Pix é seguro? Entenda como se proteger e evitar fraudes

Descubra se Pix é seguro, se há riscos do Pix e veja dicas de como proteger seus dados e evitar golpes de transferência de dinheiro

14 de janeiro de 2022 Atualizado em 8 de novembro de 2022

Qual é o seu Pix? Essa pergunta faz cada vez mais parte da rotina das pessoas. Atualmente, mais de 120 milhões de brasileiros utilizam o meio de pagamento instantâneo, segundo o Banco Central. Mas o Pix é seguro? Vamos te explicar!

Essa dúvida é frequente porque o lançamento do Pix, no final de 2020, facilitou muito a transferência de dinheiro entre pessoas, e até mesmo na hora de fazer pagamentos pelo celular. Se é tão fácil assim, como garantir a segurança?

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

Ao mesmo tempo, muitas pessoas passaram a usar o celular como principal ferramenta para resolver pagamentos do dia a dia. Com isso, ficou cada vez mais comum termos vários aplicativos de bancos e instituições financeiras no celular.

Infelizmente, apesar das vantagens do Pix, muitos criminosos viram nesse comportamento uma forma de aplicar golpes de transferência de dinheiro e até mesmo usando o Pix.

Então, vamos esclarecer se o Pix é mesmo seguro, como se proteger e como agir caso você seja vítima de um crime.

Mas o Pix é seguro?

O Pix é um forma de pagamento instantâneo criada para facilitar o nosso dia a dia. 

O Pix foi criado pelo Banco Central e pode ser feito a partir da sua conta em um banco ou instituição financeira.

Mas, afinal, Pix é seguro ou não? Sim. Os mecanismos de segurança do Pix fazem com que ele seja tão seguro ou até mais do que outras formas de pagar, como transferências bancárias. Quem garante isso é o Banco Central.

Afinal, o que está por trás da segurança do Pix? Segundo o BC, a segurança do Pix tem quatro pilares. Vem entender o que está por trás de cada um deles.

Autenticação do usuário

Isso significa que qualquer transação, mesmo para gerenciar chaves Pix, só pode ser iniciada em um ambiente seguro do seu banco, que seja acessado por senha ou outros dispositivos de segurança do celular, como biometria.

Rastreabilidade das transações

O Banco Central garante que todas as operações com o Pix sejam totalmente rastreáveis. Ou seja, é possível identificar as contas que recebem transferências após um golpe, por exemplo. 

Isso permite a atuação mais incisiva da polícia e da Justiça, o que não acontece com saques em caixas eletrônicos.

Tráfego seguro de informações 

As informações das transações Pix são mantidas de forma criptografada (em forma de um código que não é possível ler) na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), e todas as instituições que oferecem o Pix têm que emitir certificados de segurança para conseguir transacionar nessa rede. 

As informações das transações e os dados pessoais vinculados às chaves Pix também são armazenados de maneira criptografada em sistemas internos do BC.

O que os bancos fazem para garantir a segurança do Pix?

Por isso, se a sua dúvida é se o Pix é seguro, a resposta é sim. O Pix conta com diversos  mecanismos e medidas para garantir a segurança das transações.

Além da segurança do sistema do Pix, as instituições financeiras que oferecem essa forma de transferência aos seus clientes também adotam mecanismos para reforçar a segurança.

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Por meio de sistemas antifraude, que são operados pelas instituições e bancos que oferecem o Pix, elas podem identificar e bloquear transações suspeitas.

As transações que não forem consideradas seguras, inclusive, podem ser rejeitadas.

Como o próprio BC já explicou, o bloqueio preventivo permite que o seu banco analise de uma forma mais cuidadosa possíveis fraudes. 

Isso aumenta a chance de recuperação do dinheiro caso a pessoa tenha sido vítima de um golpe ou fraude com o Pix.

Outra medida importante para ajudar a prevenir crimes é que, quando o banco identifica alguma infração ou irregularidades, a instituição precisa compartilhar as informações com as outras empresas. Assim, todos os bancos podem ficar alertas.

Isso também se aplica para as transações em que pagador e recebedor tenham contas no mesmo banco e para operações rejeitadas por suspeita de fraude.

Dessa forma, em termos de tecnologia, o Pix é seguro. Mas, ainda assim, as fraudes podem acontecer caso a vítima sofra um golpe. Por isso, é importante entender como eles ocorrem e, assim, se proteger dos riscos do Pix. 

Embora alguns dos golpes de transferência de dinheiro mais famosos envolvam o nome do Pix, o maior risco — e na maioria das vezes, o principal culpado — é o fator humano

O Pix é uma forma simplificada de transferir dinheiro e tem a mesma segurança que o Sistema Financeiro Nacional usa para transferência TED e DOC. 

E as transações podem contar, ainda, com fatores de autenticação criados pelas próprias instituições financeiras.

É por esse motivo que o golpe do Pix normalmente ocorre por atuação humana, e não por falha ou culpa do sistema do Pix em si. 

Se o cliente adotar comportamentos seguros para evitar golpes pelo celular, vai poder fazer pagamentos com maior segurança, seja com o Pix ou qualquer outro. 

Isso quer dizer que os riscos do Pix são os mesmos de outros serviços financeiros. Portanto, o Pix é confiável, mas é importante usá-lo com atenção para evitar problemas. 

Por ainda ser uma novidade e muito utilizado todos os dias por milhares de pessoas, o Pix acaba sendo visado por criminosos e utilizado em fraudes.

Mas, como o próprio Banco Central já alertou a população e resumiu bem: o Pix é novo, mas os golpes são antigos. 

Quais são as medidas de segurança do Pix anunciadas pelo Banco Central?

Para aumentar as barreiras de segurança, o Banco Central, autoridade que regula as instituições financeiras, constantemente lança melhorias para aumentar a segurança dos pagamentos realizados via Pix

Um exemplo é que as transações não podem mais ultrapassar R$ 1 mil reais entre as 20h e 6h.

Outra medida para evitar o golpe do Pix é a possibilidade do cliente estabelecer limites diferentes para as transferências nos períodos diurno e noturno e assim restringir transações suspeitas e mitigar os riscos de golpes.

No fim de 2021, o Banco Central lançou mais algumas soluções para aumentar a segurança do Pix.

Para agilizar a apuração de casos de supostas fraudes ou golpes e ter mais eficiência na resolução das situações, o BC criou dois mecanismos de proteção.

O primeiro mecanismo é o Bloqueio Cautelar. Nele, a instituição recebedora que identificar movimentações suspeitas com alguma conta, pode fazer o bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas.

Durante esse tempo, é feita uma apuração completa do caso. Se for comprovada alguma irregularidade, o valor é devolvido para a conta de origem.

A segunda solução do BC é o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED). Esse recurso pode ser acionado pelas próprias instituições que perceberem alguma atitude suspeita ou pela vítima do golpe ou fraude.

Depois de instaurar o processo, as instituições envolvidas precisam analisar a situação em até 7 dias.

Caso o golpe seja comprovado, o valor é devolvido pela instituição recebedora para a conta de origem. Para isso, a conta de destino ainda precisa ter recursos. 

Então saiba que tem como recuperar Pix de golpe, dependendo do caso, beleza? Siga a leitura para entender como.

Além disso, o Banco Central também lista vários mecanismos adotados pelas instituições financeiras para garantir a segurança de todo e qualquer tipo de transação. São eles:

  • As informações pessoais são protegidas pelo sigilo bancário;

  • A autenticação e criptografia também estão garantidas;

  • As transações são integralmente rastreáveis, por serem operações de conta a conta;

  • A identidade do pagador é autenticada de forma digital, por senha, token, reconhecimento biométrico ou outro método de segurança adotado pela instituição financeira;

  • Os dados das transações transitam criptografados na rede do Sistema Financeiro Nacional;

  • A rede de dados identifica transações atípicas e dessa forma, bloqueando essas transações por um tempo, ou mesmo rejeitando;

  • Por ser uma solução do Banco Central, todas as instituições bancárias estão interligadas em sistemas de proteção e;

  • Estabelecer limites máximos de valores para as transações com base no perfil do cliente também é outro mecanismo de segurança.

Ainda em 2022 o Banco Central deve anunciar mudanças nas regras do Pix para evitar fraudes e vazamento de dados.

O nível de responsabilidade das instituições financeiras em relação a casos de vazamento de dados deve aumentar.

Além do mais, deve ser criada uma marcação específica para casos de uso de conta laranja e de falsidade ideológica.

Usar chave Pix é seguro?

Sim, as chaves Pix são seguras. Para usar o Pix, você precisa de uma chave, que substitui o número da conta e agência do banco, para simplificar.

A chave Pix pode ser e-mail, CPF ou CNPJ, número de celular ou uma chave aleatória, que é uma sequência de números e letras, aleatória e única, criada automaticamente pelo sistema do Pix e vinculada à conta bancária.

Uma dúvida bastante comum é se o Pix por email é seguro. A resposta é sim, já que funciona como qualquer outra chave.

Caiu no golpe com o Pix? Saiba o que fazer

Se você caiu no golpe do Pix, mantenha a calma, nem tudo está perdido. Avise sua instituição financeira o mais rápido possível. No caso do golpe do Pix, tem como recuperar o dinheiro.

A principal pergunta é: como recuperar dinheiro de golpe Pix? Ao avisar o seu banco, a instituição vai tentar recuperar o dinheiro, por meio do Mecanismo Especial de Devolução e do Bloqueio Cautelar.

Então golpe do Pix tem como recuperar o dinheiro? Sim, é possível recuperar o dinheiro, mas apenas nos casos em que ele ainda está na conta destino após a apuração, que pode levar até 7 dias.

Ou seja, se o Pix foi feito da instituição A para a instituição B, e ele ainda não tiver sido retirado da B pelo golpista, existe como recuperar um Pix de golpe. Por isso a importância de comunicar a sua instituição financeira o mais rápido possível.

Além do mais, é recomendado que você registre um Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito pela internet.

Quer saber mais sobre isso? Veja nosso conteúdo sobre como recuperar dinheiro de estelionato em 6 passos.

Como se prevenir contra golpes financeiros

Saiba se Pix é seguro e aprenda a se proteger de golpes

Como evitar golpes no Pix? Independente do tipo de golpe, a recomendação de segurança mais importante é ter cuidado com as informações solicitadas e compartilhadas por você.

Leia mais: Como evitar e denunciar golpes virtuais pelo celular

Confira abaixo algumas dicas para fugir dos golpes do Pix:

  • Desconfie de informações recebidas por e-mail e números desconhecidos. Normalmente, instituições financeiras não entram em contato com clientes por telefone ou e-mail para pedir qualquer tipo de dado ou informação. Em caso de suspeita, sempre consulte canais oficiais da empresa;
  • Tenha certeza de realizar as suas transações com o Pix dentro do aplicativo da sua instituição financeira;
  • Se receber um link de pagamento, confira se a plataforma utilizada é uma instituição autorizada e confiável;
  • Observe e confira com atenção os dados de quem vai receber o pagamento;
  • Não forneça sua chave ou identificação em sites desconhecidos.

Leia mais: Como saber se um site é falso ao fazer uma compra?

Caso você não saiba muito bem como agir nesses casos em que tem alguma suspeita, confira abaixo as orientações para evitar golpes financeiros.

Dicas práticas para não cair em golpes

Por ainda ser um meio de pagamento novo, os golpes envolvendo o Pix estão cada vez mais comuns e, por isso, é importante estar de olho em dicas práticas para evitar cair em algum deles.

Não se cadastre em sites desconhecidos

Não informe dados pessoais, como CPF, número de celular e senhas, em sites desconhecidos. Confira sempre se o endereço corresponde à marca do site, empresa ou serviço público, além de garantir que o CNPJ da companhia que solicitou o pagamento está ativo. 

Não clique em links suspeitos

Se você receber um link suspeito, não abra, já que ele pode acessar suas informações confidenciais. Normalmente, esses endereços acompanham alguma oferta que seja muito atraente, como descontos e prêmios em dinheiro.

Duvide de pedidos de dinheiro que chegarem pelo Whatsapp

Como você viu acima, a clonagem do Whatsapp e de números de celular de pessoas próximas a você é outro crime que se tornou bastante comum.

Por isso, se você receber algum contato de pessoas próximas por um telefone que não conheça, desconfie e tente checar no número da pessoa que você já tem cadastrado.

Caso ela não responda instantaneamente, você pode tentar ligar ou contatá-la de outra maneira.

Cuidado com QR Codes falsos

O QR Code, que viabiliza transações por meio da captura do código, já tem ficado bastante famoso. 

No entanto, é importante certificar-se de que o valor que consta no QR Code e o destino do dinheiro estão corretos antes de realizar os pagamentos e transferências.

Nunca compartilhe suas senhas

Nunca compartilhe as suas senhas pessoais ou as senhas de acesso ao internet banking e não confunda a senha com a chave do Pix. 

Além disso, não utilize senhas fáceis de adivinhar (como data de aniversário) e nem guarde-as anotadas em locais de fácil acesso. Caso você sofra um furto ou roubo, o criminoso pode usar essas informações para acessar suas contas. 

Invista em um seguro

Hoje em dia, você pode reforçar a sua segurança com a contratação de um seguro do Pix, que cubra transações feitas sob coação ou mesmo depois de o seu celular ter sido roubado.

Como encontrar um seguro contra golpes Pix? O PicPay conta com uma opção de Seguro para Carteira Digital, que cobre transações Pix, pagamentos, transferências, recargas e saques nessas situações, além da saidinha de banco.  

Então saiba que é possível ter seu Pix seguro contra golpe e fraude, beleza?

Cuidado com ligações ou mensagens da sua instituição financeira

Desconfie de telefonemas ou mensagens em que a pessoa argumente que trabalha na instituição financeira de que você é cliente. Caso veja algo suspeito, procure entrar em contato pelos canais oficiais.

É seguro fazer Pix no PicPay?

E o Pix no PicPay é seguro? Sim, o PicPay é seguro, inclusive para deixar dinheiro e utilizar Pix. A empresa é uma instituição regulada pelo Banco Central e garantir a segurança dos usuários é uma de suas prioridades. 

Além de seguir todas as regras e melhores práticas do mercado financeiro brasileiro, o PicPay conta com times e ferramentas que protegem as informações dos usuários e de todas as transações realizadas no app. 

Os dados que você cadastrar no app como chaves Pix permanecem seguros. Além disso, as informações são criptografadas, ou seja, elas são codificadas para protegê-los contra o acesso de pessoas não autorizadas.

E, ainda, análises recorrentes são feitas e as informações cadastradas são verificadas.

Tudo isso é feito para garantir que é seguro deixar o dinheiro no PicPay e utilizar o app em todas as suas necessidades do dia a dia.

Além disso, você pode tornar sua conta mais segura ao validar a sua identidade no aplicativo. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra o PicPay;
  • Localize a parte de cima do aplicativo;
  • Toque em botão de Configurações;
  • Escolha a opção Validar minha identidade.

Importante: O PicPay nunca solicita informações em canais não oficiais. Por isso, sempre procure os canais oficiais do aplicativo em caso de dúvidas. Saiba mais sobre como se proteger em nossa Central de Segurança.

Agora você já sabe que o Pix é seguro e pode fazer parte do seu dia a dia para facilitar a sua rotina, certo? Então aproveite e confira nossos outros conteúdos sobre segurança digital!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 66

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados