Aprenda a consultar CPF e como limpar o nome

Veja como consultar CPF passo a passo, saiba se o nome está sujo e entenda como regularizar as pendências

14 de abril de 2022 Atualizado em 17 de fevereiro de 2023

Limpar o nome e sair das dívidas tem muitas vantagens. Para isso, o primeiro passo é saber onde consultar CPF para ver se existem débitos registrados no seu nome.

Entre os benefícios de regularizar débitos, estão tanto consequências práticas — como ter acesso a crédito com mais tranquilidade e melhores taxas — quanto as menos óbvias, tipo ter mais tranquilidade e voltar ao controle das suas finanças pessoais. 

O PicPay agora tem uma função que permite consultar CPF grátis para que os usuários possam conferir se estão com nome limpo ou registrado em eventuais dívidas.

Além disso, você pode ser alertado pelo celular caso haja alguma análise suspeita ou pendência sobre o seu CPF. Dessa forma, o PicPay faz a função de um app para monitorar CPF.

Quer entender tudo sobre a nova função e aprender como limpar o nome? Confira o passo a passo abaixo!

Leia mais: Como saber se tem empréstimo no meu nome?

Como fazer a consulta do meu CPF no PicPay e saber se o nome está limpo?

Quero consultar o meu CPF: como fazer? Você pode verificar seu CPF grátis pelo celular usando o app PicPay.

A nova função, que já está disponível no app PicPay, é chamada de Consulta de CPF.

Se quiser consultar CPF para ver se o nome está sujo, é preciso ter o aplicativo PicPay instalado no seu celular e uma conta validada.

Então, como saber se o nome está sujo? Basta seguir as orientações:

  • Abra o app PicPay e toque em “Carteira”;
  • Em seguida, role a tela e toque em “Monitoramento de CPF”;
  • Depois, toque em “Consulta de CPF”
  • Informe o CPF e aceite os termos de uso. Pronto!

Após a ativação do cadastro, a função estará disponível para consulta junto à Boa Vista, que é parceira do PicPay na Consulta de CPF e verifica débitos registrados no banco de dados  SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Como ver todas as dívidas no meu CPF?

Se houver pendências no seu nome, vão aparecer na tela do app PicPay as instituições em que a dívida está registrada e os valores relacionados.

Se seu CPF estiver limpo, aparecerá a mensagem “Oba! Tudo certo com seu CPF no SCPC”.

A funcionalidade de consultar nome sujo do PicPay faz parte da integração dos serviços do Guiabolso, que foi adquirido pela empresa em 2021.

Ao oferecer a opção de consultar o CPF pelo app, o PicPay quer facilitar ainda mais a vida dos brasileiros, que já contam com várias opções de produtos e serviços para simplificar sua vida financeira.

Entre eles, estão a possibilidade de pagar contas e parcelar boletos no PicPay, fazer pagamentos com QR Code, transferências via Pix e para outros usuários do app (peer-to-peer), cadastro de cartões de crédito, entre outros. 

Leia mais: PicPay amplia seu marketplace de serviços financeiros

Como saber se tenho conta no PicPay?

É possível descobrir se você tem uma conta ativa no PicPay por meio de uma tentativa de login no app. Confira o passo a passo:

  • Faça o download do aplicativo PicPay na App Store (para iPhones) ou Google Play Store (para dispositivos Android);
  • Abra o app;
  • Clique em “Entrar”;
  • Digite seu CPF e insira uma possível senha;
  • Toque em “Entrar”;
  • Se aparecer a tela principal do app, isso significa que você tem uma conta ativa no PicPay. Porém, se você ver uma mensagem “CPF e/ou senha incorretas”, selecione a opção “Esqueci minha senha”;
  • Digite seu CPF novamente e clique em “Confirmar”;
  • Se aparecer a mensagem “Opa! Algo deu errado”, quer dizer que você não tem uma conta ativa no PicPay. Para criar um cadastro, basta voltar à tela de abertura do aplicativo e clicar em “Criar conta”.

Outra maneira de saber se existe uma conta ativa no PicPay em seu nome é por meio do sistema Registrato, no site do Banco Central. Nesse caso, é preciso abrir a página do Registrato, fazer o login com seu CPF e senha cadastrados no sistema gov.br. Em seguida, é necessário clicar em “Contas e Relacionamentos” e, por fim, em “gerar relatório”.

Pronto! Feito isso, uma lista com o nome de todas as instituições financeiras em que você possui cadastro ativo aparecerão na tela.

Por que é importante consultar meu CPF?

Como você viu acima, consultar o CPF é uma ferramenta que permite saber como saber se o nome está sujo, com alguma pendência que precisa ser resolvida.

Além de saber como consultar CPF com débito financeiro, existe outro ponto super importante. 

A Consulta de CPF PicPay também serve como uma ferramenta de segurança para o usuário, pois pode ajudá-lo a checar indícios de fraude e assim evitar prejuízos financeiros.

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

Dessa forma, a ferramenta também auxilia ao evitar que a pessoa seja classificada como inadimplente por uma dívida que não cometeu. 

Com isso, além de ajudar os usuários a terem controle sobre a vida financeira, a conta digital do PicPay caminha para ser o lugar onde o brasileiro pode resolver todas as questões ligadas a dinheiro e pagamentos do dia a dia.

Leia mais: Quanto rende 20 reais no PicPay ou até valores superiores?

Consultei e vi que estou com o nome sujo. Como limpar o nome?

Afinal, como limpar o CPF negativado? Em primeiro lugar, é importante ressaltar que imprevistos acontecem e ninguém está livre de passar por problemas financeiros.

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de março de 2022, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou o maior patamar desde março de 2010: 27% dos lares.

Portanto, se é o seu caso, saiba que o primeiro passo é reconhecer o problema, consultar seu CPF para checar a sua situação e partir para a negociação. Veja o passo a passo de como limpar o nome.

Leia mais: Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?

Procure a empresa com a qual você está em débito

Se você quer limpar o nome, logo depois de consultar o CPF e checar as pendências, é fundamental entrar em contato com a empresa em que você tem contas a pagar.

Neste momento, você deve mostrar que tem interesse em quitar a dívida e negociar o pagamento.

Leia mais: Como economizar dinheiro com 20 dicas de finanças

Parcele o valor da dívida

Se o valor for maior do que você pode pagar, uma opção é dividir em parcelas. 

No PicPay, você pode parcelar diversas contas, desde o IPVA até a conta de luz, inclusive com atraso.

Leia mais: Como economizar energia em 11 passos simples

Assim que a primeira parcela da dívida for quitada, a empresa vai avisar os órgãos de proteção ao crédito para que seu nome seja retirado da lista de negativados em até cinco dias úteis.

Mas não esqueça de continuar com o pagamento das parcelas, ok? Senão seu nome pode voltar para a lista de nomes sujos.

Muitas pessoas acreditam que depois de 5 anos o nome limpa automaticamente. Na verdade, o que acontece é que seu nome é retirado das listas de negativados, mas a dívida não desaparece. A empresa ainda pode entrar na justiça para receber o dinheiro.

Aproveite feirões para limpar o nome

É muito comum instituições como Serasa e até bancos realizarem feirões para quitar dívidas. Eles acontecem todos os anos e são ótimas oportunidades para conseguir descontos de até 99% no valor da dívida.

Esses mutirões têm o objetivo de reduzir a inadimplência, que também é prejudicial para as empresas. Eles acontecem online (veja aqui a página do Serasa sobre o feirão) e você pode participar de qualquer lugar.

De onde vem a expressão “nome sujo” e o que significa?

Ter o “nome sujo” significa que você está com a reputação prejudicada por não ter pago alguma compra ou conta que tenha feito.

Quando isso acontece, a pessoa é negativa junto aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

A história mais apontada como origem do termo “nome sujo” é que, antigamente, comerciantes se reuniam na praça e falavam em alto e bom som os nomes daqueles que não pagavam.

Daí também teria surgido a expressão que indica estar com “nome sujo na praça”.

Segundo um levantamento do Serasa em fevereiro de 2022, o número de inadimplentes no Brasil ultrapassou os 65 milhões pela primeira vez desde o começo da pandemia.

E o que é uma pessoa inadimplente, afinal? É aquela que tem uma dívida em aberto. 

Entre os inadimplentes, o Serasa aponta que o maior número é na faixa etária dos 26 a 40 anos (35,3%), seguido pela de 41 a 60 anos (34,9%). Os homens (50,2%) devem mais do que as mulheres (49,8%).

Como saber se terei meu nome negativado?

Hoje em dia, quando uma empresa não recebe um pagamento devido por um cliente, ela avisa os órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida.

Os órgãos, como Serasa e SPC, entram em contato com aquele cliente para avisar sobre a inclusão do seu CPF nas listas de proteção ao crédito caso ela não realize aquele pagamento.

O prazo é de até 10 dias para quitar ou negociar o débito a partir da notificação recebida

Se isso se confirmar e o pagamento não acontecer, aquele CPF é negativado e fica disponível numa base de dados que pode ser consultada por qualquer empresa.

Quais são os problemas de nome sujo?

Hoje em dia, os comerciantes não fazem mais o ritual de se reunir na praça para citar os nomes de quem estava em débito.

No entanto, atualmente, quem entra na lista de negativados fica com fama de “mau pagador” no mercado. 

Quando você consulta nome sujo, ou seja, que tem débitos em aberto, isso traz diversas desvantagens. Veja algumas abaixo.

É mais difícil conseguir empréstimo com nome sujo

Como a pessoa com nome sujo está inadimplente, as instituições financeiras que oferecem empréstimos pessoais evitam liberar opções de crédito por conta do risco de não receberem o pagamento.

Mesmo quando o valor é liberado, ele terá taxas de juros muito mais altas.

É mais difícil conseguir financiamentos e cartão de crédito com nome sujo

O mesmo raciocínio do empréstimo vale para outros tipos de serviços financeiros, como cartão de crédito e financiamentos para adquirir um imóvel ou um carro, por exemplo.

Leia mais: Sonho da casa própria: comprar ou financiar um imóvel?

Até mesmo abrir uma conta em uma instituição financeira pode ser mais complicado, ainda que não seja impossível, ok?

Posso deixar de ser contratado por estar com nome sujo?

Não, isso é um mito. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo.

No entanto, empresas fora do setor financeiro não podem se negar a contratar alguém por estar negativado. A lei não permite que isso ocorra e classifica esse comportamento como discriminação.

Vale lembrar que, no caso dos concursos públicos, aqueles direcionados ao setor bancário podem barrar candidatos com nome sujo.

É o caso de instituições como Banco Central, Casa da Moeda e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Vou ser impedido de tirar passaporte?

Não, ter o nome sujo não impede que você tire passaporte ou visto para outros países. 

Por outro lado, no começo de 2023 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a Justiça determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte de pessoas inadimplentes.

Além disso, quem está inadimplente pode ser barrado da participação em concursos públicos e também de licitações envolvendo o poder público.

A medida foi tomada como uma forma de exigir o pagamento da dívida, mas há algumas exceções. Quem usa a CNH para trabalhar não pode ter o documento apreendido mesmo se estiver inadimplente.

Vale lembrar ainda que, para ter o documento apreendido ou ser impedido de participar de concursos, é preciso que exista uma decisão da Justiça.

Nome limpo e score baixo. O que fazer?

Mesmo depois de limpar o nome, você ainda percebe dificuldades para ter acesso a crédito e outros serviços? Pode ser que você esteja com nome limpo e score baixo.

O que é score de crédito? É uma medida do comportamento do consumidor, que mostra qual a sua “reputação” no pagamento de contas.

Explicamos em detalhes o que é score de CPF ou crédito em um conteúdo dedicado a esse assunto.

No caso do Serasa Score, é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica quais são as chances de uma pessoa pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. Se não souber o seu, consulte no Serasa ou SPC.

Como aumentar o score de crédito, então? Depois de limpar seu nome, o primeiro passo é se cadastrar no Cadastro Positivo do Serasa, SPC e outras instituições em que você queira aumentar seu score.

O Cadastro Positivo traz informações sobre o comportamento do consumidor, como o pagamento de contas realizadas. É uma forma de mostrar que você está em dia com as suas obrigações.

Aliás, pagar as contas em dia é a segunda dica para quem tem nome limpo e score baixo.

À medida que você regulariza suas pendências e volta a fazer pagamentos dentro da data de validade, mostra para o mercado que está em dia e é um bom pagador.

Gostou das dicas? Então confira outros conteúdos de finanças pessoais para estar sempre no controle da sua vida financeira!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.1 / 5. Número de votos: 27

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados