Como e onde simular empréstimo FGTS?

Saiba tudo sobre a ferramenta que possibilita simular empréstimo FGTS e veja o tutorial completo para utilizá-la

24 de janeiro de 2024

Quem tem interesse ou curiosidade em contratar crédito vinculado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço conta com a possibilidade de simular empréstimo FGTS.

A simulação é um procedimento que permite a consulta de valores, taxas e condições de pagamentos, além de outros detalhes que envolvem uma contratação de empréstimo, sem qualquer tipo de compromisso.

Continue a leitura para entender como funciona o empréstimo FGTS e a simulação desta modalidade de crédito.

O que é o empréstimo FGTS?

Por mais que o FGTS tenha como principal função oferecer um suporte financeiro aos titulares de contas em determinadas situações previstas em lei, o saldo presente no Fundo também pode ser usado para a contratação de crédito.

Ao falar do empréstimo FGTS, você pode se referir a dois tipos: o de empréstimo com garantia ou a antecipação do saque-aniversário. 

O empréstimo com garantia do FGTS é aquele em que, caso você não consiga quitar as parcelas por alguma razão, parte do saldo é usado para quitar a dívida, o que garante o acesso a taxas mais baixas de juros.

Já a antecipação do saque-aniversário é o adiantamento dos valores anuais liberados para quem aderiu ao saque-aniversário, uma modalidade alternativa ao saque-rescisão.

Até março de 2023, cerca de 14 milhões de trabalhadores contrataram a antecipação do FGTS, segundo dados disponibilizados na página oficial do Fundo, motivo pelo qual focaremos nesta modalidade nos próximos tópicos.

Antecipação do saque-aniversário: como funciona?

Para entender melhor a antecipação do saque-aniversário é preciso dar um passo atrás em busca da definição do saque-aniversário.

Até 2019, os titulares de contas no FGTS só podiam resgatar o dinheiro após uma demissão sem justa causa ou em outras situações específicas, previstas em lei, como doenças graves, calamidade pública, compra de imóvel ou aposentadoria.

Leia mais: Todos os tipos de saques do FGTS: veja quando resgatar o dinheiro

Com a criação do saque-aniversário, naquele mesmo ano, os titulares também passaram a poder resgatar parte do saldo anualmente. Para isso, basta aderir à modalidade pelo app FGTS, em poucos cliques.

Basicamente, o saque-aniversário libera um percentual do saldo de todas as contas (ativas e inativas), que varia de acordo com o valor total. O resgate é feito anualmente, com início no mês de aniversário do titular da conta.

Já a antecipação do saque-aniversário é o adiantamento dessas parcelas anuais. Assim, você pode receber de uma única vez os valores que resgataria ao longo dos anos.

Ao solicitar o adiantamento, você recebe a quantia na conta indicada e o valor da parcela anual fica reservado para a instituição financeira, com pagamento feito automaticamente no período do seu aniversário.

Em outras palavras, é uma forma de conseguir dinheiro extra sem comprometer a renda mensal.

Além disso, o saldo do FGTS dá a garantia de pagamento à instituição financeira, o que reduz os juros da operação.

Leia mais: Vantagens e desvantagens da antecipação do saque-aniversário

Quem pode fazer empréstimo FGTS? 

Como a antecipação do saque-aniversário é vinculada ao FGTS, esse empréstimo é liberado para aqueles que possuem uma conta de sua titularidade no Fundo, com o saldo mínimo exigido pela instituição, e são adeptos ao saque-aniversário.

Um fator diferencial dessa modalidade de empréstimo FGTS é que mesmo pessoas negativadas podem seguir com a contratação.

Como simular o empréstimo do FGTS?

A simulação de empréstimo do FGTS costuma ser disponibilizada pelas instituições financeiras, por meio de uma ferramenta online que faz o cálculo de todos os valores, conforme os prazos e condições escolhidas. 

Funciona assim: você abre o aplicativo FGTS e autoriza os bancos a consultarem seu saldo. 

O próximo passo é ir até o simulador da instituição financeira de seu interesse e preencher as informações solicitadas, como dados pessoais, de contato e sua renda.

Leia mais: Onde fazer a antecipação do saque-aniversário? Saiba avaliar as ofertas

Feito isso, o sistema analisa os dados enviados e, se você for elegível para a contratação, as propostas aparecerão na tela.

Se quiser seguir com a contratação, basta selecionar uma opção e seguir os próximos passos.

Uma das grandes utilidades do simulador é, justamente, ser um recurso que viabiliza a comparação de valores em diferentes instituições e o encontro da oferta que melhor atende às suas necessidades.

Por mais que seja uma ferramenta facilitadora, não é demais destacar a importância de sempre optar por instituições financeiras confiáveis. Ou seja, com autorização do Banco Central.

Leia mais: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Simulação empréstimo FGTS no PicPay: veja o passo a passo

Você pode simular empréstimo FGTS em poucos cliques no aplicativo do PicPay, com taxas a partir de 1,29% ao mês

Vale lembrar que, antes de tudo, você deve autorizar o PicPay Bank ou o Banco Digio a consultar o seu saldo do FGTS.

Os próximos passos são no app do PicPay. Veja só como é simples fazer a simulação da antecipação do saque-aniversário:

  • Abra o aplicativo do PicPay;
  • Toque em “Empréstimos”, na tela inicial;
  • Em seguida, clique na opção “Disponível até pra negativados”;
  • Clique no botão “Pedir empréstimo”;
  • Pronto!

Agora é só seguir as próximas instruções que aparecerão na tela. 

Se você decidir seguir com a contratação, o dinheiro cairá na sua conta em dois minutos.

No PicPay, é possível antecipar valores a partir de R$ 105, sem sair de casa, com tecnologia de ponta para garantir a sua segurança.

Leia mais: Como funciona o empréstimo FGTS PicPay?

Para não esquecer

Com o objetivo de facilitar a compreensão sobre a antecipação do saque-aniversário e a simulação desse empréstimo FGTS, separamos um resumo com as principais informações que você deve ter em mente:

1. A antecipação do saque-aniversário é um empréstimo vinculado ao saque-aniversário, criado em 2019 como alternativa ao saque-rescisão (movimentação do dinheiro apenas diante de demissão sem justa causa). Com essa nova opção, os titulares de contas no Fundo passam a poder sacar parte do saldo anualmente, no período de aniversário;

2. Com o empréstimo, as parcelas que seriam pagas de forma anual são liberadas de uma única vez (no PicPay, é possível antecipar até sete parcelas);

3. Como forma de pagamento do empréstimo, a parcela que você receberia no período de aniversário é automaticamente repassada à instituição financeira;

4. As taxas de juros são menores em comparação com outras modalidades de crédito, já que o saldo do Fundo é usado como garantia de pagamento;

5. A simulação do empréstimo FGTS é totalmente gratuita e pode ser feita nos sites e aplicativos de instituições financeiras de sua confiança que possuem a ferramenta;

6. Você tem o direito de simular sem qualquer compromisso, apenas para visualizar como ficariam os valores, condições de pagamento e demais detalhes que envolveriam uma possível contratação;

7. É preciso ter o saldo mínimo exigido pela instituição financeira escolhida (no PicPay, por exemplo, é preciso ter uma soma de ao menos R$150 em todas as contas ativas), ser adepto ao saque-aniversário e autorizar a instituição financeira a consultar seu saldo para conseguir simular e contratar o empréstimo. Tanto a adesão quanto a autorização são realizadas pelo aplicativo FGTS.

Ainda é importante acrescentar que, ao decidir seguir com a contratação, o valor das parcelas anuais que seriam liberadas anualmente ficam reservadas ao banco para a quitação do empréstimo.

Por esse motivo, não é possível fazer movimentações no Fundo até o pagamento total da dívida.

Leia mais: Saldo bloqueado no FGTS: veja as causas e o que fazer

Dúvidas frequentes

O empréstimo FGTS ou antecipação do saque-aniversário é uma modalidade com regras e funcionamento bastante específicos, o que pode levar ao surgimento de dúvidas.

Leia mais: 6 regras da antecipação do saque-aniversário

Pensando nisso, o tópico a seguir é destinado a resolução de algumas questões relacionadas ao tema. Dê só uma olhada:

É possível simular empréstimo FGTS online?

Sim. As instituições financeiras que contam com a ferramenta disponibilizam o simulador empréstimo FGTS no site ou aplicativo oficial.

No PicPay, por exemplo, é possível simular a antecipação do saque-aniversário no app ou no site, em alguns instantes.

O simulador de empréstimo FGTS é gratuito?

Sim. A ferramenta é totalmente gratuita. 

Por isso, desconfie ao se deparar com pedidos de pagamentos antecipados para a liberação de empréstimo, pois essa é uma prática considerada ilegal.

Leia mais: Cobrança antecipada de empréstimo? É golpe! Saiba como fugir

Como aderir ao saque-aniversário?

A adesão ao saque-aniversário é realizada no app FGTS, portanto, é essencial ter o aplicativo instalado em seu celular.

A instalação pode ser feita de graça por meio dos aplicativos Google Play Store (para dispositivos Android) e App Store (para iPhone).

Na sequência, abra o aplicativo e siga o tutorial abaixo:

  • Toque em “Entrar no aplicativo”, no botão laranja;
  • Clique em “Continuar”, na mensagem “‘FGTS’ deseja usar ‘caixa.gov.br’ para iniciar a sessão”;
  • Digite o seu CPF e toque no botão “Próximo”;
  • Digite sua senha numérica, de seis dígitos, e clique no botão “Entrar”;
  • Na tela inicial, selecione a opção “Saque Aniversário do FGTS” (botão azul, abaixo de “Saldo total do FGTS”);
  • Role a página, toque para assinalar o trecho “Li e aceito os termos e condições” e, logo abaixo, pressione o botão “Optar pelo Saque-aniversário”.

Se você não tiver um cadastro no FGTS, existe a opção de se cadastrar dentro do app. Siga as orientações acima, até a etapa de digitação do seu CPF. Nessa tela, você deve clicar em “Cadastre-se” e seguir as instruções.

O que muda para quem escolhe a modalidade saque-aniversário?

A principal mudança está na forma de acesso ao saldo do Fundo

Quem não é adepto ao saque-aniversário fica automaticamente vinculado ao saque-rescisão, aquele em que todo o saldo pode ser resgatado em caso de demissão sem justa causa.

Ao optar pelo saque-aniversário, o titular da conta pode sacar parte do saldo total uma vez ao ano, no período de aniversário. Nesse caso, se a pessoa passar por uma demissão sem justa causa só poderá resgatar a multa rescisória de 40%.

Leia mais: Como sacar o FGTS? Tire todas as suas dúvidas

Assim como a adesão é feita pelo app, o cancelamento do saque-aniversário pode ser solicitado a qualquer momento, também no aplicativo FGTS. 

Porém, é preciso ter atenção ao fato de que o retorno ao saque-rescisão só passa a valer no 25º mês após o pedido.

Como autorizar os bancos a consultarem o meu FGTS?

A autorização é um procedimento fundamental para simular empréstimo FGTS e seguir com a contratação.

É por meio dela que as instituições financeiras conseguem confirmar se você tem saldo suficiente no Fundo para quitar o empréstimo e, logo, é elegível para visualizar propostas e contratar a antecipação do saque-aniversário.

Aprenda a autorizar os bancos a consultarem seu FGTS:

  • Abra seu app FGTS;
  • Faça o login com seu CPF e senha numérica (seis dígitos) cadastradas no sistema;
  • Na tela inicial, toque no botão verde, em que está escrito “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Em seguida, clique em “Empréstimo saque-aniversário”;
  • Confirme a solicitação.

Não consigo simular empréstimo FGTS. E agora?

Eventuais problemas para simular empréstimo FGTS podem surgir por diferentes motivos, como problemas na internet, instabilidade na página ou aplicativo acessados e até mesmo inelegibilidade para a modalidade.

Abaixo, reunimos algumas dicas para evitar (ou lidar com) situações como esta:

  • Certifique-se que você tem acesso à internet;
  • Verifique se você atende a todos os requisitos da instituição financeira escolhida para a simulação (como o saldo mínimo em conta, adesão ao saque-aniversário e autorização para o banco, por exemplo, entre outras regras que podem variar entre as instituições);
  • Aguarde algumas horas e tente simular novamente, em caso de falhas técnicas.

Na dúvida, você ainda pode entrar em contato com a instituição financeira para obter informações sobre o que pode ter acontecido e, se necessário, ajuda para prosseguir com a simulação.

No app do PicPay, a Central de Ajuda está à sua disposição para solucionar dúvidas e problemas variados, com uma área dedicada exclusivamente aos empréstimos.

Agora que você já sabe o que é preciso para simular empréstimo FGTS, aproveite e confira dicas exclusivas para cuidar do seu dinheiro da melhor forma possível.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1.8 / 5. Número de votos: 6

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados