Conheça os principais tipos de conta bancária

Existem diversos tipos de conta bancária e neste conteúdo você irá aprender um pouco mais sobre cada um deles

7 de junho de 2023

Deixar o dinheiro embaixo do colchão é algo que saiu de moda há algum tempo. Não à toa, o Banco Central indica que atualmente 188,3 milhões de brasileiros possuem contas bancárias ativas no país. Mas você sabia que existem vários tipos de conta?

Cada uma das diferentes modalidades pode fazer mais sentido para um determinado momento da sua vida. 

Com alterações pontuais entre si, como taxas cobradas e modo com que são gerenciados os ativos financeiros, a conta bancária deve ser escolhida com bastante atenção.

Quais são os tipos de conta bancária?

As necessidades de uso da conta bancária podem variar de pessoa para pessoa e, por isso, é comum que as instituições financeiras apresentem diversas opções aos seus clientes.

As contas de pagamento podem ser abertas em diversas instituições financeiras, como bancos e carteiras digitais.

Já as contas de depósito, que englobam diversas outras categorias, permitem vários tipos de transações financeiras, como saques, depósitos e operações financeiras em geral, inclusive de crédito.

É a partir dela que surgem, por exemplo, a conta corrente e a conta poupança. Abaixo, vamos falar um pouco melhor sobre os principais tipos de conta disponíveis.

O que é conta corrente?

A conta corrente pode ser considerada o carro-chefe de todas as contas bancárias e uma das mais utilizadas.

É uma opção que atende as operações básicas do banco e de necessidades do dia a dia, como o Pix, pagamentos de boletos, depósitos, saques e transferências em geral.

Como se trata de um produto usado na rotina das pessoas, também é comum que exista um cartão de débito associado aos valores existentes no fundo.

Além disso, os bancos podem oferecer outras funcionalidades, como saques em agências e caixas eletrônicos 24 horas, além de cartão de crédito com limite baseado no fluxo financeiro da conta.

Também por conta da variedade de serviços, alguns bancos cobram taxas de manutenção, que variam de acordo com as regras de cada instituição financeira.

O que é conta poupança?

Apesar de também ser tratada como uma conta em que é possível movimentar o dinheiro, seja para saque ou depósito, a conta poupança é, na verdade, uma aplicação denominada caderneta de poupança

Ou seja, a poupança é um investimento que rende juros mensais, sendo que o rendimento é calculado a partir da taxa Selic, que é a taxa de juros básica da economia brasileira.

Caso a Selic esteja acima de 8,5% ao ano, o seu dinheiro irá render 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), que varia. Se estiver abaixo, a poupança renderá 70% da Selic.

Apesar dessa relevante diferença em relação à conta corrente tradicional, a poupança não costuma ser considerada um bom investimento por especialistas, já que possui uma das menores taxas de rentabilização do mercado.

Leia mais: Vale a pena investir na poupança?

Ainda assim, devido à sua praticidade, é o investimento mais popular do país. Eventualmente, de acordo com as regras do banco, a conta poupança pode apresentar algumas restrições, como limite no número de saques por mês.

O que é conta salário

A conta salário é aberta a pedido e por iniciativa do empregador, para efetuar o pagamento do salário do empregado. Geralmente, tem todos os seus funcionários em uma mesma instituição financeira.

Como o próprio nome indica, a conta é voltada exclusivamente para o recebimento de salário, o que faz com que até movimentações básicas, como saque e utilização do cartão de débito, sejam limitadas.

O mais comum e indicado é que você tenha uma segunda conta, mais completa, e faça a portabilidade de salário. Assim, o dinheiro automaticamente irá para a conta de sua preferência.

Conta conjunta

A conta conjunta pode ser aberta por duas ou mais pessoas que tenham interesse em compartilhar uma conta corrente

Todos os titulares do produto têm direitos iguais sobre as movimentações, serviços e informações sobre os fundos, além de poderem realizar transações normalmente.

É um modelo buscado geralmente por cônjuges, familiares e sócios em empresas.

Conta universitária

A conta universitária é uma conta corrente, mas destinada a jovens que estejam cursando o curso superior. Esse produto bancário é válido apenas durante os anos em que o cliente estiver regularmente matriculado em uma universidade.

As principais diferenças em relação a uma conta tradicional são a isenção de tarifas, a ausência da obrigatoriedade de comprovação de renda e o uso como comprovante de estudo, o que garante meia entrada em eventos e locais.

É necessário consultar o banco de interesse sobre essa opção e quais são os documentos necessários para a abertura da conta – na maior parte dos casos, apenas um comprovante emitido pela faculdade é o suficiente.

Conta digital

Diferentemente dos bancos tradicionais, a conta digital permite que tudo seja resolvido pela internet, através de aplicativo instalado no celular, inclusive a abertura da conta.

Leia mais: Como abrir uma conta digital em 5 passos

Isso faz com que muitas pessoas estejam migrando para este formato de conta, já que apresenta muito mais praticidade para utilizar serviços e gerenciar o próprio dinheiro.

Outro fator a favor das contas digitais é que, de modo geral, por conta da ausência de agências e taxas de manutenção, as tarifas são bem menores ou até inexistentes.

Conta de investimento

A conta de investimento existe para que você possa realizar operações financeiras e investir em diferentes ativos, como ações, títulos e ETFs (Exchange Traded Funds).

Ainda dentro do universo das contas de investimento, existem diversos formatos. Um dos mais relevantes é a conta de corretagem, em que se pode comprar e vender ativos. 

Outras possibilidades são a conta de título público, que permite a compra de títulos emitidos pelo Governo Federal, como Tesouro Direto, e a conta de fundo mútuo, que facilita a intermediação de negócios de investimento coletivo.

Conta empresarial

É uma conta voltada para empresas de todos os tamanhos, inclusive Microempreendedores Individuais (MEI)

Diferentemente das contas tradicionais, oferece facilidades voltadas diretamente para o mundo dos negócios, como fluxo de caixa e execução de folha de pagamento, além de linhas de crédito especiais.

Leia mais: Como funciona o PicPay para empresas e MEI

Conta para menores de idade

Existem algumas instituições financeiras que permitem que menores de idade, sob supervisão dos pais, tenham contas bancárias. No PicPay, é possível abrir conta a partir dos 16 anos de idade.

Além de promover a educação financeira no país, esse recurso ajuda a facilitar a vida dos jovens e otimizar pagamentos do dia a dia, liberando até mesmo o Pix.

É comum que essas contas sejam controladas pelos pais e tenham autonomia para consultar extratos, compras em tempo real e o limite do cartão de crédito.

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

Apesar de serem as duas contas simples, corrente e poupança possuem diferenças entre si.

Mas, por estarem sempre próximas em aplicativos bancários, você pode ter dúvidas sobre como diferenciar uma da outra no dia a dia. Afinal, como saber se é conta corrente ou poupança?

Para descobrir é simples: os bancos definem números específicos para cada tipo de operação e eles são registrados no próprio cartão.

Na maioria dos casos, o número da operação – com três dígitos – é o que aparece logo após o da agência. Assim, poderá buscar na Internet o que aquele número significa no seu banco e saberá se a sua conta é corrente ou poupança.

Qual a diferença entre conta corrente e poupança?

A principal diferença entre a conta corrente e a conta poupança é que, na poupança, o saldo existente é considerado um investimento e pode render juros para a sua conta.

Já na corrente os valores ficam parados e não sofrem qualquer tipo de alteração.

No entanto, a conta corrente pode apresentar limitações de saque e de movimentação de valores, de acordo com a política de cada banco. Por isso, é normal que os valores da poupança sejam de fato para ficarem guardados.

Enquanto isso, os ativos na conta corrente podem ser movimentados sem problemas no dia a dia, garantindo mais tranquilidade para você.

Conta de pagamento é corrente ou poupança?

De acordo com definição do Banco Central, uma conta de pagamento pode ser utilizada para realizar operações rotineiras, como saques, pagamentos de contas e transações em geral. 

No entanto, por ser uma conta voltada apenas para pagamentos, apenas instituições regularizadas e autorizadas pelo Banco Central podem se enquadrar nessa categoria.

Dessa forma, o mais comum é que sejam contas vinculadas a instituições financeiras, que precisam pagar terceiros de forma rotineira.

Portanto, pode-se dizer que a conta pagamento é mais próxima de uma conta corrente, já que não possui rendimento de investimentos como no caso da poupança.

E o PicPay é conta corrente ou poupança? Em resumo, o PicPay é uma conta digital que funciona como uma conta corrente, com muito mais vantagens.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de conta, confira mais conteúdos para você cuidar cada vez melhor do seu dinheiro!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados