3 passos para simular portabilidade de consignado [2024]

Tem um empréstimo e quer saber se vale trocar de banco? Aprenda já como simular portabilidade de consignado

07 de junho de 2024

Sabia que após contratar seu empréstimo consignado você não precisa ficar preso ao mesmo contrato até o fim? É possível trocar de banco com facilidade, e para isso é importante simular portabilidade de consignado

O simulador de portabilidade de empréstimo é uma ferramenta que consegue tornar ainda mais interessante o crédito consignado, que já é um dos tipos de empréstimo de menor custo e burocracia do país.

Com a  simulação de portabilidade de consignado, que pode ser feita a qualquer tempo, você consegue avaliar se o cenário econômico se alterou de forma a aproveitar das vantagens de uma nova condição para seu empréstimo.

Na prática, é como se “namorasse” outras ofertas do mercado até encontrar aquela que melhor te atende em suas necessidades financeiras, para então realizar um novo “casamento”.

Por isso, siga na leitura para ficar por dentro de como e por que simular portabilidade de consignado. E ainda como fazer isso online aqui no PicPay, maior ecossistema de serviços financeiros para sua vida.

Portabilidade de empréstimo consignado

Vamos primeiro lembrar das características do empréstimo consignado: trata-se de um crédito barato disponível para quem tem estabilidade de renda, como beneficiários INSS e servidores públicos, mesmo que tenham o nome sujo. 

No consignado, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do salário e/ou benefício previdenciário, fazendo com que as taxas de juros estejam entre as menores do mercado (além de serem limitadas a um teto de juros).

Nesse sentido, a portabilidade do empréstimo consignado significa a operação de levar o contrato de empréstimo consignado de um banco para outro — o nome vem do verbo “portar”, que nada mais é do que levar ou conduzir algo.

Por isso, é comum que a operação seja chamada também de “troca de dívida” ou “troca de banco”, uma vez que você continua com um contrato de empréstimo consignado ativo, mas com novas condições e em uma nova instituição financeira. 

Vantagens da portabilidade de consignado

Agora, você deve estar se perguntando: “mas por que fazer uma portabilidade de empréstimo consignado?”. Pois bem, vamos elencar abaixo alguns motivos para você considerar a opção. 

1. Liberdade de escolha

Mesmo após pesquisar muitas ofertas antes de contratar seu empréstimo, você pode desejar trocar de instituição financeira após um tempo de relacionamento. 

A portabilidade te dá liberdade de escolha para continuar procurando ofertas no mercado e trocar quando for conveniente.

2. Reduzir os juros

Por ter garantia de pagamento, o empréstimo consignado costuma ser feito em prazos longos: até 84 meses no consignado INSS e 96 meses no consignado SIAPE.

Com a portabilidade, você se beneficia de possíveis mudanças no cenário econômico — por exemplo, uma queda na Selic, a taxa básica de juros, que naturalmente “empurra” para baixo as taxas de juros dos empréstimos e financiamentos.

Pagando menos juros, o custo do seu empréstimo também diminui. Por isso, vale a pena procurar na portabilidade taxas de juros menores do que seu contrato atual prevê.

3. Liberar margem consignável

A existência de margem consignável livre é pré-requisito para contratar empréstimo consignado. Além disso, quanto mais sua margem estiver sendo usada, mais sua renda fica comprometida.

Nesse ponto, a  portabilidade do consignado pode significar a liberação de margem consignável, uma vez que as parcelas já quitadas do contrato podem ser abatidas da nova negociação.

4. Sem custo extra

Para estimular a concorrência no mercado, o que beneficia os consumidores, a legislação garante que eventuais custos com a troca da dívida de uma instituição para outra não sejam repassados ao devedor.

Assim, você não paga nada a mais por fazer a portabilidade.

5. Simplificar a vida financeira

É comum que as pessoas tenham mais de um empréstimo consignado ativo, o que pode complicar suas finanças na hora de elaborar o orçamento mensal, e também acompanhar o contracheque.

Se você optar pela portabilidade de mais de um contrato, consegue reunir vários empréstimos em um só, fruto da nova negociação.

Ao concentrar suas dívidas em um desconto único, será mais fácil acompanhar a sua evolução e quanto falta para quitar o empréstimo.

6. Receber dinheiro do troco

A depender do estágio atual do seu contrato e das condições ofertadas, você pode ainda receber o  “troco da portabilidade”, que nada mais é do que um valor extra liberado com base no que já foi pago do seu empréstimo ativo.

A portabilidade, permite, assim, que você receba um dinheiro extra na operação.

Leia mais: Onde fazer portabilidade de consignado com troco online?

Simulador de portabilidade de consignado: o que é?

O simulador de portabilidade de consignado é uma ferramenta digital para que você possa visualizar ofertas disponíveis para trocar a instituição financeira do(s) seu(s) empréstimo(s).

Vamos supor que você seja servidor público e tenha dois empréstimos, um de R$ 12 mil e outro de R$ 4 mil, no banco “A”. 

Com o simulador de portabilidade, você pode pesquisar no mercado se e como consegue transferir esses dois empréstimos para outras instituições financeiras, e sem o menor compromisso em ter que tomar uma decisão. Legal, não é mesmo?

O simulador funciona como uma calculadora prévia que indica (i) se você tem oferta de portabilidade e (ii) quais as condições da oferta.

Você encontra um simulador virtual de portabilidade de consignado nas plataformas online das principais instituições financeiras, e pode simular quantas vezes desejar, sem pagar nada por isso.

Mas, atenção: em alguns locais só quem é cliente/correntista terá acesso à ferramenta em todo seu potencial.

Se você quer garantir uma boa procura de ofertas, veja abaixo como simular a portabilidade em ecossistemas financeiros completos, como o PicPay.

3 passos para simular portabilidade de consignado

Dada a facilidade atualmente de simular e contratar empréstimo consignado de forma online, o primeiro passo é selecionar as instituições financeiras nas quais você gostaria de procurar ofertas.

Escolha sempre instituições confiáveis e que sejam autorizadas pelo Banco Central a ofertar o produto, ok? 

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

De modo geral, basta procurar o produto “empréstimo consignado” nas plataformas oficiais (site ou app).

Aqui no PicPay, por exemplo, basta fazer o login no app, selecionar “Empréstimos” e, depois, “Consignado INSS e SIAPE”.

O segundo passo ao usar um simulador de portabilidade é informar seus dados de identificação e contato (como nome, documento oficial e telefone) e o comprovante de renda (como o contracheque INSS ou contracheque SIAPE).

Em alguns casos, pode ser preciso transmitir também o extrato de consignações ativas.

As melhores ferramentas de simulação de portabilidade vão te mostrar ofertas já pré-selecionadas para seu perfil, mas te darão a opção de personalizar as condições; por exemplo, escolhendo um prazo diferente, se quer ou não troco e etc.

O terceiro passo, então, é selecionar diferentes condições para ter uma visualização mais ampla das ofertas e poder compará-las.

O que precisa para usar o simulador de portabilidade de empréstimo consignado? 

Os simuladores virtuais de portabilidade são super intuitivos de usar. Mas, de modo geral, você precisará de:

  • Celular, tablet ou computador;
  • Acesso à internet;
  • Documento pessoal de identificação (RG ou CNH, por exemplo);
  • Comprovante de renda (contracheque); 
  • Extrato de consignações ativas.

É preciso pagar para fazer simulação de portabilidade de consignado?

Não. As instituições financeiras confiáveis não vão te cobrar, seja antes ou depois da simulação da portabilidade.

Qualquer pagamento é sempre por meio do desconto automático em folha, jamais por Pix, boleto ou transferência bancária; e todo o custo da transação deve estar discriminado no Custo Efetivo Total (CET) do contrato.

Por isso, jamais faça qualquer pagamento avulso, antes ou depois de contratar empréstimo consignado, portabilidade de consignado, cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício, ok?

Quem pode simular a portabilidade de consignado?

No PicPay, qual pessoa com benefício INSS consignável pode simular a portabilidade de empréstimo consignado (desde que o benefício esteja desbloqueado para empréstimo).

Basta informar os dados solicitados, seja pelo app ou diretamente no site oficial.

E para saber mais dicas para suas finanças pessoais confira os artigos do Blog do PicPay na seção planejamento financeiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados