Vantagens e desvantagens da antecipação do saque-aniversário

Fique por dentro das vantagens e desvantagens da antecipação do saque-aniversário do FGTS e como essa modalidade de crédito funciona

08 de setembro de 2023 Atualizado em 16 de fevereiro de 2024

Saber ao certo as vantagens e as desvantagens da antecipação do saque-aniversário do FGTS pode tirar você de situações difíceis e ainda ajudar a sua vida financeira.

Muita gente não sabe, mas essa é uma maneira de conseguir crédito rápido e não comprometer a renda mensal para sair do sufoco.

A seguir, você tem a chance de conhecer mais a fundo como é possível fazer essa antecipação, prós e contras de antecipar o FGTS, como funciona o processo no PicPay e as principais dúvidas que envolvem o assunto.

Qual a diferença entre saque-aniversário e antecipação do saque-aniversário?

Antes de entender melhor as vantagens e desvantagens da antecipação do saque-aniversário do FGTS é importante compreender que existe uma diferença entre saque-aniversário e antecipação do saque-aniversário.

Nem sempre as pessoas sabem que existe essa distinção, por isso podem cometer alguns erros na hora de fazer a adesão por um ou por outro.

Saque-aniversário

O saque-aniversário é um tipo de saque do FGTS em que você muda a maneira de receber o seu fundo de garantia. 

Anualmente, no mês do seu aniversário, é permitido que você saque parte do saldo de sua conta do FGTS

Essa adesão é opcional, e quem não opta por ela permanece no sistema padrão, com o saque-rescisão, em que o resgate de todo o saldo é liberado após uma demissão sem justa causa. 

Leia mais: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: tire as suas dúvidas

Antecipação do saque-aniversário

Já a antecipação do saque-aniversário é um tipo de empréstimo em que é possível antecipar o recebimento de parcelas futuras do saque-aniversário. 

Dessa forma, o saldo do seu FGTS é tido como uma garantia para que você consiga o empréstimo.

Por isso, as condições costumam ser melhores, afinal, as taxas de juros são mais baixas e não há comprometimento da renda para o pagamento das parcelas.

Leia mais: Como antecipar o saque-aniversário do FGTS e pedir empréstimo?

Quais as vantagens da antecipação do saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário apresenta diversas vantagens. Você confere a seguir algumas delas em mais detalhes.

1. Sem gastos extras no seu orçamento mensal

Ao escolher a antecipação do saque-aniversário, é possível ter acesso a um dinheiro extra, que não compromete a renda mensal de quem contrata esse tipo de empréstimo. 

Como o pagamento do empréstimo é realizado de maneira automática, com o repasse do valor do saque-aniversário ao banco, fica mais fácil organizar as finanças e administrar o pagamento de dívidas maiores.

Leia mais: Qual o melhor empréstimo para pagar dívidas?

2. Liberação mais rápida

Para quem busca crédito rápido, trata-se de uma opção interessante porque conta com processos de análise e liberação simples, o que ajuda na agilidade da operação.

No momento do aperto, isso é muito relevante, pois quem não quer se ver livre das dívidas e ter mais tranquilidade para se organizar financeiramente?

3. Taxas de juros menores

Por envolver uma modalidade de crédito relacionada ao FGTS como uma garantia de pagamento, as taxas de juros desse tipo de operação são mais baixas que as de cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal.

Leia mais: Como calcular juros de empréstimo?

4. Disponível para quem está com o nome sujo

Como existe um baixo risco de inadimplência e não há a possibilidade de atraso de pagamentos, isso oferece uma certa flexibilização na avaliação de risco e se torna uma opção inclusive para pessoas que estão negativadas.

A lógica funciona mais ou menos assim: a antecipação do FGTS faz com que as instituições financeiras tenham uma garantia de pagamento por meio da reserva do saldo disponível. 

Ou seja, independentemente da situação financeira de quem pede o empréstimo, o pagamento será feito.

Leia mais: Aprenda a consultar CPF e como limpar o nome

5. Liberdade para usar o dinheiro como quiser

Outra coisa que a antecipação do saque-aniversário do FGTS permite é autonomia na hora de usar o dinheiro. 

Quem opta por essa modalidade de empréstimo pode utilizar os valores como preferir, inclusive, para se planejar melhor financeiramente ou até mesmo usar o dinheiro de forma mais inteligente.

Por exemplo, a pessoa pode trocar ou até quitar dívidas com juros elevados e, mais adiante, economizar com esses gastos.

Leia mais: Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?

6. Contratação sem sair de casa

Trata-se também de um processo de contratação fácil e ágil porque pode ser feito pelo celular e com apenas alguns cliques.

A pessoa não precisa sair de casa e comparecer a uma agência bancária para fazer isso e conseguir a liberação do crédito. 

Leia mais: Como e onde simular empréstimo FGTS?

7. Dispensa a comprovação de renda

Diferentemente de muitos tipos de empréstimo, a antecipação do saque-aniversário do FGTS não exige comprovação de renda, tornando o processo menos burocrático

Isso ajuda trabalhadores que não possuem renda mensal fixa ou até mesmo aqueles que o salário costuma variar conforme o mês.

Quais as desvantagens de antecipar o saque-aniversário? Quais as desvantagens de antecipar o FGTS?

Por mais que seja uma alternativa que ajuda quem precisa de crédito, vale lembrar que antecipar o saque-aniversário é um tipo de empréstimo, por isso é necessário avaliar com cuidado a situação financeira antes de fazer essa escolha.

As desvantagens envolvem basicamente questões de tempo (porque existe um prazo para voltar a optar por outro tipo de saque do Fundo) e acesso ao saldo total do FGTS. Veja a seguir:

1. Tempo mínimo para retornar ao saque-rescisão

Em qualquer momento, a pessoa que optou pelo saque-aniversário pode pedir para retornar ao saque-rescisão. 

Depois de feito o pedido para deixar o saque-aniversário, leva 25 meses até a troca efetiva para o saque-rescisão, mais de dois anos.

Se a pessoa tiver qualquer contratempo no trabalho e for demitida sem justa causa, pode ficar um tempo sem ter acesso ao saldo total do FGTS até que essa mudança ocorra por completo. 

Leia mais: Como cancelar o saque-aniversário do FGTS?

2. Acesso parcial ao saldo do FGTS em caso de demissão

Outro aspecto que acaba pegando em relação ao saque-aniversário é que, se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele só consegue acessar o valor da multa rescisória calculada em 40% sobre o saldo do FGTS.

O valor não sacado ficará depositado e será disponibilizado anualmente em parcelas para quem optou pelo saque-aniversário. Assim, se a necessidade é de acesso a valores maiores, isso pode ficar um pouco prejudicado. 

3. Bloqueio do valor emprestado até a quitação da dívida

Com a antecipação, até que o empréstimo seja totalmente pago, o valor que representa a base de cálculo para se chegar ao valor emprestado é bloqueado. 

A legislação determina que seja feito esse bloqueio em valor suficiente para que, quando a alíquota for aplicada (de 5% a 50%) sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS, acrescida a parcela adicional, esteja disponível o valor da antecipação que foi realizada.

Como antecipar o saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário é um tipo de empréstimo que está disponível apenas para quem adere à modalidade saque-aniversário. 

Além disso, é preciso prestar atenção aos principais requisitos

  • Ter saldo mínimo na conta do FGTS;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal.

Considerando todo o processo, a primeira coisa a ser feita é aderir ao saque-aniversário. Uma das opções mais fáceis hoje em dia é utilizar o aplicativo FGTS, disponível na App Store ou Play Store para fazer isso. 

Veja o passo a passo a seguir:

  • Acesse o app FGTS;
  • Clique em “Entrar no aplicativo”;
  • Digite o seu CPF e clique em “Próximo”;
  • Insira a senha de acesso e clique em “Entrar”;
  • Escolha a alternativa “Saque-aniversário do FGTS no canto inferior esquerdo da tela”;
  • Leia os termos e as condições de adesão com atenção;
  • Selecione a opção “Li e aceito os termos e condições”;
  • Clique em “Optar pelo saque-aniversário”.

Pronto! O saque-aniversário foi ativado e vai permitir que você retire parte do saldo da sua conta do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário.

Para ativar a sua conta para o empréstimo FGTS, você ainda precisará clicar em “Autorizar os bancos a consultarem o seu FGTS”, na tela inicial do aplicativo, e selecionar a instituição financeira de seu interesse.

Sem a autorização, os bancos não conseguem elaborar propostas para o seu perfil.

Onde simular empréstimo do saque-aniversário?

O valor previsto do saque-aniversário pode ser adquirido por meio de uma simulação rápida dentro do próprio aplicativo do FGTS.

Para isso, basta acessar o app, clicar em “Saque-aniversário do FGTS” e, em seguida, no botão “Simular valor do saque-aniversário”. 

Na tela seguinte, o valor e as explicações de como ele foi calculado serão exibidos. Se você ficar com alguma dúvida, pode acessar a “seção ajuda” logo no fim da página. 

No caso da simulação de empréstimo do saque-aniversário, outras plataformas também oferecem a possibilidade de simulação como, por exemplo, o PicPay, que traz esse recurso de uma forma praticamente instantânea. 

Basta abrir o app, clicar em “Empréstimos”, selecionar “Empréstimo FGTS” e seguir as orientações que aparecerão na tela.

Leia mais: Como e onde conseguir empréstimo FGTS a partir de 100 reais

Antecipação do saque-aniversário no PicPay

Antes de começar a fazer a antecipação do saque-aniversário do FGTS no PicPay, é preciso ter em mente alguns pontos além da maioridade e da adesão a esse tipo de saque pelo app FGTS.

É necessário também ter uma conta no PicPay, ter saldo mínimo no FGTS de R$150,00 e autorizar o PicPay Bank ou o banco Digio a consultar suas informações de FGTS.

Para essa autorização, é muito simples: 

  • Acesse o app FGTS;
  • Clique em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Toque em “Empréstimo saque-aniversário”;
  • Toque em “Instituições Financeiras”;
  • Selecione PicPay Bank ou banco Digio;
  • Para concluir, clique em “Confirmar seleção”.

Em seguida, é só entrar no app PicPay e prosseguir com as orientações:

  • Na tela inicial, toque em “Empréstimos”;
  • Selecione “Empréstimo com FGTS”.

Depois da solicitação e da aprovação, a liberação do dinheiro acontece em até dois minutos

Se você ficou com alguma dúvida, pode usar também o chatbot no WhatsApp do PicPay para solucioná-la. 

Dúvidas relacionadas

Abaixo, veja as respostas para mais questões relacionadas à antecipação do FGTS:

Fiz antecipação do saque-aniversário e o dinheiro não caiu na conta. E agora?

A primeira coisa que deve ser feita se você escolheu a antecipação do saque-aniversário e o dinheiro não caiu na conta é verificar se o processo está dentro do prazo. 

Em seguida, confira se a conta bancária que você forneceu como destino é individual (lembre-se de que ela não pode ser conjunta, ok?).

Se mesmo assim, com as informações e o prazo corretos, você não tiver recebido o dinheiro, entre em contato com a Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 726 0207. 

Se preferir, também pode comparecer a uma agência bancária da Caixa Econômica e relatar o problema. 

Já antecipei o saque-aniversário. Posso antecipar de novo?

No PicPay, é possível antecipar o saque-aniversário do FGTS em até sete parcelas, ou seja, você pode fazer a antecipação de até sete anos de saques. Isso pode acontecer de uma única vez ou em momentos diferentes.

Leia mais: Quantas vezes posso antecipar meu FGTS?

Fiz antecipação do saque-aniversário e fui demitido. O que fazer?

Uma dúvida muito comum em relação à antecipação do saque-aniversário diz respeito aos casos em que ocorre uma demissão. 

Você não perde valores trabalhistas devidos por direito se fez a antecipação e foi demitido sem justa causa. 

A multa rescisória deve ser depositada normalmente, e você pode acessá-la sem problemas. Porém, o valor restante ficará depositado e será disponibilizado anualmente em parcelas para quem optou pelo saque-aniversário. 


Agora que você já conhece os pontos positivos e negativos da antecipação do saque-aniversário, confira também conteúdos exclusivos com dicas para você cuidar melhor do seu dinheiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 10

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados