Aplicativo do PicPay integra Pix às mensagens diretas

Veja como usar o Pix para trocar mensagens diretas com o aplicativo do PicPay, sem precisar enviar novas transferências

23 de fevereiro de 2022

O aplicativo do PicPay agora tem mais uma novidade! As transações feitas por Pix, aquele meio de pagamento do Banco Central que todo mundo já conhece, foram integradas às mensagens diretas do app, como já acontece com as transações realizadas entre contas do PicPay (P2P).

Mas o que isso significa, na prática? Quer dizer que, agora, sempre que um usuário do app fizer um Pix, quem receber a transação vai visualizar a transação em forma de mensagem. Isso vai facilitar a experiência de quem usa Pix no PicPay.

Caso você ainda não conheça o chat do aplicativo do PicPay, ele permite que usuários troquem mensagens entre si, além de enviarem fotos, vídeos e áudios.

Atualmente, 15% de todos os pagamentos entre pessoas no PicPay já se transformam em conversas! Além disso, o número de usuários ativos do app que usam as mensagens privadas cresceu 9,5 vezes de julho a outubro de 2021.

Essa adesão mostra o quanto essa funcionalidade pode facilitar o dia a dia de quem precisa otimizar seu tempo, além de deixar a experiência do app muito mais intuitiva.

Além disso, a pessoa que recebeu a transação no aplicativo PicPay vai poder responder ou continuar a conversa sem precisar fazer novos envios de valores. Mas vamos falar sobre por que isso é útil?

Por que integrar Pix às mensagens privadas?

Você deve se lembrar que, logo que o Pix foi lançado, em 2020, ele foi assunto de diversas notícias por estar sendo usado como uma forma de comunicação. 

Leia mais: Pix é seguro? Saiba como evitar golpes de transferência de dinheiro

Funcionava mais ou menos assim: alguém precisava mandar um recado para outra pessoa, mas não tinha como fazer isso por outros meios. Então, transferia um valor e escrevia no campo de “Observação” a mensagem.

Essa forma de comunicação, que muitas vezes viralizou por ser inusitada e divertida, acaba não sendo a mais eficiente, porque esse campo de “Observação” normalmente fica bem escondido na hora que a gente recebe uma transação.

Então, ainda que seja útil, a pessoa que recebeu seu Pix pode nem ver que você mandou aquela mensagem. Aí o objetivo fica sem sentido, né?

Pois é! No PicPay, você pode iniciar uma conversa com essa transação Pix ou entre contas PicPay e continuar o papo pelas mensagens diretas

Mas, caso não queira ou não precise fazer uma transferência, você não precisa enviar dinheiro para falar com seus contatos pelo app. Afinal, existe a opção de apenas enviar mensagens diretas pelo aplicativo sem envolver qualquer tipo de transação de dinheiro.

Para isso, você só precisa tocar no ícone do balão no canto superior direito na tela inicial do aplicativo PicPay. 

Se quiser iniciar uma conversa, acesse o ícone do balão que tem um + no meio. Pronto! É só falar com quem desejar. 

Com as mensagens privadas do app PicPay, também é possível enviar fotos, vídeos e áudios e reagir às mensagens com emojis, além de excluir conversas

Você também pode usar as mensagens privadas para cobrar alguém que te deve um pagamento. Para isso, basta clicar no botão “Cobrar um amigo” e sua mensagem será enviada pelo chat do aplicativo do PicPay.

Com a nova funcionalidade que permite cobrar um amigo automaticamente via mensagem direta no app, a taxa de pagamento aumentou em 5,4%.

Preciso enviar comprovante de pagamento por mensagem?

Se você pagou ou transferiu dinheiro para outra pessoa no PicPay, pode ter visto que apareceu uma mensagem na sua conversa com ela, dentro do app. Isso é uma mensagem automática dessa transação, que funciona como um comprovante da transação.

Assim, você não precisa se preocupar em enviar o comprovante de forma manual, depois de fazer um Pix ou uma transferência para outra pessoa.

Vale lembrar que apenas você e a outra pessoa que está na conversa podem visualizar essa mensagem, viu? Privacidade é prioridade por aqui.

Leia mais: O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

Além disso, essa mensagem automática só é enviada no momento da confirmação da transação. Então, não tem chance da transação ser cancelada ou devolvida. 

Qual a importância das mensagens privadas no aplicativo do PicPay?

Hoje em dia, a vida de todo mundo ficou corrida. Cada vez mais, precisamos de ferramentas que facilitem nosso dia a dia e nos ajudem a pular etapas, tornando nossa vida mais simples.

Foi pensando nisso que o PicPay criou as mensagens privadas, ou o chat que fica no app e que permite conversas entre usuários. Com elas, fazer um pagamento a um amigo ou dividir a conta com alguém fica muito mais simples.

Você pode, por exemplo, combinar um jantar com um amigo, fazer um pagamento e compartilhar as fotos do evento no próprio chat. E nem precisa enviar o comprovante depois de pagar, porque ele é automaticamente compartilhado com quem recebeu.

Isso traz muita facilidade para o dia a dia, porque todos os pagamentos que fazemos envolvem conversas antes e depois.

Além de transformar transações em conversas, essa também é uma maneira de tornar a experiência mais completa para todos os usuários, deixando tudo mais intuitivo e funcional. 

Quem tem um pequeno negócio, por exemplo, pode usar esse campo para continuar a conversa com um cliente, oferecer novos produtos e serviços, ou mesmo descontos especiais. Também pode perguntar como foi a experiência do cliente depois de uma compra.

Já pensou nas oportunidades de novas vendas que isso pode trazer? Um dos cofundadores do aplicativo, Anderson Chamon, contou neste texto uma situação assim, que ele viveu na prática.

Usando as mensagens diretas do app PicPay, você também tem muitas facilidades. Se quiser excluir uma mensagem, deve tocar e segurar em cima da mensagem enviada e escolher a opção Excluir. 

Outra opção é editar uma mensagem, também tocando e segurando em cima dela e selecionando a opção Editar. 

Se preferir, você pode silenciar as notificações de mensagens. É só procurar o contato da pessoa, abrir a conversa e acessar a área de Informações. Toque no canto superior direito e desative a opção Habilitar Notificações. 

Isso vai permitir que você continue recebendo as mensagens daquele contato, mas não mais as notificações dele.

Ah! E se mesmo assim você estiver incomodado, existe a opção de bloquear um contato. Para isso, encontre o contato da pessoa, abra a conversa e acesse a área de Informações, o ícone (i) no canto superior da tela, e toque em Bloquear conversa. 

Gostou da novidade? Então, confira nossos conteúdos sobre tudo de novo que rola no PicPay e no aplicativo!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados