Onde fazer portabilidade de consignado com troco online?

Entenda como funciona, quem tem direito e onde é possível fazer a portabilidade de consignado com troco online

27 de fevereiro de 2024

A portabilidade de consignado com troco online é uma opção para quem tem um empréstimo ativo e precisa de uma grana extra, sem passar por uma nova contratação e com a praticidade de poder pedir de qualquer lugar.

Se esse tema é uma novidade para você, não deixe de conferir os próximos tópicos com detalhes sobre o funcionamento, principais regras e dicas de onde contratar a portabilidade de crédito consignado.

O que é portabilidade de consignado com troco?

A portabilidade de consignado com troco é a transferência da dívida em andamento de uma instituição financeira para outra com um acréscimo: a liberação de mais dinheiro.

A compra de dívida, como também é conhecida a portabilidade, conta com várias etapas. As principais são: a quitação da dívida pelo novo banco e a elaboração de um novo contrato, com mudanças nas condições de pagamento.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para quitar empréstimo consignado

Na prática, você procura uma instituição com condições mais vantajosas (taxa de juros menores, por exemplo) e pede ao banco atual a transferência. Depois, o procedimento é entre as instituições.

Isto é, o novo banco quita a dívida em aberto, para que o contrato seja encerrado e um novo possa ser concretizado. É só no contrato mais recente que é possível mexer em itens como prazo, taxa de juros ou liberar o troco.

Mas vale lembrar que nem toda portabilidade oferece a opção de resgatar dinheiro “extra”, que na realidade é uma combinação da portabilidade com o refinanciamento.

Entenda o troco como um novo empréstimo que você garante sem precisar ter mais de um contrato, como normalmente aconteceria. 

O valor também costuma ser diferente, já que é calculado com base no que já havia sido pago do consignado e nos juros do contrato antigo.

Leia mais: Como encontrar a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

Quem pode fazer portabilidade de consignado com troco?

A portabilidade de consignado com troco é disponibilizada, antes de tudo, para quem tem um contrato de empréstimo em andamento

Outras regras comuns à transferência ou compra de dívida são:

  • 15% a 30% do contrato quitado;
  • Margem consignável livre (algumas instituições também podem aceitar a margem zerada).

Além dos requisitos acima, os bancos têm liberdade para fixar regras na política interna, por isso é importante fazer a consulta antes de dar início ao pedido de transferência.

Como funciona o troco na portabilidade?

A essa altura você já deve ter entendido que o troco é um dinheiro liberado após a transferência do consignado de um banco para outro que ofereça condições mais vantajosas.

Como mencionamos nos tópicos anteriores, é como se fosse um novo empréstimo dentro de um contrato que está em andamento.

Para compreender o troco, é preciso relembrar a regra básica da portabilidade em que 15% a 30% da dívida deve ter sido quitada.

É com base nesse valor já quitado que a instituição financeira avalia quanto poderia liberar de troco para você. 

Se R$ 1 mil já tiver sido quitado, por exemplo, será com base nesse valor que o banco fará o cálculo do troco.

Também é importante ter em mente que o troco é opcional. Se preferir, você pode recusá-lo sem qualquer tipo de prejuízo.

Onde fazer portabilidade de consignado com troco online?

Quando escolhemos seguir com uma determinada operação financeira, é comum nos perguntarmos sobre qual seria o melhor lugar para isso.

Fato é que as pessoas têm necessidades diferentes umas das outras, motivo pelo qual a instituição ideal para alguém pode não ser para outros.

Pensando nisso, reunimos abaixo algumas dicas que podem te ajudar na busca pela instituição financeira que atenda às suas necessidades.

1. Saiba quais são suas prioridades

Antes de sair em busca da instituição financeira ideal para você, entenda o que é mais importante na transferência da dívida: troco? Redução da taxa de juros? Queda nos valores das parcelas?

Se quiser, pode até anotar as suas motivações para fazer a portabilidade de crédito, isso pode facilitar na hora de decidir qual banco está alinhado com o que você precisa, especialmente se não for possível conseguir todas as alterações pretendidas.

2. Liste as instituições financeiras de sua confiança

O universo digital facilitou a contratação de portabilidade de empréstimo, que pode ser feita em poucos cliques, mas ainda assim é preciso ter em vista que se trata de um ambiente que exige cuidados contra possíveis golpes.

Antes de solicitar a transferência, certifique-se que está na plataforma oficial da instituição financeira escolhida, que deve ter autorização do Banco Central para funcionar.

A consulta pode ser feita de graça em alguns instantes, na página oficial do órgão.

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

3. Avalie quais instituições estão de acordo com o que você busca

Com a lista de bancos e das suas necessidades financeiras, o próximo passo é cruzar essas informações.

Em outras palavras, verifique quais instituições oferecem as condições mais próximas do que você imaginou.

Nessa etapa, um simulador online e gratuito de empréstimos pode ajudar a comparar diferentes propostas. No PicPay, você pode simular de graça do seu celular ou computador.

Portabilidade de consignado com troco no PicPay

A portabilidade de consignado com troco está disponível no PicPay para aposentados e pensionistas do INSS desde março de 2023, após a compra da BX Blue.

É possível simular e visualizar ofertas em poucos cliques. Para isso, basta preencher algumas informações básicas.

Feito isso, o sistema avaliará as informações para confirmar se você é elegível para a portabilidade. Em caso positivo, as ofertas aparecerão na tela e todas as demais etapas podem ser feitas pelo seu celular. Simples, não é mesmo?

Dúvidas frequentes

Abaixo, reunimos algumas respostas para dúvidas comuns relacionadas à portabilidade de consignado e ao troco. Veja:

Quanto tempo demora para receber o troco da portabilidade?

O tempo de liberação do troco da portabilidade depende de vários fatores como documentações corretas, sistema da instituição em pleno funcionamento, conformidade com as principais regras e a maciça do INSS, por exemplo.

No geral, todas as etapas da portabilidade acontecem dentro de até 15 dias úteis

Qual o valor do troco?

O valor do troco é definido pela instituição financeira a partir do que já foi pago das prestações de consignado e das taxas de juros fixadas no contrato, dentre outros fatores. 

Portanto, não existe um valor exato e cada troco é calculado individualmente, levando em consideração um contrato em específico.

É possível calcular o valor do troco?

O cálculo exato para o valor do troco é feito pela instituição financeira, até porque muitos bancos contam com um valor mínimo, que varia entre si.

O recomendado, nesse caso, é entrar em contato com a instituição financeira pretendida e perguntar sobre os valores ou recorrer às simulações gratuitas de empréstimo, que também funcionam para a portabilidade, e oferecem uma estimativa do valor.

Agora que você está por dentro dos principais pontos sobre a portabilidade de empréstimo consignado com troco, aproveite para conferir outros conteúdos com dicas de como cuidar ainda melhor do seu dinheiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 15

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados