O que é CVV do cartão e como localizá-lo?

Confira o que é CVV do cartão, seja de crédito ou débito, e os impactos dessa ferramenta de segurança para compras online

3 de outubro de 2023

Você sabe o que é CVV do cartão? Presente em cartões de crédito e débito, a sigla indica três ou quatro números que estão impressos em todos os cartões, seja qual for a bandeira ou banco emissor.

Se você já fez alguma compra online ou cadastrou o seu cartão em serviços de streaming, por exemplo, com certeza já precisou acionar o código.

Talvez não tenha chamado pelo nome correto, mas fez uso do CVV. Geralmente localizado na parte de trás do cartão, ao lado da data de validade, que também é um dado importante, o código é uma etapa fundamental de segurança.

Leia mais: Como fazer pagamentos seguros e evitar golpes financeiros

E é justamente por conta dessa importância que preparamos um guia para que você saiba mais sobre o que é CVV do cartão de crédito ou débito. 

De quebra, você verá ao longo dos próximos tópicos como utilizar o código e o próprio cartão de forma inteligente e segura.

O que é CVV do cartão?

O CVV do cartão é uma espécie de autenticador do cartão, seja de crédito ou débito.

Formado por três ou quatro dígitos, ele costuma ser encontrado no verso dos cartões. A ferramenta funciona como mais uma camada de segurança para as suas operações na internet.

Sempre que fizer uma compra online através do cartão, você precisará inserir o número do CVV. 

E para que isso? É como se fosse uma senha. Aliás, a confirmação do CVV para finalizar as transações faz com que as senhas numéricas não precisem ser expostas na internet.

Inclusive, é importante se lembrar: nunca passe sua senha de transações presenciais dos seus cartões em canais digitais. Elas não são solicitadas, beleza?

O grande objetivo do CVV é evitar fraudes. Os dados numéricos do seu cartão de crédito, por exemplo, podem até ser salvos em lojas e navegadores, mas nunca o CVV.

E, sem o CVV, nenhuma compra online pode ser concluída. Por isso é importante entender o que é CVV do cartão de crédito. 

O que significa CVV?

A sigla CVV significa, em inglês Card Verification Value. Em tradução livre para o português, é o Valor de Verificação do Cartão.

O nome pode variar um pouco. No Brasil, o CVV é utilizado especialmente pela bandeira Visa.

Já no caso da Mastercard, o nome mais usado é CVC (Card Verification Code, ou Código de Verificação do Cartão), enquanto a American Express opta pelo CID (Card ID, ou Identificador do Cartão, em português).

Portanto, caso veja qualquer uma dessas siglas, saiba que se trata do mesmo assunto, beleza?

Mas, como o CVV ainda é o mais conhecido, será utilizado como referência ao longo deste guia.

Onde fica o CVV do cartão?

Via de regra, você irá encontrar o CVV do cartão na parte de trás do plástico.

Na frente, costuma ser registrado o seu nome, a bandeira do cartão e o banco de origem.

Já atrás, onde fica o CVV do cartão, o espaço geralmente é ocupado pelo próprio CVV e a data de validade.

O CVV e todas as suas variáveis sempre possuem três ou quatro dígitos. Por isso, não é difícil identificá-los.

Outra dica é que na maioria dos casos o CVV é impresso bem próximo da tarjeta magnética presente no seu cartão. Pode conferir!

Para que serve o CVV?

Como já foi visto, o CVV é uma ferramenta de validação das compras online.

É o código de segurança do cartão, como se fosse uma senha, e necessário para a conclusão das transações com cartões de crédito e débito na internet.

Como o código é criado a partir de dados criptografados, o CVV é único e não pode ser descoberto por terceiros, mesmo que tenha o restante dos dados do cartão.

O número fica registrado apenas nos cartões, seja versão física ou digital, e não aparece em fichas, faturas e nem sequer é armazenado por sites online.

Por isso, toda vez que faz uma nova compra precisa enviar o código CVV, mesmo que o número do cartão já esteja salvo.

O processo faz com que o número de fraudes com o cartão de crédito seja reduzido.

Essa segurança é importante tanto para você, consumidor, quanto para o comerciante, que também não quer receber pedidos com cartões fraudados.

Leia mais: O que é LGPD e seus impactos na vida das pessoas

O CVV protege de todas as fraudes?

Infelizmente não. O CVV é mais uma camada de proteção utilizada para inibir tentativas de golpe e fraudes, mas não é o suficiente para garantir a total segurança dos seus cartões de crédito e débito.

Além disso, pode acontecer de um golpista, por algum motivo, ter o conhecimento do código – por isso é tão importante que você o mantenha sob sete chaves e não passe para ninguém.

Leia mais: Golpe do cartão de crédito: veja os principais e como evitar

É fundamental que apenas você saiba o seu próprio CVV. Assim, mesmo que outros dados sejam vazados, no mínimo os golpistas terão um trabalho extra para tentar ultrapassar essa barreira.

De qualquer forma, é importante que não compartilhe dados de cartões e quaisquer outros em sites que não tem certeza sobre a procedência.

Um cadastro feito de forma inapropriada pode significar um longo pesadelo com as suas contas. Portanto, evite ao máximo se registrar em páginas desconhecidas.

Como proteger o CVV do seu cartão?

Se uma pessoa qualquer estiver em posse do seu cartão ou souber o número, data de validade e CVV, pode fazer compras sem o seu consentimento.

Por isso, é fundamental que tome muito cuidado para não expor o seu CVV. Por exemplo, não pense duas vezes em dizer que não se alguém pergunta se pode passar o código de segurança do cartão. 

Veja alguma dicas para não cair em golpes e tentativas de fraudes:

  • Não empreste o seu cartão para terceiros;
  • Jamais informe o CVV para outras pessoas, especialmente através de aplicativos de mensagens ou redes sociais;
  • Não entregue o seu cartão ao vendedor em compras presenciais;
  • Não informe o CVV em compras presenciais – o código só é necessário em transações online;
  • Compre online apenas de sites que conheça a procedência e saiba que são seguros;
  • Caso não tenha certeza sobre o histórico da loja, faça buscas na internet, como no Reclame Aqui, antes de passar os seus dados;
  • Jamais insira os dados do seu cartão em computadores ou redes públicas;
  • Ative as notificações de sua instituição bancária para ser alertado em caso de qualquer movimentação.

E mesmo tomando todos esses cuidados, redobre a sua atenção no dia a dia. Com o CVV e com seus dados e cartões de maneira geral.

Existem muitos golpes de cartão de crédito e os criminosos estão sempre à espera de uma boa situação para causar problemas através de brechas do sistema.

Uma das formas mais comuns de golpe é através do phishing – forma de engenharia social que faz você clicar em links maliciosos ao se passarem por instituições de renome.

Como funciona o seguro PicPay que cobre cartão de crédito?

Talvez você esteja se perguntando: se minha conta e meu cartão PicPay são seguros, por que eu preciso me preocupar em adicionar mais uma camada de segurança?

Bom, primeiro que garantir a própria tranquilidade financeira e se manter longe de golpistas e fraudadores nunca é demais, né?

E segundo que o PicPay oferece não só uma proteção a mais para o seu cartão de crédito, mas para toda a sua conta digital.

E o que isso significa? O Seguro Carteira Digital cobre eventuais problemas que tenha com cartões de crédito, transferências via Pix, saques, dados e muito mais.

O plano básico custa apenas R$ 5,60, e aí você pode acrescentar mais camadas em produtos específicos e personalizar o seu serviço.

Outro ponto importante é que o Seguro Carteira Digital é o único do mercado que cobre ataques, invasões de conta e vazamento de dados, tanto no app do PicPay como em toda a rede.

Então, além dos cuidados que pode tomar no dia a dia para fugir dos criminosos, é possível aumentar sua própria segurança online. 

Isso vale para situações de vazamento de dados, phishing ou mesmo roubo e furto de aparelhos celulares, que costumam conter uma infinidade de dados pessoais. 

O seguro não tem cobertura sobre os aparelhos furtados ou roubados, beleza?

Leia mais: Celular roubado? Saiba como proteger seus dados

Como contratar o Seguro Carteira Digital?

Com monitoramento de dados do usuário e sistema contra ataques e fraudes ocorridas no âmbito digital 24 horas por dia, o Seguro Carteira Digital é a dose de segurança extra que pode ser contratada em poucos cliques.

Veja o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo do PicPay em seu celular;
  2. Toque em Carteira;
  3. Escolha a opção Seguros;
  4. Leia as informações e toque em Conhecer seguro;
  5. Selecione as proteções que deseja e toque em Continuar;
  6. Revise o valor, confirme a forma de pagamento, aceite os termos e toque em Pagar.

Simples assim! 

Alguns serviços ainda podem apresentar algum tipo de carência, então preste atenção na hora de contratação de cada um deles, beleza?

Quero ter um PicPay Card. Como fazer?

Agora que viu como as transações no mundo digital podem ser seguras através do PicPay, mais uma boa notícia: agora todas as pessoas podem ter um PicPay Card.

O PicPay Card com Limite Garantido é uma forma de garantir acesso ao crédito e ainda incentivar que você tenha mais controle e crie um histórico financeiro com a instituição.

Como assim?  O crédito disponibilizado no seu cartão PicPay tem relação direta com os valores que possui na sua conta. Na prática, tudo o que tiver guardado na conta que rende ou no Cofrinho do cartão vira limite.

Os dois saldos, inclusive, são somados para gerar o total do limite que você pode utilizar em forma de crédito.

E, claro, use o CVV PicPay Card sempre que necessário e com cuidado.

Gostou das dicas? Acesse a editoria Meu Dinheiro, no Blog do PicPay, e saiba mais sobre outras ferramentas que podem impactar a sua vida financeira.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados