O que é conta digital para pessoa física? Guia completo

Aprenda o que é conta digital, confira as principais vantagens, entenda se elas são seguras e como abrir a sua

24 de março de 2023

Se você não sabe o que é conta digital, não está só! Muitas pessoas ainda não entendem como elas funcionam, se são seguras e se oferecem alguma diferença em relação às contas tradicionais.

A verdade é que as contas digitais estão cada vez mais populares no Brasil. Uma estimativa aponta que, até o fim de 2022, cada brasileiro economicamente ativo tinha 4,5 contas digitais abertas.

A projeção vem de um estudo da idwall, plataforma de gestão de riscos no ambiente digital, e indica a abertura de 184 milhões contas digitais em 2022, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. 

No total, 480 milhões de contas foram abertas desde 2016, diz o levantamento. Quer entender por que as contas digitais ganharam tanto destaque e saber tudo sobre o funcionamento delas? É só continuar a leitura!

O que é conta digital?

As contas digitais são, basicamente, versões eletrônicas das contas bancárias tradicionais. Porém, no caso da conta digital, você consegue resolver toda a sua vida financeira pela internet, sem ter que ir a alguma agência.

É possível abrir uma conta, movimentar o seu dinheiro e fazer tudo que você precisa pelo celular ou computador, por meio de um aplicativo ou site. Basta ter acesso à internet.  

De cara, dá para perceber que as contas digitais simplificam muito o jeito de você lidar com o dinheiro, não é mesmo? Com esse tipo de conta, você não tem que gastar horas e horas em filas de banco.

O surgimento das contas digitais também revolucionou o mercado financeiro porque diminuiu os custos das empresas e aumentou a concorrência entre as instituições financeiras. 

Dessa forma, existem várias opções de contas gratuitas em que você consegue fazer pagamentos e transferências sem pagar qualquer taxa. O Pix, queridinho dos brasileiros, também faz parte desse processo de digitalização da economia.   

Além do mais, as contas digitais costumam ser bem menos burocráticas do que as tradicionais. Na prática, isso significa que agora é muito mais fácil abrir uma conta. No fim deste conteúdo, vamos ensinar o passo a passo.

Os inúmeros benefícios contribuíram muito para a popularização das contas digitais no Brasil. Para você ter ideia, mais de 40% dos brasileiros possuem conta em alguma fintech, como o PicPay, segundo uma pesquisa global da Finder.

Outro dado que ilustra bem esse cenário é de uma pesquisa feita pela Akamai Technologies. O estudo aponta que 70% da população brasileira que tem acesso a  serviços bancários possui conta tanto em banco tradicional quanto em banco digital.

Como funciona conta digital?

Depois de entender o que é uma conta digital, você ainda pode estar em dúvidas sobre como esse tipo de conta funciona, não é mesmo? A resposta é bem simples. 

De forma geral, uma conta digital funciona da mesma maneira que uma conta tradicional. Ou seja, os produtos e serviços financeiros disponíveis são basicamente os mesmos, porém oferecidos de forma online. 

Transferências via Pix, pagamento de contas, saques, cartão de débito e crédito, empréstimos e investimentos são alguns exemplos de serviços que você pode encontrar em uma conta digital. 

Além dos produtos comuns oferecidos pelas instituições financeiras, algumas contas digitais contam com diferenciais, como rendimento automático, compras com cashback, ferramentas para organizar as contas e etc.  

É claro que as funcionalidades variam de acordo com cada instituição financeira. Por isso, é fundamental que você pesquise sobre as condições e encontre a melhor opção para você. 

No fim, a principal diferença está na maneira como você utiliza a conta: pela internet. Assim, você tem mais praticidade para movimentar o seu dinheiro e a tendência é de que encontre taxas mais baixas. 

Já que as contas digitais não contam com agência física, muitas pessoas se perguntam sobre como fica a situação dos atendimentos e do saque de dinheiro em espécie. A gente te explica! 

Normalmente, as contas digitais oferecem atendimento via chat ou telefone, 24 horas por dia. Dessa maneira, você não fica desamparado caso tenha algum problema ou dúvida. 

Como sacar de conta digital?

A respeito do saque de dinheiro em espécie, há duas opções principais, dependendo da instituição escolhida por você. Algumas contas permitem que você faça saques por meio de qualquer caixa eletrônico da rede Banco24Horas.

Se não for o caso, você também pode sacar o seu dinheiro em estabelecimentos credenciados para Pix Saque ou Pix Troco, que permite saques via Pix sem cobrança de qualquer taxa. 

Conta digital é corrente ou poupança?

As contas digitais podem ser de diferentes tipos, como corrente, poupança, de pagamento e de investimento. 

Mas então como saber se a conta é corrente ou poupança? Basta você conferir a informação no contrato de adesão à conta ou falar com a sua instituição financeira. 

O PicPay, por exemplo, funciona como uma conta corrente, mas com a vantagem de que o seu dinheiro rende mais do que na poupança. Veja quanto rende 20 reais no app ou outros valores.

Conta digital é segura?

Outra dúvida comum é sobre a segurança desse tipo de conta. É o seu caso? Pois saiba que as contas digitais são tão seguras quanto as contas bancárias tradicionais, beleza? 

O principal fator que explica isso é que todas as instituições financeiras são reguladas pelo Banco Central e são obrigadas a cumprir uma série de requisitos para terem o aval para funcionar.

As chamadas fintechs precisam adotar medidas de proteção digital e de segurança de dados para poderem fazer parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o responsável por estabelecer as normas de funcionamento e o Banco Central fica com a tarefa de fiscalizar e garantir que as medidas sejam cumpridas.

Outro fator importante é que as instituições reguladas contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura até R$ 250 mil por CPF.

Além disso, os bancos e demais instituições financeiras investem pesado na segurança das contas digitais. Por isso, você pode contar com tecnologias extras de proteção, como criptografia, biometria e reconhecimento facial.

Mesmo que as contas digitais sejam seguras, é fundamental que você tome cuidado para evitar golpes financeiros que aproveitam da sua boa fé para roubar o seu dinheiro. Confira a nossa Central de Segurança

Ainda é necessário prestar atenção para identificar possíveis fraudes envolvendo falsas empresas que se passam por instituições financeiras sérias. Veja como saber se uma conta digital é segura ou não.

Leia mais: O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

Quais são as vantagens das contas digitais?

Ao longo deste conteúdo sobre o que é conta digital, já citamos alguns benefícios desse tipo de conta. Para ficar ainda mais claro, listamos abaixo as cinco principais vantagens das contas digitais: 

1. Praticidade

O processo de ir ao banco é uma dor de cabeça para a maioria das pessoas. Passar horas em uma fila para pagar as contas, então? Pior ainda. Com as contas digitais, a sua vida se torna muito mais simples.

Todas as suas finanças ficam centralizadas em um só lugar, na palma da mão. Com o seu celular, você consegue fazer tudo que precisa, sem sair de casa ou perder tempo com filas. 

2. Taxas melhores

Lembra quando era necessário pagar taxas para manter a sua conta ou fazer transferências via TED ou DOC? As contas digitais também transformaram esse cenário. 

Atualmente, é possível encontrar uma conta digital gratuita, sem taxas de manutenção, e que te permite movimentar o seu dinheiro sem precisar pagar qualquer tipo de taxa por isso.  

3. Menos burocracia

Como já falamos, as contas digitais são muito menos burocráticas do que as tradicionais. Inclusive, essa característica contribuiu para o processo de inclusão financeira da população.

Para você ter noção, desde o começo da pandemia até o fim de 2022, quase 23 milhões de brasileiros passaram a ter acesso a serviços financeiros, de acordo com o Banco Central. E as fintechs contribuíram muito para esse número.

4. Recargas e compras com cashback

Além de disponibilizar produtos e serviços financeiros tradicionais, pela internet e com taxas mais baixas, várias contas digitais oferecem mais diferenciais, como rendimento automático, por exemplo. 

Outras funcionalidades que podem ser mencionadas são a possibilidade de recarregar o celular ou o cartão do transporte público e fazer compras em lojas e sites com cashback. 

Leia mais: O que é cashback e como ganhar mais dinheiro de volta

5. Segurança

Por fim, as contas digitais são extremamente seguras e ainda contribuem para você não precisar ficar andando com dinheiro pelas ruas, correndo o risco de ser assaltado. 

Para aumentar a sua segurança, algumas contas digitais, como o PicPay, disponibilizam opções de seguro para transações Pix, pagamentos, transferências, recargas e saques sob coação ou após roubo do celular, e saidinha de banco.

Qual é a melhor conta digital?

Com tantas opções por aí, você pode estar se perguntando qual é a melhor conta digital, né? A verdade é que você tem a chance de escolher aquela que melhor se adeque às suas necessidades. Geralmente, as mais atrativas são:

1. Conta digital com cashback

Em que você pode ganhar dinheiro de volta ao fazer compras, e até mesmo pagamentos de boletos e outras contas. 

2. Conta digital gratuita ou conta digital sem anuidade

Em que você não precisa pagar nada para abrir ou manter a sua conta, ou seja, sem cobrança de anuidade.

3. Conta digital sem burocracia

Em que você pode abrir em poucos minutos, pela internet, sem precisar passar por uma análise de crédito.

4. Conta rendeira

Em que o seu dinheiro rende enquanto fica guardado, sem que você precise contratar qualquer produto de investimento.

Está em busca de uma conta digital que abre na hora, sem análise de crédito, que tem todas as vantagens acima e muitos outros benefícios para simplificar o jeito com que você lida com o dinheiro? O PicPay é para você!

Além de ter a conta rendeira com melhor rendimento automático em conta após 30 dias, sem limite máximo de investimento, o PicPay possui tudo que você precisa para o seu dia a dia, como: 

Como abrir conta digital?

O processo para abrir uma conta digital costuma ser super fácil, pela internet. Normalmente, as instituições financeiras pedem seus dados pessoais e fotos dos seus documentos, como RG, CPF e comprovante de endereço. 

Como abrir conta no PicPay?

É possível abrir uma conta no PicPay em poucos minutos, pelo seu celular. Para isso, basta que você tenha 16 anos, um CPF regularizado e um número de celular ativo. 

Confira o passo a passo de como abrir uma conta digital no PicPay de forma simples e veja o vídeo abaixo com mais detalhes.

  • Baixe o aplicativo do PicPay;
  • Toque em Criar conta;
  • Informe os seus dados pessoais;
  • Caso seja solicitado, envie comprovante de endereço e de renda;
  • Se for preciso, envie uma foto do seu rosto e dos seus documentos;
  • Pronto!

É fundamental que você tenha em mente que a conta no PicPay é pessoal e intransferível. Ou seja, não use informações de outras pessoas ou empreste seus dados para alguém — as chamadas contas laranjas são crime!

Agora que você já sabe o que é conta digital, como funciona e quais são as vantagens, veja também outros conteúdos que podem te ajudar a cuidar do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 8

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados