Celular roubado? Saiba como proteger seus dados

Saiba como manter os dados e o dinheiro da sua conta digital do PicPay protegidos em caso de celular roubado ou furtado

8 de abril de 2022 Atualizado em 19 de setembro de 2022

Atualmente os smartphones são muito importantes para o dia a dia das pessoas. Cobiçados, se tornaram alvo de furtos e roubos. Teve seu celular roubado ou furtado? Saiba como proteger sua conta digital.

Antes os criminosos apenas revendiam o aparelho. Já hoje, alguns se especializaram em golpes em aplicativos financeiros contra a vítima. 

Melhor que remediar, é prevenir, certo? Por isso, é importante adotar algumas medidas de segurança para proteger sua conta. Vamos te dar o passo a passo, basta seguir a leitura.

A primeira coisa a se fazer, e possivelmente a mais importante, é colocar uma senha de bloqueio no seu smartphone. Atenção para algumas dicas:

  • Não utilize sequências numéricas simples, como por exemplo ‘1,2,3,4’;
  • Também não use números repetidos, como ‘0,0,0,0’;
  • Não escolha sua data de nascimento ou dados pessoais semelhantes, como o seu número de telefone;
  • Não anote sua senha em locais de fácil acesso, exemplo: bloco de notas do celular, capinha do aparelho ou em papéis dentro da bolsa ou carteira.

Além disso, diversos celulares permitem que você acrescente outras ferramentas para o bloqueio e desbloqueio da tela, como biometria por digital ou reconhecimento facial. 

O recomendado é que você utilize esses recursos e mantenha o sistema operacional do dispositivo sempre atualizado, para garantir que as ferramentas de segurança do aparelho estejam funcionando.

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

Camada extra de segurança do PicPay

Com a medida anterior, você e o seu dinheiro já estarão seguros, caso você tenha o celular roubado. Afinal, o app PicPay solicita a sua senha antes de qualquer transação pelo nosso aplicativo. Ainda assim, oferecemos mais uma opção para você se resguardar.

Utilizando a função ‘Proteger Acesso’, sua senha, impressão digital ou identificação do rosto, são solicitadas todas as vezes que o app for aberto. Quer saber como ativar essa funcionalidade? A gente te ensina: 

  • Abra o aplicativo do PicPay;
  • Toque na sua foto de perfil;
  • Vá até a seção de ‘Segurança’ e localize a opção ‘Proteger Acesso’;
  • Ative a funcionalidade e fique ainda mais seguro.

Leia mais: O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

Como bloquear celular roubado?

Se você seguiu as recomendações anteriores, pode ficar tranquilo. Contudo, se o seu celular e aplicativo estiverem desprotegidos ou se o assaltante tiver pegado a sua senha, é preciso atenção ao seguir as orientações abaixo.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), são duas medidas fundamentais para tomar ao procurar como bloquear celular roubado:

Apagar os dados de seu celular

Caso você tenha seu celular roubado ou furtado, busque um outro celular ou computador disponível, assim que possível, para apagar as informações.

Se seu aparelho for Android, acesse este link, insira login e senha e clique em “apagar dispositivo”. Se for iOS, o link é este para inserir login e senha, localizar seu iPhone e clicar em “apagar dispositivo”.

Entre em contato com sua instituição financeira

É fundamental que você comunique sua instituição financeira sobre o furto ou roubo o mais rápido possível, para que ela possa realizar o bloqueio de todas as suas contas e cartões.

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Se você é cliente PicPay, confira abaixo como desconectar PicPay do celular roubado, além das orientações de como agir nesta situação.

Como comunicar o PicPay que perdi o celular?

O primeiro passo, que é essencial, é você entrar em contato com o PicPay, o quanto antes, para comunicar o ocorrido. Com isso, nós conseguimos desconectar a sua conta do celular roubado, furtado ou perdido

Você pode falar com a gente por telefone. Basta ligar para o SAC do PicPay para ter instruções de como desvincular a conta do PicPay em celular roubado.

O telefone do PicPay é: 0800 025 8000.

Além disso, se você tem acesso à sua conta em outro dispositivo, você pode falar pelo chat, seguindo os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo PicPay; 
  • Toque na sua foto de perfil;
  • Selecione a opção Ajuda no canto superior direito da tela ou role até encontrar a opção Central de Ajuda;
  • Toque no banner Fale com a gente;
  • Selecione o motivo do seu contato;
  • Envie a sua mensagem, detalhando o ocorrido e solicitando o bloqueio do aplicativo no aparelho. 

Cuidado! Nós não utilizamos o WhatsApp como canal de comunicação para esse tipo de incidente. 

Leia mais: Golpes do WhatsApp: como evitar e o que fazer se cair em um?

Altere a senha do seu e-mail cadastrado no PicPay e em outros aplicativos

Por meio da sua caixa de e-mail, os criminosos podem tentar alterar a senha de aplicativos cadastrados com o seu correio eletrônico ou acessar algum app com autenticação de dois fatores.

Por isso, é importante que você impossibilite o acesso dos golpistas ao seu e-mail, alterando a senha e fazendo log off em todos os dispositivos conectados.

Considere registrar um Boletim de Ocorrência, junto à Polícia

Com o Boletim de Ocorrência, que pode ser feito online, você tem a chance de relatar e registrar tudo que ocorreu. Assim, você pode acionar o seguro do seu celular e da sua conta, caso você tenha.

Com o PicPay Seguro Carteira Digital, você tem cobertura da sua conta digital em casos de furto ou roubo de celular e até mesmo saques sob coação e “saidinha de banco”. Vale ressaltar que o seguro cobre as transações e não o aparelho.

O serviço pode ser contratado diretamente pelo aplicativo do PicPay, na seção Seguros, dentro da Carteira, com preços a partir de R$ 4,90. 

Faça o bloqueio do seu smartphone, de forma remota

Esse procedimento pode ser feito em qualquer aparelho, independente da marca, usando um computador ou outro celular.

Se o seu smartphone utiliza o sistema Android e você tem uma conta Google adicionada ao seu aparelho, o Encontre Meu Dispositivo é ativado automaticamente.

Para que a ferramenta funcione corretamente, o seu celular precisa estar ligado, conectado à internet, vinculado a uma conta do Google, com a localização e o Encontre Meu Dispositivo ativados.

Por meio do aplicativo, disponível em celulares ou na web, você pode optar por encontrar, bloquear ou limpar o seu smartphone.

Caso o seu aparelho seja da Apple, com sistema iOS, você pode fazer o rastreamento e bloqueio pelo Buscar, que deve estar ativado no seu dispositivo para funcionar.

Com o Buscar, você tem a opção de marcar o dispositivo como perdido, fazendo com que ele seja bloqueado, mantendo suas informações seguras. Outra via é solicitar que ele seja apagado remotamente. Fazendo isso, você perderá a chance de rastrear o aparelho no futuro.

Se o seu smartphone não estiver com o Buscar ativado, você pode alterar a senha do seu ID Apple, impossibilitando que outras pessoas acessem os dados e aplicativos da sua conta.

Entre em contato com a sua operadora e solicite o bloqueio do seu chip

Assim como o seu e-mail, o número do seu celular pode ser utilizado para logins com autenticação de dois fatores, por isso é importante que você peça o bloqueio para a sua operadora.

Além do mais, esta medida previne que os criminosos apliquem golpes contra seus contatos, utilizando aplicativos de mensagem.

Carteira roubada? Como proteger seu PicPay Card

Se você possui um PicPay Card e foi assaltado, ou perdeu o cartão, saiba o que fazer para efetuar o bloqueio:

  • Abra o aplicativo do PicPay;
  • Toque na sua foto de perfil;
  • Clique em em Configuração do cartão, na seção do PicPay Card;
  • Selecione a opção de Bloqueio por perda ou roubo e siga as instruções que aparecerem na tela;
  • Faça a solicitação de uma nova via do seu cartão

Atenção! Após o bloqueio por perda ou roubo, não é possível desbloquear o cartão novamente. Contudo, se você possui o cartão de crédito PicPay, você pode continuar utilizando o cartão virtual em compras online, sem restrições.


Agora que você já sabe como proteger a sua conta PicPay se tiver o celular roubado, aprenda mais sobre como não cair em golpes e proteger os seus dados, na nossa seção de Segurança Digital.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 2.9 / 5. Número de votos: 33

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados