Tabela de empréstimo consignado: aprenda a consultar

Saiba como funciona a tabela de empréstimo consignado e como você pode consultar esses valores de maneira simples

15 de janeiro de 2024 Atualizado em 25 de janeiro de 2024

Para quem tem estabilidade de renda, como beneficiários do INSS e servidores públicos, o crédito com desconto em folha é uma das melhores opções no mercado. E para selecionar uma boa oferta é bom conhecer a tabela de empréstimo consignado.

No que consiste a tabela? Onde checar os dados? Qual a tabela do consignado em 2024? Essas são algumas das informações que trazemos abaixo.

Além disso, você ainda vai ver ainda como simular e contratar consignado no PicPay, um ecossistema completo para suas finanças. Siga a leitura!

Empréstimo consignado

Antes mesmo de aprender a consultar a tabela do empréstimo consignado, é importante dar um passo atrás e entender como funciona esta modalidade de crédito. 

Basicamente, o empréstimo consignado é um tipo de empréstimo em que as parcelas são descontadas automaticamente na folha de pagamento do salário, aposentadoria ou pensão.

O consignado é conhecido por suas diversas facilidades. Entre elas, está o fato de o desconto acontecer todo mês diretamente no contracheque ou extrato de benefício, sem que você precise se preocupar em lembrar de pagar as parcelas.

Como a renda mensal serve como garantia de pagamento nesse tipo de empréstimo, isso diminui os riscos de inadimplência, tornando a operação mais segura aos bancos e as taxas de juros mais baixas que as de outras linhas.

Um ponto relevante é que o empréstimo consignado depende da estabilidade de renda. Assim, por exemplo, benefícios temporários do INSS, como auxílio-doença, não permitem a consignação em folha de pagamento.

Leia mais: Lista completa dos benefícios consignáveis do INSS [2024]

Além das taxas de juros naturalmente menores, o empréstimo consignado tem ainda duas vantagens: está disponível para pessoas negativadas e tem um teto legal no juro praticado.

Mas mesmo com taxas mais baixas, é fundamental que quem deseja contratá-lo atente-se às taxas praticadas e antes de tomar qualquer decisão faça comparações com o que é oferecido no mercado. 

Você pode conferir a seguir mais detalhes e ainda saber como consultar a tabela de empréstimo consignado com as taxas de juros praticadas atualmente. 

O que é a tabela do consignado? 

O Banco Central divulga periodicamente uma média das taxas de juros praticadas no mercado para os diferentes tipos de empréstimo consignado:

Para cada um desses tipos de empréstimo, também existe um teto, ou seja, um valor máximo que pode ser cobrado pelas instituições financeiras.

Para que serve a tabela do consignado? 

A tabela do consignado serve como referência na hora de pesquisar e avaliar as ofertas disponíveis.

Dessa forma, fica mais fácil fazer comparações e tomar uma decisão mais acertada para não correr o risco de perder dinheiro. 

Onde encontrar a tabela de empréstimo consignado

O site do Banco Central concentra várias informações sobre o empréstimo consignado. Entre elas, estão os valores das taxas de juros atualizadas praticadas pelas instituições financeiras.

Assim, é possível acessar a tabela do consignado, taxa do consignado e saber quais são as menores taxas de juros para empréstimo disponíveis.

Tabela de empréstimo consignado 2024

Ao longo do ano, é possível perceber que a taxa média de juros do consignado sofre algumas variações. 

No caso de 2023, por exemplo, a tabela a seguir mostra como se comportam essas alterações no decorrer dos meses. 

Taxas médias de juros por modalidade (% a.a)

Consignado públicoConsignado privadoConsignado INSS
Janeiro/202324,439,327,7
Fevereiro/202324,539,727,5
Março/202324,839,326,4
Abril/202324,639,225,5
Maio/202324,639,025,3
Junho/202325,038,925,1
Julho/202324,238,524,8
Agosto/202323,838,324,1
Setembro/2023*23,538,124,4
Outubro/2023*23,337,424,3
Novembro/2023*23,237,224,2

*dados preliminares

Essas informações são divulgadas pelo Banco Central. Dessa forma, é possível fazer as comparações e analisar as propostas mais vantajosas.

Até o momento, os dados do BC da taxa média do mercado só vão até o fim de 2023.

Tabela do consignado INSS

O empréstimo consignado INSS é um tipo de empréstimo voltado para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.

Para contratá-lo, é preciso que esse grupo de pessoas tenha menos de 80 anos e margem consignável livre

Atualmente, a margem consignável do consignado INSS é de 45% dos ganhos líquidos mensais. Dessa porcentagem, 35% são para empréstimos, 5% para uso exclusivo do cartão de crédito consignado e outros 5% para o cartão consignado de benefício

No caso do consignado BPC, ela é de 35%, sendo 30% para empréstimos e 5% para o cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício.

Em janeiro de 2024, entrou em vigor um novo teto do consignado INSS, de 1,76% ao mês nessas operações; o antigo limite era de 1,80% ao mês. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado também caiu de 2,67% para 2,61% ao mês.

Ou seja, esses passaram a ser os valores máximos de taxas de juros que podem ser cobrados pelos bancos, e eles variam de acordo com a instituição financeira. 

Mesmo sendo um dos empréstimos mais baratos disponíveis no mercado, a análise e a comparação das propostas em diferentes instituições são sempre recomendadas e garantem uma economia maior se forem feitas com cuidado.

Assim, a tabela do teto do consignado INSS atualmente é:

Empréstimo consignado INSS1,76% a.m.
Cartão de crédito consignado INSS2,61% a.m.
Cartão consignado de benefício INSS2,61% a.m.

Tabela do consignado público

O empréstimo consignado para servidor público pode apresentar algumas variações dependendo da esfera de atuação do funcionário (federal, estadual e municipal), afinal cada grupo tem normas específicas.

Essas variações geralmente acontecem no caso da margem consignável e da taxa de juros. 

Por isso, é recomendado que o servidor acesse as informações sobre a legislação do estado ou município em que atua para entender melhor como funciona exatamente a operação.

Já os servidores federais são amparados pela Lei nº 8.112, de 1990, o regime estatutário SIAPE, que possui orientações específicas no caso de empréstimos consignados e o desconto em folha de pagamento.

A margem consignável dos servidores públicos federais e militares das Forças Armadas também está fixada em 45%, sendo 35% para parcelas de empréstimo, 5% para cartão de crédito consignado e outros 5% para cartão consignado de benefício.

Em novembro de 2023, o teto de juros do consignado para servidores federais foi reduzido de 2,05% para 1,80% ao mês, que é a tabela do consignado SIAPE – por enquanto, não há previsão de teto para os juros dos cartões.

Vale lembrar que, tanto as taxas de juros dos aposentados e pensionistas do INSS quanto dos servidores públicos podem sofrer alterações.

Leia mais: Empréstimo para servidor público: descubra 10 vantagens

Tabela do consignado privado

Outro tipo de empréstimo consignado que existe, além dos que envolvem aposentados, pensionistas, pessoas que recebem BCP do INSS e servidores públicos, é o empréstimo consignado privado.

Ele é uma modalidade de crédito em que as empresas privadas fazem parcerias com instituições financeiras e oferecem essa possibilidade para seus funcionários.

Com esse convênio, as pessoas que trabalham com carteira assinada podem ter acesso ao consignado e a taxas de juros mais baixas do que a média do mercado.

Para isso, a empresa precisa primeiro fechar uma parceria com alguma instituição financeira que ofereça o empréstimo consignado privado. Somente assim os funcionários podem contratar o empréstimo nessa modalidade. 

Nesse caso, a margem consignável é de 40%, sendo 35% para empréstimos e 5% para o cartão de crédito consignado. 

Nos dias de hoje, as taxas de juros do consignado privado variam de 1,41% a 5,01% ao mês, de acordo com os dados do Banco Central. Porém, não existe uma taxa máxima de juros determinada por lei.

Como encontrar a menor taxa de juros do empréstimo consignado

Até aqui, vimos que quando falamos em tabela do empréstimo consignado estamos falando, basicamente, da taxa de juros da modalidade. 

Nela pode estar contemplada tanto as taxas médias praticadas quanto os valores máximos possíveis de serem cobrados.

Mas depois de todas essas informações, você deve estar se perguntando: como encontrar então as menores taxas de juros para empréstimo consignado no mercado?

A resposta para essa pergunta, na verdade, pode envolver mais de uma possibilidade.  Abaixo, você pode conferir algumas delas.

Antes disso, é importante que você tenha sempre em mente que o ideal é fazer uma lista detalhada, englobando requisitos, benefícios e condições de cada instituição financeira, para fazer uma boa escolha na hora da contratação.

Algumas ferramentas podem ajudar, principalmente o simulador de empréstimo consignado, como o disponível no PicPay.

Meu INSS

Uma das formas de identificar as menores taxas de juros de empréstimo consignado atualmente no mercado é consultar esses valores no site ou no aplicativo Meu INSS.

Para isso, você não precisa estar logado no sistema. No site, é só digitar o endereço do Meu INSS no navegador e clicar em “Taxas de Empréstimo Consignado”, no canto inferior direito. 

Na tela seguinte, você terá acesso a todas as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras.

No aplicativo, é só tocar nesse ícone (Taxas de Empréstimo Consignado) para analisar todas as instituições e a média das taxas de juros que elas cobram no empréstimo consignado.

Banco Central

Para quem quer comparar e escolher a menor taxa de juros do empréstimo consignado, outra fonte é o próprio site do Banco Central. 

Além de conseguir informações confiáveis, o portal do Banco Central possui uma página detalhada sobre taxas de juros de diferentes modalidades de crédito tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, especificando o valor cobrado pelas mais variadas instituições financeiras que operam no Brasil.

A tabela do Banco Central é atualizada semanalmente. Para acessar, siga os passos:

  • Acesse o site do Banco Central no endereço: https://www.bcb.gov.br/
  • Clique em “Estatísticas”;
  • Selecione “Taxas de Juros”;
  • Role a página até “Taxas Pré-Fixadas”;
  • Selecione a modalidade desejada para ver os valores.

Lembre-se: existe um teto de juros para o empréstimo consignado, ou seja, um percentual máximo que as instituições financeiras autorizadas podem cobrar ao conceder esse tipo de crédito, ok?

Caso se depare com alguma oferta acima dos valores legais do teto, você pode denunciar na Ouvidoria do Banco Central.

Sites das instituições financeiras

Outra alternativa que pode ajudar na comparação de taxas de juros de empréstimo consignado é acessar diretamente os sites e aplicativos oficiais das instituições financeiras. 

Algumas delas permitem também fazer simulações e descobrir, a partir dos seus dados pessoais, número de parcelas e valor total esperado do empréstimo, qual será a taxa de juros cobrada.

Leia mais: Como encontrar a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

Empréstimo consignado no PicPay

Desde que adquiriu a BX Blue, servidores públicos federais e aposentados e pensionistas do INSS que utilizam o PicPay podem ter acesso ao consignado com taxas mais baixas dentro do app.

Em poucos minutos, você pode fazer uma simulação gratuita e visualizar ofertas personalizadas para contratar o empréstimo consignado sem sair de casa.

Veja a seguir como fazer isso:

  • Abra o aplicativo PicPay;
  • Toque em “Mais opções”;
  • Escolha a opção “Empréstimos”;
  • Selecione a opção “Consignado INSS e SIAPE”;
  • Selecione uma opção em “Categoria” que se encaixe no seu perfil (aposentado, pensionista, empresário, etc);
  • Clique em “Continuar”; 
  • Confira as opções disponíveis para você e escolha a que melhor atende às suas necessidades.

Pronto! Você vai conseguir conferir as melhores opções de empréstimo consignado sem sair de casa e de maneira gratuita.

Outra forma de fazer a simulação é clicando na aba “Empréstimo”, que aparece logo que você entra no aplicativo. Se preferir, clique no botão abaixo e entre na página de simulação gratuita.

Preencha o formulário com o seu CPF, categoria de empréstimo que pretende contratar, nome completo, data de nascimento, celular e e-mail e as opções disponíveis vão aparecer em seguida.

Agora que você já sabe como funciona o consignado e a  tabela de empréstimo consignado, confira outros conteúdos que podem ajudar você a cuidar melhor do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 4

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados