Como quitar empréstimo saque-aniversário?

Saiba quais são as formas disponíveis de pagar o empréstimo saque-aniversário e como é possível solicitar esse tipo de empréstimo

1º de fevereiro de 2024

O empréstimo saque-aniversário é uma alternativa de crédito disponível no mercado utilizada por muita gente que precisa de dinheiro rápido sem comprometer o orçamento.

Basicamente, existem duas formas de quitá-lo: anualmente, de acordo com o número de parcelas escolhido, e antecipadamente, quando algum dinheiro extra entra e sobra uma folga.

Neste post, você confere mais detalhes sobre essas opções e como é possível contratá-lo dentro de uma das maiores plataformas do mercado.

O que é o empréstimo saque-aniversário?

Em resumo, a antecipação do saque-aniversário é um tipo de empréstimo em que você consegue antecipar as parcelas futuras do saque-aniversário do seu Fundo de Garantia

Nesse caso, o saldo do seu FGTS funciona como uma garantia para o empréstimo e faz com que as condições sejam melhores, com taxas de juros mais baixas e sem comprometimento da renda para o pagamento das parcelas.

Na prática, é mais ou menos assim: você solicita o adiantamento das parcelas do saque-aniversário a uma instituição financeira autorizada e o valor antecipado fica reservado, sem que você possa usar.

No período em que você resgataria a parcela de cada ano, a quantia é repassada à instituição financeira. Isso quer dizer que, se você antecipar três parcelas, o pagamento é feito em três anos.

Leia mais: Calendário do saque-aniversário: datas de pagamento em 2024

Você não precisa se preocupar em esquecer de pagar ou até mesmo atrasar o pagamento e ter juros ou multas elevados, porque o desconto desse valor é feito automaticamente no saldo do FGTS

Do lado da instituição, também existe uma segurança porque os riscos de inadimplência são pequenos. Por essa razão, as taxas de juros mais baixas que outros tipos de empréstimo. 

O que prevalece é a lógica: menor risco, menores taxas na operação.

Veja quem pode fazer o empréstimo saque-aniversário FGTS

Assim como todo tipo de empréstimo, o empréstimo saque-aniversário FGTS também possui algumas regras, que você pode conferir a seguir.

Para contratá-lo, é preciso:

  • Ter ao menos 18 anos;
  • Ter saldo em uma ou mais contas ativas do FGTS;
  • Ter o mínimo de saldo necessário para contratação (no PicPay, é preciso que você tenha pelo menos R$150,00 em uma conta ativa);
  • Estar com o CPF regularizado na Receita Federal;
  • Aderir ao saque-aniversário (isso pode ser feito no app FGTS, com a mudança do saque-rescisão para o saque-aniversário. Veja o passo a passo mais adiante);
  • Autorizar o acesso do banco escolhido às suas informações (isso também pode ser feito no app FGTS. Você pode conferir o tutorial completo mais à frente).

Leia mais: 6 regras da antecipação do saque-aniversário

Vantagens do empréstimo saque-aniversário

Entre as vantagens do empréstimo saque-aniversário, estão:

1. Não há gastos extras no orçamento

A antecipação do saque-aniversário permite o acesso a um dinheiro extra, sem a necessidade de comprometer a sua renda mensal. 

Como o pagamento do empréstimo é automático e acontece com o valor do saque-aniversário sendo repassado ao banco, isso pode trazer mais organização para as suas finanças.

2. Processo é mais rápido

Outra vantagem da antecipação do saque-aniversário é que ele é uma alternativa para quem busca crédito rápido, porque o seu processo de análise e liberação é simples.

No PicPay, por exemplo, você recebe o dinheiro em dois minutos.

3. Taxas de juros são menores

Por se tratar de um tipo de empréstimo que envolve o FGTS como uma garantia de pagamento, a operação conta com taxas de juros mais baixas em relação a outras modalidades, como empréstimo pessoal, cartão de crédito e cheque especial.

4. Disponível para quem está com o nome sujo

Como envolve uma operação com baixo risco de inadimplência, a antecipação do saque-aniversário também oferece uma avaliação de risco mais flexível e acaba virando uma opção para pessoas que estão negativadas.

Como existe uma garantia de pagamento com a reserva do saldo disponível do FGTS, a situação financeira de quem pede o empréstimo não interfere no fato de o pagamento ser feito. 

5. Você pode usar o dinheiro como quiser

A antecipação do saque-aniversário do FGTS também permite que você tenha liberdade na hora de usar o dinheiro

Por exemplo: se uma pessoa está pensando em se planejar melhor financeiramente, pode usar a antecipação para pagar dívidas com juros mais altos e, consequentemente, economizar dinheiro no futuro.

Leia mais: Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?

6. A contratação é fácil de ser feita

Diferente de outros tipos de empréstimo, o empréstimo FGTS saque-aniversário também pode ser feito sem sair de casa, até mesmo pelo celular.

A pessoa não precisa ir até uma agência bancária para fazer isso e conseguir a liberação do crédito. Pode fazê-la em apenas alguns cliques, de maneira ágil e fácil.

7. Não precisa de comprovação de renda

O processo de contratação do empréstimo, com a antecipação do saque-aniversário do FGTS, não exige comprovação de renda e ajuda, principalmente, quem não tem renda mensal fixa.

Isso torna a operação menos burocrática e mais simples para quem precisa de dinheiro. 

Como quitar empréstimo saque-aniversário?

O empréstimo saque-aniversário é quitado em parcelas anuais automaticamente, por meio de um vínculo que existe entre o banco e o FGTS. Assim, o banco desconta o pagamento do seu saldo FGTS.

Existe também a possibilidade de quitar antecipadamente o empréstimo a qualquer momento, se você quiser voltar a sacar o valor a cada ano. Para isso, é só procurar o banco e solicitar a quitação antecipada das parcelas.

Uma coisa importante de ser lembrada é que a quitação antecipada não pode ser feita com o saldo do FGTS, já que o acesso ao total acumulado no Fundo fica bloqueado.

Leia mais: Saldo bloqueado no FGTS: veja causas e o que fazer

Em outras palavras, se você preferir quitar o empréstimo saque-aniversário precisa fazer o pagamento usando um pé de meia, ou seja, recursos próprios que não estejam vinculados ao saldo do seu FGTS.

A seguir veja mais detalhes sobre essas duas formas de fazer a quitação:

Quitação regular

Na quitação regular, o valor que corresponde à parcela do empréstimo vai ser repassado de forma automática para o banco que fez o empréstimo. 

Isso vai acontecer ano a ano, no mês do seu aniversário, até o fim do contrato do empréstimo. 

Em outras palavras, o pagamento na quitação regular ocorre anualmente com a Caixa fazendo a transferência do saldo do seu FGTS para o credor, já que o valor fica reservado ao banco.

Quitação antecipada

No caso de a pessoa querer fazer uma quitação antecipada, ela precisa procurar o banco para solicitar o pagamento, normalmente via boleto bancário, de uma ou mais parcelas devidas. 

Os valores para esse pagamento não podem sair do FGTS, já que o saldo fica bloqueado com esse tipo de empréstimo. Para isso, será necessário usar outros recursos (mais adiante, você pode ver algumas ideias de como conseguir esse dinheiro).

Como quitar antes o empréstimo FGTS do saque-aniversário?

Se você optar por quitar antecipadamente o empréstimo FGTS, existem alguns recursos que podem ser utilizados para isso. 

Nesse caso, qualquer valor extra que entrar pode ajudar a formar essa reserva maior de dinheiro destinada a isso.

Dessa forma, você se livra da dívida e ainda consegue o desconto proporcional de juros. 

Veja algumas ideias de renda extra que podem auxiliar no pagamento antecipado do empréstimo:

Restituição do imposto de renda

Uma opção que pode ser utilizada para quitar o empréstimo FGTS é usar a restituição do Imposto de Renda

Ela nada mais é que a devolução de dinheiro feita pela Receita Federal para quem pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano.

Caso o resultado da sua declaração de Imposto de Renda seja imposto a restituir, o valor é  depositado em uma conta bancária cadastrada por você no sistema da Receita Federal.

Os pagamentos acontecem de forma escalonada e seguem um calendário próprio da Receita Federal. 

Geralmente, recebem primeiro a restituição idosos acima de 80 e 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e professores que se dedicam a essa função na maior parte do tempo. 

Depois, a ordem de entrega segue a lógica: quem entrega antes, recebe primeiro.

Se você tiver algum empréstimo FGTS, pode usar esse valor da restituição para quitar esses débitos. 

Férias

O pagamento das férias também pode ser usado para quitar antecipadamente o empréstimo saque-aniversário. 

Todo trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a férias de 30 dias corridos se não tiver faltado mais de cinco vezes. 

De acordo com a legislação, existe também o direito de receber um salário bruto e o terço constitucional, que como o próprio nome sugere, corresponde a ⅓ do seu salário. 

13º salário

Outra forma de conseguir um dinheiro adicional para quitar o empréstimo FGTS é com o décimo terceiro salário, uma parcela extra que equivale a 1/12 da remuneração por mês trabalhado, tomando como base o salário integral.

Criado em 1962, ele foi instituído pela Lei 4.090/62, mas se tornou um direito constitucional apenas em 1988, com a promulgação da Constituição Federal.

Bônus e gratificações

Algumas empresas também têm o costume de pagar bônus e gratificações como reconhecimento do desempenho de seus funcionários. Em alguns casos, isso pode até ser recorrente, tornando possível uma previsibilidade de reserva desse dinheiro.

Para quem quer ou precisa quitar dívidas de empréstimos, utilizar esse dinheiro para esse destino acaba sendo uma boa.

Renda extra

As pequenas coisas do dia a dia também podem ajudar a aumentar o dinheiro disponível todos os meses na renda de uma pessoa para pagar dívidas. 

As atividades mais comuns envolvem:

  • Venda de comida, de vestuário e de produtos de catálogo;
  • Atividades domésticas;
  • Serviços freelancer relacionados à profissão, de manutenção e estéticos;
  • Motorista de aplicativo.

Leia mais: Como juntar dinheiro com 14 dicas de renda extra

Como fazer empréstimo saque-aniversário no PicPay

No PicPay, o empréstimo FGTS é um tipo de empréstimo que adianta até sete parcelas do saque-aniversário do Fundo de Garantia. 

A liberação do dinheiro acontece em até dois minutos e pode ser feita de maneira simples e rápida pelo celular.

Entre outras vantagens, também estão as taxas de juros menores e o fato de a antecipação poder ser feita a partir de R$105,00 no saldo do Fundo.

Confira a seguir as regras:

  • Ter uma conta no aplicativo;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ter saldo mínimo no FGTS de R$150,00;
  • Habilitar o saque-aniversário;
  • Autorizar o PicPay Bank ou Digio a consultarem as informações do seu FGTS.

Veja como habilitar o saque-aniversário e autorizar os bancos a consultarem suas informações do seu Fundo de Garantia no aplicativo FGTS.

Leia mais: Como funciona o empréstimo FGTS PicPay?

Como habilitar o saque-aniversário:  

  • Acesse o aplicativo FGTS no seu celular;
  • Faça o seu login usando o seu CPF e a sua senha cadastrada no gov.br;
  • Toque na opção “Saque-aniversário do FGTS”;
  • Toque em “Visualizar termo de adesão” e leia com atenção as condições;
  • Habilite a opção “Li e aceito os termos e condições”;
  • Toque no botão “Optar pelo Saque-aniversário”. 

Pronto! Você habitou o saque-aniversário. O passo seguinte é autorizar os bancos a consultarem suas informações do FGTS. 

Aqui, vale lembrar que você só consegue fazer essa autorização se tiver habilitado o saque-aniversário antes, ok? 

Como autorizar os bancos a consultarem suas informações do FGTS: 

  • No app FGTS, volte para o menu principal;
  • Toque em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”; 
  • Escolha a opção “Empréstimo Saque-aniversário”;
  • Encontre o PicPay Bank ou Digio.

Finalizada essa etapa, agora é só entrar no aplicativo do PicPay e ver o quanto do seu saldo do FGTS está disponível para a antecipação. O passo o passo abaixo vai ajudar você para fazer a contratação do empréstimo:

  • Entre no app PicPay;
  • Toque em “Carteira”; 
  • Em seguida, toque na opção “Empréstimos”;
  • Toque em “Antecipe seu dinheiro parado no FGTS”; 
  • Toque em “Pedir empréstimo”.

Depois de validar se você já habilitou a opção de saque-aniversário no aplicativo do FGTS e autorizou a consulta das suas informações, o PicPay exibe para você a oferta de empréstimo disponível.

Empréstimo FGTS PicPay: faça uma simulação gratuita

Se você preferir, também pode fazer uma simulação gratuita no próprio aplicativo PicPay. Dessa forma, consegue saber quanto você pode receber se fizer o empréstimo FGTS. Veja como fazer:

  • Entre no app PicPay;
  • Digite seu CPF e sua senha de acesso;
  • Toque em “Carteira”, no canto inferior esquerdo da tela;
  • Toque em “Antecipe seu FGTS”;
  • No canto inferior esquerdo, toque no botão “Descubra quanto você pode receber”;
  • Coloque a data do seu aniversário (dia e mês), o saldo que você tem no FGTS e toque em “Calcular”.

Feito isso, você vai conseguir ver o valor da oferta do seu empréstimo. Se quiser, pode até fazer uma nova simulação.
Agora que você já sabe como funciona a quitação do empréstimo via saque-aniversário, confira outros conteúdos com dicas exclusivas para o seu bolso.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 6

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados