro gasto bastante comum é com a compra de materiais escolares, para quem tem filhos em idade escolar. 

Pelo fato de serem despesas já esperadas, você deve se preparar financeiramente para conseguir arcar com tudo. 

Se possível, reserve parte do seu orçamento com antecedência. O décimo terceiro também pode ser um aliado aqui, beleza?

Quer uma dica? Com o PicPay, você pode parcelar o IPVA no cartão de crédito e ainda receber cashback em troca. 

Leia mais: O que é cashback e como ganhar mais dinheiro de volta

9. Defina metas e objetivos

A vida não é feita apenas de trabalhar para pagar as contas, não é mesmo? Sonhar é possível (e necessário)!

Você quer viajar? Fazer um intercâmbio? Comprar uma casa? Um carro? Começar a investir? Coloque o plano em um papel e busque maneiras de alcançar os seus objetivos.

Leia mais: Como planejar uma viagem com pouco dinheiro

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa do Quinto Andar, em parceria com o Datafolha, ter uma casa própria é o sonho de 87% da população brasileira.

Inclusive, temos um conteúdo sobre quanto custa realizar o sonho da casa própria, abordando se compensa mais alugar ou financiar um imóvel.

Citamos o exemplo da viagem e da casa própria, mas é claro que você pode estipular metas mais simples também.

Leia mais: Metas financeiras: como definir e conquistar as suas em 2024

10. Crie um orçamento para cada área

Cerca da metade dos brasileiros não controla o próprio orçamento, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

Você não quer fazer parte dessa estatística, né? Então saiba que o ideal é que você elabore um orçamento com limites para cada área.

Para te ajudar, existem as chamadas “regras de bolso”, como o método 50/30/20, que consiste na divisão do seu orçamento em três categorias.

De acordo com essa metodologia, 50% da sua renda líquida deve ser destinada aos seus custos essenciais, 30% às suas despesas pessoais e 20% à reserva financeira. 

Como custos essenciais estão despesas recorrentes, como aluguel, alimentação, transporte e plano de saúde. 

As despesas pessoais são aquelas que moldam o seu estilo de vida. Gastos com lazer, vestuário, viagens e etc.

Já a reserva financeira serve tanto para você se resguardar em caso de necessidade quanto para realizar planos futuros.

11. Tome cuidado com o cartão de crédito

Outra dica importantíssima de como ter organização financeira é a necessidade de tomar cuidado com o uso do cartão de crédito.

Queridinho dos brasileiros, utilizado por três a cada quatro pessoas, o cartão também pode ser um grande vilão, principalmente por conta dos altos juros do crédito rotativo

Segundo a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), do total de famílias endividadas, cerca de 83% têm dívidas relacionadas ao cartão de crédito.

Quer saber como utilizar o cartão de forma consciente? O nosso conteúdo com dicas de como parcelar boleto sem perder o controle das finanças pode te ajudar.

12. Comece a poupar dinheiro

Um dos motivos para a população estar tão endividada é o fato dos brasileiros não terem hábito de poupar. 

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, apontou que apenas 29% dos brasileiros poupam.

Como já adiantamos no tópico sobre orçamento financeiro pessoal, o ideal é que você poupe cerca de 20% da sua renda líquida mensal.

Caso você não consiga reservar uma parte tão grande, comece aos poucos. O importante é dar início a esse hábito.

Leia mais: Como juntar dinheiro com 14 dicas de renda extra

13. Faça uma reserva de emergência

Por quantos meses você conseguiria se manter financeiramente se perdesse todas as suas fontes de renda de uma hora para outra? 

O valor que você tem guardado para situações inesperadas como essa é chamado de reserva de emergência

Segundo uma pesquisa do Banco de Desenvolvimento da América Latina, cerca de 30% dos brasileiros teriam recursos para bancar as despesas essenciais por no máximo um mês. 

Os especialistas apontam que você deve ter reservas para se manter por pelo menos seis meses. Então como calcular a reserva de emergência?

Faça as contas de qual é a média dos seus gastos essenciais por mês, considerando despesas com moradia, alimentação, transporte e etc. 

Depois, basta multiplicar o valor pelo número de meses que você quer garantir. Mentalize que você pode começar a fazer essa reserva aos poucos, poupando.

No PicPay, você pode deixar o seu dinheiro guardando e rendendo 102% do CDI. Para melhorar, é possível utilizar a sua reserva a qualquer momento.

Leia mais: Quanto rende 20 reais no PicPay ou outros valores?

14. Envolva toda a sua família na organização financeira

Não adianta se esforçar para organizar as próprias finanças se as pessoas que fazem parte da sua vida financeira também não estiverem engajadas.

Além da organização financeira pessoal, tente fazer um projeto de planejamento financeiro familiar. 

Tenha controle sobre as receitas e gastos da sua família como um todo para conseguir ter um lar mais saudável financeiramente.

Se você tem filhos, saiba que os especialistas indicam que quanto antes eles forem educados financeiramente, mais organizados eles serão no futuro.

De acordo com uma pesquisa do Serasa, de 2021, 85% dos pais e mães ensinam aos filhos sobre a importância de ter uma vida financeira saudável.

15. Mantenha o controle dos gastos mensalmente

Lembre-se que é preciso ter constância para conseguir uma organização financeira eficaz.

Continue registrando todos os seus ganhos e gastos mensalmente. Para isso, você pode utilizar alguma planilha de organização financeira ou até mesmo um caderno de organização financeira. O importante é anotar tudo. 

Além disso, atualmente existem várias opções de aplicativo de organização financeira também.

Você sabia que o PicPay pode ser o seu aplicativo de controle financeiro pessoal? Vamos falar mais sobre isso no tópico abaixo.

16. Use algum aplicativo de organização financeira

Então como me organizar financeiramente pelo celular? O PicPay conta com ferramentas que podem facilitar a sua gestão de gastos pessoais.

Utilizando tecnologia do Open Finance, o PicPay oferece a ferramenta ‘Minhas Finanças’, que reúne todos os seus dados bancários em outras instituições financeiras em um só lugar.

Pelo aplicativo, você consegue ver os seus gastos divididos em grupos, como transporte, alimentação, educação e lazer. 

O melhor de tudo? O registro de todos os gastos e recebimentos é feito de forma automática. 

Dessa maneira, você tem a chance de analisar com mais clareza a destinação do seu dinheiro a cada mês, mapeando áreas em que você pode tentar economizar. 

Além disso, o PicPay também pode ser o seu aplicativo para organizar contas, por meio da ferramenta de ‘Contas em dia’. 

Resumo das 16 dicas de como se organizar financeiramente para 2024

  • Aprenda mais sobre finanças;
  • Faça um balanço do ano;
  • Crie um planejamento financeiro pessoal;
  • Aproveite o décimo terceiro salário;
  • Quite dívidas ou renegocie;
  • Repense os seus hábitos de consumo;
  • Corte gastos desnecessários;
  • Se prepare para os gastos do começo do ano;
  • Defina metas e objetivos;
  • Crie um orçamento para cada área;
  • Tome cuidado com o cartão de crédito;
  • Comece a poupar dinheiro;
  • Faça uma reserva de emergência;
  • Envolva toda a sua família na organização financeira;
  • Mantenha o controle dos gastos mensalmente;
  • Use algum aplicativo de organização financeira.

Agora que você já sabe tudo sobre organização financeira, é hora de colocar as dicas em prática para ter um próspero ano de 2024. Quer aprender ainda mais? Veja a nossa editoria de planejamento financeiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 15

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados