PicPay e Original: tudo sobre a incorporação dos clientes PF
Após a conclusão da incorporação do varejo do Original, clientes pessoa física do banco agora devem acessar sua conta pelo aplicativo do PicPay
15 de julho de 2023
O PicPay, ecossistema de serviços financeiros, concluiu a incorporação dos clientes pessoa física do Banco Original. Se você foi migrado para o PicPay e está com dúvidas, este conteúdo é para você!
Antes de abordarmos as principais questões sobre esse tema, é importante fornecer um contexto sobre o movimento, não é mesmo?
Como já falamos aqui no Blog, em junho, o PicPay anunciou que ia incorporar a operação de varejo do Banco Original, que a partir de julho passaria a focar exclusivamente no atacado. Agora, essa transição foi concluída.
Isso significa que as contas de pessoa física anteriormente cadastradas no Banco Original agora são do PicPay, enquanto o Original continua sua trajetória de crescimento no segmento de atacado, atendendo clientes pessoa jurídica, corporate e agro.
Essa decisão estratégica tem como objetivo fortalecer cada marca em seu segmento mais forte, com o PicPay focado no varejo e o Banco Original no atacado, e permite aproveitar sinergias para melhorar a eficiência operacional.
Caso já seja cliente do PicPay, saiba que esse movimento também vai ser positivo para você! Isso porque um dos objetivos é acelerar o lançamento de novos produtos e serviços financeiros.
Dessa forma, você terá a chance de acessar um aplicativo cada vez mais robusto, com novas funcionalidades para facilitar o seu dia a dia.
O que é o PicPay?
O PicPay é um ecossistema financeiro completo e o principal parceiro financeiro dos brasileiros. Para você ter ideia, o aplicativo faz parte da rotina de cerca de 34 milhões de pessoas.
Com mais de dez anos de história, o PicPay tem tudo que você precisa para resolver a sua vida financeira de forma descomplicada, dando mais poder ao seu dinheiro.
O aplicativo oferece a conta digital com maior rendimento automático em 30 dias, de 102% do CDI, investimentos, seguros, PicPay Shop, ferramentas de gestão financeira, como os Cofrinhos, e muito mais!
Além disso, o PicPay inovou ao se tornar a conta das contas dos usuários. Dessa maneira, você pode acessar e movimentar todas as suas contas bancárias em um único lugar, por meio da tecnologia do Open Finance.
Leia mais: Como funciona o Open Finance no PicPay
Veja abaixo uma lista de alguns produtos e serviços financeiros que você encontra no aplicativo do PicPay:
- Rendimento automático de 102% do CDI;
- Transferências gratuitas via Pix;
- Pagamento de boletos e contas;
- Cartão de crédito e débito sem anuidade;
- Empréstimo pessoal e empréstimo consignado;
- Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS;
- Recarga de celular e bilhete único;
- Cashback em compras e pagamentos;
- Investimento em cripto e no muito mais.
O PicPay é seguro?
Sim! A segurança é prioridade no PicPay. Todas as informações fornecidas são criptografadas e armazenadas em servidores seguros. Somente você tem acesso aos seus dados.
Além do mais, seu acesso ao PicPay é protegido por senha pessoal, autenticação facial ou impressão digital, sendo necessário para realizar qualquer transação no app.
Vale ressaltar que o PicPay é uma instituição autorizada e regulada pelo Banco Central, cumprindo todas as normas e padrões de segurança de dados nacionais e internacionais.
O Banco Original será descontinuado?
Não, muito pelo contrário! O Banco Original agora concentra-se exclusivamente em soluções para o agronegócio e grandes empresas e corporações, segmentos nos quais atua desde 2013.
O objetivo é dar continuidade a uma operação sólida e ampliá-la, com foco total nos negócios que deram origem à trajetória do banco e o transformaram em uma referência no mercado.
Dúvidas sobre a conta que era do Original
Confira abaixo as respostas para os principais questionamentos que podem surgir sobre a sua conta após a incorporação.
Como fica a minha conta que era do Original?
Seu saldo em conta, chaves Pix cadastradas, débitos automáticos, cartões, investimentos e outros produtos da conta foram migrados automaticamente para o PicPay.
Você não sofrerá qualquer tipo de prejuízo, mantendo acesso às mesmas funcionalidades oferecidas pelo Banco Original, além de poder desfrutar das vantagens e recursos do ecossistema completo do PicPay.
A partir de agora, todos os serviços oferecidos pelo Original estão disponíveis no PicPay, como cartão de crédito e débito (sem a necessidade de substituir o plástico), programa de pontuação, conta compartilhada e gerente de atendimento.
O mesmo se aplica a empréstimos e outros produtos financeiros, como investimentos e renegociação de dívidas, por exemplo.
Não possuo uma conta no PicPay. Preciso abrir uma?
Não é necessário abrir uma nova conta no PicPay. Todas as contas do segmento de varejo do Banco Original foram migradas automaticamente.
Você pode acessar sua conta usando o mesmo CPF e senha que já tinha cadastrados no Banco Original.
Caso ainda não tenha o aplicativo PicPay, você pode baixá-lo gratuitamente na App Store ou Google Play. Basta pesquisar por “PicPay” e seguir as instruções para fazer o download. Veja o passo a passo abaixo:
- Baixe o aplicativo do PicPay na Play Store ou App Store;
- Faça login com CPF e senha usados no Banco Original;
- Pronto!
Já tenho uma conta no PicPay. Preciso fazer algo?
Não é preciso realizar nenhuma ação se você já possui uma conta no PicPay. Seus saldos, cartões, investimentos e outros produtos do Banco Original foram migrados automaticamente para o PicPay.
Agora, você terá tudo em um único aplicativo, utilizando seu CPF e senha cadastrados no PicPay para acessar sua conta.
Como recuperar a senha no PicPay?
Se você possui uma conta no PicPay e esqueceu sua senha, não se preocupe. No aplicativo, na página de login, basta clicar na opção “Esqueci minha senha”.
Em seguida, você terá três opções para redefinir sua senha: através do e-mail cadastrado, recebendo um código via SMS ou enviando uma foto e documentos para verificação.
E quanto ao Pix?
As chaves Pix pessoais (CPF, telefone e e-mail) foram migradas automaticamente para o PicPay. No entanto, as chaves aleatórias e os QR Codes não foram migrados.
Se você tinha algum QR Code, ele se tornou inválido, pois a chave correspondente não existe mais. Para esses casos, você precisa gerar novas chaves aleatórias diretamente no aplicativo PicPay.
Eu vou perder meu histórico financeiro?
Não! Todas as suas informações que estavam no Banco Original agora estão disponíveis no PicPay. Você pode acessar o histórico financeiro utilizando a funcionalidade “Conta das Contas” no aplicativo.
Dúvidas sobre cartões de crédito e débito
Neste tópico, você vai poder acompanhar todos os detalhes sobre a situação dos seus cartões de crédito e débito que eram do Original.
Como fica o meu cartão do Original?
Nada muda! Seu cartão físico e cartões adicionais continuam os mesmos para compras e saques, sem a necessidade de trocar o plástico. Isso também para seus cartões virtuais.
Inclusive, caso você tenha cadastrado esses cartões em carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay, é possível seguir utilizando normalmente.
Se você tiver tanto cartão do Original quanto do PicPay, poderá continuar usando os dois, sem qualquer alteração.
Qual a situação das assinaturas e débito automático?
Também segue da mesma forma! Você pode manter os cadastros em aplicativos para compras recorrentes e débitos automáticos programados cobrados na fatura do cartão.
Só é preciso ter em mente que é necessário ter limite disponível no dia da cobrança, beleza?
O limite do meu cartão de crédito vai mudar?
Não! Os limites de crédito do seu cartão e dos cartões adicionais permanecem os mesmos. Se você também tiver o PicPay Card, os limites continuam separados.
No aplicativo do PicPay, você pode verificar o limite disponível para compras e, se necessário, alterar o valor disponível para os cartões adicionais.
A data de fechamento da fatura segue a mesma?
Sim! A fatura do seu cartão de crédito não muda. A única diferença é que agora você confere os detalhes e realiza o pagamento pelo aplicativo do PicPay. Com isso, a data de fechamento segue a mesma.
Além do mais, você continua recebendo suas faturas via e-mail cadastrado no Banco Original e caso o pagamento esteja cadastrado em débito automático, o valor será quitado pela sua conta do PicPay.
Dúvidas sobre os investimentos
Você realizou algum investimento pelo Banco Original e está com dúvidas sobre a sua aplicação? Veja as principais perguntas e respostas sobre o tema.
Meus investimentos no Original vão mudar?
Não! As condições comerciais para os investimentos já contratados foram mantidas. Para obter os novos horários de movimentação (incluindo aplicações e resgates), consulte o aplicativo do PicPay.
Os prazos e taxas continuam da mesma forma. O que muda é que as movimentações devem ser feitas pelo PicPay.
Continuo com meu gerente de investimentos?
Se você tem um gerente de conta no Original, a resposta é sim. Ou seja, você segue com o serviço no PicPay.
Poderei fazer novos investimentos no PicPay?
Sim! Além de acessar os investimentos realizados no Banco Original, você encontra um portfólio robusto para diversificar ainda mais a sua carteira, incluindo investimentos em empresas, criptomoedas e CDBs.
Dúvidas sobre empréstimos
Se você contratou algum empréstimo pelo Banco Original, veja abaixo as principais informações sobre a mudança para o PicPay.
Como ficam as condições do meu empréstimo no Original?
Nada muda no seu empréstimo, mesmo se ele estiver configurado para débito automático. Você pode visualizar e pagar as parcelas pelo aplicativo do PicPay.
O processo para acompanhar seus empréstimos também segue da mesma maneira que fazia no Original, acessando a seção “Empréstimos > Empréstimo Pessoal > Acompanhe seu contrato”. Dessa forma, você não perde seu histórico.
Meu empréstimo possuía um seguro prestamista. Isso foi alterado?
Não, o seguro prestamista continuará vigente e inalterado. Para acionar, basta seguir o passo a passo:
- Abra o aplicativo do PicPay;
- Vá até a seção de “Empréstimos” e toque em “Acompanhe seus contratos”;
- Selecione o contrato e toque em “Seguro Empréstimo Pessoal”;
- Acione o seguro e siga as orientações indicadas..
Consigo contratar novos empréstimos no PicPay?
No PicPay, você tem acesso a novos produtos de crédito, que podem ser contratados com base na disponibilidade para você. Veja as opções:
- Empréstimo pessoal;
- Empréstimo consignado;
- P2P Lending (empréstimo entre pessoas);
- Crédito com garantia de veículo;
- Antecipação do saque-aniversário do FGTS.
Minhas renegociações de dívidas do Original vão mudar?
Não! Nada muda em relação às renegociações de dívidas. Por meio do PicPay, você terá acesso ao mesmo acompanhamento que tinha no Banco Original. Basta acessar a seção “Empréstimos > Empréstimo Pessoal > Acompanhe seu contrato”.
Dúvidas sobre seguros
Confira abaixo algumas informações sobre como vão ficar os seus seguros contratados no Banco Original.
O que muda no meu seguro contratado no Banco Original?
As condições do seu seguro continuam as mesmas. A principal diferença é que se você tinha algum seguro contratado no Banco Original, a cobrança agora será feita na sua conta PicPay.
Atenção, no caso de débito automático, certifique-se de manter saldo suficiente em sua conta para garantir o pagamento do seguro.
No caso de cobranças de seguros por fatura, nada muda. A fatura deve ser paga normalmente na data de vencimento.
As seguradoras parceiras do Banco Original não são as mesmas do PicPay. No entanto, os seguros contratados no Banco Original permanecerão ativos durante toda a vigência do certificado.
Posso contratar outros seguros pelo PicPay?
Sim! Além de manter o seguro contratado no Original, o PicPay oferece outras opções de seguros, como o Seguro Celular e o Seguro Carteira Digital, que agora também cobre transações de outros bancos cadastrados no app.
Dúvidas gerais sobre a incorporação
Para te ajudar a entender melhor o movimento, listamos outras perguntas que podem ser úteis.
Eu indiquei o Banco Original como conta para receber minha restituição do Imposto de Renda. E agora?
Caso você tenha cadastrado sua conta do Banco Original para receber sua restituição do Imposto de Renda, é necessário atualizar seus dados no site da Receita Federal e alterar a conta de recebimento.
É possível receber a restituição no PicPay pelo Pix, desde que a chave cadastrada seja o seu CPF. Você também pode indicar outra conta de sua preferência.
É importante lembrar que, se essa atualização não for feita, a restituição não será creditada e será necessário realizar o processo de recuperação por meio da plataforma do Banco do Brasil.
Meus canais de atendimento foram alterados?
Sim, seus canais de atendimento foram alterados. Agora, o atendimento é feito pelo PicPay, através do chat ou telefone, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana:
0800 025 8000
Além disso, por enquanto, você ainda pode ligar para os números de atendimento do Banco Original, conforme você já faz normalmente, e sua chamada será redirecionada para o suporte do PicPay.
Se você ainda estiver com dúvidas, é possível conferir a FAQ completa pelo link, beleza?
Viu que, no fim, tudo segue da mesma forma e você ainda tem mais vantagens? Aproveite e confira também todas as informações sobre o PicPay em nossa editoria destinada a novidades da empresa.