Cartão de crédito perdido ou roubado: o que fazer?
Veja o passo a passo de como fazer o bloqueio de um cartão de crédito perdido ou roubado. Saiba ainda o que fazer se perder o cartão PicPay
29 de setembro de 2022 5 de julho de 2024
Os cartões de crédito fazem parte da rotina da maioria dos brasileiros. Eles são uma forma prática de acessar crédito e fazer pagamentos no dia a dia. Ao mesmo tempo, um cartão de crédito perdido ou roubado pode gerar dor de cabeça.
Nas mãos de uma pessoa mal intencionada, um cartão de crédito perdido ou roubado pode provocar sérios prejuízos, se você não efetuar o bloqueio – principalmente se o limite do cartão de crédito for alto.
Ninguém gosta de perder as próprias coisas, um cartão de crédito então, nem se fala. Mas isso pode acontecer com você. O mesmo vale para assaltos, a que todos estão sujeitos.
Por conta disso, é crucial saber o que fazer quando roubam seu cartão de crédito ou quando você perde ele em algum lugar.
Perdi meu cartão de crédito e agora?
Se você perdeu o seu cartão de crédito, não se desespere, mas aja rapidamente para evitar compras indevidas. Listamos cinco passos simples para te ajudar com isso.
A agilidade é necessária principalmente se o seu cartão de crédito tiver a opção de pagamento por aproximação, que não necessita de senha.
Leia mais: Como desativar pagamento por aproximação do cartão de crédito
Cartão de crédito perdido? Veja o que fazer em 5 passos
Independentemente de onde você perdeu o cartão, é fundamental adotar algumas medidas imediatas. Não se preocupe, pois o processo é tranquilo.
Qualquer compra ou transação com o cartão após a sua solicitação de bloqueio, não pode ser cobrada de você.
1. Entre em contato com a administradora do cartão
Teve o cartão de crédito perdido? O passo mais importante é entrar em contato com a administradora do cartão.
De forma geral, os canais de atendimento estão impressos no próprio plástico. Como você não está mais com o cartão perdido em mãos, você precisa pesquisar pelo canal na internet.
Uma dica: procure pelo termo “canal de atendimento para bloqueio de cartão + (insira o nome da instituição financeira)” no Google. Salvo raras exceções, a pesquisa retorna com o canal adequado.
Além disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) possui uma lista com o telefone de todos os bancos, que você pode conferir.
2. Solicite o bloqueio do cartão
Depois de descobrir qual é o canal de atendimento para esses casos, você tem que entrar em contato com a administradora e solicitar o bloqueio do cartão de crédito perdido.
Neste momento, é necessário informar os seus dados pessoais e também do cartão. Em algumas situações, os atendentes podem perguntar a data e horário da sua última compra.
3. Peça a confirmação do bloqueio
Depois de demandar o bloqueio do cartão, peça para que a equipe de atendimento forneça algum comprovante da solicitação.
Este documento pode te ajudar caso ocorra alguma cobrança indevida no cartão após o seu contato.
4. Anote os dados do atendimento
Algumas pessoas acabam não se atentando à importância deste passo, mas ele também é fundamental.
Quando a equipe de atendimento informar o protocolo de atendimento, anote e guarde o número para você.
Assim como na etapa anterior, essa atitude te resguarda se ocorrer algum problema e também facilita possíveis contatos futuros.
5. Solicite um novo cartão
Por fim, aproveite para solicitar um novo cartão de crédito, ainda mais se for o seu único cartão de crédito.
Algumas instituições também contam com a opção de cartão virtual, para que você não fique impossibilitado de fazer compras durante esse período.
Os prazos e taxas para receber uma segunda via do cartão de crédito podem variar de acordo com cada administradora, então confira antes.
O que fazer quando roubam seu cartão de crédito
Perder um cartão de crédito já é ruim, ter ele roubado é pior ainda. Mas fique tranquilo porque as compras feitas após o roubo não podem ser cobradas também.
O processo de como cancelar cartão de crédito após roubo é muito semelhante ao de bloqueio após perda.
Se você teve o cartão roubado, siga os cinco passos descritos anteriormente e acrescente mais um: registre o boletim de ocorrência.
Roubaram o meu cartão de crédito e agora?
O processo é o seguinte: entre em contato com a administradora do cartão de crédito, peça o bloqueio e algum comprovante da solicitação, guarde o número do protocolo, peça um novo cartão e faça o boletim de ocorrência.
Se você tiver sido furtado, é possível registrar o boletim de ocorrência pela internet. Em caso de roubos, procure uma delegacia.
O boletim de ocorrência garante que nenhuma transação após o incidente seja cobrada de você e ainda pode te ajudar a conseguir a segunda via do cartão de graça, dependendo da instituição financeira.
Caso o seu celular também tenha sido roubado ou furtado, temos um conteúdo específico sobre como proteger os seus dados do celular.
Além do mais, aprenda o passo a passo de como rastrear um celular roubado.
Como bloquear PicPay Card perdido ou roubado?
Se você é um dos mais de 20 milhões de clientes do PicPay Card e teve algum problema com o cartão de crédito, como perda, furto ou roubo, aprenda como fazer o bloqueio.
- Abra o aplicativo do PicPay e vá até a sua carteira;
- Selecione o seu PicPay Card, na aba de “Meus cartões”;
- Toque em “Mais opções” e depois em “Pedir segunda via do cartão”;
- Escolha entre as opções “Perdi meu cartão” ou “Meu cartão foi roubado”;
- Pronto, o seu cartão será bloqueado automaticamente.
Para que você não fique na mão enquanto aguarda a segunda via, você pode continuar utilizando a versão virtual do seu cartão PicPay após o bloqueio do cartão físico.
Como entrar em contato com o PicPay
Você também tem a chance de tratar de assuntos relacionados ao seu PicPay Card pelos canais de atendimento do PicPay: telefone ou chat.
O primeiro canal é o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa. O telefone do PicPay é: 0800 025 8000.
Para acessar o chat, você precisa abrir o aplicativo, clicar na sua foto de perfil, selecionar a opção “Ajuda” e depois “Central de ajuda”. Por fim, basta clicar no banner de “Fale com a gente”.
Dicas de segurança extra
Os tópicos acima foram destinados a te ajudar com o seu cartão de crédito perdido, furtado ou roubado.
Mas existem atitudes que podem te dar mais segurança no cotidiano. Quer saber mais? Veja seis dicas abaixo.
1. Cuidado para não perder o seu cartão de crédito
Não carregue o seu cartão de crédito solto dentro da bolsa ou bolso da calça. Deixe seus cartões sempre na carteira e confira se as divisórias não estão frouxas, para o cartão não cair.
2. Anote o número do canal de atendimento da administradora do seu cartão
Como falamos acima, normalmente os cartões físicos contam com os canais de atendimento impressos. Anote esses dados no seu celular, para caso você precise.
3. Não anote a senha do cartão junto com ele
Em hipótese alguma deixe a senha do seu cartão de crédito anotada na sua carteira ou bolsa. Outra instrução é não utilizar senhas como data de aniversário ou sequências simples.
4. Utilize um cartão virtual
Diversas instituições financeiras oferecem a versão virtual dos cartões de crédito. É uma boa opção para evitar perda, furto ou roubo. Outra alternativa é salvar o seu cartão de crédito no PicPay.
Com o aplicativo, você paga em estabelecimentos credenciados ou em maquininhas de cartão, por QR Code.
5. Não salve os dados do cartão no computador
Atualmente, os navegadores oferecem a opção de salvar os dados do cartão quando você faz alguma compra online.
Para que você fique mais seguro, o recomendado é que você faça isso. Se já salvou, aprenda como tirar os dados do Google Chrome.
6. Tome cuidado com golpes virtuais envolvendo o seu cartão
Por fim, além de se preocupar com um cartão de crédito perdido, tenha atenção com golpes virtuais que tentam descobrir os dados do seu cartão, como os ataques phishing.
Leia mais: Como evitar e denunciar golpes virtuais pelo celular
O PicPay é seguro e se preocupa com você e com o seu dinheiro! Quer mais dicas de como se proteger de golpes financeiros? Acesse a nossa página de segurança digital.