Contracheque SouGov: aprenda como consultar online

O contracheque SouGov é um registro que traz os detalhes financeiros do pagamento do servidor público federal. Veja como consultá-lo!

5 de novembro de 2023 Atualizado em 05 de fevereiro de 2024

Se você é servidor federal, já deve ter ouvido por aí alguma coisa sobre o contracheque SouGov, que nada mais é que o holerite do servidor federal.

Ele pode ser consultado online, de forma simples e fácil pelo aplicativo SouGov, que reúne todos os serviços ligados à vida funcional dos servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal.

A seguir, confira mais informações que podem ser consultadas dentro da plataforma, como acessá-la, a importância de acompanhar os dados contidos no contracheque e as dúvidas mais frequentes em relação ao assunto.

O que é o contracheque SouGov?

O contracheque SouGov é um registro que apresenta os detalhes financeiros do pagamento do servidor público federal. 

Trata-se, na verdade, de um documento bastante importante, afinal, ele é um comprovante de renda que especifica salário bruto, descontos e salário líquido recebido em um determinado mês.

Ele pode ser consultado na plataforma SouGov e proporciona uma visão bem ampla sobre a remuneração mensal de um servidor público federal.

Sua verificação regular é uma prática fundamental, já que permite o controle efetivo sobre a remuneração e traz a possibilidade de identificar possíveis erros ou inconsistências que podem acarretar em problemas para a situação financeira do servidor.

Como entender o contracheque SouGov?

Dentro da plataforma SouGov, é possível consultar informações do contracheque do funcionário público federal como:

Informações pessoais e de lotação

O contracheque SouGov possui informações pessoais do servidor, como nome, matrícula SIAPE e a sua situação funcional. Além disso, dados sobre a lotação do servidor, ou seja, o local e o cargo que ocupa também constam no documento.

Detalhamento da remuneração

Outra especificação dentro do contracheque SovGov diz respeito à remuneração do servidor, como o salário-base e outras formas de rendimento, como gratificações, remunerações adicionais por tempo de serviço, entre outros. 

Isso proporciona uma visão mais clara dos rendimentos que podem ser analisados dentro de um período.

Descontos e deduções

O contracheque SouGov também traz uma informação essencial: os descontos e as deduções que estão inseridas na remuneração do servidor. 

Geralmente, isso engloba contribuições previdenciárias, impostos e descontos referentes a empréstimos consignados, no caso de o servidor ter contratado esse tipo de crédito. 

Assim, fica fácil de ver todos os descontos que estão concentrados em sua renda.

Leia mais: Como funciona o empréstimo consignado para servidores públicos?

Conta para recebimento do salário

O contracheque do servidor federal também traz, logo no início do documento, as informações relativas à conta para o recebimento do salário: banco, agência e número de conta. Portanto, é um documento útil para quando é preciso consultar tais dados.

Benefícios

Um item de extrema importância que também aparece no contracheque SouGov é a relação de benefícios que o servidor recebe todos os meses. Isso vem descrito, principalmente, na forma de auxílios. 

Os mais comuns são auxílio-alimentação, transporte e auxílio-moradia, mas também podem aparecer outros tipos de compensações.

Vale mencionar ainda que o contracheque é emitido pelo Sigepe, de acordo com a Portaria SRH/MP Nº 1.825, de 19/09/2007, e tem fé pública em todo território nacional, vendo como o original.

6 motivos para verificar o contracheque do servidor federal

Assim como qualquer outro documento relacionado à vida funcional do servidor federal, o contracheque SouGov deve ser consultado constantemente para verificação de possíveis erros ou até mesmo de informações que sejam relevantes para o servidor.

Abaixo, confira os principais benefícios de fazer sempre essa verificação e os possíveis ganhos com essa prática:

1. Conferir os valores

Como o contracheque oferece uma visão geral sobre a remuneração do servidor, fica bem fácil visualizar o detalhamento de informações como salário-base, gratificações, adicionais e pagamentos extraordinários. 

É muito importante checar essas informações, porque, dessa forma, o servidor tem certeza de que todos os valores estão certos e que não há equívocos em algum cálculo.

2. Verificar ocorrência de descontos indevidos

Outra vantagem que a verificação do contracheque traz é a possibilidade de conferir todos os descontos no salário do servidor e se eles estão de acordo com a sua faixa salarial. 

Dessa forma, você consegue ver se algum desconto indevido foi feito, como um valor maior descontado de Imposto de Renda ou até mesmo um empréstimo consignado que você não contratou.

3. Saber a remuneração atualizada

Um ponto que as pessoas nem sempre param para refletir é que o contracheque SouGov serve também para ser usado como comprovante de renda

Por isso, ele pode ser solicitado em situações que exigem esse tipo de comprovação, como no caso de empréstimos, por exemplo.

Portanto, uma verificação que sempre deve ser feita é se ele se mantém atualizado todos os meses e se ele acompanha eventuais reajustes de salários. 

4. Estimar a margem consignável livre

Até janeiro de 2024 o contracheque trazia a margem consignável disponível para contratação do empréstimo consignado SIAPE. Contudo, recentemente o layout foi alterado.

Ainda assim, as consultas frequentes ao contracheque SouGov também acabam sendo muito úteis para estimar a margem livre no salário do servidor. 

Essa margem nada mais é que o valor máximo da renda de um servidor que pode ser utilizado para o pagamento de empréstimos consignados.

A legislação brasileira prevê que esse valor seja de até 45% da renda total do servidor, distribuído da seguinte forma: 

  • 35% para empréstimos com desconto em folha de pagamento;
  • 5% para uso exclusivo em despesas com cartão de crédito consignado; 
  • 5% para o cartão consignado de benefício do servidor.

Por exemplo, se o contracheque informar uma renda líquida de R$ 1.500,00, a margem é calculada tendo por base este valor.

Leia mais: Margem consignável do servidor público: veja as regras 2024

5. Checar os empréstimos consignados ativos

Outro benefício gerado com as consultas é a possibilidade de verificar se há empréstimos consignados para servidores públicos ativos e se os valores estão sendo descontados corretamente. 

Se for constatado algum empréstimo não contratado, também é possível comunicar o erro com mais agilidade e solucionar o problema. 

Leia mais: Como consultar empréstimo consignado ativo?

6. Ter comprovante de renda atualizado

O contracheque SouGov é encarado como um comprovante de renda, afinal, ele é um documento que apresenta detalhes de seu salário bruto e líquido, com os descontos aplicados.

Em linhas gerais, ele prova quais são os recebimentos mensais de um servidor federal e pode ser usado por bancos e instituições financeiras para definir o limite de crédito disponível para essas pessoas. 

Por isso, é sempre bom ele estar atualizado.

Servidor federal: aprenda a consultar seu contracheque mensal

Veja só como é simples consultar o contracheque SouGov pelo app:

  • Entre no app SouGov;
  • Na seta ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”, selecione o vínculo atual ou o anterior e confirme se ele está correto;
Fonte: Reprodução | SouGov

  • Na seção “Auto Atendimento”, toque em “Consulta Contracheque”;
Fonte: Reprodução | SouGov

  • Selecione o mês desejado e as informações serão disponibilizadas.
Fonte: Reprodução | SouGov

Se você quiser baixar o arquivo com as informações do contracheque, toque no ícone de download, no canto superior direito.        

Uma forma diferente de também visualizar esses dados é por meio de infográficos interativos. 

Para esse tipo de visualização, é só deslizar a tela para a esquerda e tocar nos itens que aparecem: “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” e “Descontos”.  

Fonte: Reprodução | SouGov

Se você rolar mais uma vez para a esquerda, consegue ver também a evolução remuneratória ao longo do tempo.

Fonte: Reprodução | SouGov

No caso de qualquer dúvida sobre o seu contracheque, a recomendação é entrar em contato com a sua Unidade de Gestão de Pessoas. Para isso, toque nas linhas ao lado do nome “Sou gov.br” e você verá a opção “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”. Toque nessa alternativa e tenha acesso a informações dos contatos.

Fonte: Reprodução | SouGov

Como consultar a prévia do contracheque SIAPE?

A prévia do contracheque SIAPE é a mesma coisa que a prévia do contracheque SouGov. Sua importância consiste justamente no fato de trazer a possibilidade de verificação antecipada de possíveis erros nos lançamentos que serão feitos.

Como ela fica disponível por pouco tempo, o aplicativo SouGov, envia uma notificação para avisar o servidor. 

Para consultar a prévia do seu contracheque, é muito fácil:

  • Toque no símbolo ao lado de “Prévia”;
Fonte: Reprodução | SouGov

  • Toque em “Meus Contracheques”;
Fonte: Reprodução | SouGov

  • Visualize e confira as informações mais detalhadas do seu contracheque.
Fonte: Reprodução | SouGov

Se você perceber qualquer dado incorreto no seu contracheque, entre em contato com a sua Unidade de Gestão de Pessoas. 

Dúvidas comuns sobre o contracheque SouGov

A seguir, você pode acompanhar as dúvidas mais comuns sobre o contracheque SouGov: 

1. Quando sai a prévia do contracheque do servidor federal?

Assim que a prévia do contracheque fica disponível no aplicativo SouGov, o servidor que tem o app recebe uma notificação tanto no próprio aplicativo quanto por e-mail. 

Para saber a data exata, você pode entrar em contato com a sua Unidade de Gestão de Pessoas e solicitar o calendário completo da folha de pagamento.

2. Quando sai o contracheque do servidor público federal?

Disponibilizado mensalmente pelo governo federal, o contracheque do servidor público federal não possui um cronograma específico de divulgação, afinal, cada órgão pode definir o seu próprio calendário. 

Quando as folhas de pagamento são fechadas, os holerites ficam disponíveis online no aplicativo SouGov e podem ser consultados a qualquer momento.

Uma alternativa é pedir o cronograma à sua Unidade de Gestão.

3. Como acessar e salvar o contracheque do servidor federal?

Depois de acessar o contracheque (você pode seguir o passo a passo indicado acima), é possível salvá-lo no computador ou dispositivo móvel em formato PDF. 

Basta tocar no ícone de download ou de impressão e selecionar a opção “Salvar como PDF”.

4. Como imprimir o contracheque SouGov?

Para ter uma visão mais completa do contracheque com uma visualização do documento mais detalhada, basta você tocar no ícone de download, no canto superior direito do aplicativo.  

Feito isso, toque nos três pontinhos, no canto superior direito. Na tela, vai aparecer a opção “Imprimir”. Escolha essa alternativa e as configurações de impressão.

5. Como enviar o contracheque SIAPE por e-mail?

O procedimento para o envio por e-mail do contracheque é muito parecido com o de impressão. 

Toque no ícone de download, no canto superior direito do aplicativo. Depois de visualizar o contracheque, toque nos três pontinhos, no canto superior direito. 

Você vai ver na tela diversas opções e, entre elas, terá a alternativa “Enviar arquivo”. Toque nessa opção e escolha, em seguida, a possibilidade de enviar por e-mail.

6. Como acessar o contracheque do servidor federal aposentado?

O procedimento para acessar o contracheque dos servidores federais aposentados é exatamente igual ao realizado pelos servidores da ativa, ou seja, por meio da plataforma SouGov.

Entre no app SouGov, verifique para qual vínculo quer fazer a consulta, selecione esse vínculo e toque em “Consulta Contracheque”, na seção “Auto Atendimento”. Escolha o mês desejado e veja as informações na tela.

7. Como acessar o contracheque do pensionista federal?

Assim como os trabalhadores ativos e os servidores aposentados, os pensionistas SIAPE também podem acessar informações sobre o pagamento de seu benefício por meio do contracheque SouGov.

Acesse o app SouGov, veja para qual vínculo quer fazer a consulta, escolha o vínculo desejado e toque em “Consulta Contracheque”, na seção “Auto Atendimento”. Selecione o mês que deseja verificar e confira as informações na tela.

8. Meu contracheque SouGov está errado, o que fazer?

Caso o servidor identifique algum dado incorreto no seu contracheque SouGov, ele deve entrar em contato com a sua Unidade Pagadora – UPAG (Unidade de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos – RH) para pedir a correção desse dado no SIAPE.  

Para ter o contato da Unidade Pagadora, é só tocar nas linhas ao lado do nome “Sougov.br” para aparecer a opção “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”. Toque nessa opção e você terá as informações de contato.

9. Contracheque SouGov é comprovante de renda?

Sim. O contracheque SouGov é considerado um comprovante de renda, por isso é sempre bom verificá-lo e acompanhar se ele apresenta informações atualizadas de salários.

Agora que você já sabe como acessar o contracheque SouGov, não deixe de conferir outros artigos com dicas exclusivas para gerenciar sua renda.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 9

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados