O que são e como enviar mensagens privadas no app PicPay

O app PicPay permite que você troque mensagens com seus contatos. Saiba como funciona o chat PicPay e as vantagens para o seu dia a dia!

15 de dezembro de 2021 Atualizado em 29 de julho de 2022

Com a correria do dia a dia, cada vez mais buscamos apps que facilitem a nossa vida, né? Seja porque oferecem uma experiência melhor ou permitem que você resolva várias coisas em um só lugar. O app PicPay faz isso.

Hoje, vamos falar sobre uma dessas vantagens: o chat do PicPay, que permite que você troque mensagens com seus contatos. 

Sim! O PicPay também funciona como um app de conversas ou um aplicativo de mensagem, uma forma de trazer ainda mais comodidade para os seus usuários, além da melhor experiência na hora de pagar tudo e todos.

Leia mais: O que é PicPay e como funciona o aplicativo?

Fazer um pagamento a um amigo ou dividir a conta com alguém fica muito mais simples com o serviço de mensagens do PicPay. 

Com ele, depois daquela pizza com os amigos, você pode transferir sua parte para quem pagou o jantar e nem precisa enviar o comprovante, porque ele vai automaticamente por mensagem privada — algo que não é possível em outros aplicativos de troca de mensagens.

É muita facilidade! E, além de poder mandar mensagens de texto, o aplicativo PicPay permite enviar fotos, vídeos e mensagens de voz no seu chat. 

O que é mensagem privada?

As mensagens privadas são uma forma de se comunicar com outra pessoa, por meio de alguma ferramenta, como um app de conversas.

Segundo a pesquisa Mensageria no Brasil de 2022, de 2018 até hoje, a proporção de celulares com algum aplicativo de mensagens instalado passou de 96% para 99%.

O chat PicPay é uma forma de se comunicar com outros usuários do aplicativo de forma totalmente privada, segura e prática.

Mesmo que o PicPay não seja um aplicativo de mandar mensagem, ter a opção de se comunicar com outras pessoas no mesmo app em que você gerencia toda a sua vida financeira traz muitas vantagens.

Na hora de dividir a conta ou mandar um comprovante de Pix, por exemplo, você nem precisa sair do aplicativo do PicPay.

Leia mais: Aplicativo do PicPay integra Pix às mensagens diretas

As mensagens privadas dão formato de uma conversa, simples e organizada, às transações feitas no aplicativo. No histórico do chat, você pode conferir todo o histórico com alguém, inclusive de transferências feitas ou recebidas.

Com o lançamento da mensageria, que aconteceu em abril de 2021, o PicPay se conecta ainda mais a uma tendência chamada de Social+, ou seja, de apps que têm funcionalidades de interação entre os usuários totalmente integradas aos serviços financeiros.

Leia mais: Marketplace de serviços financeiros: como funciona?

O diretor de Social do PicPay, Luiz Diniz, explica que isso permite que o PicPay faça parte das conversas que ocorrem antes e depois de um pagamento. 

O chat em breve também deve beneficiar empresas parceiras, que oferecem produtos e serviços na plataforma. 

Utilizando a inteligência de dados para desenvolver um modelo próprio, o aplicativo vai permitir que os usuários encontrem com mais facilidade o que precisam.

A funcionalidade está disponível pelo ícone de mensagem disponível na tela inicial do aplicativo, ao lado do seu nome de usuário.

Outras funcionalidades estão em desenvolvimento e as features serão incrementadas nas próximas semanas e meses.

Como mandar mensagem privada no aplicativo do PicPay?

Quer usar o PicPay como seu aplicativo para mandar mensagem? Vem entender como mandar mensagem em privado é fácil, prático e seguro.

Descobrir como enviar mensagem privada ou recebê-las no chat PicPay é muito simples. Basta tocar no ícone do balão no canto superior direito na tela inicial do app. 

Depois disso, caso você queira iniciar uma nova conversa, acesse o ícone do balão que tem um + no meio. Pronto! É só conversar. 

Três telas de celular mostrando como funciona a troca de mensagens no app PicPay

Vale lembrar: sempre que você pagar ou transferir dinheiro para outra pessoa no aplicativo PicPay, você e a outra pessoa receberão uma mensagem automática dizendo que a transferência foi confirmada e concluída com sucesso. Depois, se quiser, é só continuar o papo por ali mesmo. 

Caso você queira excluir a mensagem, basta tocar e segurar em cima da mensagem que enviou e escolher a opção Excluir. 

Assim como excluir, você também pode editar uma mensagem no aplicativo PicPay. Você precisa tocar e segurar em cima da mensagem que deseja editar e selecionar a opção Editar. 

Também é possível silenciar as notificações de mensagens. Busque contato da pessoa, abra a conversa e acesse a área de Informações tocando no canto superior direito e desative a opção Habilitar Notificações. 

Feito isso você continuará recebendo as mensagens daquela pessoa, mas não vai mais receber as notificações.

E se mesmo assim você estiver incomodado, existe como bloquear mensagens privadas. Você pode bloquear alguém para que a outra pessoa não envie mensagens.

Busque o contato da pessoa que quer bloquear, abra a conversa e acesse a área de Informações, o ícone (i) no canto superior da tela, e toque em Bloquear conversa. 

Sobre o que as pessoas conversam?

Um levantamento realizado com usuários do chat do PicPay revelou que 30,2% deles já utilizaram a ferramenta

Entre os clientes que aderiram à funcionalidade, 80,4% usam as mensagens para falar sobre os seus pagamentos — entre eles, quase 30% usam para confirmar ou agradecer uma transação. 

Outros usuários também utilizam o app de mensagens para comentar detalhes de uma transferência feita a outra pessoa, cobrar ou solicitar um pagamento e até combinar o valor a ser pago. 

Mas é interessante observar que cerca de 23% usam as mensagens privadas para conversar sobre outros assuntos em geral.

Das pessoas que utilizam o chat privado, 88,3% avaliam o envio e recebimento de mensagens no aplicativo como ótimo ou bom. 

O número de usuários que utilizam a ferramenta todos os meses mais do que triplicou desde dezembro de 2021, atingindo três milhões em fevereiro deste ano.

Chat do PicPay até para fazer negócios

Uma outra pesquisa do PicPay indica que, dos mais de três milhões de usuários (pessoas físicas!) que utilizam a mensageira todo mês, 15% fazem negócios por meio da ferramenta.

Esse número representa cerca de 450 mil pessoas que veem nas mensagens privadas uma oportunidade para ganhar dinheiro. 

Leia mais: Como funciona o PicPay para empresas e MEI

Esses usuários não possuem conta específica para pessoa jurídica, mas usam o chat como ferramenta de negócios para assuntos variados: desde se comunicar com clientes, fazer novas vendas e até realizar o pós-venda de um produto ou serviço.

“As mensagens foram idealizadas para o nosso cliente pessoa física, mas foram apropriadas pelo pequeno empreendedor como uma ferramenta de relacionamento com o cliente. É um uso que se conecta inclusive com outras soluções que o PicPay já oferece ao público PJ, porque acaba se tornando uma porta de entrada.”

Luiz Diniz, diretor de Social do PicPay

Enviar mensagens pelo aplicativo PicPay é seguro?

A prioridade do PicPay é sempre assegurar a privacidade dos usuários. Por isso, o app tem por trás um grande time de especialistas em segurança. Entenda por que o PicPay é seguro.

A integração de serviços financeiros em um aplicativo com DNA social, como o PicPay, permite que as mensagens no chat sigam padrões de segurança ainda mais altos do que mensagerias convencionais, com barreiras sólidas, equivalentes às de uma instituição financeira. 

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

A sua conta no aplicativo do PicPay também é protegida por: senha para pagamento, autenticação por SMS, reconhecimento facial e digital. E você, usuário, também pode contar com a função Proteger Acesso, localizada nas configurações do app.

Além disso, o PicPay é uma instituição financeira regulada pelo Banco Central e que por natureza precisa seguir diversos padrões e regras de segurança. 

Mas você também tem um papel fundamental para manter sua conta e seu app PicPay sempre seguros.

Por isso, confira as dicas para proteger o seu app PicPay:

  • Nunca passe sua senha ou número de segurança do cartão (CVV) para outras pessoas; 
  • O time do PicPay nunca pede essas informações em canais de atendimento ou redes sociais. Quando isso acontecer, desconfie e busque os canais oficiais;
  • Baixe o PicPay apenas nas lojas oficiais de aplicativos de seu celular;
  • A conta e os dados pessoais cadastrados são seus e de mais ninguém, por isso, não compartilhe essas informações. Toda conta do PicPay é pessoal e intransferível;
  • Desconfie de links que chegam por mensagens estranhas. Nunca clique nesses links!
  • Escolha senhas fortes! Não é legal usar a sua data de aniversário como senha;
  • Não use a mesma senha para todas as suas contas;
  • Ative a opção de dupla verificação no seu e-mail e redes sociais.

O que é efeito de rede e por que o PicPay aposta nele

Nos últimos anos, o crescimento do PicPay foi impressionante! Cada vez mais, as pessoas buscam uma forma de resolver tudo que precisam em um lugar só, sem complicação e pelo celular.

E, nesse cenário, o aplicativo PicPay busca oferecer um ecossistema completo aos clientes. Além disso, o app nasceu com o DNA de uma rede social, materializando relações que já existem no dia a dia. 

Leia mais: Conheça a história do PicPay contada pelo cofundador do app

Um levantamento realizado com dados da Hootsuite e WeAreSocial mostra que o Brasil é o terceiro país no mundo que usa redes sociais.

Mas, afinal, onde o chat entra nisso tudo? O chat é uma forma de complementar a experiência de quem usa o maior app de pagamentos do país.

Essa integração entre serviços financeiros e algumas funções de rede social, como permitir enviar mensagem privada, cria o chamado efeito de rede.

O efeito de rede funciona numa lógica bem simples: quanto mais pessoas utilizam o app PicPay, mais ele gera valor para os seus usuários.

Esse efeito ficou bem conhecido por empresas como a Uber. Quanto mais motoristas disponíveis, mais a experiência no app melhora, porque o tempo de espera diminui e o valor da corrida também.

Com isso, mais gente começa a pedir carros por aquele aplicativo. Deu para entender? No PicPay, isso se aplica também.

Isso porque só faz sentido ter a opção de conversar com seus contatos pelo app se um número relevante de pessoas com quem você se relaciona no dia a dia também têm PicPay e respondem a sua mensagem.

Por isso, o efeito de rede é fundamental para criar a melhor experiência para os usuários do aplicativo.

Além disso, é importante também para o negócio do PicPay, porque faz com que as pessoas fiquem mais engajadas no aplicativo. E isso potencializa todos os outros produtos e serviços oferecidos.

Esse movimento acontece à medida que os usuários socialmente ativos, ou seja, que usam o chat, têm uma retenção mais alta: eles são mais fiéis ao app, porque percebem o valor que ele entrega!

Entre 2019 e 2020, eles revelaram uma chance 2,4 vezes maior de continuar usando o PicPay e movimentaram 53% mais do que os outros. 

Por isso, o chat do PicPay já faz parte do dia a dia dos usuários. Apenas em agosto de 2021, mais de 13,4 milhões de transações entre pessoas no aplicativo geraram mensagens privadas pelo chat.

Vale lembrar que o Brasil está entre os cinco países do mundo que mais usam internet, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados apresentados pela OCDE mostram que 78,3% dos brasileiros estão conectados.

Outro dado da consultoria App Annie sobre o uso de aplicativos em 2020 mostrou que as pessoas no Brasil passaram 3 horas e 45 minutos, em média, utilizando aplicativos em 2019.

Os dados também apontam o Brasil na terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo gasto em apps.

O país foi superado pela China, onde as pessoas utilizam aplicativos durante quase 4 horas, e a Indonésia, onde o tempo diário chegou a 4 horas e 40 minutos. Em seguida, vêm a Coreia do Sul (3h40) e Índia (3h30).

No recorte por idade, a chamada geração Z (nascida entre 1997 e 2012) passou 3 horas e 46 minutos por app por mês e teve 150 sessões por mês nos principais aplicativos.

E aí, gostou de saber mais sobre o chat PicPay? Fique por dentro de tudo que acontece de novidade por aqui e conheça outras dicas para facilitar a sua vida!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 19

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados