Passo a passo: como rastrear um celular roubado

Entenda como rastrear um celular roubado para Android ou iOS e saiba também como apagar seus dados.

15 de junho de 2022 18 de setembro de 2023

Saber como rastrear um celular roubado é muito importante. Com essa função, você não só tem indicações de onde o aparelho está, mas também pode bloqueá-lo e apagar as suas informações para garantir a privacidade dos seus dados.

Já ensinamos por aqui como proteger a sua conta digital do PicPay caso seu celular seja roubado ou furtado. Se ainda não viu, vale a pena conferir as dicas, tão essenciais para garantir a sua segurança digital.

Agora, vamos dar foco em como rastrear um celular que foi roubado. E por que esse tema é importante?

Cada vez mais, usamos o celular para resolver tudo. Com isso, sofrer um furto ou roubo gera ainda mais preocupação, já que suas informações ficam expostas e podem ser utilizadas por criminosos em golpes ou fraudes.

Leia mais: Como evitar e denunciar golpes virtuais pelo celular

Uma pesquisa de 2020 mostra que 61% dos brasileiros tiveram o celular roubado pelo menos uma vez. 28% passaram por isso ao menos duas vezes. E 11%, três ou mais vezes. Os dados são de um estudo do Mobile Time e Opinion.

No total, 100 milhões de celulares já foram roubados ou furtados no Brasil, diz a pesquisa.

Infelizmente, ninguém está totalmente imune a essa situação. Mas existem algumas medidas que você pode tomar para controlar os danos e proteger a sua privacidade.

Leia mais: Seguro Celular do PicPay: tudo que você precisa saber

Vem conferir o passo a passo de como rastrear celular roubado.

Como rastrear celular Android

Os celulares com sistema Android têm uma função chamada de Encontre Meu Dispositivo. Essa funcionalidade permite rastrear a localização exata do seu smartphone — e pode ser útil até se você não encontrar o celular dentro de casa!

Como ativar a função Encontre Meu Dispositivo

A função é ativada automaticamente nos celulares que têm uma conta do Google adicionada.

Para rastrear um celular, bloqueá-lo ou apagar os dados com a função, ele deve estar:

  • ligado;
  • conectado a uma conta Google;
  • com internet móvel ou Wi-Fi conectado;
  • visível no Google Play;
  • com a localização ativada;
  • com o Encontre Meu Dispositivo ativado.

Com isso pronto, vamos ao rastreamento.

Como rastrear um celular roubado com Encontre Meu Dispositivo

Aprenda como rastrear um celular roubado Android
  1. Para rastrear celular pelo e-mail via Google, acesse o site Encontre Meu Dispositivo e faça login com a sua conta Google. Se você tem mais de um celular, selecione o que tiver sido roubado na parte superior da tela.

  1. Quando você fizer isso, seu smartphone vai receber uma notificação.

  1. No mapa do site, você consegue ver onde o celular roubado está. Mas fique atento: a localização é uma aproximação, e pode não ser exata. Caso não seja possível localizar o aparelho, você pode ver o último local que foi registrado.

Com o celular localizado, você tem algumas opções.

  • Reproduzir som: essa opção faz o celular tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou de vibração.

  • Proteger dispositivo: com essa função, você tem como bloquear celular roubado. Ela bloqueia o smartphone com seu PIN, padrão ou senha. Caso você não tenha um bloqueio, é possível configurar um. Para ajudar uma pessoa a devolver o smartphone para você, adicione uma mensagem ou um número de telefone à tela de bloqueio.

  • Limpar dispositivo: exclui permanentemente todos os dados do seu smartphone, mas não exclui os dados dos cartões SD. Depois que você limpar o smartphone, o Encontre Meu Dispositivo deixará de funcionar nele.

Aqui, uma dica: caso você opte por limpar o celular e depois consiga recuperá-lo, o Google alerta que você provavelmente vai precisar da sua senha da conta Google para conseguir utilizá-lo.

Como rastrear celular iOS

Se seu iPhone foi roubado, é possível rastreá-lo pelo iCloud ou pelo app Buscar utilizado em outro aparelho da Apple que você tenha. 

Aprenda como rastrear um celular roubado da Apple

No caso do iPhone, você tem as seguintes opções:

  • Ver localização;
  • Reproduzir um som;
  • Marcar como Perdido (Modo Perdido);
  • Apagar remotamente;
  • Notificar Quando Encontrar;
  • Notificar Quando Esquecer.

Entenda o passo a passo para rastrear iPhone:

  1. Inicie a sessão no site do iCloud ou abra o app Buscar em outro aparelho Apple. O iPhone roubado deve aparecer na lista de dispositivos. Se isso não acontecer, significa que o recurso Buscar está desativado. Nesse caso, ainda é possível proteger a sua conta. Ah, se você utilizar o app Buscar, não vai poder localizá-lo se tiverem passado mais de sete dias desde a última localização registrada.

  1. Marque o celular como perdido. Com isso, o celular roubado é bloqueado com um código de acesso. Assim, você mantém suas informações seguras. Essa opção também desativa o Apple Play no smartphone, e você pode mostrar uma mensagem personalizada no celular, com suas informações de contato no celular perdido. Mas atenção, viu? Se o celular for roubado, pode não ser uma boa ideia passar suas informações.

  1. Se você quiser, pode apagar os dados do celular roubado. A Apple adverte que, se você apagar um dispositivo que tinha o iOS 15 ou posterior instalado, ainda vai poder usar o recurso Buscar para localizar o celular roubado ou reproduzir um som nele. Caso contrário, não será possível localizá-lo ou reproduzir o som depois de apagar os dados do celular.

Como rastrear um celular desligado?

Não é possível rastrear um celular Android desligado. Por outro lado, os smartphones com sistema iOS, em algumas situações, podem ser encontrados.

Você pode rastrear um iPhone desligado se utilizar o app Buscar, como ensinamos ali em cima. Se ele estiver ativo, é possível encontrar o dispositivo iOS por até 24 horas, mesmo que ele esteja desligado.

No entanto, não é possível rastrear um celular iOS desligado se você utilizar o site do iCloud.

Como bloquear celular roubado pelo IMEI?

Outra opção para bloquear um celular furtado ou roubado é pelo IMEI do aparelho. Nesse caso, você deve ter o número do IMEI do seu dispositivo em mãos e ligar para a sua operadora, que vai fazer o bloqueio do aparelho.

Os números das operadores são:

  • Claro: 1052 (para ligações de qualquer telefone);
  • Nextel: 1050 (para ligações de qualquer telefone);
  • Oi: 1057 (para ligações de qualquer telefone);
  • TIM: *144 (apenas para ligações de celular TIM) ou 1056 (de qualquer telefone);
  • Vivo: *8486 (apenas para ligações feitas de um celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone).

O que é o IMEI do celular?

Antes de mais nada, talvez você esteja se perguntando o que é IMEI do celular. IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, e é uma espécie de número de registro do celular. Ou seja, cada dispositivo tem o seu.

Ah, uma dica: celulares que utilizam mais de um chip têm um IMEI para cada chip, ok?

O IMEI é formado por quatro grupos de números. Veja um exemplo: 000000-00-000000-0.

Uma das funções do IMEI é que essa informação pode ser usada pelo dono do celular para bloquear o acesso às funções do smartphone em caso de furto ou roubo.

Como descobrir o IMEI do celular?

Isso é mais fácil se você estiver com o aparelho, na embalagem do produto, nota fiscal ou, ainda, salvar o número em algum local seguro. Por isso, vale a pena considerar essa atitude como uma prevenção!

No entanto, existem algumas formas de encontrar o IMEI depois de ter o celular roubado.

Veja como identificar o IMEI nas duas situações:

Se você estiver com o celular:

Abra o discador do seu celular e digite o comando *#06#. O IMEI vai aparecer automaticamente na tela. Não esqueça de copiar e salvar em um local onde você possa consultar com segurança, caso seja necessário.

Você também pode acessar o IMEI nas configurações do seu celular, seja iOS ou Android. No caso do iOS, acesse “Ajustes”, depois “Sobre” e encontre as informações.

Para Android, vá até as “Configurações”, acesse “Sobre o Telefone” e lá estará o IMEI do seu aparelho.

Por fim, outra alternativa é procurar em um adesivo que fica por trás da bateria do aparelho.

Se você não estiver com o celular (em caso de furto ou roubo, por exemplo):

Pelo navegador, também é possível rastrear celular pelo Google:

Você pode descobrir o IMEI do celular em uma pesquisa no navegador. Para quem usa iPhone, basta acessar o site para gerenciar o Apple ID e fazer login com a sua conta Apple.

No caso do Android, acesse a página Encontre Meu Dispositivo e clique no ícone de informações para acessar o número.

Outras alternativas, como você viu acima, é buscar na embalagem em que veio seu smartphone e na nota fiscal da compra.

É possível rastrear celular roubado pelo WhatsApp?

Essa dúvida é comum em quem está buscando como rastrear um celular roubado. O WhatsApp em si não oferece uma forma de rastreamento para aparelhos, mas existe uma alternativa para tentar fazer isso.

A maneira de rastrear celular roubado pelo WhatsApp é através da localização em tempo real que você pode compartilhar nas conversas pelo aplicativo, seja com alguém ou em um grupo. Para isso, o celular deve estar com acesso à internet e o GPS habilitado. 

Você pode compartilhar sua localização em tempo real no WhatsApp por 15 minutos, uma hora ou até 8 horas.

Leia mais: Golpes do WhatsApp: como evitar e o que fazer se cair em um?

Como rastrear celular pelo IMEI?

O IMEI serve para o bloqueio do dispositivo, que deve ser feito logo após o o roubo do aparelho, conforme explicamos nos tópicos anteriores.

Como rastrear celular pelo número?

Existem sites e aplicativos que permitem fazer o rastreamento de celulares pelo número. No entanto, eles costumam ser mais utilizados quando alguém quer saber onde outra pessoa está, como pais que estão de olho nos filhos.

As dicas te ajudaram? Então confira as principais orientações para fazer pagamentos seguros e evitar golpes de transferência de dinheiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 14

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados