Sustentabilidade ambiental: PicPay começa a produzir energia solar

Entenda qual é o impacto dessa ação de sustentabilidade ambiental do PicPay e saiba mais sobre as vantagens da energia solar.

15 de dezembro de 2021

O PicPay é o maior app de pagamentos do Brasil e por isso tem grande consciência sobre seus impactos na vida das pessoas e no meio ambiente. Afinal, um dos valores do PicPay é a atitude de dono e cuidar do nosso planeta com ações de sustentabilidade ambiental é uma responsabilidade que todos devemos ter.

Nessa missão, o PicPay começou a produzir energia solar na sua sede em Vitória, no Espírito Santo. O projeto, que terá duração de dez anos, prevê a geração de 1.500 MWh (megawatt-hora), equivalente ao plantio de 800 árvores e economia de 200 toneladas de CO2 no período.

Quais são os benefícios e vantagens da energia solar? 

Há muito tempo estamos vendo de perto as mudanças climáticas e o impacto muitas vezes irreversível das nossas atitudes no planeta.  Alguns exemplos são o aquecimento global e o efeito estufa.

Para o PicPay, a energia solar é uma das grandes ferramentas para a sustentabilidade ambiental e uma das mais acessíveis para contribuir para um futuro melhor a todos. Vamos explicar abaixo por quê.

A energia solar é uma fonte limpa e renovável e contribui para a preservação do meio ambiente. Isso porque ela é muito simples de instalar, não exige desmatamentos ou qualquer grande interferência no local e não emite resíduos e gases do efeito estufa. 

Na sede do PicPay em Vitória (ES), as placas foram instaladas no telhado do prédio, sem precisar ocupar nenhum local a mais e muito menos desmatar ou poluir o meio ambiente.

Leia mais: PicPay conquista 60 milhões de usuários no aplicativo

Outro grande benefício é que a energia solar vem de uma fonte inesgotável: o sol. Praticamente todos os dias ele está nos iluminando e mesmo em dias chuvosos e nublados, a energia ainda pode ser gerada a partir dele.

Pela sua simplicidade de instalação e proveniência, a energia solar também é muito barata de ser implantada. E ainda ajuda a economizar na conta de luz.  

Muitas vezes, a energia solar permite que o consumidor ou a empresa economize até 90% do valor total da conta de luz e ainda pode gerar créditos energéticos junto à distribuidora se não utilizar toda a energia gerada.

Como foi feita a instalação de painéis solares no PicPay?

O projeto foi desenvolvido pela Ambar Energia, também do grupo J&F, que tem um contrato de locação do gerador fotovoltaico para o PicPay.

A Âmbar Energia desenvolve, implanta e explora projetos nos segmentos de Geração Térmica, Transmissão e Comercialização de Energia para contribuir com os novos desafios de expansão e diversificação da matriz energética brasileira.

No PicPay, foram colocados 256 módulos fotovoltaicos de 440 Wp no telhado do escritório, que resultam em uma potência instalada de 112,64 kWp (quilowatt pico, que significa o máximo em potência instalada em condições ideais).

Leia mais: Como foram os resultados do PicPay em 2021?

A produção de energia solar fotovoltaica prevista equivale a 35% do consumo atual do prédio e permite uma economia entre 5% a 10% da tarifa de energia fora ponta, ou seja, no período do dia onde o consumo de energia elétrica é mais baixo.

O que o PicPay faz em prol da sustentabilidade ambiental?

Preservar o planeta é uma tarefa de todos e já existem iniciativas mundiais em prol do tema, como o Acordo de Paris – que substitui o Protocolo de Kyoto (1997) – criado em 2015 e assinado por 195 países, incluindo o Brasil, com o compromisso de lutar contra os avanços dos aquecimento global. 

Há ainda a Agenda 2030 da ONU com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ano em questão, que direcionam os esforços de todas as organizações para um mundo mais sustentável no futuro.

A instalação dos módulos fotovoltaicos (painéis) em Vitória é parte das iniciativas do PicPay para reduzir seu impacto ambiental. Sabemos que ainda existe um longo caminho pela frente e por isso temos diversas outras ações.

Em 2020, o PicPay compensou as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) provenientes da operação da companhia por meio do investimento em projetos sustentáveis. O PicPay realizou a compra de créditos de carbono para compensar as 388 toneladas de dióxido de carbono equivalente ou tCO2e.

Somadas aos investimentos em projetos sustentáveis, o PicPay também faz coleta seletiva de resíduos, reaproveitamento de água das chuvas, descarte de eletrônicos, substituição de utensílios plásticos por opções ecológicas, entre outros.

4 dicas simples e baratas para melhorar o planeta

Consumir menos energia

Além de optar por fontes de energias mais limpas, como o PicPay está fazendo, você pode reduzir o consumo de energia em casa ao trocar lâmpadas tradicionais por lâmpadas de led, desligar eletrônicos e eletrodomésticos que não estão em uso e tomar banhos mais rápidos.

Não desperdiçar água

Reaproveite a água da máquina de lavar e utilize a água da chuva para atividades não potáveis, como lavar o carro ou o quintal.

Separar o lixo orgânico dos recicláveis

Evite desperdiçar materiais que podem ser reciclados e separe-os do lixo orgânico. Assim você diminui o lixo do planeta e dá uma nova utilidade aos materiais recicláveis.

Diminuir o uso do carro

Os carros são responsáveis por eliminar uma grande quantidade de poluentes no ar. No próprio aplicativo PicPay você pode comprar créditos para utilizar apps de transporte.

Além dessas dicas, você também pode aproveitar algumas datas comemorativas relacionadas para fazer um mutirão no seu bairro, no seu prédio e intensificar ainda mais as medidas de prevenção. No PicPay, buscamos engajar os PicPay Lovers de forma simples e natural, como parte do dia a dia.

Quer saber mais sobre as novidades que acontecem no PicPay? Confira nossos conteúdos sobre o que rola de mais importante na empresa.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 11

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados