É possível fazer empréstimo pessoal online? Confira

Saiba como funciona o empréstimo pessoal online e como é possível fazê-lo no PicPay com as melhores condições

7 de julho de 2023 Atualizado em 21 de fevereiro de 2024

Na hora em que o orçamento pessoal aperta, fazer um empréstimo pessoal online pode ser uma alternativa para sair do sufoco e retomar o controle das finanças. 

No PicPay, por exemplo, você pode fazer isso de uma maneira simples e prática pelo próprio aplicativo, sem ter que sair de casa ou ficar horas em filas de bancos esperando por atendimento. 

Entenda como o empréstimo online funciona, quais são as opções disponíveis no mercado e como é possível fazê-lo de forma segura, sem cair em golpes.

Continue a leitura e confira tudo sobre o assunto.

O que significa empréstimo pessoal online?

O empréstimo pessoal online nada mais é que o dinheiro concedido por uma instituição financeira mediante uma análise de risco de crédito, com aplicação de juros e outros encargos tradicionais da operação.  

A contratação é feita pela internet — daí o nome “online” –, sendo uma das formas mais simples de se conseguir crédito. 

Geralmente, quem tem conta corrente aberta em banco já tem um valor pré-aprovado para ter esse tipo de empréstimo com apenas alguns cliques. 

Mas é preciso ter cuidado, porque essa facilidade pode envolver também custos extras que variam de acordo com a instituição financeira. 

É possível fazer empréstimo online?

Com o avanço da tecnologia, fazer empréstimo online ficou mais fácil porque você não precisa ter que sair de casa e perder tempo em filas de bancos para o processo de contratação. 

A principal vantagem é o processo rápido. Se você, por exemplo, já tiver um limite pré-aprovado vinculado à sua conta, consegue o dinheiro em poucos minutos ou dias.

Quando fizer a simulação de contratação, já vai ser possível escolher a data de início do pagamento das parcelas e ver quanto será a cobrança dos juros, por exemplo. 

Quais são as opções de empréstimo pessoal online?

Atualmente, as opções de empréstimo pessoal online disponíveis no mercado estão distribuídas em três principais possibilidades:

1. Empréstimo pessoal

Ele também é conhecido como crédito pessoal e é oferecido por bancos, cooperativas de crédito e financeiras. 

Entre suas principais vantagens está a liberdade na escolha do uso do dinheiro. Afinal, você pode destiná-lo como e onde quiser. 

É também uma modalidade consolidada no mercado e que pode ser contratada de forma rápida e prática. Com o empréstimo pessoal no PicPay, por exemplo, você pode ter o dinheiro em poucos minutos, se já tiver um limite pré-aprovado na conta.

2. Empréstimo pessoal com garantia

Já o empréstimo pessoal com garantia é aquele em que um bem – carro ou imóvel, por exemplo – fica como garantia de pagamento

Geralmente, ele exige uma avaliação detalhada do perfil do cliente e do bem que está sendo colocado como garantia.

Como os riscos são mais baixos, pois há um bem assegurando o pagamento do crédito, as taxas de juros cobradas são menores do que a média de outras modalidades. 

No PicPay, você pode solicitar empréstimo pessoal com a garantia do seu veículo, acessando maior limite de crédito em comparação com outros produtos. 

Basta acessar no app a aba Empréstimos e selecionar a opção “Use seu carro como garantia” para fazer uma simulação e solicitar o crédito em poucos passos.

3. Empréstimo pessoal consignado

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo em que o valor da parcela é descontado diretamente no salário ou benefício previdenciário da pessoa que o contrata. 

Sua contratação costuma ser mais fácil, e as taxas de juros normalmente são mais acessíveis do que de outros tipos de empréstimo, já que o salário ou benefício são formas de garantia que reduzem o risco de inadimplência.  

Como o pagamento das parcelas é feito de forma automática, é preciso ter uma renda estável para solicitá-lo, como um trabalho com carteira assinada, cargo público, aposentadoria ou outro tipo de benefício previdenciário contínuo.

O processo de contratação do consignado costuma durar entre 3 e 5 dias úteis. Esse prazo pode também ser mais rápido, porque hoje é possível fazer uma simulação e envio da proposta pela internet.

Leia mais: Empréstimo consignado no PicPay: entenda como funciona

O que é preciso para pedir empréstimo online?

Geralmente, para se pedir um empréstimo online são necessários: 

  • Número do CPF ou do RG;
  • Comprovante de residência (como contas de água, energia elétrica, telefone ou qualquer outra correspondência que chegue na sua casa em seu nome);
  • Comprovante de renda.

A pessoa que deseja contratar o empréstimo precisa tirar uma foto desses documentos e enviar para a instituição que escolheu para fazer o empréstimo. 

Antes de conceder o empréstimo pessoal online, as instituições financeiras costumam fazer uma análise de crédito do consumidor.  

Muitas usam o Serasa Score como referência, que opera com uma escala de 0 a 1.000 e indica a chance de o consumidor pagar as contas sem atraso. 

Leia mais: O que é score de CPF ou crédito?

Já outras empresas possuem uma pontuação própria ou até mesmo combinam informações para liberar o empréstimo.

Como fazer empréstimo pessoal online?

Antes mesmo de fazer um empréstimo pessoal online, a principal recomendação dos especialistas é procurar instituições financeiras confiáveis

Por isso, fica o alerta: evite empresas desconhecidas e que ofereçam ofertas de crédito muito fora da média praticada no mercado, para não correr o risco de cair no golpe do empréstimo.

Em seguida, procure fazer simulações nas instituições que oferecem esse tipo de empréstimo. 

Dessa forma, você não será surpreendido com os valores e poderá verificar a situação de forma prática: quantas parcelas terá que assumir, qual será o valor da taxa de juros e em quanto tempo será possível quitar a dívida.

Depois de feitas as simulações, compare as opções e o Custo Efetivo Total. Isso será fundamental para analisar com calma as possibilidades disponíveis e para tomar a melhor decisão de acordo com a sua realidade financeira.

Quanto tempo demora para o empréstimo pessoal cair na conta?

Dependendo da instituição financeira, o valor do empréstimo pessoal pode cair na conta de quem o contratou em pouco tempo. 

No caso dos pré-aprovados, isso pode acontecer imediatamente. Nessas situações, é como se você tivesse o empréstimo online na hora mesmo.

Como conseguir um empréstimo pessoal mais rápido?

Um passo fundamental para se ter um empréstimo pessoal mais rápido é seguir todos os requisitos necessários desde o começo do procedimento. 

Ou seja, quanto mais você estiver dentro dos critérios, mais ágil será a possibilidade de conseguir o empréstimo.

Ter em mãos todos os documentos atualizados necessários também facilita o processo, assim como uma boa qualidade da imagem desses documentos, já que tudo vai ser feito virtualmente e as informações devem estar legíveis para análise.

Outro passo que pode agilizar também é a realização de simulações por meio de plataformas online de crédito para garantir uma ampla pesquisa de custos e condições e comparar as propostas disponíveis. 

Como saber se um empréstimo online é seguro?

Infelizmente, quando o assunto é empréstimo, os golpistas se aproveitam de quem precisa de dinheiro – afinal, é natural supor que a pessoa pode estar em uma situação maior de vulnerabilidade. 

Por isso, é muito importante realizar o procedimento com atenção e saber identificar quando a instituição financeira é confiável.

Pensando nisso, você pode conferir a seguir algumas dicas para não cair em certas armadilhas muito comuns nesse tipo de golpe financeiro.

1. Verifique a situação da instituição financeira no site do Banco Central

O Banco Central funciona como um supervisor de todos os bancos e instituições financeiras sérias e que atuam de forma regulada no país.

Se você está contratando um empréstimo online, é recomendado que você consulte o site do Banco Central e veja se a instituição com a qual você está negociando faz parte da lista de instituições autorizadas, reguladas ou supervisionadas por ele.

2. Consulte páginas oficiais de reclamações

Tenha o costume também de visitar as páginas oficiais de reclamações e sites como o Reclame Aqui e a plataforma oficial Consumidor.gov, para conhecer a reputação dessas instituições na internet. 

Isso ajuda a saber se outras pessoas já tiveram problemas com elas ou foram alvo de possíveis fraudes.

Leia mais: Como não cair em golpes na internet? 13 dicas de segurança

3. Acesse as redes sociais

Consulte se a rede social da instituição possui o selo de “verificado” ao lado do perfil no Facebook ou Instagram. 

Essa é uma maneira de a rede social mostrar e confirmar para as pessoas que aquele perfil foi checado e é real. 

Vale também ver se não existem erros de português no endereço do site da instituição e se o nome completo da empresa está no início da barra sem caracteres diferentes, como “0” ou “-”. 

Faça uma busca no Google com o nome da instituição e confira o link correto do site oficial. 

Ao clicar no site, verifique se não há muitos anúncios. Lembre-se de que instituições financeiras sérias dificilmente permitem anúncios “pulando” na tela de suas páginas ou anúncios como pop-ups perturbando os usuários.

4. Não realize pagamento antecipado

O Banco Central do Brasil, órgão regulador das instituições financeiras, proíbe a cobrança antecipada para a concessão de crédito em qualquer modalidade de empréstimo.

Por isso, todo e qualquer pagamento referente a operações de empréstimo deve ser feito depois da assinatura do contrato e da liberação do dinheiro na conta do tomador do crédito.

A cobrança antecipada de empréstimo é um forte indicador de golpe e não deve ser realizada sob nenhuma condição – ainda mais se a solicitação vier de modo informal, por exemplo, via e-mail ou mensagem no WhatsApp.

Portanto, desconfie desse tipo de pedido e fique atento à ação de golpistas que pedem informações pessoais, senhas e até solicitam pagamento para fazer a análise cadastral do cliente. 

Nenhuma instituição financeira confiável cobra por esse tipo de análise de crédito.

Empréstimo pessoal online no WhatsApp é seguro?

Essa é uma dúvida comum, principalmente porque o Brasil é um dos países campeões na utilização do WhatsApp.

De modo geral, as instituições financeiras utilizam o WhatsApp apenas como forma de comunicação e divulgação de produtos e ofertas.

Dali, o consumidor é redirecionado para a página oficial do site ou aplicativo, onde tem início a contratação. Inclusive, é nessa página oficial que você pode conferir os itens que atestam a segurança da plataforma, como o certificado de segurança.

Por isso, a recomendação é não transacionar qualquer tipo de empréstimo pessoal por meio de uma mera troca de mensagens no WhatsApp.

Como fazer um empréstimo pessoal online no PicPay?

Agora que você já entendeu como funciona o empréstimo pessoal online de uma forma mais ampla, pode se aprofundar em mais detalhes e saber como isso acontece no PicPay. 

No PicPay, é possível ter acesso a empréstimo online com e sem garantia. E para saber se você tem uma oferta de empréstimo na plataforma, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo do PicPay;
  2. Toque no ícone de Empréstimos;
  3. Encontre as modalidades disponíveis no momento;
  4. Escolha a opção desejada e veja se existe alguma oferta ativa para o seu perfil; 
  5. Se houver, continue preenchendo com os dados solicitados para uma simulação.

Se não existir alguma oferta no momento, aparecerá a informação “não achamos uma oferta para você”. Assim que surgir alguma oferta, você será notificado pelo app. 

Uma vez aprovado, o crédito será transferido diretamente para a conta do PicPay, que conta com um ecossistema financeiro completo para simplificar a sua vida.

A contratação do empréstimo pelo aplicativo é totalmente segura. Como o PicPay preza pela segurança, os dados são criptografados no aplicativo.

Além disso, prezando pela transparência, todas as taxas e condições são informadas logo na tela de contratação. Elas também podem ser visualizadas no contrato sempre que o cliente quiser consultar.

Não se esqueça de que você deve considerar não apenas os juros da operação, mas também o Custo Efetivo Total (CET), aquela taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. 

É sempre bom lembrar que o ideal é você combinar um valor e um prazo que gerem parcelas que caibam no seu bolso.

Para saber mais sobre organização financeira, veja essa lista de conteúdos disponíveis no blog PicPay.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados