Aviso viagem PicPay: como funciona e como ativar?

Saiba como ativar o Aviso Viagem do cartão de crédito PicPay Card, para fazer compras no exterior com ainda mais segurança

26 de janeiro de 2023

Pense na seguinte situação: você viaja para fora do país e precisa alugar um carro ao sair do aeroporto. Na hora de pagar com o cartão de crédito, a transação é negada, por suspeita de uso indevido. É para evitar isso que existe o Aviso viagem!

Leia mais: Como planejar uma viagem com pouco dinheiro

Não conhece essa funcionalidade ainda? Preparamos este conteúdo para te explicar o que é o Aviso viagem e como ativar para utilizar o seu PicPay Card crédito em qualquer lugar do mundo. 

O que é o aviso viagem?

Em resumo, o Aviso viagem é uma medida de segurança para evitar que suas compras sejam negadas ou o seu cartão seja bloqueado caso você esteja no exterior. 

Ao avisar para o PicPay que você não está em território nacional, você previne qualquer tipo de transtorno envolvendo suas compras e garante pagamentos seguros mesmo fora do país. 

Além disso, essa funcionalidade agiliza o processo de aprovação das transações durante a viagem, sem a necessidade de você confirmar dados adicionais para a instituição financeira. 

Então o PicPay Card funciona no exterior?

Sim, o PicPay Card é um cartão de crédito internacional! Se você tem o cartão PicPay, é possível fazer compras em qualquer estabelecimento estrangeiro, físico ou online, que aceite a bandeira Mastercard.

Leia mais: Cartão de crédito internacional: como usar e suas vantagens

Além de compras, você tem a chance de fazer saques fora do país com o PicPay Card crédito. Nesses casos, é cobrada uma taxa de R$ 19,90 acrescida do IOF, que é Imposto sobre Operações Financeiras.

O PicPay também conta com a funcionalidade de compra de dólar e outras moedas pelo app, além de envio de dinheiro para o exterior.

Por falar em IOF, é importante explicar como funcionam os pagamentos feitos fora do país com o cartão de crédito

Todas as transações feitas em moeda estrangeira precisam ser convertidas para o dólar e depois para o real. Para a conversão, o PicPay utiliza a taxa de câmbio PTAX Venda, que é determinada pelo Banco Central.

Além disso, é cobrado o Spread, que é a taxa aplicada para cobrir os custos da operação de câmbio, e o IOF, que é cobrado em algumas operações, como compras no exterior e investimentos. 

Atualmente, as compras e pagamentos feitos no exterior com cartão de crédito têm o valor convertido em reais pela cotação da moeda estrangeira no dia da compra e não mais na data de fechamento da fatura.

Pelo aplicativo do PicPay, você consegue consultar a cotação do dólar no momento da compra. Basta seguir os passos abaixo: 

  • Abra o aplicativo do PicPay;
  • Entre no seu perfil, no canto superior esquerdo;o;
  • Toque em Configuração do cartão, na seção PicPay Card;
  • Selecione Cotação do dólar e pronto!

Leia mais: O que provoca a queda ou alta do dólar?

E para garantir que você faça transações com tranquilidade enquanto estiver fora do país, é muito importante que você ative o Aviso viagem, tá bom?

Passo a passo para ativar o Aviso viagem do PicPay Card

O processo para avisar o PicPay que você vai viajar é super simples, como você pode ver no passo a passo:

  • Abra o app do PicPay;
  • Acesse a Carteira e selecione o PicPay Card crédito;
  • Toque em Aviso viagem e pronto!

Viu como é fácil? O melhor de tudo é que você não precisa detalhar qual o destino ou período que ficará fora do país e nem falar com o PicPay pelos canais de atendimento. 

Uma informação importante: se você se esquecer de ativar a funcionalidade, não tem problema. O PicPay Card conta tecnologias para verificar se transações no exterior foram feitas durante alguma viagem.

O mesmo vale para quando você volta para o país: o sistema identifica que alguma compra foi feita no Brasil e retoma as configurações originais.

Ainda assim, o Aviso viagem é uma ótima oportunidade para você evitar qualquer tipo de dor de cabeça, beleza? 

Caso tenha alguma dúvida ou encontre algum problema, você pode entrar em contato pelos Canais de Atendimento do PicPay.

Quais são as vantagens do PicPay Card?

A função simplificada de Aviso viagem é apenas uma das várias vantagens do PicPay Card. Veja abaixo algumas outras:

Agora que você já sabe como é fácil utilizar o aviso de viagem do PicPay Card, confira mais conteúdos para simplificar a maneira com que você lida com o seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1.9 / 5. Número de votos: 13

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados