O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

O PicPay é seguro para guardar dinheiro? O app é confiável fazer pagamentos? Entenda todos os detalhes sobre a segurança do PicPay

15 de dezembro de 2021 Atualizado em 9 de setembro de 2022

Se você é usuário do aplicativo ou pensa em ser, com certeza já se perguntou se o PicPay é seguro e confiável, certo? Então, este conteúdo foi pensado especialmente para você, porque vamos responder a essa questão.

Essa pergunta é bastante comum hoje em dia, em que os aplicativos fazem parte do dia a dia das pessoas. Nesse cenário, cada vez mais, a segurança digital se torna um ponto de atenção para todo mundo.

Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha realizada em 2021, apenas 13% dos entrevistados confiam que seus dados estão “muito seguros”. Para 21%, eles estão “inseguros”.

Já uma pesquisa do Capterra, marketplace de softwares, traz um dado impressionante: segundo o levantamento, seis em cada dez brasileiros se consideram muito preocupados com a sua segurança digital.

Leia mais: Como saber se uma conta digital é segura?

Garantir a segurança dos nossos dados e a privacidade das nossas informações, sempre que aderimos a um novo app ou produto e serviço de uma empresa, é assunto sério, e todos devem estar atentos a isso.

Além disso, se perguntar sobre a segurança do PicPay é muito compreensível, já que ele se trata de aplicativo de pagamentos. Ou seja, envolve deixar e movimentar seu dinheiro nele. Nesses casos, a confiança é fundamental, né? 

A segurança dos usuários é prioridade para o PicPay. Então, se você quer entender mais sobre como esse assunto é tratado pela empresa, vem com a gente continuar a leitura.

Para que você se sinta mais confortável com esse assunto, neste texto vamos falar sobre:

  • O PicPay é seguro? 
  • É seguro deixar dinheiro no PicPay? O PicPay é seguro para pagamentos?
  • Como o PicPay garante a segurança dos seus dados?
  • Como aumentar a segurança da sua conta
  • Como falar com o PicPay se for preciso

A partir de agora, você vai conferir cada um desses pontos e saber por que eles são importantes para a sua segurança digital.

O PicPay é seguro?

Antes de falarmos sobre a segurança em si, é importante entender o que faz o aplicativo do PicPay. Esse ponto vai ser fundamental lá na frente.

Além de ser um app para guardar dinheiro, o PicPay é o maior app de pagamentos do País hoje, com mais de 30 milhões de usuários ativos.

Entre as facilidades que o PicPay oferece para o seu dia a dia, estão:

Além dessas funcionalidades, existem muitas outras. Se quiser saber mais, confira o que é PicPay e como funciona.

Portanto, para responder se o PicPay é seguro para guardar dinheiro, é preciso entender que o aplicativo tem diversas funcionalidades, muito além de ser uma conta digital que permite que você saia de casa sem a carteira.

Além disso, como você já viu acima, a privacidade e proteção dos usuários é a prioridade do PicPay.

Aqui, você conta com um time de especialistas em segurança para te orientar e auxiliar sobre a melhor forma de proteger a sua conta.

É seguro deixar dinheiro no PicPay?

A principal dúvida das pessoas que se perguntam sobre a segurança do app PicPay costuma ser sobre o rendimento da conta virtual. O PicPay é um bom aplicativo para guardar dinheiro?

Essa dúvida é comum porque, hoje, quem deixa seu dinheiro rendendo no aplicativo recebe um retorno acima do CDI.

Esse rendimento é maior do que a poupança e, ainda, maior do que o de outras contas digitais por aí. Por isso, para algumas pessoas, pode parecer o velho “bom demais para ser verdade”.

Mas é verdade, sim. É seguro deixar dinheiro guardado no PicPay. Quem deixa sua grana na conta tem rendimento diário e pode sacar quando quiser, além de poder usar o valor em todas as funcionalidades disponíveis no app.

Além disso, o rendimento de 102% do CDI é garantido pelo PicPay e conta com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até R$ 250 mil. O PicPay mantém 100% do saldo dos seus usuários investidos em Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Dessa forma, se você quer que o seu dinheiro renda com segurança, de um jeito flexível e que possa sacar ou movimentar a qualquer momento, o PicPay oferece a melhor opção.

O PicPay é seguro para pagamentos?

Agora você já sabe que o PicPay é seguro para deixar o seu dinheiro. Mas, além de saber se é confiável manter a grana na sua conta PicPay, também é muito importante garantir a segurança dos seus pagamentos ao usar o app.

E saiba que é para isso que o PicPay trabalha: pagar tudo e todos de forma rápida, fácil e, acima de tudo, segura. Portanto, vale a pena entender como isso é feito.

É seguro fazer pagamentos pelo aplicativo PicPay? Sim. Primeiro, é importante que você saiba que o app pratica os melhores e mais atualizados processos de segurança do mundo.

Mas quem garante isso? Isso é avaliado por certificações de segurança, realizadas e garantidas por empresas especializadas no assunto.

O PicPay é uma empresa certificada PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard). Ou seja, isso quer dizer que os dados recebidos pelo app são criptografados e armazenados em servidores seguros.

Essa é uma forma de manter as informações de todos que usam o app protegidas e em segurança.

Além disso, o PicPay também é reconhecido como uma organização participante do PCI Security Standards Council, outra garantia importante das melhores práticas de segurança.

E tem mais. O PicPay também está na On the List!, que é uma lista global dos provedores de serviço que protegem o processamento, a transmissão e o armazenamento de seus dados de cartão. 

Então, caso você ainda tenha dúvidas, saiba que é seguro usar o PicPay tanto para deixar seu dinheiro quanto para fazer pagamentos e outras transações. Pode confiar: o PicPay trata da sua grana com muito cuidado e segurança.

Além de a empresa seguir as melhores práticas de segurança, os usuários contam com diversas camadas de segurança para se protegerem de situações de risco, como golpes ou fraudes. 

Leia mais: Como evitar e denunciar golpes virtuais pelo celular

Por exemplo: para realizar qualquer transação financeira pelo app, o cliente deve fazer a autenticação com a senha pessoal cadastrada ou a identificação digital (biometria).

No PicPay, você está protegido e conta com senha para pagamento, autenticação por SMS, reconhecimento facial e digital. Você também pode contar com a função Proteger Acesso, disponível no app.

Ah, e cuidado com pessoas que tentam se passar por funcionários da empresa. Esse tipo de golpe, conhecido como phishing, é comum e pode ser percebido com algumas dicas simples. 

Por exemplo: quando receber um e-mail PicPay confira se foi enviado pelo domínio @picpay.com. Se perceber que não é o caso, não abra anexos, não clique em links, apague o e-mail na sequência e denuncie o remetente na própria caixa de e-mail como spam.

Se você perceber alguma situação como essa, denuncie aqui para que possamos analisar, ok? 

E nunca é demais lembrar: sempre procure canais oficiais de comunicação da empresa, que pode ser tanto via chat do app quanto nas redes sociais, sinalizados pelo selo azul de verificação.

Outra dica importante: o PicPay é seguro para fazer pagamentos, mas cuidado com golpistas, beleza? Um exemplo que está em alta é o golpe do Pix, em que pessoas se passam por conhecidos e pedem uma transferência de emergência.

Aprenda já como identificar e evitar o golpe do Pix.

Então, o PicPay é confiável?

Depois de todas as informações que você leu acima, ainda gostaria de mais motivos para ter certeza de que pode confiar? Isso é super compreensível. Segurança digital é assunto sério, e cada vez mais você deve prezar pela sua.

Então, se é seu caso, também vale lembrar que o PicPay se guia por uma política de segurança, que deve ser seguida e respeitada por todos os colaboradores, parceiros e prestadores de serviço da empresa.

Mas, afinal, o que é essa política de segurança? Ela tem o objetivo de estabelecer diretrizes de segurança, garantindo que as informações que são de posse do PicPay ou de responsabilidade da empresa sejam confiáveis, íntegras e disponíveis quando for necessário.

Essas diretrizes da política de segurança do PicPay também buscam prevenir e detectar qualquer problema que possa ocorrer. 

É por isso que o PicPay tem times dedicados a identificar e minimizar riscos em tempo real, buscando sempre preservar a segurança dos seus clientes.

Mas, para entender a fundo o que isso significa, vale a pena saber mais sobre o que dizem as diretrizes da política de segurança do PicPay.

Primeiro, é preciso entender o que elas são. Essas diretrizes representam os princípios adotados para lidar com as questões de segurança na empresa. 

Elas também são fundamentais para atingir os objetivos definidos, com base nos pilares de segurança da informação. 

São eles:

  • Confidencialidade: garantia de que toda informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas;
  • Integridade: garantia de que a informação, armazenada ou em trânsito, seja completa, exata e não sofrerá qualquer modificação ou exclusão não autorizada;
  • Disponibilidade: garantia de que a informação sempre estará disponível quando necessário.

Como o PicPay garante a segurança dos seus dados?

O PicPay segue uma Política de Privacidade para garantir a segurança dos seus dados.

Por isso, nós não só atuamos de acordo com o que prevê a legislação brasileira, como todos os dados pessoais recebidos, transmitidos ou compartilhados pelo PicPay são criptografados e armazenados em servidores seguros.

A criptografia é uma forma de transformar as informações em um código que só pode ser lido depois de ser descriptografado. Ou seja, totalmente segura.

Além disso, o app segue todas as principais normas de segurança, inclusive as internacionais, como a PCI Security Standards Council, que reúne as principais empresas do mundo que lidam com cartão de crédito em transações eletrônicas.

Vale lembrar que você também pode (e deve!) ajudar a manter sua conta mais segura. Entre as formas de fazer isso, você pode utilizar a biometria ou a senha comum no seu aplicativo.

Sabe por que isso é fundamental? Porque, além de garantir que o PicPay tem uma segurança robusta, assim como qualquer outro app ou produto e serviço que você use, você tem um papel muito importante na hora de garantir sua privacidade e da sua conta, em qualquer lugar!

Elas são solicitadas para confirmar um pagamento ou transferência no seu app. Por isso, nunca compartilhe sua senha com ninguém, beleza? Mais para frente neste texto, você vai conferir mais dicas para tornar sua conta PicPay ainda mais segura.

E para quê utilizamos dados, afinal? Para garantir a melhor experiência dos nossos usuários na hora de fazer pagamentos, movimentar seu dinheiro ou contratar um produto financeiro, como um empréstimo.

Para saber mais, acesse nosso conteúdo especial sobre pagamentos seguros para ver as principais dicas valiosas de como proteger sua segurança e dos seus dados e informações.

Como aumentar minha segurança digital?

Os questionamentos sobre a segurança dos aplicativos são cada vez mais comuns. Eles têm crescido junto com as novas modalidades de golpes, fraudes e outras situações de risco. 

Justamente por isso, é muito importante saber se proteger. Se você estiver atento a algumas dicas simples de segurança, já vai estar muito mais pronto para entender sinais de alerta e para se proteger.

Você sabia que existem algumas dicas para descobrir como saber se um aplicativo é seguro? Você pode aplicá-las a qualquer app do seu smartphone. 

Como saber se um app é seguro?

Entre as dicas, uma delas é verificar a avaliação desse aplicativo na loja de apps. Se você usa um celular Android, será na Google Play. Se for usuário iOS, será na Apple Store. 

Isso ajuda a saber se outros usuários tiveram problemas ou se a percepção sobre o app em geral é positiva.

Além disso, quanto mais antigo for o app, maior a chance de problemas ou bugs já terem sido corrigidos. Muitas vezes, os desenvolvedores fazem atualizações constantes dos aplicativos exatamente para resolver falhas identificadas.

Por isso, é muito importante sempre fazer as atualizações dos seus aplicativos. Você também pode configurar seu celular para que isso ocorra automaticamente.

Mas segurança online não é só sobre apps. Também vale para e-mail ou SMS, por exemplo. Por isso, confira algumas formas de se proteger em casos suspeitos:

  • Ter senhas fortes, que sejam difíceis de descobrir e não estejam associadas aos seus dados pessoais (como aniversários). Também vale ter mais de uma senha para redes sociais e e-mail, por exemplo;
  • Cuidado com o que você acessa no computador ou celular: nunca baixe arquivos ou clique em links desconhecidos;
  • Fique atento a mensagens que solicitam código de confirmação ou de segurança, por exemplo no WhatsApp ou SMS. Se você não pediu acesso a uma plataforma que exija esse código, pode ser uma tentativa de fraude.

Leia mais: Golpes do WhatsApp: como evitar e o que fazer se cair em um?

Como tornar minha conta PicPay ainda mais segura?

Todas as dicas que você conferiu acima ajudam a tornar sua conta mais segura. Agora, vamos a algumas ações para proteger especialmente o seu app PicPay.

Atenção às senhas: use senhas diferentes para cada app, inclusive para o PicPay, e nunca compartilhe com ninguém ou deixe salva em algum arquivo do seu celular ou computador;

Fique atento aos canais oficiais: procure canais oficiais do PicPay sempre que precisar checar uma informação;

Não compartilhe dados nas redes sociais: nunca vamos pedir seus dados por outros canais que não sejam o próprio app;

Use a função Proteger Acesso: ela que vai exigir a senha sempre que você tentar acessar o app. Basta acessar o app, clicar na foto de perfil e encontrar a opção Proteger Acesso na seção Segurança. Ative e pronto.

Cadastre um e-mail alternativo para recuperar a senha: não deixe o seu e-mail principal, configurado no celular, como a opção padrão para redefinir a senha. Isso evita que outras pessoas tentem mudar sua senha para acessar seu app.

Proteja sua conta: no PicPay, você tem a opção de contratar o Seguro Carteira Digital, que protege não só a sua carteira, mas também cartões de crédito, pagamentos, Pix e muito mais.

Se quiser saber mais, confira o vídeo abaixo.

E se eu tiver um problema e precisar falar com o PicPay?

Primeiro, fique tranquilo caso tenha passado por alguma situação suspeita. Os times do PicPay estão preparados e prontos para te ajudar.

Se você suspeitar que sua conta tenha sido invadida, antes de qualquer coisa troque a sua senha do PicPay e do e-mail que você usa

Leia mais: Celular roubado? Saiba como proteger seus dados

Depois, acione o PicPay pelo chat do aplicativo, contando sobre a sua suspeita. Os times responsáveis vão fazer uma análise completa da segurança da sua conta.

Para abrir um chamado no chat do aplicativo, é só tocar no símbolo de interrogação (?) que aparece no canto da tela inicial do app.

Se você não conseguir mudar a sua senha, fale com o PicPay o mais rápido possível. Mesmo sem acesso à sua conta, você consegue mandar uma mensagem pra gente no chat do app, disponível na tela inicial de login.

Caso precise acionar a empresa, você pode falar com o PicPay pelo chat do app. Ele funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, para te auxiliar no que for preciso.

Gostou das dicas para se proteger? Então, confira mais dicas sobre segurança digital, cheias de orientações e respostas sobre esse assunto tão importante!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 29

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados