Como funciona a fatura do cartão de crédito?

Saiba tudo sobre como funciona a fatura do cartão de crédito, as formas de pagamento e como pedir a segunda via

31 de janeiro de 2022 Atualizado em 2 de agosto de 2022

Pagar conta com cartão de crédito é cada vez mais comum. Apesar de já fazer parte da vida de muitas pessoas há algum tempo, esse meio de pagamento não para de crescer, e mesmo assim gera dúvidas sobre como funciona a fatura do cartão de crédito.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras feitas por cartões de crédito cresceram 42,4% no primeiro trimestre de 2022.

Leia mais: Como funciona o cartão de crédito?

Nos primeiros meses do ano, a pesquisa aponta que o Brasil registrou pela primeira vez 100 milhões de pagamentos com cartões por dia. É muita coisa! 

Esse crescimento também ficou claro no PicPay. O app de pagamentos, que oferece seu próprio cartão de crédito sem anuidade aos usuários, encerrou 2021 com 12,5 milhões de PicPay Cards emitidos. 

Isso representa um ritmo de cerca de um milhão de cartões emitidos por mês. 

A popularização dos pagamentos por aproximação (contactless, ou sem contato, em português), possível graças à tecnologia conhecida como NFC, é uma tendência que também deve ganhar força e impulsionar esse meio de pagamento.

Leia mais: Como desativar pagamento por aproximação do cartão de crédito

E se você, assim como grande parte dos brasileiros, é adepto das compras nessa modalidade, pode se perguntar como funciona a fatura do cartão de crédito no PicPay ou mesmo em outra instituição.

Uma das dúvidas mais comuns é como obter a segunda via da fatura do cartão de crédito, mas existem várias outras informações importantes que podem ser úteis neste momento.

Então, confira as principais perguntas sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas!

O que é a fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito é um extrato enviado ao cliente todos os meses. Nela, constam as informações sobre todas as compras realizadas com aquela forma de pagamento durante o mês anterior. 

A sua fatura pode ser digital, que você recebe por e-mail ou acessa pelo aplicativo ou site da sua instituição financeira, ou em papel, que você recebe por correio.

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

Existem diversas informações importantes disponíveis na fatura. Primeiro, é importante entender que o período considerado na fatura do mês pode variar de acordo com a data de fechamento dela.

Ah, importante: essa data pode ser acordada entre o cliente e a instituição responsável pelo cartão, no início do contrato, e alterada durante o uso do cartão caso seja necessário.

Então, você sempre pode adequar a data de fechamento da fatura, e como consequência o prazo que tem para pagá-la, de acordo com o melhor período do mês para fazer o pagamento.

Confira as principais dicas para se organizar na hora de fazer o pagamento das contas.

Além das compras feitas no mês, também aparecem na fatura do cartão as assinaturas recorrentes que são pagas com ele. É o caso de plataformas de streaming, por exemplo.

Mas a fatura traz muitas outras informações importantes além do estabelecimento onde a compra foi feita, a data, o número de parcelas (se tiver) e o valor do bem ou do serviço adquirido. 

Leia mais: Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

Confira abaixo quais são todas as informações que podem constar no extrato do cartão. Assim, você vai saber como funciona a fatura do cartão de crédito sem complicações.

Data de vencimento da fatura do cartão

A data de vencimento da fatura é o prazo limite para que o pagamento do cartão de crédito seja realizado. 

Lembre-se: essa é uma informação importante! Caso a fatura não seja paga até a data estipulada, a instituição emissora do cartão pode cobrar juros e multas sobre o valor devido.

Por isso, caso a data de vencimento da fatura seja ruim para você, considere mudá-la. Você pode aproximar o vencimento da data em que recebe o salário, assim reduz o risco de ficar sem dinheiro.

Data prevista para fechamento da fatura

Quando você consulta o extrato online do cartão, pode conferir a data em que a fatura será fechada. 

A data de fechamento da fatura do cartão de crédito é quando ela deixa de computar novas compras. Ou seja, a partir daquele momento os pagamentos feitos serão cobrados só na fatura do mês seguinte.

Normalmente, o fechamento da fatura acontece de sete a dez dias antes da data do vencimento.

Melhor dia de comprar no cartão de crédito

Uma dica de ouro: você sabia que a data de fechamento da fatura pode ser estratégica para a programação das compras?

Por exemplo: se a fatura fechar dia 22, você sabe que as compras feitas a partir do dia 23 não cairão na fatura do mês em questão, só no mês seguinte. Essa lógica é conhecida como o melhor dia para compras.

Isso é muito importante na hora de saber como funciona a fatura do cartão de crédito, porque ajuda você a se programar na hora de comprar.

Fatura em aberto

Dizer que a fatura está em aberto significa que a data de fechamento do mês ainda não chegou. Dessa forma, as compras realizadas naquele período serão cobradas na fatura atual.

Fatura fechada

Fatura fechada é quando a data de fechamento já chegou. A partir desse momento, as compras feitas só serão cobradas na fatura seguinte.

Além disso, caso você queira, já é possível fazer o pagamento, mesmo antes da data de vencimento. 

Valor total da fatura do cartão

Ao pagar conta com cartão de crédito, esse valor vai aparecer na sua fatura junto com as demais despesas. 

Toda fatura apresenta o valor total das compras efetuadas naquele determinado período de uso do cartão, até o fechamento. 

Então, esse é o valor que deve ser pago para que o cliente esteja em dia e evite juros. Ele também pode ser parcelado, como você vai ver abaixo.

Leia mais: Como parcelar boleto sem perder o controle das finanças

Pagamento mínimo

O pagamento mínimo do cartão de crédito é o valor mínimo que deve ser pago caso o cliente não tenha condições de pagar o custo total da fatura.

Mas é importante lembrar que escolher esta opção de pagamento significa que, no próximo mês, esse valor que não foi pago será cobrado, e com juros.

Por isso, o ideal é sempre se programar para conseguir pagar o valor completo.

Leia mais: Como economizar dinheiro com 20 dicas de finanças

Parcelamento da fatura

As instituições podem enviar uma proposta para que o cliente pague a fatura parcelada, caso não tenha condições de pagar o valor total. 

Se você não conseguir fazer o pagamento total, o parcelamento da fatura pode ser uma alternativa, porque tem juros menores do que o crédito rotativo (veja o que é no final do texto) e pode permitir um prazo maior para pagar.

Caso o cliente queira fazer o parcelamento, muitas vezes é possível simular pelo próprio site ou aplicativo do banco, e também dá para ligar e conversar com o atendimento. 

Se você estiver de acordo com as condições do parcelamento, vai pagar apenas a primeira parcela na fatura em questão. As demais parcelas ficam para as próximas faturas.

Parcelas a vencer

As parcelas a vencer que aparecem na sua fatura são as que vão ser cobradas nas faturas seguintes, indicando o valor que o cliente ainda deve por compras divididas em diversas vezes.

Essa é uma informação super importante, já que é assim que é possível se programar para o próximo mês. Com isso, já dá para saber que determinado valor já está comprometido em pagamentos futuros.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que 52% das pessoas não fazem controle dos gastos de compras parceladas.

Além disso, 39% dos entrevistados tinham prestações de compras no cartão de crédito, entre outras formas de pagamento. Isso representa 62,3 milhões de brasileiros com contas parceladas.

Uma boa dica é fazer um planejamento financeiro pessoal de uma forma simples e eficaz para não se perder nas contas e parcelamentos do mês.

Normalmente, os gastos que são feitos entre cinco e dez dias antes do vencimento ficam para a próxima fatura, mas vale conferir a data de fechamento. 

Encargos financeiros cobrados na fatura

Essa é uma informação para não deixar passar quando falamos sobre como funciona a fatura do cartão de crédito. 

Nela, você vai conferir a taxa de juros que é aplicada caso ocorra atraso ou mesmo o não pagamento da fatura, juros do rotativo (leia mais no final do conteúdo), impostos (IOF) e todas as demais tarifas.

Leia mais: O que é Selic e como lidar com a alta da taxa de juros

Demonstrativo de gastos 

Essa é a parte da fatura que mostra todas as compras efetuadas com indicação do nome do estabelecimento, data, número de parcelas e o valor da compra.

Vale a pena esclarecer que o nome do estabelecimento na fatura é o que se chama de razão social, ou seja, o nome cadastrado na Receita Federal. E ele pode ser diferente do nome visto na fachada da loja, por exemplo (conhecido como “nome fantasia”).

Nessa parte também consta a soma do valor das compras. Essa informação pode vir separada de acordo com o lugar em que a transação foi feita (lançamento nacional ou internacional) e o valor do pagamento já efetuado.

Limite do cartão de crédito 

O limite de crédito do cartão é o valor máximo que você pode gastar ao pagar contas com o cartão de crédito. Entenda, em detalhes, como funciona o limite do cartão de crédito.

Já o limite disponível é a parte do limite que ainda não foi usada, ou seja, que está disponível para ser utilizada em compras e pagamentos.

Assim que você faz o pagamento da fatura, o valor pago volta a se tornar limite de crédito disponível.

Limite de saque

Você sabia que, além de pagar com cartão de crédito, é possível fazer saques com o crédito? Sim, isso é possível.

Mas vale lembrar: esse valor funciona como um empréstimo e apresenta encargos e taxas sobre o valor que foi sacado. Por isso, é importante ficar de olho nele quando revisar sua fatura.

Posso cancelar uma compra no cartão de crédito?

Cancelar uma compra e buscar o estorno do dinheiro é possível em algumas situações. Confira como fazer o cancelamento.

Como recuperar faturas perdidas?

A forma de ver o histórico das suas faturas do cartão de crédito varia de acordo com a maneira como você acessa o extrato. 

Se a sua é digital, é possível puxar fatura de cartão pelo Internet Banking ou pelo aplicativo da instituição financeira. Outra maneira de consultá-las é verificar o histórico do seu e-mail, caso você receba todo mês por lá.

Por outro lado, se a sua fatura for recebida mensalmente apenas em papel, é importante que você guarde as antigas como referência se desejar consultá-las. Caso tenha perdido, veja como consultar a segunda via abaixo.

Como pedir a segunda via da fatura do cartão

Precisa pagar o cartão de crédito, mas perdeu a fatura ou está tendo algum problema?

Não se preocupe. Veja como é simples conseguir a segunda via da fatura no PicPay, tudo pelo app em poucos cliques.

  • Toque em “Carteira”;
  • Na seção “Formas de pagamento”, toque no seu “PicPay Card”;
  • Toque em “Pagar fatura”;
  • Por último, escolha a forma de pagamento (saldo na carteira ou boleto).

É importante lembrar que também o PicPay envia a fatura do seu cartão para seu e-mail cadastrado dez dias antes da data de vencimento. Fique atento para fugir dos juros e manter suas contas sempre em dia!

Se você precisa conseguir a segunda via da fatura em outra instituição, você deve procurar por essa opção no aplicativo do seu banco ou entrar em contato com os canais de atendimento. 

Confira mais dicas abaixo.

Fale com a instituição responsável pelo seu cartão

Ser responsável ao pagar contas com cartão de crédito envolve estar atento ao vencimento da fatura, para fazer os pagamentos em dia.

Se você perder a fatura do seu cartão, pode solicitar a segunda via diretamente com a instituição financeira responsável pela emissão, seja presencialmente ou pelo app, chat e outros canais de comunicação, inclusive telefone. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central determina que os bancos devem manter os registros relativos aos seus clientes, como dados de cadastro, por cinco anos.

Para facilitar a comunicação e agilizar o atendimento, tenha em mãos alguns dados:

  • O número do cartão que você usou para o pagamento com cartão de crédito;
  • Seus dados pessoais, como RG e CPF, para identificação.

Por outro lado, se o cartão é administrado por lojas que possuem cartões próprios, o cliente deve solicitar a emissão da segunda via da fatura pessoalmente nessas empresas ou através das páginas oficiais. 

O que é o rotativo do cartão?

O  crédito rotativo é uma modalidade de empréstimo oferecida ao cliente quando ele não paga o valor total da fatura até a data de vencimento. Um exemplo é quando é feito o pagamento mínimo, como você viu acima.

O valor que faltou do pagamento total é a quantia que será financiada pelo crédito rotativo, e por isso há uma taxa de juros cobrada do cliente.

Com as novas regras do rotativo, ele está limitado a 30 dias. Depois, o Conselho Monetário Nacional (CMN) exige que a instituição financeira transfira a dívida para outra modalidade de crédito parcelado, com juros menores.

E aí, tirou todas as suas dúvidas? Não se esqueça de que o cartão de crédito e o pagamento da fatura muitas vezes são usados por pessoas mal intencionadas para aplicar golpes.

Por isso, vale a pena redobrar a atenção na hora de fazer pagamentos. Confira as melhores dicas de segurança digital e saiba como se proteger!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 22

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados