Maciça do INSS: veja o que é e como impacta os beneficiários

Entenda a importância de acompanhar o cronograma da maciça do INSS e veja as datas em 2024

13 de setembro de 2023 Atualizado em 15 de dezembro de 2023

Você já ouviu falar em maciça do INSS? O procedimento mensal envolve todos os benefícios previdenciários e, durante esse período, parte das funcionalidades são afetadas.

Ficar por dentro do cronograma da maciça é fundamental para se organizar em relação ao uso das funcionalidades do órgão e à contratação de novos empréstimos consignados. 

Continue a leitura para compreender o que é, como funciona e quais serão as datas da maciça em 2024, que já foram divulgadas.

O que é a maciça do INSS?

É o nome dado ao processamento da folha de pagamento do mês seguinte, de forma a evitar que ocorram erros nos valores repassados aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do órgão previdenciário.

É possível comparar a maciça com a elaboração da folha mensal de pagamento de uma empresa tradicional, onde são lançados todos os rendimentos e descontos que compõem os salários a serem pagos.

No caso da maciça do INSS, são as pensões e aposentadorias pagas pelo órgão aos quase 39 milhões de beneficiários que devem ser processadas de forma recorrente.

Como funciona a maciça do INSS? Para que serve o período de maciça INSS?

Durante o período da maciça, o processamento é feito com base em bancos de dados disponibilizados ao Dataprev, empresa pública de tecnologia da informação que faz a gestão dos dados do INSS.

No procedimento, todas as informações referentes aos beneficiários são verificadas para fazer um balanço do que deverá ser efetivamente pago no próximo mês.

É nesse momento que o INSS pode realizar ajustes de valores, como na hipótese de aumento do salário-mínimo, que é referência para os benefícios previdenciários. Ou, ainda, atualizar a margem consignável.

Portanto, pode se dizer que a maciça do INSS é o período em que o órgão realiza um balanço dos benefícios a serem pagos no mês seguinte para garantir que os valores estejam adequados.

Calendário da maciça do INSS [2024]

O fechamento da folha do INSS ocorre mensalmente, mas as datas exatas podem apresentar variações.

Diferentemente dos pagamentos, que ocorrem em datas fixas e, de modo geral, se repetem ao longo do ano, a maciça do INSS ocorre em períodos pré-estabelecidos no calendário divulgado pelo órgão.

Assim, a forma de saber qual o período da maciça em cada um dos meses do ano é observar o calendário divulgado pelo INSS.

Confira abaixo a tabela da maciça 2024:

MêsPeríodo da maciça INSS
JaneiroEntre os dias 18 e 21
FevereiroEntre os dias 8 e 12
MarçoEntre os dias 14 e 18
AbrilEntre os dias 11 e 15
MaioEntre os dias 09 e 13
JunhoEntre os dias 13 e 17
JulhoEntre os dias 11 e 15
AgostoEntre os dias 15 e 19
SetembroEntre os dias 12 e 16
OutubroEntre os dias 10 e 14
NovembroEntre os dias 14 e 18
DezembroEntre os dias 12 e 16
Fonte: Dataprev – datas sujeitas a alteração

Como a maciça INSS afeta o empréstimo consignado?

A contratação do empréstimo consignado passa por algumas etapas: 

  • Pesquisa; 
  • Escolha da oferta;
  • Negociação com a instituição financeira;
  • Assinatura do contrato;
  • Averbação do contrato junto ao INSS.

A fase de averbação é o momento em que o órgão pagador – nesse caso, o INSS – vincula o pagamento das prestações mensais do empréstimo ao benefício do tomador do crédito, de forma a viabilizar os descontos.

Por força normativa, os pedidos de bloqueio e/ou desbloqueio de benefício para contratação de empréstimo consignado não são processados durante o período da maciça.

Isso quer dizer que, se o benefício estiver bloqueado para empréstimos, como ocorre logo após a concessão, o titular não consegue ter o pedido de desbloqueio processado durante o fechamento da folha de pagamento.

Durante o período da maciça do INSS, as averbações também são colocadas em segundo plano, por conta da priorização dada ao processamento da folha de pagamento dos benefícios. 

Assim, o processo de averbação, que costuma ser concluído em poucas horas, pode demorar alguns dias caso coincida com o período de fechamento da folha.

Você pode simular consignado grátis aqui, na BX Blue, uma empresa PicPay.

Por que é importante acompanhar o calendário da maciça INSS?

O período da maciça atrai toda a atenção do INSS para o processamento da folha de pagamento dos benefícios do mês seguinte, de maneira que as demais atividades são deixadas temporariamente em segundo plano.

E é justamente por conta disso que você deve estar sempre atento ao calendário da maciça INSS, especialmente se tem interesse em contratar um empréstimo consignado, por exemplo. 

Afinal, o pedido realizado neste período pode demorar um pouco mais para ser analisado ou concluído.

Ter ciência das datas em que ocorrerá a maciça pode evitar atrasos tanto nos pedidos de desbloqueio ou bloqueio para empréstimos quanto para a averbação de contrato de consignado junto ao INSS e a liberação do valor.

Dúvidas comuns da maciça do INSS 

É possível que você não esteja familiarizado com a maciça do INSS, por se tratar de procedimento administrativo interno, que independe da atuação do beneficiário para sua execução.

No entanto, o período de fechamento da folha de pagamento do INSS pode impactar diretamente a sua vida, sobretudo se você estiver negociando um empréstimo consignado.

É aí que muitas dúvidas surgem acerca da maciça do INSS. Por isso, separamos e respondemos às mais comuns sobre o tema.

1. Quando é a próxima maciça do INSS?

Os períodos da maciça do INSS são divulgados em um calendário disponibilizado pelo órgão previdenciário às instituições financeiras conveniadas no início de cada ano. 

De acordo com o cronograma atual, o próximo fechamento da folha deve ocorrer entre os dias 11 e 15 de janeiro.

2. Quanto tempo demora a maciça INSS?

A folha de pagamento do INSS, que inclui todos os benefícios sob responsabilidade do órgão, é processada mensalmente. 

Embora não exista previsão legal sobre a duração desse período, até julho de 2023 o prazo para a análise era 96 horas. 

Porém, no dia 19 de julho de 2023, no entanto, o INSS noticiou uma modernização no sistema utilizado, com o intuito de diminuir as filas e agilizar processos, conferências e o processamento da folha.

Com a mudança na tecnologia adotada pela Dataprev, o prazo para o processamento da folha de pagamento dos beneficiários caiu para 48 horas. 

Muito provavelmente o calendário da maciça passará por um ajuste, com a redução de 4 dias para 2 dias.

3. Posso bloquear meu benefício para empréstimo durante a maciça?

Alguns procedimentos a serem realizados pelo INSS podem ser limitados durante o período da maciça, pois requerem pleno empenho do órgão durante sua execução.

Os pedidos de bloqueio de benefício para empréstimo não são processados durante o período da maciça.

Leia mais: Por que o banco nega empréstimo consignado? Veja 13 razões

4. Posso desbloquear meu benefício para empréstimo durante a maciça?

Os pedidos de desbloqueio de benefício para empréstimo também não serão processados durante o período da maciça.

5. Qual a data que o INSS fecha a folha de pagamento?

Mensalmente o órgão previdenciário realiza o fechamento da folha no período denominado maciça, conforme calendário anual disponibilizado pelo INSS, mas as datas exatas costumam variar. 

Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas INSS

Contratar um empréstimo consignado pode ser aquela ajuda extra que faltava para você organizar suas finanças, realizar um sonho ou fazer frente a uma despesa inesperada, por exemplo.

Por isso, na hora de buscar empréstimo consignado é preciso contar com uma empresa que garanta agilidade no processo e ofereça credibilidade. E tudo isso você encontra no PicPay, que oferece consignado desde março de 2023, após a compra da BX Blue.

Ao utilizar o app do PicPay em busca de empréstimo consignado, você será direcionado para o nosso simulador online e gratuito. 

Com apenas alguns cliques, é possível visualizar ofertas personalizadas para aposentados, pensionistas e servidores federais.

Para simular, basta fornecer os dados de contato e informações ocupacionais e enviar seu comprovante de renda mais recente.

A contratação também é 100% digital, sem a necessidade de ir à uma agência ou correspondente bancário. Fácil, rápido e seguro, não é mesmo?

Caso prefira, você pode clicar aqui e acessar diretamente a página de simulação gratuita de empréstimo consignado.

Aproveite e veja também outros conteúdos aqui no Blog do PicPay com dicas imperdíveis para você lidar melhor com seu dinheiro.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 1.2 / 5. Número de votos: 256

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados