Crédito com garantia de veículo: como solicitar pelo PicPay

Precisando de dinheiro? Conheça a linha de crédito com garantia de veículo no PicPay e veja as vantagens, como juros baixos

22 de maio de 2023

Você já ouviu falar sobre o crédito com garantia de veículo? Se está precisando de dinheiro para realizar um projeto, quitar dívidas ou investir em algum negócio, essa pode ser uma excelente opção para você. 

O melhor de tudo? Agora é possível solicitar esse tipo de empréstimo pelo aplicativo do PicPay, que conta com um ecossistema completo para você resolver toda a sua vida financeira.

Neste conteúdo, vamos explicar em detalhes como funciona o crédito com garantia de veículo, seus benefícios e como contratar pelo PicPay. Continue lendo para descobrir mais!

O que é crédito com garantia de veículo?

O crédito com garantia de veículo, também conhecido como empréstimo com garantia de veículo ou refinanciamento de veículo, é uma modalidade de crédito em que você utiliza o seu carro como garantia para obter um empréstimo. 

Basicamente, você oferece seu veículo como uma garantia de pagamento ao credor. Dessa forma, é possível conseguir valores maiores, taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos em comparação a outros tipos de empréstimo.

O funcionamento do crédito com garantia de veículo é relativamente simples. Primeiro, você precisa possuir um veículo com pelo menos 20% do valor quitado. Em seguida, você tem que preencher os dados do veículo e as suas informações pessoais.

Após a análise da documentação, a instituição avaliará o valor do seu veículo e a sua capacidade de pagamento. Com base nessa avaliação, será determinado o valor máximo do empréstimo que você pode obter. 

Informação importante: o veículo permanecerá alienado (termo do mercado para automóvel dado com garantia em empréstimos) à instituição credora até que você conclua o pagamento do empréstimo, beleza? 

Quais são as vantagens do crédito pessoal com garantia de veículo?

Se você está precisando de dinheiro e possui um veículo quitado, o empréstimo com garantia de automóvel pode ser uma ótima opção para você. Confira abaixo algumas vantagens dessa modalidade:

1. Taxas de juros mais atrativas

Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia de automóvel são as taxas de juros mais baixas em comparação a outras modalidades de crédito. 

Como o veículo é utilizado como garantia, as instituições financeiras têm mais segurança em emprestar o dinheiro, o que resulta em taxas de juros mais favoráveis para o tomador do empréstimo. 

Essa economia pode fazer uma grande diferença no valor total a ser pago e ajudar você a economizar.

2. Montante maior de empréstimo

Ao utilizar seu automóvel como garantia, é possível obter um montante maior de empréstimo em comparação a outras opções de crédito pessoal. 

O valor disponível está diretamente relacionado ao valor do veículo, o que permite que você tenha acesso a uma quantia significativa. 

Isso é especialmente útil quando você precisa de um capital maior para realizar um projeto importante ou para quitar dívidas mais expressivas.

3. Prazos de pagamento flexíveis

O empréstimo com garantia de automóvel também oferece prazos de pagamento flexíveis. 

Diferentemente de outras modalidades de crédito, onde os prazos podem ser mais curtos, nessa opção você tem a possibilidade de escolher um período mais longo para pagar as parcelas. 

Essa flexibilidade permite que você ajuste as prestações de acordo com sua capacidade financeira, evitando apertos no orçamento.

4. Processo rápido e descomplicado

Outra vantagem do empréstimo com garantia de automóvel é a agilidade e a desburocratização do processo. 

Com o uso da tecnologia, instituições financeiras como o PicPay têm simplificado a solicitação do empréstimo, permitindo que você faça todo o procedimento de forma online e rápida. 

5. Uso livre do dinheiro

Ao obter o empréstimo com garantia de automóvel, você tem total liberdade para utilizar o dinheiro da forma que preferir. 

Seja para quitar dívidas, investir em um negócio, fazer uma viagem ou até mesmo para emergências financeiras, você tem autonomia para escolher a melhor forma de aproveitar o recurso emprestado. 

No PicPay, é possível usar o valor em todo o ecossistema financeiro do app. Além do seu dinheiro render 102% do CDI nos Cofrinhos, você pode fazer Pix, solicitar cartão de crédito sem anuidade e fazer compras com cashback, por exemplo. 

Leia mais: Quanto rende 20 reais no PicPay ou outros valores? 

4 situações em que o crédito com veículo em garantia pode ser uma boa

O brasileiro nunca esteve tão endividado. Atualmente, quase 80% das famílias estão com dívidas em aberto, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de abril de 2023.

Leia mais: Como quitar dívidas ganhando pouco em 5 passos

Alguns dos principais motivos para isso são a inflação e a alta taxa de juros dos últimos anos. Veja mais sobre o que é Selic e como lidar com ela alta

Esse cenário se reflete na busca por crédito. De acordo com o último Índice FinanZero de Empréstimo, quase um terço das pessoas que buscam por empréstimo tem o objetivo de quitar dívidas. 

Na sequência, as principais razões são: renovação de casa, negócio próprio, investimento, saúde, estudos, e compras.

Para te ajudar a entender se vale a pena tomar crédito com garantia de veículo, listamos algumas situações em que esse tipo de empréstimo pode ser uma boa para o seu bolso. 

1. Quitação de dívidas com juros altos

Se você possui dívidas com juros elevados, como cartões de crédito ou cheque especial, pode ser interessante considerar o empréstimo com garantia de veículo para quitar essas obrigações. 

Leia mais: Passo a passo: como sair das dívidas do cartão de crédito

As taxas de juros nessa modalidade de crédito costumam ser mais baixas, justamente pela garantia dada, o que permite economizar dinheiro a longo prazo. Por isso, pode ser que valha a pena pegar empréstimo para quitar dívidas

Além disso, consolidar suas dívidas em um único empréstimo pode facilitar o gerenciamento financeiro e reduzir o estresse de lidar com várias parcelas mensais.

2. Investimento em negócio próprio

Se você tem o objetivo de iniciar ou expandir um negócio próprio, o empréstimo com garantia de veículo pode ser uma excelente opção para obter o capital necessário. 

Utilizando seu veículo como garantia, é possível conseguir uma quantia substancial para investir no seu empreendimento. 

Essa injeção de recursos pode impulsionar seu negócio, possibilitando aquisição de equipamentos, contratação de funcionários ou expansão da infraestrutura.

Leia mais: 12 dicas de como empreender com pouco dinheiro

3. Realização de projetos pessoais importantes

Há momentos em que temos projetos pessoais que exigem um investimento financeiro significativo, como reformas na casa, viagens ou até mesmo custos com educação. 

Nesses casos, o empréstimo com garantia de veículo pode viabilizar a concretização desses planos. 

Ao utilizar seu veículo como garantia, você tem a oportunidade de obter um montante maior de dinheiro, permitindo que você realize seus projetos de maneira mais rápida e eficiente.

4. Emergências financeiras imprevistas

Situações de emergência financeira podem surgir quando menos esperamos, como gastos médicos, reparos urgentes no imóvel ou despesas imprevistas. 

Nessas circunstâncias, o empréstimo com garantia de veículo pode ser uma solução rápida e eficiente. 

Ao utilizar seu veículo como garantia, é possível obter o dinheiro necessário para lidar com a emergência sem comprometer suas economias ou recorrer a empréstimos com taxas de juros mais altas.

Como usar veículo como garantia de crédito?

Veja o passo a passo de como contratar crédito com garantia de veículo no PicPay

Sabia que é possível usar o seu automóvel para solicitar um empréstimo com taxas bem mais baixas do que de outras linhas de crédito? No PicPay, você consegue fazer isso pelo celular! 

Para contratar o empréstimo, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 150 mil, o veículo precisa ter até 15 anos e pode ser alienado em até 90%. O prazo para o início do pagamento é de 60 dias e as taxas são a partir de 1,49% ao mês.

Para ter acesso, basta fazer uma simulação: 

  • Acesse a aba Empréstimos e selecione a opção “Use seu carro como garantia”;
  • Preencha as informações sobre o veículo e alguns dados pessoais;
  • Informe o quanto deseja receber e escolha uma das ofertas disponíveis;
  • Finalize o cadastro do veículo e confirme a solicitação de empréstimo. Pronto! 

Após essa etapa, a parceira Creditas entrará em contato para finalizar a contratação e em pouco tempo o dinheiro estará na conta.

Além disso, o PicPay conta com outras opções de crédito. Recentemente, a companhia disponibilizou a oferta de consignado no app via BX Blue, marketplace adquirido em fevereiro. Agora, o app oferece:

“Com o lançamento,  aumentamos a oferta de crédito, diversificamos os produtos disponíveis aos milhões de usuários e corroboramos com nosso propósito de facilitar a vida das pessoas”, afirma Danilo Caffaro, VP de serviços financeiros para pessoa física do PicPay.  

Viu como o empréstimo com garantia de veículo no PicPay pode te ajudar? Confira mais conteúdos sobre como cuidar melhor do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1.3 / 5. Número de votos: 123

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados