Como fazer um Pix para o PicPay com saldo de outros bancos

Veja como fazer um Pix para o PicPay utilizando o saldo que você tem em outras instituições financeiras, de um jeito simples, rápido e seguro

24 de fevereiro de 2023

Já pensou em resolver toda a sua vida financeira no mesmo lugar? O dia a dia de quem é fã do Pix para fazer pagamentos, como mais de 70% dos brasileiros, já está mais simples. A novidade é que agora você tem como fazer um Pix para o PicPay com o saldo de outros bancos sem sair do app.

É bem simples: na hora em que for fazer a transação, o usuário vai ver as outras contas bancárias integradas no seu app, por meio da tecnologia do Open Finance, e só vai precisar selecionar de qual delas deseja trazer o dinheiro.

Quer entender tudo e saber como aproveitar a novidade? Vamos te contar os detalhes e mostrar o passo a passo!

Como funciona o Pix?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que utiliza a tecnologia do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) com o objetivo de facilitar transações financeiras entre pessoas e empresas.

Leia mais: O que é Pix e como esse meio de pagamento funciona?

Ao contrário de outros métodos de transferência, como DOC ou TED, o Pix é concluído em segundos e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções em feriados e nos finais de semana.

Outras singularidades são a gratuidade nas transferências e a possibilidade de efetuar o pagamento apenas com um QR Code ou a Chave Pix da pessoa ou empresa.

A Chave Pix pode ser CPF, telefone, e-mail ou alguma chave aleatória, gerada automaticamente para você compartilhar com quem quiser.

Essas e outras vantagens fizeram com que o Pix se tornasse muito popular em pouquíssimo tempo. 

Para você ter ideia, mais de 70% da população brasileira tem ao menos uma chave cadastrada. Além do mais, o sistema de pagamento instantâneo movimentou quase R$ 11 trilhões ao longo de 2022.  

Mas é preciso prestar muita atenção! Essa popularidade também resultou no surgimento de vários tipos de golpes do Pix que exploram a boa fé das pessoas para a aplicação de fraudes. 

Vale lembrar que isso não quer dizer que o sistema não tenha segurança. Pelo contrário: o Pix é seguro, e é por isso que a forma de burlar o sistema utilizada por golpistas é optar por estratégias de convencimento das vítimas.

Como já explicamos em nosso conteúdo sobre maneiras de recuperar dinheiro de estelionato, o Banco Central criou alguns mecanismos de proteção para os usuários do Pix.

O primeiro é o Bloqueio Cautelar que consiste no congelamento do valor do Pix durante 72 horas pela instituição recebedora caso ela note alguma movimentação suspeita na conta de destino.

O segundo é o Mecanismo Especial de Devolução (MED) que pode ser acionado por você após notar que foi vítima de algum golpe financeiro. As instituições financeiras têm até 7 dias para analisarem o caso. 

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros.

Além do mais, no caso do Pix, você pode estabelecer limites diários no aplicativo da sua instituição financeira, com recortes de horário, inclusive. Com isso, você pode limitar transações durante o período noturno.

Como utilizar o Pix?

Agora que você já sabe como funciona e quais são as vantagens desse meio de pagamento instantâneo, pode estar se perguntando como fazer Pix, não é mesmo?  

O processo é super simples! Basta que você tenha alguma conta que seja habilitada para fazer transações financeiras, como contas correntes ou contas de pagamento, por exemplo.

Além disso, você precisa ter acesso ao internet banking ou aplicativo da sua instituição financeira para acessar a área Pix, beleza?

Não necessariamente você precisa cadastrar uma Chave Pix para fazer transações. A pessoa que vai receber também não precisa ter alguma chave. Nesses casos, você tem que informar todos os dados da conta de destino, como em uma TED.

O melhor de tudo é que o Pix é gratuito, como já falamos anteriormente. Se você ainda não utiliza, abra sua conta digital no PicPay e tenha acesso ao Pix e a vários outros benefícios.  

Como fazer um Pix pra mim com saldo de outros bancos?

A maioria das pessoas possui contas em mais de uma instituição financeira. De acordo com uma pesquisa da fintech Rapyd, 92% dos brasileiros têm conta em algum banco digital e banco tradicional ao mesmo tempo

É natural que você queira passar o seu dinheiro de uma conta para outra em algumas ocasiões. Por isso surge a dúvida, como fazer um Pix pra mim mesmo usando o saldo de outros bancos?

Você pode fazer de uma maneira mais complexa ou de um jeito super simples. A primeira opção é copiar a sua Chave em uma instituição e efetuar o pagamento no aplicativo da outra conta. 

Mas agora você tem uma alternativa ainda mais fácil, em que você nem precisa trocar de aplicativo. Essa facilidade só é possível graças à tecnologia do Open Finance

Não sabe o que é isso? Basicamente é um sistema de compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras. Você pode saber ainda mais em nosso conteúdo sobre como funciona o Open Finance no PicPay

Leia mais: Entenda a história do Open Finance e Open Banking no Brasil

Desde que a tecnologia começou a ser regulamentada, o PicPay buscou ser protagonista no Open Finance. Prova disso é que adquiriu em 2021 o Guiabolso, precursor do Open Banking no país. 

Em 2022, o PicPay entrou de vez no Open Finance e começou a lançar produtos utilizando a tecnologia, como o hub de consentimentos e o Minhas Finanças, que permite que você faça um controle financeiro pessoal simples no celular.

Em pouco tempo, o PicPay conseguiu mais de 1 milhão de consentimentos. Esse número deve crescer ainda mais, já que uma pesquisa da Aster Capital mostrou que 65% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar seus dados no Open Finance.

O recorde aconteceu junto com a liberação obtida pelo PicPay para operar como Iniciador de Pagamentos. Parece confuso? Abaixo vamos explicar de forma prática o que isso significa.

Dessa forma, agora é possível fazer um Pix para a sua conta no PicPay utilizando o saldo que você tem em outras instituições financeiras, sem que seja necessário sair do app. 

Veja o passo a passo abaixo para trazer a sua grana para o PicPay sem sair do app:

  • Na tela inicial do aplicativo, toque em Carteira;
  • Depois, toque em adicionar dinheiro;
  • Selecione a opção Pix via Open Finance;
  • Informe o valor que você quer trazer pro PicPay;
  • Selecione a instituição de onde você vai retirar o saldo e confirme as informações na tela de resumo;
  • Depois do redirecionamento, autorize o pagamento na outra instituição;
  • Pronto! A outra instituição vai aprovar sua transferência em até 60 minutos.

A função estará disponível tanto para as pessoas que já deram consentimento de compartilhamento de dados como para toda a base ativa de mais de 30 milhões de usuários ativos.

Na hora da transação, você poderá conferir as informações sobre as outras contas integradas e só vai precisar selecionar de qual delas deseja trazer o dinheiro. 

Por enquanto, tem como fazer um Pix para PicPay com saldo dos seguintes bancos: 

  • Banco Santander;
  • Bradesco;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Itaú;
  • Caixa;
  • Nubank.

Em breve, a funcionalidade também estará disponível para transações com saldo de outras instituições. 

Com isso, você pode centralizar toda a sua vida financeira no aplicativo do PicPay, simplificando ainda mais a forma com que você lida com o seu dinheiro.

“A grande vantagem do Open Finance para as pessoas é a melhor experiência e melhores produtos. É o que estamos oferecendo para os nossos usuários”, conta Thiago Alvarez, executivo responsável pelo Open Finance no PicPay.

A melhor parte de trazer seu dinheiro para o PicPay? Ele rende diariamente 102% CDI, após 30 dias, de forma automática. Você ainda pode guardar a sua grana nos Cofrinhos, sem esse período de carência. 

Leia mais: Quanto rende 20 reais no PicPay ou outros valores?

E não para por aí. Além do rendimento da carteira e dos Cofrinhos, você tem a chance de utilizar o seu dinheiro em todo o ecossistema do aplicativo!

Até então, as possibilidades para trazer o seu dinheiro para o PicPay, que ainda podem ser utilizadas, eram: 

Informação importante: o comprovante dessa transferência fica disponível na instituição em que você usou o saldo, ok?

Viu como é fácil fazer um Pix para o PicPay? Se você quiser ter a vida financeira ainda mais simplificada, veja nossos conteúdos destinados a cuidar do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 9

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados