Como comprar dólar online ou outras moedas no app PicPay

Veja como comprar dólar online ou outras moedas e confira dicas para economizar na hora da compra ou troca, tudo sem burocracia e com segurança

30 de junho de 2022 25 de setembro de 2023

Trocar reais por moeda de outros países, comprar dólar online… Parece muito complexo, certo? Mas não precisa ser. Agora, você faz tudo isso pelo app PicPay, sem complicações.

Depois de entender como planejar uma viagem internacional com pouca grana, agora você vai conferir como comprar moeda de outros países de um jeito que aproveite as melhores oportunidades e valorize seu dinheiro.

Vem conferir nosso guia completo para saber quando e como comprar dólares online ou outras moedas estrangeiras e se planejar para não prejudicar seu orçamento.

Quer conferir todas as dicas? É só continuar com a gente!

O que é câmbio?

O câmbio é trocar a moeda de um país para a de outro. É a partir do câmbio que você pode trocar uma certa quantia de reais por um valor em dólares, euros ou moedas de outros locais.

O que define quanto o seu dinheiro vale na moeda de outro país é a taxa de câmbio. É como se fosse o preço da moeda estrangeira. 

Por exemplo, o dólar hoje, 25 de setembro de 2023, está em R$ 4,97. Isso significa que a taxa de câmbio do dólar para real é 4,97.

E como o câmbio é feito? Por meio da compra de papel-moeda, quando você recebe a quantia que adquiriu em espécie, ou da transferência internacional.

Quando e por que comprar moeda estrangeira?

A compra de papel moeda estrangeiro, ou seja, o dinheiro físico de outros países, como dólar e euro, é muito procurada por quem vai fazer uma viagem internacional ou por quem busca construir uma reserva de investimento em dólar.

Mas comprar papel moeda vale a pena? Você já deve saber que hoje em dia existem alguns cartões pré-pagos, que é possível recarregar com a moeda do país de destino e utilizá-lo como um cartão de débito.

No entanto, saber como comprar dólar, euro ou outras moedas em cédulas pode te ajudar a economizar dinheiro.

Conheça as principais vantagens de comprar papel moeda

Você sabe exatamente quanto vai pagar

Esse é um dos principais benefícios de comprar moeda estrangeira em espécie. Saber exatamente a quantia que você precisa desembolsar é fundamental para fazer um bom planejamento financeiro e não estourar o orçamento.

Você evita as oscilações do câmbio

Com essa opção, você evita ser afetado por oscilações do câmbio. Ou seja, se você comprar moeda estrangeira hoje, e o valor subir amanhã ou depois, você ainda continuará com a cotação paga no momento da compra. Entenda o que causa a queda ou a alta do dólar.

Você pode aproveitar a cotação em baixa

Além disso, optar por essa forma é uma boa maneira de aproveitar momentos em que a cotação do dólar ou da moeda que você vai comprar esteja baixa. Assim, você paga menos, e seu dinheiro rende mais.

Você reduz a incidência do IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide sobre compras internacionais e é maior quando você adquire um cartão pré-pago. Dessa forma, comprar papel moeda é uma boa maneira de pagar menos impostos na sua viagem.

Atualmente, o IOF para compras no exterior por meio do cartão de crédito ou por meio dos cartões pré-pagos internacionais carregados com dólares é de 5,38%. Já a alíquota para a moeda em espécie é bem menor, de 1,1%.

Leia mais: O que é IOF, como funciona e quando é cobrado?

Onde comprar dólar online — ou outras moedas estrangeiras

Mas, afinal, onde comprar dólar? É possível comprar dólar online? Os usuários do PicPay agora podem comprar moedas estrangeiras, inclusive dólar, de forma totalmente online, pelo aplicativo.

O novo serviço é oferecido em parceria com a Câmbio Online, empresa que faz parte da Frente Corretora de Câmbio. 

Como comprar dólar no PicPay?

Essa nova funcionalidade está sendo disponibilizada gradualmente para todas as pessoas usuárias que têm cadastro completo no app. Assim que ela estiver disponível para você, a opção vai ficar visível na aba Carteira, na opção “Câmbio”.

Quando isso acontecer, basta seguir o passo a passo no PicPay, o app para comprar dólar online ou outra moeda estrangeira, dentre diversas soluções financeiras disponíveis:

  1. Toque em Carteira;
  2. Acesse Câmbio;
  3. Toque em Continuar e vamos te direcionar pra Câmbio Online – PicPay;
  4. Selecione Papel-moeda e faça uma simulação;
  5. Toque em Comprar moeda;
  6. Depois, é só fazer seu cadastro ou entrar na sua conta da Câmbio Online.

Como comprar dólar e enviar dinheiro para o exterior com o PicPay

Com essa funcionalidade, os usuários vão poder adquirir papel moeda de mais de 20 países. E você escolhe como quer receber o dinheiro físico: com entrega por delivery ou saque em caixas ATM, disponível para Dólar Americano e Euro. 

Se optar por sacar o dinheiro no caixa eletrônico, você pode conferir os caixas eletrônicos disponíveis no mapa. 

Já no caso da entrega, basta você inserir o endereço e vai receber o dinheiro em espécie no local que informar.

Após o pagamento, o prazo para que sua moeda seja disponibilizada, no caso de dólar e euro, é de até cinco dias úteis. Para as outras moedas, o prazo é de até dez dias úteis.

Como comprar dólar online com cartão de crédito?

Pelo PicPay, você pode comprar dólar online com cartão de crédito, à vista ou parcelado em até 12 vezes. É você quem escolhe o jeito que prefere.

E como comprar dólar pelo Pix?

Se preferir, você também pode fazer o pagamento via Pix ou com o saldo da sua conta digital. No caso do Pix, o pagamento deve ser feito com uma conta de mesma titularidade do cadastro na Câmbio Online, viu? 

A iniciativa do PicPay, maior app de pagamentos do Brasil, acompanha a retomada do turismo e as oscilações no câmbio, que levaram a uma alta procura nos últimos meses, especialmente por dólar e euro.

Segundo a Frente Corretora, somente este ano, houve um aumento de 300% na procura por essas moedas, se compararmos com dezembro. Com isso, a demanda chegou ao patamar desde o início da pandemia. 

Além disso, o objetivo do PicPay com a nova funcionalidade é que os seus milhões de usuários do aplicativo possam aproveitar essa retomada da demanda com praticidade e segurança

“Nossos usuários já podem resolver toda a vida financeira com o PicPay, agora vamos permitir que até mesmo a vida financeira internacional fique mais fácil com o nosso app.”

Francisco Santos, executivo responsável por pagamentos e serviços financeiros da carteira digital do PicPay

Dicas para comprar moeda estrangeira

Além de garantir que você vai ter o seu dinheiro em tempo, com segurança e praticidade, é importante adotar algumas estratégias para comprar moeda estrangeira.

Com algumas dicas, você pode economizar dinheiro, melhorar seu planejamento financeiro e evitar dores de cabeça. Olha só!

Compre com antecedência

A melhor forma de comprar dólar, euro ou outra moeda é comprar com antecedência. Imagina se você tem uma viagem e deixa isso para última hora? Você fica refém da cotação daquele momento, que pode estar em alta.

Compre aos poucos

Muitos fatores influenciam a queda ou alta do dólar e de outras moedas. Por isso, a melhor estratégia para adquirir o valor que você deseja é comprar aos poucos, para garantir um preço médio bom. Começar o processo com antecedência ajuda nisso também.

Dica extra: dependendo do país para onde você vai viajar, pode ser uma boa alternativa comprar dólar ou euro e, depois, trocar pelo dinheiro do país destino, se for uma moeda desvalorizada. Mesmo nesses casos, as dicas acima ainda se aplicam, tudo bem?

E aí, gostou da novidade? Então, confira outras dicas para cuidar bem do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 26

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados