Nome sujo? Aprenda como evitar e sair das dívidas

Entenda o que é ter o nome sujo e descubra maneiras de quitar suas dívidas e regularizar o CPF

15 de agosto de 2023

Não é um bom sinal, mas a expressão nome sujo está cada vez mais na boca das pessoas. De acordo com uma pesquisa do Serasa de junho deste ano, o Brasil conta com 71,45 milhões de inadimplentes.

Você sabe o que significa ter o nome sujo? O termo se popularizou para descrever pessoas que deixam de pagar suas contas e são registradas em listas de restrição ao crédito.

O ideal é que você fuja o quanto for possível desse tipo de problema. Ter o nome nessas listas pode prejudicar sua vida em diversos aspectos.

Mas, como ninguém tem dívidas porque quer, sempre há uma forma para solucionar esse tipo de problema. Se você possui valores em aberto e quer resolver, acredite: o outro lado pode querer ainda mais.

Por isso, existem diversos caminhos que podem ser utilizados para renegociar ou quitar débitos que ficaram para trás. Ao longo deste guia sobre ter o nome negativado e como fazer para evitá-lo, você verá algumas dessas soluções.

Ter o nome com pendências é uma situação incômoda, mas que com o devido planejamento e organização financeira pode ser algo apenas temporário.

Leia todo o material que preparamos com cuidado sobre o tema e veja quais as melhores saídas para ficar novamente com o tão sonhado nome limpo.

Como dizem algumas avós por aí, o nome é o que uma pessoa tem de mais valioso nesse mundo. Valorize o seu, e mantenha ele livre de restrições.

O que é ter o nome sujo?

Você é considerada uma pessoa com o nome sujo se os dados estiverem registrados em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

E aí não importa se você está com o nome sujo no SPC ou com o nome sujo no Serasa, a presença em qualquer uma dessas listas já fará o seu crédito ser comprometido.

O termo completo, dizem os mais experientes, é ‘ter o nome sujo na praça’. E, convenhamos, ninguém quer ser conhecido por ser um mau pagador. O negócio é limpar o seu nome do SPC e Serasa o quanto antes.

Acumular dívidas ao comprar produtos, serviços ou mesmo em faturas de cartão de crédito causam a negativação do nome. Para que volte a ser limpo e você seja bem visto por empresas e financeiras, somente após quitar as pendências.

Leia mais: Passo a passo: como sair das dívidas do cartão de crédito

Qual a diferença de SPC e Serasa?

Essa provavelmente é uma das perguntas mais frequentes nesse tema.

Os dois nomes são bastantes conhecidos, mas você sabe para que cada um serve? E quais as diferenças entre eles? 

É bem simples: o SPC possui dados de consumidores que compraram produtos de lojistas credenciados, mas não pagaram. Assim, são colocados nessa lista de maus pagadores.

Já o Serasa registra os nomes de pessoas com pendências em instituições financeiras, como no caso de dívidas no cartão de crédito e empréstimos.

Deu para entender? Os dois funcionam de maneira bastante semelhante, servem para consultar a situação do seu nome, mas expõem os maus pagadores de categorias diferentes.

A verdade é que a presença em qualquer uma delas é um péssimo negócio. 

O que acontece se ficar com o nome sujo?

Antes de mais nada, é importante que entenda que estar com o CPF sujo pode ser um problema grave.

Por isso, caso esteja nessa situação, não pense duas vezes antes de focar totalmente suas energias – e dinheiro – para resolver esse problema.

Leia mais: Como juntar dinheiro com 14 dicas de renda extra

Listamos alguns problemas e dores de cabeça que você pode ter de enfrentar se estiver com o nome em uma lista de negativados.

1. Dificuldade para conseguir um empréstimo

Todos nós estamos sujeitos a emergências, e pode ser que a única saída para conseguir resolver um problema seja pedir um empréstimo ao banco para resolver questões urgentes.

Com o nome sujo, isso não é possível. Ou no mínimo se torna muito mais difícil.

A maior parte das instituições financeiras costumam negar solicitações de pessoas que comprovadamente não são boas pagadoras. 

Fica difícil conseguir empréstimo com seus dados negativados. E aí, em um momento de necessidade de mais crédito para pagar dívidas ou uma conta inesperada, você não terá aceso. E isso pode ser frustrante.

2. Fazer financiamentos

Ter pendências em seu nome não significa que você possui grandes dívidas. Às vezes, pode ser apenas algo que passou por você e se esqueceu de pagar.

E aí, caso esteja passando por um processo de financiamento de uma casa, por exemplo, o sonho pode precisar ser adiado até que você resolva a questão das pendências em seu nome.

Desnecessário passar por isso, no mínimo.

3. Abrir uma conta corrente ou solicitar cartão de crédito

Não pense que apenas empréstimos são vetados por bancos e financeiras para maus pagadores.

A verdade é que boa parte dos serviços são limitados para as pessoas que construíram a fama de não quitarem seus débitos.

Ao verificarem que o seu nome está presente em serviços como SPC ou Serasa, dificilmente você irá conseguir abrir uma nova conta corrente, pedir um novo cartão de crédito ou aumentar limites bancários.

Em alguns casos, o banco pode até cancelar parte de benefícios que você já possua, como o cheque especial.

Quer uma dica? No PicPay, você consegue ter um cartão de crédito mesmo estando negativado. Conheça o PicPay Card com Limite Garantido.

4. Prejudica o seu score de crédito

Se você está se perguntando o que é score, nós vamos te responder: score de crédito é uma pontuação que avalia o seu histórico financeiro.

Quanto maior a pontuação, mais significa que você é um bom pagador. 

Quanto menor… bom, acho que não precisamos nem dizer. Se for muito baixa, provavelmente será por conta de presença frequente em serviços de proteção ao crédito.

Quanto tempo demora para ficar com o nome sujo?

O nome negativado não acontece do dia para a noite. É importante que saiba disso.

Ninguém irá esquecer de pagar uma conta um dia e horas depois verá o próprio nome nas listas de birôs de crédito.

Esse processo é longo e garante que tenha chances de pagar a dívida. Não será considerado um mau pagador por mera desatenção de um ou dois dias, por exemplo.

De modo geral, são quatro etapas: o atraso em si; a cobrança por parte do credor; um prazo determinado pelo credor para que o pagamento seja feito e o aviso de negativação do nome; a efetiva negativação.

Portanto, você sempre tem algumas chances de deixar suas contas em dia antes que seu nome seja levado aos temidos SPC e Serasa.

Como saber se o nome está sujo?

Para saber se o seu CPF está negativado e presente em serviços de proteção ao crédito, você deverá acessar as páginas das instituições e seguir alguns passos simples.

No Serasa, basta entrar no site e clicar em “Consultar CPF Grátis”. Caso ainda não tenha cadastro, será necessário fazer um. Se já tiver, basta logar com o seu login e senha.

Então, clique em meu CPF e veja se existe alguma pendência. Se não houver nenhum registro aparente, quer dizer que o seu documento está livre de contestações. 

Já no SPC, você pode optar pelo site da instituição ou pelo seu aplicativo oficial.

Para acessar pela primeira vez, será necessário fazer um cadastro. Logo em seguida será direcionado para dentro do Portal do Consumidor, onde poderá encontrar a opção “Consulte seu CPF”.

Ao clicar, você poderá descobrir se existem valores em aberto e cobranças vinculadas ao seu documento. Esperamos que não, né, mas não custa checar.

Assim terá como saber se o nome está sujo.

Como consultar o CPF pelo PicPay?

Além dos serviços oferecidos pelas instituições de proteção ao crédito, você pode encontrar informações sobre a situação do seu CPF no próprio PicPay.

A função é grátis e permite que você descubra se está com o nome limpo.

Além disso, você pode receber alertas no celular caso haja alguma suspeita ou pendência sobre o seu CPF.

Para verificar, basta acessar o app do PicPay e seguir as próximas instruções:

  1. Abra o app e escolha a opção “Carteira”;
  2. Role a tela para baixo e clique em “Monitoramento de CPF”;
  3. Depois, escolha “Consulta de CPF”;
  4. Informe seu CPF, leia e aceite os termos;
  5. Confira todas as informações do seu CPF.

A função ativa o monitoramento dos documentos através do sistema da Boa Vista, que é parceira do PicPay na consulta de CPFs.

Como se livrar do nome sujo?

Bom, na teoria é bastante simples. A única forma de se livrar da negativação do nome é pagando as dívidas que possui.

Mas não precisa se desesperar: não necessariamente você irá precisar pagar tudo de uma vez. Existem diversas formas de negociar, renegociar e parcelar tudo o que tem atrasado.

Leia mais: Como fazer uma renegociação de dívidas?

Uma delas é uma iniciativa recente do governo federal: o Desenrola Brasil. 

A ideia é que milhões de pessoas em todo o país que possuem dívidas possam ser beneficiadas e limpar o próprio nome através de boas negociações.

No momento, apenas pessoas negativadas até 31 de dezembro de 2022 podem fazer parte do programa – além de um filtro de pessoas com renda até R$ 20 mil. A expectativa é que outras categorias sejam contempladas em breve.

E para melhorar, o PicPay aderiu ao Desenrola Brasil. Isso significa que você pode solucionar suas dívidas com taxas a partir de 1,5% ao mês e parcelamento em até 60 meses.

Para iniciar uma renegociação, basta acessar o app do PicPay e conferir as opções disponíveis na tela inicial ou acessar o site de renegociação de dívidas.

Como fazer um empréstimo para negativados?

Você leu mais acima neste guia que as pessoas negativadas podem encontrar dificuldade para conseguir empréstimo.

E como assim existe um empréstimo para negativados? É isso mesmo. Algumas linhas de crédito podem ser solicitadas por quem está com dívidas em aberto, com o consignado, por exemplo.

No PicPay, existem linhas com garantias que podem ser consultadas por pessoas negativadas, como:

Leia mais: Empréstimo para negativado: conheça as melhores opções

Como sair das dívidas do cartão de crédito?

Outro ponto importante é saber como sair das dívidas do cartão de crédito.

Muitas vezes são formadas bolas de neve de faturas e pagamentos atrasados, e você não consegue controlar a situação.

Em alguns casos pode não ser fácil, mas saiba que é possível.

Separamos uma lista de ações recomendadas para que você possa dar o primeiro passo para fora do mundo de dívidas de cartão de crédito:

  • Calcular o quanto você deve;
  • Negociar o valor através da central de atendimento da instituição financeira;
  • Procurar por feirões limpa nome;
  • Pegar um empréstimo com condições melhores;
  • Evitar novas dívidas.

Se você for cliente do PicPay Card, o caminho pode ser ainda mais fácil.

Por meio do aplicativo so PicPay, é possível, por exemplo, solicitar o parcelamento de faturas em poucos cliques.

Essa manobra para evitar gastos imediatos pode ser feita em até 15 dias após o vencimento do cartão.

Caso o atraso ultrapasse os 37 dias, também é possível recorrer à renegociação com entrada – uma forma de garantir um valor inicial e parcelar o restante dos débitos.

Se você ficou interessado, acesse o app do PicPay ou entre em contato através da Central de Cobrança pelo telefone: 0800 400 5300.

Depois de quanto tempo o nome sai do Serasa?

Verdade ou lenda? Existe mesmo um prazo para o nome sair dos cadastros de proteção ao crédito?

Sim, existe!

Após cinco anos, caso você não tenha acumulado outras dívidas no período, serviços como SPC e Serasa são obrigados a tirar o seu nome das respectivas plataformas.

Mas, atenção: apenas o nome é retirado dos programas de proteção ao crédito, mas a dívida não deixa de existir.

De qualquer forma, passar cinco anos com diversas limitações, como viu neste conteúdo, não é nada legal.

Por isso, a recomendação é que consiga se organizar, negociar e se livrar das dívidas sem que seja necessário esperar o prazo máximo para ter o seu nome limpo novamente.

E aí, gostou do conteúdo? Se foi útil para você, aproveite e acesse nossa editoria de planejamento financeiro e veja mais materiais que podem te ajudar a cuidar da sua saúde econômica.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados