Empréstimo consignado no PicPay: entenda como funciona

Aprenda o que é empréstimo consignado no PicPay, como simular e contratar no app de forma simples e conheça as vantagens do produto

30 de março de 2023

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais populares do país. Com o objetivo de facilitar cada vez mais a vida dos milhões de usuários do app, agora é possível contratar empréstimo consignado no PicPay.

Tem interesse? Então, neste conteúdo, confira o que é empréstimo consignado, como funciona, quais são suas vantagens e como simular e contratar um crédito consignado de forma simples. 

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma linha de crédito em que o valor da parcela é descontado diretamente do seu salário ou benefício pago pela previdência, ao longo dos meses previstos no contrato. 

É por isso que o crédito consignado costuma ser mais fácil de contratar e ter taxas de juros bem mais acessíveis do que de outras modalidades de empréstimo, como o cheque especial e o crédito pessoal.

O que torna as condições do crédito consignado melhores é o seu salário ou benefício ser uma forma de garantia de pagamento para a instituição financeira, já que o desconto das parcelas é feito em folha. Isso reduz o risco de inadimplência.  

No caso do empréstimo consignado, a instituição que paga o salário ou o benefício previdenciário se torna responsável por fazer o repasse do valor mensalmente à instituição que concedeu o crédito. 

Assim, além de encontrar juros menores, você não precisa se preocupar com o pagamento todos os meses e não corre o risco de pagar multas ou juros extras por atraso.

Por todas essas razões, o empréstimo consignado é uma das principais linhas de crédito do país. No final de 2021, o volume de crédito concedido atingiu o valor recorde de R$ 516 bilhões

Todo mundo pode contratar crédito consignado?

Como o pagamento das parcelas do empréstimo consignado é feito de forma automática, não é todo mundo que tem direito a essa modalidade de crédito.

É necessário ter alguma renda estável para solicitar um empréstimo consignado, seja um trabalho com carteira assinada, cargo público, aposentadoria ou outro tipo de benefício contínuo.

Isso quer dizer que quem é profissional liberal ou autônomo, por exemplo, não consegue solicitar crédito consignado, beleza?   

Confira abaixo quem pode contratar o empréstimo consignado:

  • Aposentados ou pensionistas do INSS;
  • Servidores públicos;
  • Funcionários de empresas privadas com carteira assinada.

Para quem trabalha com carteira assinada, é preciso que a empresa tenha convênio com os bancos, já que o desconto é realizado automaticamente no contracheque.

Os aposentados e pensionistas também têm a limitação de só poderem tomar o empréstimo consignado em instituições financeiras autorizadas e conveniadas com a Previdência Social. 

Como funciona o empréstimo consignado?

Após a contratação do empréstimo, o valor total é depositado e o dinheiro pode ser utilizado da maneira que quiser. Seja para cobrir gastos inesperados, quitar dívidas, construir ou reformar casa, comprar carro, custear educação ou despesas médicas não previstas.

Inclusive, o crédito consignado pode ser uma ótima opção para trocar uma dívida cara, como a do cartão de crédito, por outra mais barata, com uma taxa de juros menor.

Falamos mais sobre isso no nosso conteúdo que explica se vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas.

Então, o funcionamento do empréstimo consignado é bem simples: o pagamento é feito em parcelas mensais fixas, descontadas diretamente do seu salário ou benefício.

É importante destacar que, por lei, o pagamento pode comprometer apenas uma porcentagem da sua renda. O limite, também conhecido como margem consignável, para servidores públicos é o seguinte: 

  • 40% para empréstimo consignado;
  • 5% para cartão de crédito consignado.

Já o limites para os beneficiários do INSS são: 

  • 35% para empréstimo consignado;
  • 5% para cartão de crédito consignado;
  • 5% para cartão consignado de benefício.

Outra coisa que você deve ter em mente é que parte do seu benefício ou salário ficará comprometida durante o tempo do contrato. Por isso, é fundamental que você tenha um planejamento financeiro para não se complicar.

Quais são os juros de empréstimo consignado? 

Os juros do empréstimo consignado são os mais baixos do mercado. Já que o risco de inadimplência é praticamente nulo, as instituições financeiras oferecem condições melhores para essa linha de crédito.

Para ficar mais claro, confira na tabela abaixo a comparação dos juros médios cobrados nas principais linhas de crédito do país, com base nos dados do Banco Central de março de 2023. 

Linha de créditoTaxa média de juros ao mês Taxa média de juros ao ano
Rotativo do cartão de crédito14,26% a.m.461,52% a.a.
Cheque especial7,14% a.m.132,47% a.a.
Empréstimo pessoal6,35% a.m.145,21% a.a.
Empréstimo consignado privado2,70% a.m.38,23% a.a.
Empréstimo consignado público1,99% a.m.27,14% a.a.
Empréstimo consignado INSS1,93% a.m.25,92% a.a.

É possível pegar empréstimo consignado no PicPay?

Sim. Em fevereiro, o PicPay adquiriu a BX Blue, fintech especializada em crédito consignado, para ampliar a oferta de serviços financeiros do app.

Um mês e meio depois da aquisição, o PicPay começa a oferecer empréstimo consignado a servidores públicos federais, aposentados e pensionistas do INSS diretamente pelo app.

“O lançamento contribui para diversificar o portfólio de crédito do PicPay com mais produtos de baixo risco e torna a oferta de serviços financeiros da companhia ainda mais robusta e completa para seus usuários. Além disso, marca o início da integração entre as duas empresas.”

Danilo Caffaro, vice-presidente de Serviços Financeiros para Pessoa Física do PicPay

A BX Blue atua como um marketplace de crédito consignado, em que é possível ter acesso a diferentes ofertas e contratar a melhor opção para você. 

Tudo é feito pela internet, o que traz mais praticidade e permite o recebimento do valor em pouquíssimo tempo.

Com a aquisição, o PicPay uniu a experiência e inteligência na oferta do consignado da BX com a sua base de mais de 30 milhões de usuários do aplicativo. 

O movimento amplia a oferta de serviços financeiros do PicPay, que já conta com as seguintes modalidades de crédito: 

Quais são as vantagens do empréstimo consignado no PicPay?

Está em busca de crédito e quer saber qual é a melhor opção? Preparamos uma lista com as oito vantagens de contratar o crédito consignado no PicPay:

1. Melhores juros do mercado

Os juros do empréstimo consignado são bem mais baixos do que de outras linhas de crédito, como mostramos acima.

Para melhorar ainda mais, o empréstimo consignado no PicPay está sendo lançado com taxas abaixo da média do mercado. Para o consignado INSS o valor é de 1,69% ao mês e para o consignado SIAPE é de 1,85% ao mês. 

2. Juros pré-fixados e parcelas fixas

Além de serem mais baixos, os juros do empréstimo consignado são pré-fixados. Ou seja, a taxa não muda ao longo do período de contrato. Além disso, o valor das parcelas também é fixo.

Desse jeito, você consegue saber exatamente quanto da sua renda ficará comprometida todos os meses com o empréstimo.

É fundamental que você preste muita atenção em todas as informações antes de assinar o contrato, para garantir que você encontre um empréstimo com as melhores condições.

3. Desconto automático em folha de pagamento

Já que o pagamento é feito de forma automática, descontado diretamente do seu salário ou benefício, você não precisa se preocupar com as datas e não corre o risco de ter que pagar juros adicionais por atraso.

Assim sendo, você não tem sustos no fim do mês. O valor das parcelas é sempre o mesmo e o pagamento é transferido ao banco credor pela empresa em que você trabalha ou pela própria previdência. 

4. Contratação fácil e rápida

O processo inteiro de contratação do crédito consignado no PicPay é feito pelo celular, de forma simples e rápida. Em pouco tempo, o dinheiro fica disponível para você usar da maneira que desejar. 

Pelo celular, você consegue simular um empréstimo consignado e comparar ofertas diferentes, para escolher a que tiver melhores condições. 

5. Prazos maiores para pagamento

Outra grande vantagem do empréstimo consignado é o prazo maior para pagamento, em comparação com outras modalidades de crédito.

Para você ter noção, os aposentados e pensionistas do INSS podem pagar em até 7 anos e os servidores federais (SIAPE) em até 8 anos.

6. Possibilidade de quitação antecipada com desconto

Caso você queira cancelar empréstimo consignado, é possível fazer a quitação antecipada do débito, com desconto. Para isso, entre em contato com a instituição financeira e confira as condições.

O valor do desconto é proporcional aos juros das parcelas a vencer e você pode solicitar a quitação antecipada parcial ou total a qualquer momento do contrato, sem pagar nada a mais por isso.

7. Dispensa fiador, avalista e bem em garantia

O crédito consignado não precisa de fiador, avalista ou bem como fiança, já que o pagamento tem o salário ou benefício como garantia. Isso reduz muito a burocracia para conseguir um empréstimo.

8. Acesso ao ecossistema financeiro do PicPay

Por fim, ao pegar um empréstimo no PicPay, você tem acesso a todos os produtos e serviços financeiros do aplicativo, como Pix, pagamento de contas e compras com cashback

Leia mais: Saiba quais são as lojas com cashback no PicPay

Além de resolver toda a sua vida financeira pelo celular, o dinheiro do seu empréstimo rende 102% do CDI na conta do PicPay, de forma automática, após 30 dias. 

Você também pode colocar o dinheiro nos Cofrinhos, onde ele fica guardado para algum objetivo e começa a render logo no primeiro dia. Veja quanto rende sua grana no app

Quem pode contratar o empréstimo consignado no PicPay? 

O empréstimo consignado está disponível aos clientes do app PicPay que sejam aposentados ou pensionistas do INSS com benefício consignável e servidores públicos federais do convênio SIAPE.

O valor disponível para empréstimo depende da renda de cada pessoa, além da margem consignável, que varia de acordo com a categoria. A prestação pode comprometer apenas uma porcentagem do seu salário ou benefício. 

Como contratar empréstimo consignado no PicPay? 

Os clientes PicPay podem acessar o produto direto no app, na seção de empréstimos. De lá, o usuário é encaminhado para o site da BX Blue, para simulação e contratação do crédito. Veja o passo a passo:

  • Acesse o app PicPay em seu celular;
  • Logo na tela inicial está, em destaque, a mensagem “O consignado mais barato do Brasil está aqui. Vem conhecer”; aí é só clicar;
  • Se preferir, vá direto na seção “Empréstimo” e escolha “Consignado INSS e Siape”
  • Você será direcionado para a página oficial da BX Blue;
  • Preencha os campos solicitados para ver as melhores ofertas disponíveis.

Como fazer uma simulação do empréstimo consignado no PicPay?

Você sabia que é possível fazer uma simulação do empréstimo consignado no PicPay gratuitamente? A ferramenta permite que você confira as condições do crédito consignado, sem qualquer compromisso

Você só precisa inserir as informações solicitadas, que são o valor do crédito desejado, prazo de pagamento, tipo de convênio e os seus dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, celular e e-mail.

Caso encontre alguma oferta que te atenda, você pode seguir com a contratação pelo próprio celular. Em pouco tempo, o valor do empréstimo é disponibilizado na sua conta.

Viu como é fácil simular e contratar um crédito consignado no PicPay? Aproveite e confira mais conteúdos que podem te ajudar a gerenciar o seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 23

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados