6 regras da antecipação do saque-aniversário
Conheça as principais regras da antecipação do saque-aniversário do FGTS e saiba onde encontrar a modalidade
25 de setembro de 2023 Atualizado em 02 de abril de 2024
As regras da antecipação do saque-aniversário são simples, mas é preciso atenção para preencher os requisitos corretamente e não ter o valor negado.
Criado por lei em 13 de setembro de 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço existe como um suporte financeiro para situações de vulnerabilidade para trabalhadores celetistas.
Isso é possível porque o regime CLT determina a realização de um depósito mensal por parte dos empregadores, que corresponde a 8% do salário, para a contratação de uma reserva de recursos.
Inicialmente, o saldo acumulado poderia ser acessado apenas em situações previstas na lei, como financiamento de moradia própria, doenças graves, calamidades e em caso de demissão sem justa causa.
Leia mais: Como saber o saldo do FGTS? Aprenda passo a passo
Recentemente, em 2019, mais uma possibilidade de resgate foi adicionada à lista: o saque-aniversário. Ao optar por ele, o trabalhador pode sacar uma parcela do Fundo anualmente, ao abrir mão do tradicional saque-rescisão.
E mais: caso precise de uma renda extra, ele pode contar com a modalidade de crédito que permite adiantar o valor a receber, a antecipação do FGTS.
Neste artigo, vamos explicar melhor como e quais são as principais regras da antecipação do saque-aniversário.
O que é antecipação do saque-aniversário?
A antecipação do saque-aniversário, como o nome sugere, é o adiantamento das parcelas anuais que o trabalhador adepto à modalidade já teria direito.
A diferença é que o valor liberado aos poucos pode ser resgatado de uma única vez. No PicPay, por exemplo, você pode antecipar até sete parcelas.
Podemos dizer que é um tipo de empréstimo pessoal, em que o saldo do FGTS é usado como garantia, com o diferencial de que a antecipação do saque-aniversário não resulta em uma dívida mensal.
Antecipação do saque-aniversário: como funciona?
Na prática, funciona assim: você pede o adiantamento das parcelas do saque-aniversário a uma instituição financeira autorizada e o valor referente ao que foi antecipado fica reservado para pagamento e não pode ser usado.
Leia mais: Saldo bloqueado no FGTS: veja as causas e o que fazer
A cada ano, no período em que você resgataria a parcela, a quantia é repassada à instituição financeira. Isso significa que, ao antecipar quatro parcelas, o pagamento é feito em quatro anos.
Assim, você não precisa se preocupar com a quitação das parcelas no vencimento, porque o seu desconto ocorre automaticamente, direto no saldo do FGTS.
Também não há risco de esquecer, atrasar ou deixar de pagar a antecipação e, consequentemente, ter cobrança de juros elevados ou multas por falha no pagamento.
Ao mesmo tempo que a quitação automática é uma facilidade para o tomador, também é uma segurança para a instituição financeira, que tem os riscos de inadimplência minimizados.
É por esse motivo que as regras da antecipação do saque-aniversário viabilizam taxas de juros mais baixas do que outras modalidades de crédito. Quanto menor o risco de inadimplência, menores são os custos da operação.
Esse benefício é repassado ao devedor, que pode ter acesso a uma modalidade de crédito mais prática, barata e sem burocracias.
Quando cai a antecipação do saque-aniversário?
O prazo para a liberação da antecipação do FGTS varia de acordo com a instituição financeira escolhida. Em média, o período pode variar de 1 a 4 dias úteis após o envio dos documentos e a assinatura do contrato.
No PicPay, o valor fica disponível para o consumidor em até dois minutos.
Como os riscos da antecipação do saque-aniversário são menores, a etapa de análise de crédito se torna mais rápida.
Onde cai a antecipação do FGTS?
A conta de depósito da antecipação do FGTS também depende do banco escolhido para a contratação.
Em alguns, você precisará ter conta na própria instituição e, em outros, é possível informar uma conta de destino. De modo geral, a titularidade da conta precisa estar no nome de quem pediu o adiantamento do FGTS.
Se você optar pela antecipação do saque-aniversário no PicPay, você já pode riscar essa preocupação da lista.
Afinal, o valor cai diretamente na sua conta PicPay, em algumas horas após a assinatura do contrato, e já é possível utilizá-lo como e quando preferir.
No app você pode quitar boletos, fazer transferências, Pix, recarregar o seu celular ou até investir o dinheiro em poucos cliques.
Como quitar a antecipação do saque-aniversário? Como é descontado o empréstimo do saque-aniversário?
A antecipação do saque-aniversário é quitada em parcelas anuais, de forma automática, a partir do vínculo entre o banco e o FGTS.
Desse modo, no período em que você poderia fazer o resgate, o banco realiza o desconto do seu saldo FGTS como pagamento.
Caso prefira, também é possível quitar antecipadamente a antecipação do saque-aniversário a qualquer momento para voltar a sacar o valor anualmente na data prevista.
Para isso, basta procurar a instituição financeira e solicitar a quitação antecipada das parcelas.
Vale lembrar, no entanto, que a quitação antecipada não poderá ser feita como saldo do FGTS. Afinal, a opção pelo saque-aniversário não libera o acesso ao total acumulado no Fundo.
Isso significa que o tomador precisará fazer o pagamento com recursos próprios, não vinculados ao saldo FGTS.
Quais são as regras da antecipação do saque-aniversário?
Como você deve ter notado, o funcionamento da modalidade é prático.
Ainda assim, é preciso estar atento a alguns requisitos e regras da antecipação do saque-aniversário para não ter a solicitação negada e correr o risco de atrasar o prazo para liberação do valor.
Confira 6 regras da antecipação do saque-aniversário:
1.Ter saldo em uma ou mais contas ativas do FGTS
A primeira regra da antecipação do saque-aniversário é possuir saldo no Fundo. Esse tipo de crédito exige um valor acumulado em uma ou mais contas ativas e inativas do FGTS.
A quantia disponível do Fundo é usada como garantia para a instituição financeira e a antecipação do saque-aniversário é uma exclusividade para celetistas, isto é, trabalhadores com carteira assinada e contribuições no FGTS feitas pela empresa.
2.Ter o mínimo de saldo necessário para contratação
O segundo elemento da lista de regras da antecipação do saque-aniversário trata do valor mínimo de saldo necessário para a contratação. No PicPay, é preciso que você tenha ao menos R$ 150,00 em conta ativa para fazer a contratação.
3. Ser adepto ao saque-aniversário
Uma das principais regras da antecipação do saque-aniversário é ter optado por essa modalidade. Quando o trabalhador é registrado no modelo CLT, ele é incluído automaticamente no saque-rescisão.
Nela, é possível realizar o saque do saldo em determinadas situações legais, como em caso de determinadas doenças, para a primeira moradia e caso ocorra a demissão sem justa causa.
A ideia original do Fundo é dar suporte nestes momentos de vulnerabilidade.
A partir de 2019, no entanto, foi instituída outra possibilidade para acessar o saldo FGTS: o saque-aniversário, que não é obrigatório e tampouco automático.
Os trabalhadores que quiserem fazer a antecipação precisam, necessariamente, fazer a adesão por ela no app do FGTS.
Veja o passo a passo para habilitar o saque-aniversário:
4. Dar autorização no aplicativo do FGTS
Além de realizar a adesão, o trabalhador também precisa autorizar o acesso do banco escolhido às suas informações, como dados pessoais e saldo FGTS. A autorização é realizada no app.
No caso da antecipação do saque-aniversário do PicPay, você deve autorizar os nossos parceiros oficiais desta modalidade: o PicPay Bank ou o Banco Digio S.A. O processo pode ser concluído em poucos cliques. Confira:
- Acesse o aplicativo do FGTS e habilite o Saque-Aniversário;
- Autorize o PicPay Bank a consultar o seu FGTS;
- Abra o aplicativo do PicPay;
- Na tela inicial, clique em “Empréstimo”;
- Feito isso, selecione a opção de antecipação do saque-aniversário do FGTS;
- clique em “Pedir empréstimo”;
- Siga as próximas orientações da tela;
- Pronto!
5. Estar com o CPF regularizado na Receita Federal
O preenchimento e o envio correto dos documentos fazem parte de uma das regras de antecipação do saque-aniversário, assim como de outras linhas de crédito.
Informações erradas, faltantes ou desatualizadas podem resultar na negativa por parte da instituição financeira.
O mesmo ocorre caso o CPF do tomador esteja bloqueado na Receita Federal, seja por problemas na entrega de declaração do IR, por decisão judicial ou dados incorretos.
Se esse for o seu caso, regularize o CPF na Receita Federal antes de solicitar a antecipação do saque-aniversário.
6. Ter ao menos 18 anos
Outro requisito que está entre as regras da antecipação do saque-aniversário é a maioridade, ou emancipação, um limitador muito comum em outras operações de crédito por questões de segurança.
Atualmente, existem regras e normas que liberam a contratação de algumas modalidades para menores de idade. Como o consignado, que pode ser realizado, inclusive, por meio do representante legal.
Não é o caso da antecipação do saque-aniversário, que a maioridade é um requisito.
Inclusive, é interessante lembrar que para fazê-la é necessário já ter contribuído e possuir uma conta FGTS ativa.
Como visto, as regras da antecipação do saque-aniversário são de fácil entendimento e é fundamental conhecê-las antes da tomada de decisão.
Onde fazer a antecipação do saque-aniversário?
Diversas instituições financeiras fazem ou intermediam a antecipação do saque-aniversário.
Para garantir uma contratação que atenda às suas necessidades e fugir dos golpes do FGTS, vale a pena pesquisar e analisar as condições oferecidas, o grau de segurança das operações e a autoridade da instituição no mercado.
Leia mais: O aplicativo PicPay é seguro e confiável?
Apesar de existirem regras de antecipação do saque-aniversário, as instituições contam com políticas internas que podem variar em determinados pontos, como número de parcelas a serem adiantadas, taxas de juros e o valor liberado.
A antecipação do saque-aniversário PicPay reúne algumas das principais vantagens desta modalidade, como:
- Uma das menores tarifas: a partir de 1,27% ao mês;
- Antecipação de até 12 parcelas;
- Liberação em até um dois minutos (após a validação no app do FGTS e do PicPay, o saldo cai na sua conta em instantes);
- Contratação 100% online e sem burocracia.
O empréstimo PicPay FGTS cai na hora?
É possível dizer que sim, já que após a validação da contratação no app, o valor fica disponível na conta imediatamente.
Como fazer a antecipação FGTS no PicPay
O pedido de antecipação do saque-aniversário pelo app PicPay é bastante intuitivo. A primeira etapa deve ocorrer no app FGTS:
- Acesse o aplicativo do FGTS e habilite o Saque-Aniversário;
- Autorize o PicPay Bank ou Banco Digio S.A, parceiro do PicPay, a consultarem o seu FGTS.
As demais etapas são todas no app PicPay:
- Abra o aplicativo (caso não tenha cadastro, você deve fazê-lo em poucos minutos);
- Na tela inicial, clique em “Empréstimo”;
- Feito isso, selecione a opção “Antecipe seu dinheiro parado no FGTS”;
- Clique em “Pedir empréstimo”;
- Informe que você já autorizou o PicPay Bank ou o Banco Digio a consultarem seu saldo;
- Siga as próximas orientações da tela;
- Pronto! Você já terá acesso às melhores ofertas da antecipação FGTS do PicPay.
Agora que você já sabe como funciona a antecipação do saque-aniversário do FGTS, não deixe de conferir conteúdos com dicas exclusivas para o seu bolso.