Como fazer empréstimo com garantia de veículo?

Veja como funciona fazer empréstimo com garantia de veículo, suas principais vantagens e como é possível contratá-lo na prática

2 de outubro de 2023

Fazer empréstimo com garantia de veículo pode ser uma alternativa para quem está no vermelho e precisa de dinheiro para colocar as contas em dia, ou até mesmo para aqueles que possuem projetos pessoais e desejam tirá-los do papel.

Por definição, trata-se de um tipo de empréstimo com contratação simples e que conta com taxas de juros mais atrativas, prazos mais longos de pagamento e valores superiores de crédito, se comparado a outras modalidades.

O ponto importante acaba sendo ter em vista que o seu carro vai ser colocado como garantia, por isso é preciso planejamento para contratá-lo e organização financeira para que as parcelas não se transformem em um problema no futuro.

Leia mais: Organização financeira em 2023: 16 dicas para fazer a sua

Ficou curioso e quer saber mais como funciona? Então, você não pode perder este conteúdo, com explicações de como fazer empréstimo com veículo de garantia, suas vantagens e como é possível solicitá-lo pelo PicPay

Empréstimo com garantia de veículo

O empréstimo com garantia de veículo, também conhecido como crédito com garantia de veículo ou refinanciamento de veículo, é um tipo de empréstimo em que você usa o seu carro como garantia. 

Funciona assim: você precisa ter um carro que esteja com pelo menos 20% do valor quitado, preencher informações sobre esse veículo e dados pessoais e submeter essa documentação para avaliação.

Depois de analisá-la, a instituição financeira para a qual você está solicitando o empréstimo vai determinar o crédito que você pode obter. 

Aqui é importante lembrar que cada instituição financeira tem seus próprios critérios para as características que os carros aceitos no empréstimo com garantia de veículo devem apresentar.

Um ponto de atenção que também deve estar em vista nesse caso é que o carro vai permanecer alienado até que você termine de pagar o empréstimo. 

Esse termo é muito usado no mercado para definir um veículo dado com garantia em empréstimos. Na prática, é como se o bem fosse convertido em dinheiro para pagamento da dívida.

Outros aspectos que se destacam em relação a essa modalidade de crédito são a possibilidade de você acabar conseguindo valores maiores no empréstimo e ainda pagar taxas de juros mais baixas com prazos de pagamento mais longos.

Além disso, como o bem é colocado em garantia, isso reduz o risco de inadimplência e faz com que as chances de aprovação do empréstimo sejam maiores.

Quem pode fazer empréstimo com o veículo de garantia?

Geralmente, os requisitos para solicitar o empréstimo com garantia de veículo podem variar de acordo com a instituição financeira, por isso é muito comum ver por aí diferentes critérios sendo analisados para esse tipo de contratação. 

Algumas instituições, por exemplo, exigem que a modalidade de crédito seja contratada por maiores de 18 anos, que o veículo esteja em seu nome e esteja quitado completamente. 

Dessa forma, um carro no nome de mãe, pai, cônjuge ou irmão não pode ser utilizado para esse tipo de empréstimo.

Além disso, o carro não pode estar em outra alienação, ou seja, ele não deve estar como garantia de outros empréstimos que não foram quitados.

Outras instituições, como o PicPay, oferecem a possibilidade de contratação para pessoas com mais de 23 anos e que tenham um veículo em seu nome ou no nome de um parente de 1º grau (pai, mãe, filho, filha ou cônjuge). 

Em casos de veículos financiados, 20% do valor do carro precisa já estar pago.

Nas contratações pelo PicPay, os carros também precisam ter no máximo 15 anos de fabricação e serem classificados como automóveis (motocicletas e caminhões não são aceitos como garantia).

Quanto mais novo e mais caro for o carro, maiores são as chances de o pedido ser aprovado, afinal, pesa bastante se o bem dado como garantia está em boas condições e em perfeito funcionamento. 

O veículo também precisa ter a documentação em dia, sem restrições ou multas pendentes.

Leia mais: Como consultar débitos do veículo e parcelar despesas online

A renda mínima de quem contrata esse tipo de empréstimo também é considerada. Em alguns casos, a parcela paga não pode comprometer mais que 30% da renda comprovada.

Resumidamente, os critérios avaliados normalmente envolvem:

  • características do carro e seu valor de mercado; 
  • comprometimento de renda;
  • histórico de crédito no mercado de quem solicita;
  • regiões do país em que o empréstimo está disponível.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

Como envolve um bem como garantia, o empréstimo com garantia de veículo apresenta algumas vantagens em relação aos empréstimos pessoais convencionais e condições de pagamento mais interessantes.

Alguns exemplos são: usar o dinheiro como quiser, contar com taxas de juros mais atrativas que as praticadas em outras modalidades de crédito e até mesmo possuir prazos mais longos de pagamento.

Além disso, essa modalidade também oferece chances maiores de aprovação, já que existe um bem como garantia e isso diminui o risco de inadimplência.

A seguir, confira alguns pontos vantajosos desse tipo de empréstimo com mais detalhes:

1. Liberdade para uso do dinheiro

Ao conseguir o empréstimo com garantia de veículo, você pode utilizar o valor liberado como preferir. Você tem total liberdade para usar o dinheiro como quiser. 

O empréstimo pode servir para pagar dívidas, fazer um investimento em um novo negócio, reformar a casa, fazer uma viagem, pagar os seus estudos ou até mesmo lidar com alguma emergência. 

Leia mais: Qual o melhor empréstimo para pagar dívidas?

O fato é que você tem autonomia para escolher como usar o dinheiro. Só é preciso ter consciência e planejamento para pagar as parcelas em dia.

2. Menor custo

Quando se fala em empréstimo com garantia de veículo, outra coisa que chama atenção são as taxas de juros porque elas são mais baixas que as de outras modalidades de crédito. 

Como o carro é colocado como garantia, as instituições financeiras entendem que existe mais segurança no empréstimo. 

Isso se expressa em taxas de juros mais favoráveis, facilitando a vida do tomador, e uma economia que faz diferença no valor total a ser pago.

3. Limite maior liberado

Em comparação com outras alternativas de crédito pessoal, o empréstimo com garantia de veículo também oferece a possibilidade de obter um montante maior liberado para empréstimo. 

Como o valor disponibilizado está diretamente ligado ao valor do carro, isso possibilita o acesso a uma boa quantia. 

Esse tipo de coisa é bastante útil se você tem a necessidade de buscar mais dinheiro para concretizar um sonho ou pagar dívidas mais altas e com juros elevados, como as que envolvem cartões de crédito ou cheque especial.

Leia mais: Passo a passo: como sair das dívidas do cartão de crédito?

4. Prazos maiores de pagamento

O empréstimo com garantia de veículo também traz o benefício de apresentar mais flexibilidade nos prazos de pagamento e a possibilidade de ajuste das prestações conforme o seu orçamento. 

Dessa forma, você consegue evitar os apertos financeiros com a opção de escolher um período mais longo para pagar as parcelas. 

Isso acaba sendo bem diferente de outras modalidades de crédito, em que os prazos de pagamento costumam ser mais apertados.

5. Contratação rápida e online

Com as facilidades trazidas pela tecnologia, outra grande vantagem do empréstimo com garantia de veículo é que ele tem uma contratação ágil e desburocratizada. 

No PicPay, por exemplo, o processo é bastante simplificado. Com apenas alguns toques, é possível fazer a solicitação de empréstimo de onde você estiver do seu celular, de maneira online e rápida.

Como fazer empréstimo com garantia de veículo? Veja tutorial

Basicamente, o processo para fazer empréstimo com garantia de veículo não tem muito mistério. 

Para facilitar, veja o passo a passo a seguir de como isso funciona de maneira simples no PicPay:

  • Baixe o aplicativo do PicPay;
  • Entre no app e toque na seção de Empréstimos, na tela inicial;
  • Toque em Empréstimo com Garantia e depois em Pedir empréstimos;
  • Selecione as alternativas que correspondem aos dados do carro que será usado como garantia e toque em continuar;
  • Insira suas informações pessoais e toque em continuar;
  • Coloque o valor que você deseja pedir no empréstimo e toque novamente em continuar; 
  • Confira todas as informações da simulação e escolha em quantas parcelas você quer pagar o empréstimo.

Para reforçar, algumas informações sobre o veículo (como placa, marca, modelo e versão) e sobre você podem ser solicitadas com mais detalhes. Basta inserir seus dados, validar a sua identidade, conferir os dados e tocar em continuar. 

Depois, é só aguardar que a Creditas, parceira do PicPay, vai entrar em contato com você para fazer a vistoria. 

Vale lembrar que, no PicPay, para contratar o empréstimo, o carro precisa ter até 15 anos e pode ser alienado em até 90%. 

O valor do empréstimo pode variar de R$5 mil a R$150 mil. O prazo para começar a pagar é de 60 dias, e as taxas de juros são a partir de 1,49% ao mês.

Abaixo, confira mais detalhes sobre as etapas necessárias para a contratação do empréstimo com garantia de veículo:

1. Simulação de empréstimo com garantia de veículo

O primeiro passo do processo de contratação de empréstimo com garantia de veículo costuma ser o preenchimento de um formulário para fazer uma simulação de como será esse empréstimo.

Essas simulações podem ser feitas pela internet mesmo e estão disponíveis nos sites ou aplicativos das instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito.

No PicPay, a simulação pode ser feita da seguinte forma: 

  • Baixe o aplicativo PicPay na App Store ou na Play Store;
  • Toque na aba Empréstimos e selecione a opção “Use seu carro como garantia”;
  • Insira as informações sobre o veículo e preencha alguns dados pessoais;
  • Informe o valor que deseja receber e selecione uma das ofertas disponíveis;
  • Conclua o cadastro e confirme a solicitação de empréstimo. 

Pronto! Depois dessa etapa, a Creditas, parceira do PicPay, vai entrar em contato com você para concluir a contratação. 

2. Documentação

Após a simulação, algumas instituições podem solicitar documentos para fazer a análise financeira do empréstimo.

Esse processo envolve a avaliação do perfil de quem está solicitando o empréstimo e das informações fornecidas em relação ao veículo para verificar se tudo está ok para a contratação do empréstimo. 

Normalmente, os documentos solicitados são:

  • CPF, CNH, RNE, RG ou novo modelo de RG (DNI);
  • Comprovante Renda;
  • Documentos do Veículo (DUT);
  • Documentação Auto Equity – (atualizado em 30 de novembro de 2022);
  • Carteira de Classe – OAB, CREFITO, CREA (dentro da validade);
  • Carteira Funcional (funcionários públicos);
  • Carteira Militar. 

Além desses, outros documentos podem ser pedidos como contas de consumo, carnê de IPTU, boleto de condomínio, holerite do último mês ou extratos bancários dos últimos três meses. 

3. Vistoria

Se a instituição financeira aprovar o empréstimo, você segue para a próxima etapa: a realização do processo de vistoria do veículo.

Nesse caso, o objetivo é verificar se as informações passadas anteriormente condizem com a realidade, por isso podem ser solicitados alguns registros de imagens do veículo.

No PicPay, a Creditas entra em contato com quem fez a solicitação do empréstimo e envia um link para o envio das fotos. 

Além disso, existem algumas recomendações de como essas fotos devem ser tiradas. Por exemplo: a primeira foto deve ser tirada na horizontal, em um local aberto e bem iluminado.

A segunda deve ser na diagonal traseira do veículo. Por último, é preciso tirar uma foto do número do chassi (aqueles 17 dígitos, entre letras e números que, dependendo do modelo do veículo, pode estar em diferentes lugares do carro).

Assim que você enviar as fotos, a Creditas informa se será necessário fazer novamente a vistoria ou se está tudo certo para seguir com o processo. 

4. Assinatura do contrato

Passadas a análise e a aprovação do empréstimo, chega o momento de a instituição financeira enviar a proposta. 

Aqui cabe bastante atenção para ler o contrato com cuidado e ver se as prestações estão de acordo com as suas condições financeiras.

Se tudo estiver dentro do que é possível pagar, o próximo passo é assinar o contrato para formalizar o empréstimo. 

No caso do PicPay, depois de validada a vistoria e os documentos, a Creditas entra em contato para a emissão do contrato. 

5. Liberação do dinheiro

Depois de assinar o contrato, é só aguardar o prazo estipulado pela instituição financeira liberar o dinheiro. No PicPay, geralmente, depois de 24h da aprovação, o valor já está depositado na sua conta.

Um aspecto bem importante que não pode ser ignorado é ter um objetivo claro para a utilização desse dinheiro para que você não se perca financeiramente e consiga destinar o valor recebido para aquilo que foi planejado.

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre o empréstimo com garantia de veículo e como ele funciona no PicPay? Você sabia que, além dessa modalidade de crédito, o PicPay oferece outras alternativas que podem ser uma saída? 

Fique de olho e acompanhe mais conteúdos sobre como cuidar melhor do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados