Blog do PicPay: conteúdos sobre pagamentos, app e muito mais

O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

Tem dúvidas se o PicPay é seguro e confiável para guardar dinheiro, fazer pagamentos e outras transações? Confira as respostas

15 de dezembro de 2021 Atualizado em 4 de março de 2022

Se você é usuário do aplicativo ou pensa em ser, com certeza já se perguntou se o PicPay é seguro e confiável, certo? Então, este conteúdo foi pensado especialmente para você, porque vamos responder a essa questão.

Essa pergunta é bastante comum hoje em dia, em que os aplicativos fazem parte do cotidiano das pessoas. Nesse cenário, cada vez mais, a segurança digital se torna um ponto de discussão.

Garantir a segurança dos nossos dados e a privacidade das nossas informações, sempre que aderimos a um novo app ou produto e serviço de uma empresa, é assunto sério, e todos devem estar atentos a isso.

E, como não poderia deixar de ser, a segurança dos usuários é prioridade para o PicPay. Então, se você quer entender mais sobre como esse assunto é tratado pela empresa, este conteúdo vai te ajudar.

Além disso, se perguntar sobre a segurança do PicPay é muito compreensível, já que ele se trata de aplicativo de pagamentos, ou seja, envolve deixar e movimentar seu dinheiro nele. Nesses casos, a confiança é fundamental, né? 

Para que você se sinta mais confortável com esse assunto, neste texto vamos falar sobre:

  • É seguro deixar dinheiro no PicPay?
  • O PicPay é seguro para pagamentos?
  • O PicPay é confiável?

Se você quer entender melhor cada um desses pontos e saber por que eles são importantes para a sua segurança digital, continue a leitura!

O PicPay é seguro?

Antes de falarmos sobre a segurança em si, é importante entender o que faz o aplicativo do PicPay. Esse ponto vai ser fundamental lá na frente.

O PicPay é o maior app de pagamentos do País hoje, com mais de 60 milhões de usuários. Isso significa que você pode usar o aplicativo para pagar contas, boletos, fazer transferências ou até mesmo Pix.

Mas não é só isso. Hoje, o PicPay vai além dos pagamentos, porque atua em cinco frentes de negócio: carteira virtual, marketplace financeiro, PicPay Store (marketplace de produtos do app), Social (recursos de rede social) e serviços financeiros para quem atua como pessoa jurídica. Em breve, a empresa também terá a vertical de Advertising.

Portanto, para responder se o PicPay é seguro para guardar dinheiro, é preciso entender que o aplicativo tem diversas funcionalidades, muito além de ser uma conta digital que permite que você saia de casa sem a carteira!

Além disso, como você já viu acima, a privacidade e proteção dos usuários é a prioridade do PicPay. Aqui, você conta com um time de especialistas em segurança para te orientar e auxiliar sobre a melhor forma de proteger a sua conta.

Sabe por que isso é fundamental? Porque, além de garantir que o PicPay tem uma segurança robusta, assim como qualquer outro app ou produto e serviço que você use, você tem um papel muito importante na hora de garantir sua privacidade e da sua conta, em qualquer lugar!

Para saber mais, acesse nosso conteúdo especial sobre pagamentos seguros para ver as principais dicas valiosas de como proteger sua segurança e dos seus dados e informações.

Leia mais: O que é PicPay e como funciona?

É seguro deixar dinheiro no PicPay?

A principal dúvida das pessoas que se perguntam sobre a segurança do app PicPay costuma ser sobre o rendimento da carteira virtual. Isso porque, hoje, quem deixa seu dinheiro rendendo no aplicativo recebe um retorno de até 105% do CDI.

Esse rendimento é maior do que a poupança e, ainda, maior do que o de outras contas digitais por aí. Por isso, para algumas pessoas, pode parecer o velho “bom demais para ser verdade”.

Mas é verdade, sim! É seguro deixar dinheiro guardado no PicPay. Quem deixa sua grana na carteira virtual tem rendimento diário e pode sacar quando quiser, além de poder usar o valor em todas as funcionalidades disponíveis no app.

Além disso, o rendimento de até 105% do CDI é garantido pelo PicPay e conta com a segurança do Tesouro Nacional. Você sabe o que isso significa? Vamos entender, na prática, o que essa informação quer dizer.

Talvez você ainda não saiba, mas o PicPay é uma instituição de pagamentos regulada e autorizada pelo Banco Central. Uma instituição de pagamento, ou apenas IP, é a empresa que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos.

Por ser uma IP e estar sob a regulamentação do Banco Central, o PicPay mantém 100% do saldo que seus usuários depositam no aplicativo investido em títulos públicos federais ou recolhidos no Banco Central. Essa é uma exigência do BC que garante a segurança do seu dinheiro.

Portanto, se você quer que o seu dinheiro renda com segurança, de forma flexível e que possa sacar ou movimentar a qualquer momento, o PicPay oferece a melhor opção.

Isso porque essa regulamentação mencionada acima garante toda a segurança do dinheiro depositado no PicPay, sem necessidade do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

O PicPay é seguro para pagamentos?

Agora você já sabe que o PicPay é seguro para deixar o seu dinheiro. Mas, além de saber se é confiável manter a grana na sua conta PicPay, também é muito importante garantir a segurança dos seus pagamentos ao usar o app.

E saiba que é para isso que o PicPay trabalha: pagar tudo e todos de forma rápida, fácil e, acima de tudo, segura. Portanto, vale a pena entender como isso é feito.

Primeiro, é importante que você saiba que o PicPay pratica os melhores e mais atualizados processos de segurança do mundo.

Mas quem garante isso? Isso é avaliado por certificações de segurança, realizadas e garantidas por empresas especializadas no assunto.

O PicPay é uma empresa certificada PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard). Ou seja, isso quer dizer que os dados recebidos pelo app são criptografados e armazenados em servidores seguros.

Essa é uma forma de manter as informações de todos que usam o app protegidas e em segurança.

Além disso, o PicPay também é reconhecido como uma organização participante do PCI Security Standards Council, outra garantia importante das melhores práticas de segurança.

E tem mais. O PicPay também está na On the List!, que é uma lista global dos provedores de serviço que protegem o processamento, a transmissão e o armazenamento de seus dados de cartão. 

Então, caso você ainda tenha dúvidas, saiba que é seguro usar o PicPay tanto para deixar seu dinheiro quanto para fazer pagamentos e outras transações. Pode confiar: o PicPay trata da sua grana com muito cuidado e segurança.

Além de a empresa seguir as melhores práticas de segurança, os usuários contam com diversas camadas de segurança para se protegerem de situações de risco, como golpes ou fraudes. 

Por exemplo: para realizar qualquer transação financeira pelo app, o cliente deve fazer a autenticação com a senha pessoal cadastrada ou a identificação digital (biometria).

No PicPay, você está protegido e conta com senha para pagamento, autenticação por SMS, reconhecimento facial e digital. Você também pode contar com a função Proteger Acesso localizada nas configurações do app.

Ah, e cuidado com pessoas que tentam se passar por funcionários da empresa. Esse tipo de golpe é comum e pode ser percebido com algumas dicas simples. 

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

Por exemplo: quando receber um e-mail PicPay confira se foi enviado pelo domínio @picpay.com. Se perceber que não é o caso, não abra anexos, não clique em links, apague o e-mail na sequência e denuncie o remetente na própria caixa de e-mail como spam.

E nunca é demais lembrar: sempre procure canais oficiais de comunicação da empresa, que pode ser tanto via chat do app quanto nas redes sociais, sinalizados pelo selo azul de verificação.

Então, o PicPay é confiável?

Depois de todas as informações que você leu acima, ainda gostaria de mais motivos para ter certeza de que pode confiar? Isso é super compreensível. Segurança digital é assunto sério, e cada vez de nós deve prezar pela sua.

Então, se é seu caso, também vale lembrar que o PicPay se guia por uma política de segurança, que deve ser seguida e respeitada por todos os colaboradores, parceiros e prestadores de serviço da empresa.

Mas, afinal, o que é essa política de segurança? Ela tem o objetivo de estabelecer diretrizes de segurança, garantindo que as informações que são de posse do PicPay ou de responsabilidade da empresa sejam confiáveis, íntegras e disponíveis quando for necessário.

Essas diretrizes da política de segurança do PicPay também buscam prevenir e detectar qualquer problema que possa ocorrer. É por isso que o PicPay tem times dedicados a identificar e minimizar riscos em tempo real, buscando sempre preservar a segurança dos seus clientes.

Mas, para entender a fundo o que isso significa, vale a pena saber mais sobre o que dizem as diretrizes da política de segurança do PicPay.

Primeiro, é preciso entender o que elas são. Essas diretrizes representam os princípios adotados para lidar com as questões de segurança na empresa. Elas também são fundamentais para atingir os objetivos definidos, com base nos pilares de segurança da informação. 

São eles:

  • Confidencialidade: garantia de que toda informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas;
  • Integridade: garantia de que a informação, armazenada ou em trânsito, seja completa, exata e não sofrerá qualquer modificação ou exclusão não autorizada;
  • Disponibilidade: garantia de que a informação sempre estará disponível quando necessário.

Se preferir ler mais sobre o assunto ou ter ainda mais detalhes, você pode acessar a política de segurança do PicPay

Como aumentar minha segurança digital?

Os questionamentos sobre a segurança dos aplicativos são cada vez mais comuns. Eles têm crescido junto com as novas modalidades de golpes, fraudes e outras situações de risco. 

Justamente por isso, é muito importante saber se proteger. Se você estiver atento a algumas dicas simples de segurança, já vai estar muito mais pronto para entender sinais de alerta e para se proteger.

Você sabia que existem algumas dicas para saber se um aplicativo é seguro? Você pode aplicá-las a qualquer app do seu smartphone. 

Entre elas, está verificar a avaliação desse aplicativo na loja de apps. Se você usa um celular Android, será na Google Play. Se for usuário iOS, será na Apple Store. Isso ajuda a saber se outros usuários tiveram problemas ou se a percepção sobre o app em geral é positiva.

Além disso, quanto mais antigo for o app, maior a chance de problemas ou bugs já terem sido corrigidos. Muitas vezes, os desenvolvedores fazem atualizações constantes dos aplicativos exatamente para resolver falhas identificadas.

Mas segurança online não é só sobre apps. Também vale para e-mail ou SMS, por exemplo. Por isso, confira algumas formas de se proteger em casos suspeitos:

  • Ter senhas fortes, que sejam difíceis de descobrir e não estejam associadas aos seus dados pessoais (como aniversários). Também vale ter mais de uma senha para redes sociais e e-mail, por exemplo;
  • Cuidado na hora de baixar arquivos para o seu computador ou celular: nunca baixe arquivos desconhecidos;
  • Fique atento a mensagens que solicitam código de confirmação ou de segurança, por exemplo no WhatsApp ou SMS. Se você não pediu acesso a uma plataforma que exija esse código, pode ser uma tentativa de fraude.

E se eu tiver um problema e precisar falar com o PicPay?

Primeiro, fique tranquilo caso tenha passado por alguma situação suspeita. Os times do PicPay estão preparados e prontos para te ajudar.

Se você suspeitar que sua conta tenha sido invadida, antes de qualquer coisa troque a sua senha do PicPay e do e-mail que você usa. 

Depois, acione o PicPay pelo chat do aplicativo, contando sobre a sua suspeita. Os times responsáveis vão fazer uma análise completa da segurança da sua conta.

Para abrir um chamado no chat do aplicativo, é só tocar no símbolo de interrogação (?) que aparece no canto da tela inicial do app.

Se você não conseguir mudar a sua senha, fale com o PicPay o mais rápido possível. Mesmo sem acesso à sua conta, você consegue mandar uma mensagem pra gente no chat do app, disponível na tela inicial de login.

Caso precise acionar a empresa, você pode falar com o PicPay pelo chat do app. Ele funciona 24h por dia, todos os dias da semana, para te auxiliar no que for preciso.

Gostou das dicas para se proteger? Então, confira a nossa editoria de Segurança Digital, que está cheia de orientações e respostas sobre esse assunto tão importante!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados