Uma emergência médica que demanda gastos com saúde, o motor do carro que quebrou ou a geladeira que pifou: não importa o motivo, sempre que surge a necessidade de dinheiro extra é comum recorrer ao empréstimo pessoal.
Isso porque o empréstimo pessoal é um dos tipos de empréstimo mais tradicionais do mercado, uma forma simples e rápida de obter crédito.
Por isso, é bom conhecer as características do produto e aqui vamos explicar todas as vantagens do empréstimo pessoal para você decidir se ele é o que você precisa.
O que é empréstimo pessoal?
Como o próprio nome indica, o empréstimo pessoal é quando uma instituição financeira concede dinheiro (=crédito) a uma pessoa, que pode ser física ou jurídica.
Funciona assim: você recebe o dinheiro do banco e devolve o valor, posteriormente, pagando juros como forma de remunerar o credor.
Além da taxa de juros é bom lembrar que, como qualquer outra operação financeira, existem outros custos envolvidos.
Todos eles são reunidos no CET (Custo Efetivo Total), que é o valor final que será desembolsado para quitação do contrato, além do montante principal que foi emprestado.
Por ser um dos empréstimos mais comuns no mercado, a oferta é variada. Mas cada instituição financeira tem sua própria política de crédito, definindo os critérios para a concessão.
De modo geral, podemos dizer que, para obter um empréstimo pessoal, é preciso ter nascido ou ser residente fixo no país, ser maior de idade e ter bom histórico de pagamento.
Alguns bancos podem exigir também que a pessoa que deseja obter o crédito tenha o nome limpo. Mas saiba que não é regra fixa e pode variar entre as instituições financeiras. Ou seja, se você está com o nome sujo, não desista logo de cara de procurar por crédito pessoal seguro, ok?
Leia mais: Como e onde fazer empréstimo pessoal para negativado?
É sempre bom lembrar: apesar de comum, os bancos e outras instituições financeiras não são obrigados a conceder empréstimos a seus clientes, pois tudo depende da política de crédito.
Empréstimo pessoal e financiamento são a mesma coisa?
Embora tanto no empréstimo quanto no financiamento ocorra a concessão de crédito, as modalidades não são iguais.
No empréstimo, o dinheiro é dado sem que você precise informar qual seu objetivo, ou seja, para que vai usar o crédito. A instituição financeira libera o valor em uma conta de sua titularidade e, a partir daí, a escolha é sua de quando e como utilizará o dinheiro.
Já no financiamento, o dinheiro tem um destino pré-definido; e o valor, na verdade, nem chega a ficar ao seu alcance – ele vai direto para o local ao qual se destina.
Por exemplo: ao contratar um financiamento imobiliário, o dinheiro que a instituição financeira liberar é automaticamente transferido para a pessoa física ou jurídica proprietária do imóvel.
Leia mais: Sonho da casa própria: como financiar um imóvel?
Além disso, no financiamento é comum que o bem (móvel ou imóvel) sirva de garantia da operação, ao contrário do empréstimo pessoal sem garantia.
Uma dica importante: seja empréstimo pessoal ou financiamento, você sempre pode verificar as operações financeiras ativas e encerradas fazendo uma consulta no Registrato, plataforma oficial do Banco Central.
11 vantagens do empréstimo pessoal
Agora que você já sabe o que caracteriza um empréstimo pessoal, vamos aprofundar nas vantagens que diferenciam esse tipo de empréstimo de outros disponíveis no mercado.
1. Fácil de encontrar
Por ser um dos mais antigos no mercado, o empréstimo pessoal é fácil de ser contratado, uma vez que é ofertado por praticamente todas as instituições financeiras.
Outro ponto que atesta a facilidade é o fato de ser, usualmente, um crédito pré-aprovado.
Ou seja, nos bancos em que você se relaciona (por exemplo, tem uma conta corrente ou poupança), o sistema automaticamente identifica seu perfil e deixa, à sua disposição, um valor de crédito que pode ser contratado.
Quem é cliente PicPay, por exemplo, consegue acessar o limite de empréstimo pessoal pré-aprovado seguindo os passos abaixo:
- Faça login no app;
- Na tela inicial, role até “Empréstimos”;
- Selecione “Empréstimo pessoal”;
- Personalize o que desejar (valor a receber, prazo, data de pagamento e seguro);
- Clique em “Contratar” e siga as instruções.
Leia mais: Tudo sobre o empréstimo pessoal no PicPay: vale a pena?
2. Dá para contratar sem sair de casa
Desde a simulação de empréstimo pessoal até a assinatura do contrato e recebimento do dinheiro, é possível fazer tudo sem sair de casa.
Utilizando o celular, tablet ou computador, você consegue pesquisar e contratar empréstimo pessoal online com segurança. Com o aumento da digitalização dos serviços financeiros, especialmente na era pós-pandemia, os processos são cada vez mais intuitivos.
O ponto de atenção é sempre optar por instituições reconhecidas pelo Banco Central, o que atesta que é uma instituição financeira confiável.
3. Disponível para negativados
Ao contrário do que diz o senso comum, estar com o nome negativado, ou seja, inscritos nos birôs de crédito, não te impede automaticamente de obter empréstimo pessoal.
Se, por um lado, o histórico e o score do CPF são relevantes para determinar a concessão do dinheiro, por outro lado alguns bancos podem optar por prescindir dessa análise.
Mas é bom ter em mente que, nesses casos, a oferta de crédito pode ser menos interessante (por exemplo, em relação à taxa de juros ou ao valor liberado) do que se você estivesse em um momento diferente.
Ah, e se você é cliente PicPay, basta consultar no aplicativo se há uma oferta disponível. Se não encontrar, não se preocupe: periodicamente são feitas novas análises, e assim que uma oferta surgir você receberá uma notificação no app.
4. Empréstimo que não cobra taxa antecipada
Este é um ponto muito especial e que vale frisarmos: qualquer empréstimo confiável não vai exigir o pagamento de qualquer taxa ou depósito antecipado, ok?
Logo, o empréstimo pessoal seguro não vai exigir que você desembolse qualquer valor antecipadamente para obter o dinheiro.
Leia mais: Como funciona o golpe do empréstimo? Aprenda a se proteger
5. Não depende de margem consignável
Diferentemente do empréstimo consignado, outro tipo de empréstimo muito comum atualmente, o empréstimo pessoal não depende de margem consignável.
Ou seja, não há um valor pré-determinado de parcela, o que limita o quanto você pode pegar emprestado.
Mas isso significa também que, na prática, o empréstimo pessoal exige que você faça uma boa organização financeira, para não assumir uma dívida acima das suas possibilidades, certo?
6. Não compromete outras linhas de crédito
Mais uma vantagem do empréstimo pessoal é o fato de que sua contratação não compromete outras linhas de crédito que você pode vir a ter disponível, como as com garantia.
Assim, quem tem um empréstimo pessoal pode continuar acessando o consignado (se for elegível) bem como a antecipação do saque-aniversário do FGTS.
Leia mais: Quem pode fazer empréstimo consignado?
7. Liberdade de escolha
Enquanto em alguns produtos de crédito você acaba tendo que se submeter a regras mais restritivas quanto ao valor total que pode obter – e isso impacta também no valor da parcela –, no empréstimo pessoal a decisão é sua.
Uma vez dentro da política de crédito da instituição financeira, você pode optar por valores maiores ou menores do que o sugerido, e ajustar também o valor da parcela.
Aqui no PicPay, maior ecossistema de serviços financeiros, você ainda escolhe a data de vencimento das parcelas, para sua maior comodidade e organização financeira.
Por fim, vale mencionar a liberdade maior de poder utilizar o dinheiro como desejar, seja para quitar dívidas, resolver uma emergência ou realizar um sonho.
8. Sem necessidade de dar bem em garantia
Com o empréstimo pessoal, a quitação do crédito se dá por meio de pagamentos mensais, normalmente via boleto bancário ou débito em conta.
Assim, não é preciso dar bem em garantia, o que significa que você não arrisca itens importantes para o seu patrimônio, como a casa ou automóvel próprio.
E, claro, se você não tiver bens em seu nome, o empréstimo pessoal estará disponível como uma linha de crédito conhecida e segura.
9. Pagamento rápido
Como já mencionamos, é comum que os bancos disponibilizem linhas de crédito pessoal pré-aprovadas para os consumidores que já têm relacionamento com a instituição.
Justamente por isso a contratação é mais rápida do que de outros tipos de empréstimo e, em alguns casos, você pode receber o valor em conta em minutos – mesmo nos fins de semana. Ou seja, é empréstimo pessoal na hora sem complicação.
10. Quitação antecipada com desconto
Se você tem um empréstimo pessoal pode antecipar uma ou mais parcelas a qualquer momento.
Com a antecipação, você recebe o desconto proporcional dos juros e, com isso, economiza ainda mais no custo do crédito.
A quitação antecipada do empréstimo pessoal é uma boa alternativa para quando você recebe valores extras, como a restituição do Imposto de Renda e o décimo terceiro salário.
Se você tem um empréstimo pessoal no PicPay, veja como pagar suas parcelas de forma antecipada:
- Abra o aplicativo do PicPay;
- Toque no ícone de “Empréstimos”;
- Toque em “Empréstimo Pessoal | Acompanhe seu contrato”;
- Selecione um empréstimo e vá para “Minhas Parcelas”;
- Toque em “Antecipar Parcelas”;
- Selecione as parcelas que deseja antecipar (1 ou mais);
- Clique em “Continuar”;
- Confira o resumo das parcelas selecionadas, o valor total a ser pago e o valor que será economizado e clique em “Pagar Parcelas”;
- Por fim, é só escolher como deseja pagar.
11. Portabilidade do empréstimo
Por fim, vale mencionarmos uma última vantagem: você pode a qualquer tempo fazer a portabilidade do empréstimo pessoal.
A portabilidade nada mais é do que trocar de instituição financeira credora. E um dos principais motivos para realizá-la é buscar ofertas com taxas de juros menores, o que implica gastar menos.
Como conseguir empréstimo pessoal?
Se após ler sobre todas as vantagens você decidiu optar pelo empréstimo pessoal, confira abaixo algumas dicas que são importantes para você conseguir o crédito.
Bom histórico de pagamento
De modo geral, quanto melhor for o seu histórico de pagamento, mais e melhores ofertas de empréstimo pessoal estarão disponíveis.
O seu histórico é construído aos poucos e vive em atualização, conforme realiza atividades como pagar suas contas em dia, utilizar mais o cartão de crédito (e pagar a fatura até o vencimento!), renegociar dívidas e manter os seus dados atualizados.
Pesquise as ofertas
Uma vez que você queira empréstimo pessoal, vale a pena procurar em diferentes instituições financeiras.
Isso porque cada credor tem uma linha de crédito diferente a depender do perfil do consumidor. Para facilitar essa busca, opte pelo empréstimo pessoal online.
Quer pesquisar ofertas no PicPay? Baixe o app e crie agora mesmo a sua conta.
Leia mais: Conta das contas: PicPay reúne apps financeiros em um só
Documentação atualizada
Outro requisito indispensável para conseguir um empréstimo pessoal é ter em mãos ou em versão digital os seus principais documentos, todos atualizados.
São eles:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.
Fique por dentro de todas as opções de crédito disponíveis: acompanhe a seção Meu Dinheiro no Blog do PicPay.