Crescimento do PicPay: 34 milhões usam o app no dia a dia

Quer saber como o aplicativo do PicPay contribui para a inclusão digital no Brasil? A gente te conta

14 de dezembro de 2021 Atualizado em 28 de agosto de 2023

Mais de 34 milhões de pessoas utilizam o PicPay ativamente no seu dia a dia! Afinal, qual o segredo do crescimento do PicPay? Vem entender melhor o que está por trás desta jornada.

A história do maior app de pagamentos do país começou em 2012, em Vitória, no Espírito Santo, onde foi criado o PicPay. O propósito continua o mesmo até hoje: facilitar a vida dos brasileiros.

“Queremos chegar ao smartphone de todos os brasileiros e ser a forma mais fácil de pagar tudo e todos, oferecendo a melhor experiência do ecossistema completo do PicPay.”

Eduardo Chedid, CEO do PicPay

A marca de 34 milhões de clientes ativos é um marco, destaca Anderson Chamon, fundador e vice-presidente de Produtos e Tecnologia do PicPay. “O PicPay nasceu conectando pessoas”, lembra.

“Quanto mais nos tornamos parte do dia a dia delas, mais valor conseguimos entregar aos nossos clientes. Trabalhamos para oferecer as melhores soluções e a melhor experiência a cada vez mais usuários”, complementa.

Aplicativo do PicPay: inclusão digital, inovação e facilidade

O PicPay nasceu em 2012 como uma carteira digital, mas se consolidou como um ecossistema financeiro completo.

Além disso, o app PicPay tem observado um rápido crescimento no número de usuários que fazem transações a cada dia! E eles usam, cada vez mais, outros produtos além da conta digital. 

Para você ter uma ideia disso, logo nos primeiros três meses de experiência, os usuários já consomem três produtos em média. Antes, levava-se cerca de oito meses para isso. 

Quantos clientes tem o PicPay?

Afinal, quantos usuários tem o PicPay, então? São 34 milhões de clientes ativos.

Os dados são do último balanço da empresa, que mostrou que o PicPay registrou um lucro ajustado de R$ 58 milhões no primeiro semestre de 2023.

App que faz parte da economia digital, o PicPay é brasileiro e foi criado na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, por três empreendedores que tinham o objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil.

Desde aquela época, eles acreditavam que a relação das pessoas com o dinheiro e os pagamentos do cotidiano poderia ser mais simples.

Mas, naquele momento, isso era uma transformação e tanto! Quando foi criado o PicPay, com a proposta de permitir que qualquer pagamento pudesse ser feito pelo celular ao escanear um QR Code, nem o smartphone era tão popular no Brasil.

Leia mais: Conheça a história do PicPay contada pelo cofundador do app

Com a tecnologia em sua essência, a primeira missão do PicPay foi conectar pessoas que precisavam transferir dinheiro (peer-to-peer), similar ao que o Pix faz hoje. 

O aplicativo foi pioneiro no pagamento com QR Code no país, reunindo inovação e praticidade em uma experiência única e totalmente móvel de ponta a ponta.

Hoje, parece até difícil de imaginar, já que os códigos QR estão por toda parte. Mas estamos falando de dez anos atrás!

Com dez anos de história, o aplicativo do PicPay virou um fenômeno no Brasil. O avanço foi alavancado nos últimos anos, após a investida do grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais brasileiro, em 2015.

Os números de crescimento da empresa mostram a grande aceitação do aplicativo entre os brasileiros. Você pode conhecer os resultados do PicPay em 2021 aqui.

E onde fica a sede do PicPay, afinal? Hoje, a empresa tem escritórios tanto em Vitória quanto em São Paulo.

Tecnologia na essência do PicPay

Talvez você não saiba, mas o nome PicPay, vem de Picture Payment (pagamento por imagem, em inglês), e passou a ser utilizado pelas pessoas em um momento onde se falava muito pouco sobre essa opção de pagamento no Brasil e no mundo.

Mas isso era apenas o começo. Hoje, o propósito do PicPay vai além. O principal objetivo da empresa de tecnologia capixaba é transformar a forma como as pessoas lidam com dinheiro. 

Nos nossos conteúdos sobre carreira, você pode conhecer mais sobre quem ajuda a construir o app e seus produtos no dia a dia e entender melhor como é trabalhar no PicPay.

Como usar o aplicativo do PicPay no dia a dia

Aproveitando o período disruptivo que o setor de pagamentos e serviços financeiros vive no país, a empresa de tecnologia, com forte orientação a dados, busca oferecer soluções para todos os estágios do dia a dia das pessoas.

Hoje, o aplicativo do PicPay atua em diversas frentes de negócio: além da conta digital com rendimento CDI, tem o marketplace financeiro, o PicPay Shop (marketplace de produtos do app), a área de Serviços Financeiros PJ, e a empresa ingressou também no mercado de criptomoedas.

Leia mais: O que é PicPay e como funciona?

As interações típicas de redes sociais dentro do aplicativo, que materializam relações que já existem no mundo físico, são totalmente integradas à carteira digital.

Com isso, o PicPay engaja os usuários e facilita desde a hora de fazer um pagamento até o momento de se comunicar com amigos e familiares, passando por uma compra em estabelecimento parceiro ou nos produtos em um Shop completo — tudo em um só lugar.

Nosso maior diferencial é o efeito de rede, criado a partir da integração dos serviços financeiros às funcionalidades de rede social, que nos permite gerar maior valor à medida que mais pessoas utilizam nosso app.

Essa vantagem beneficia tanto nossos milhões de clientes, que veem suas possibilidades crescerem dentro do aplicativo, quanto os parceiros, que podem fazer ofertas e anúncios mais aderentes a esses usuários, de forma assertiva.

Nos últimos anos, o PicPay tem investido fortemente para ganhar mais relevância entre os brasileiros. A chave para fazer com que todas as frentes de negócio funcionem como uma perfeita engrenagem é o efeito de rede: gerar maior valor à medida que mais pessoas utilizem os serviços. 

Um exemplo da força do efeito de rede do PicPay está em Vitória, onde foi lançado e atualmente é utilizado por 75% da população. O PicPay ainda tem se espalhado por outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Gostou da novidade? Fique por dentro das notícias sobre o aplicativo do PicPay na categoria de Novidades.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 49

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados