Saiba como fazer uma simulação de empréstimo pessoal
Veja como fazer a simulação de empréstimo pessoal para encontrar as melhores ofertas do mercado, personalizadas para o seu perfil
9 de outubro de 2023 Atualizado em 28 de fevereiro de 2024
A simulação de empréstimo pessoal é um passo importante para quem pretende contratar crédito de maneira consciente.
É comum, em determinadas situações, precisar recorrer a linhas de crédito, seja para fazer frente a uma despesa emergencial, para organizar a vida financeira ou até mesmo para tirar um plano do papel.
Independentemente do cenário, a busca e comparação de propostas faz toda a diferença.
Por esse motivo, utilizar um simulador de empréstimo pessoal pode te auxiliar na tomada de decisão e evitar que você escolha uma oferta no impulso, sem considerar custos e fatores relevantes para a contratação.
Continue a leitura, e saiba como e onde fazer simulação de empréstimo pessoal.
O que é uma simulação de empréstimo pessoal?
Em linhas gerais, a simulação é uma imitação da realidade, com a reprodução das características encontradas ou que se espera encontrar em uma determinada situação.
No caso específico do mercado de crédito, a simulação de empréstimo pessoal nada mais é do que visualizar os detalhes da operação (valores, taxas e prazo por exemplo) partindo de uma intenção concreta.
Em outras palavras, o simulador de empréstimo pessoal é tal como uma simulação virtual, dos filmes ou dos jogos, que você pode compreender como seria experienciar uma situação específica.
Ou então aqueles aplicativos de lojas de móveis que, com uma simulação, colocam virtualmente o sofá que você deseja, na sua sala.
A ideia é que você possa verificar se as definições dele se enquadram no seu objetivo, como cor, largura, comprimento.
O mesmo ocorre com o simulador de empréstimo pessoal, ele mostra detalhes da operação de crédito desejada, considerando as ofertas disponíveis no momento e sua realidade financeira.
Para isso, tudo o que você precisa fazer é indicar valores e número de parcelas desejado, além de informar seus dados de contato e renda mensal.
A simulação servirá de parâmetro para a análise e escolha das opções disponíveis.
Vantagens em fazer uma simulação de empréstimo pessoal
A partir da finalidade da simulação de empréstimo pessoal você provavelmente já percebeu a importância dessa etapa no processo de contratação de crédito.
Mas, efetivamente, quais são as vantagens em se utilizar um simulador de empréstimo pessoal? Vamos conhecê-las.
1. Descobrir limite disponível
Ao realizar uma simulação de empréstimo pessoal, uma das principais vantagens é descobrir o limite disponível para você em determinada operação.
Ou seja, com o simulador você saberá quanto pode tomar emprestado em cada instituição financeira consultada.
Essa é uma vantagem importante, pois este valor não costuma ser o mesmo para diferentes perfis de consumidores.
Também é um diferencial importante na hora de optar por uma ou outra oferta. Em alguns casos, uma delas pode ter um custo elevado, mas com o valor total abaixo do necessário.
Inclusive, você sabia que é comum ter um limite pré-aprovado em produtos, como cheque especial e cartão de crédito? Esses valores são definidos com a análise de crédito, transações e até relacionamento com a instituição.
O limite do empréstimo pessoal, por sua vez, é conhecido a partir da simulação.
2. Verificar as condições
Ao optar pela contratação de um empréstimo pessoal é preciso estar atento às condições oferecidas, de maneira a evitar prejuízos e surpresas desagradáveis.
Realizar a simulação de empréstimo pessoal ajuda nesse ponto, pois será possível verificar todas as condições da operação, como se já estivesse no momento de assinar o contrato definitivo.
Ou seja, você pode ter clareza em todos os elementos que integram o contrato de empréstimo pessoal.
3. Comparar taxa de juros e Custo Efetivo Total
Além de verificar as condições da operação, como falamos no tópico anterior, a simulação de empréstimo pessoal ainda ajuda na comparação entre propostas de diversas instituições financeiras.
A maior parte delas fornece mecanismos de simulação de empréstimo pessoal.
Dessa forma, você pode testar diferentes propostas e comparar uma a uma em busca das melhores condições e não escolher a primeira com os juros aparentemente mais atrativos.
Isso é, inclusive, um dos maiores erros na hora de contratar crédito. Você já deve ter visto ofertas com taxas muito abaixo do mercado com um pequeno asterisco do lado.
Já te explicamos: nem sempre juros menores significam empréstimo mais barato. Para determinar o custo real que você pagará ao credor, as instituições aplicam outras taxas de operação.
O total destes valores aplicados ao crédito contratado, é o que chamamos de Custo Efetivo Total da operação, que é realmente o valor que você terá pago ao final do prazo do empréstimo.
É muito comum que ele não apareça nos banners das instituições, nos folhetos e tampouco nas propagandas, mas você pode ter acesso ao montante total ao utilizar um bom simulador de empréstimo pessoal.
4. Simulação digital
Você já se deu conta que, atualmente, é possível realizar quase tudo diretamente no ambiente online?
Abrir conta, pagar contas e receber dinheiro, fazer compras, quitar impostos, tudo isso sem necessidade de deslocamento físico às lojas, agências de atendimento ou lotéricas.
O mesmo ocorre com a simulação de empréstimo pessoal, que é realizada completamente no ambiente digital, direto na tela do seu computador ou celular.
Boa parte das instituições já perceberam como este facilitador impacta na experiência do seu cliente e passaram a oferecer ferramentas online para que você possa simular o seu empréstimo pessoal.
Isso permite que você possa realizar múltiplas simulações e comparar cada um dos resultados, com tranquilidade.
A boa notícia é que a simulação de empréstimos já está disponível no app do PicPay, que inclui ofertas personalizadas para você.
Leia mais: É possível fazer empréstimo pessoal online?
5. Planejar a contratação com antecedência
Uma importante vantagem que a simulação de empréstimo pessoal proporciona é permitir o planejamento da contratação com antecedência, a partir de dados concretos.
Mesmo que o planejamento financeiro tenha margem para variações e imprevistos, contar com o máximo de certeza ajuda a mantê-lo dentro do que foi estabelecido, sem precisar de ajustes emergenciais.
Assim, utilizar um simulador de empréstimo consignado é um passo relevante para que você possa planejar sua vida financeira com dados coesos, pois terá à mão os valores idênticos aos de uma operação efetiva.
Afinal de contas, a contratação de um empréstimo pessoal deve ser benéfico à sua saúde financeira e não complicá-la ainda mais. Use e abuse das simulações para tomar a melhor decisão possível.
Só fique atento aos prazos, ok? A simulação trata da realidade daquele momento, caso demore para fazer a contratação, as informações podem se alterar.
Aprenda a fazer uma simulação de empréstimo pessoal no PicPay
Agora que você conhece as principais vantagens de realizar uma simulação, é o momento de conferir como fazer uma simulação que atenda às suas necessidades, de maneira simples e descomplicada.
O PicPay disponibiliza um simulador acessível por meio do aplicativo, que pode ser utilizado por clientes com pré-aprovação. Ou seja, o PicPay irá indicar se você possui alguma oferta disponível e habilitar a simulação.
Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso verificar se há oferta de empréstimo disponibilizada por algum parceiro PicPay. Para isso, siga o passo a passo:
- Abra o aplicativo PicPay;
- Acesse o ícone “Empréstimos”;
- Na próxima tela, irão aparecer as modalidades disponíveis no momento;
- Escolha a opção “Empréstimo pessoal” e verifique se há opções disponíveis para você;
- Se houver, basta continuar nas telas seguintes para realizar a simulação.
Neste momento, você será informado a respeito do valor e do prazo máximos disponibilizados na operação.
Dentro desses limites é possível simular várias possibilidades, basta alterar as variáveis, adequando as condições à sua necessidade.
Vale mencionar que você pode realizar mais de uma simulação e encontrar taxas diferentes em cada uma delas, ainda que utilizando os mesmos parâmetros de valor e prazo.
Isso ocorre porque a cada simulação realizada, os parceiros PicPay fazem uma nova análise de crédito, que pode implicar em condições distintas da anterior.
O simulador de empréstimo PicPay é uma forma fácil e rápida de ter acesso a ofertas imperdíveis. Mas e se eu não encontrar ofertas disponíveis no aplicativo PicPay?
Caso você se depare com a mensagem “não achamos uma oferta para você”, isso significa que no momento não existem ofertas de empréstimo pessoal habilitadas para contratação que atendam suas necessidades e possibilidades.
Contudo, isso não impede que surjam novas ofertas. Basta manter o aplicativo sempre atualizado para receber informações de parceiros PicPay com ofertas disponíveis para contratação.
O uso do app para compras, pagamentos e transferências, também nos ajuda a analisar melhor o seu perfil, de modo a facilitar a identificação de propostas mais adequadas.
Quais as informações necessárias para simular empréstimo no PicPay?
Como visto no tópico anterior, para simular empréstimo pessoal no PicPay, a primeira coisa é acessar o aplicativo e verificar quais modalidades de empréstimo estão disponíveis para você.
A partir daí, será possível simular a operação por meio do simulador PicPay, escolhendo valores e prazos, dentro dos limites estabelecidos pelo sistema.
Com relação às informações necessárias para simular empréstimo, além do valor e do prazo desejados, será preciso enviar uma foto do RG ou da CNH.
Além disso, há três regras que devem ser observadas para você não correr o risco de ter a negativa:
- As imagens devem ser dos documentos originais;
- O RG deve ter menos de 20 anos da data de emissão, já a CNH deve estar dentro do prazo de validade;
- As imagens devem ser capturadas por foto; não devem ser escaneadas e nem no formato PDF.
Simulador de empréstimo pessoal é grátis?
As instituições financeiras com credibilidade no mercado oferecem a ferramenta gratuitamente, como é o caso do PicPay.
Ao simular um empréstimo, o consumidor terá condições de verificar o peso do contrato no orçamento pessoal, de maneira a controlá-lo e evitar o superendividamento, por exemplo.
Aliás, essa é uma responsabilidade legal atribuída às empresas: auxiliar o consumidor a não tornar-se superendividado.
Logo, viabilizar a simulação de um empréstimo é uma das formas de contribuir para a utilização do crédito com racionalidade.
Nesse sentido, é possível afirmar que qualquer cobrança para realizar a simulação de um empréstimo pessoal pode significar indício de golpe ou fraude.
Caso a instituição com a qual esteja negociando exija pagamento para simular a operação, desconfie.
Nessa hipótese, vale verificar a regularidade da empresa junto ao Banco Central ou optar por instituições reconhecidas no mercado.
Se você quer segurança na hora de fazer a simulação de empréstimo pessoal, com a facilidade de realizar todas as etapas online e ainda contar com uma plataforma para organizar sua vida financeira, conte com o PicPay.
Aproveite e confira outros conteúdos com dicas para você cuidar bem do seu dinheiro.