Como o PicPay E-commerce facilita as vendas online

Saiba como receber pagamento pelo PicPay em sua loja virtual com o PicPay E-commerce, plataforma de vendas online completa para seu negócio

5 de julho de 2022 Atualizado em 8 de julho de 2022

Tem ou quer abrir uma loja virtual e está em busca de uma solução para receber pagamentos online, fazer a gestão das suas vendas e ter acesso a vários clientes? Hoje você vai descobrir como receber pagamento pelo PicPay com o PicPay E-commerce!

Antes de falarmos mais sobre como o PicPay pode facilitar a sua vida, empreendedor, é importante explicarmos o que é e-commerce.

O que é e-commerce?

O termo e-commerce vem do inglês eletronic commerce, ou comércio eletrônico, em português. Em resumo, e-commerce são lojas virtuais usadas para vendas online de produtos, serviços e infoprodutos

Esse mercado tem crescido mais a cada dia e teve um grande boom por conta da pandemia da Covid-19, que obrigou a interrupção de atendimentos presenciais em lojas, como medida de contenção ao vírus. 

Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou o maior faturamento anual da história: R$ 161 bilhões, número 26,9% maior do que o do ano anterior. Além do mais, o número de pedidos cresceu 29,9%, atingindo 353 milhões, e o ticket médio subiu para R$ 455, avanço de 8,6%. 

Os dados são de um levantamento da Neotrust, empresa que monitora os indicadores do e-commerce no Brasil. A pesquisa aponta ainda que o setor deve crescer 9% ao longo do ano de 2022.

O contexto desafiador da pandemia, mas ao mesmo tempo promissor para esse tipo de negócio, serviu como motivação para diversas pessoas começarem a vender online e ganhar dinheiro na internet.

O número de clientes tem aumentado e a exigência também

De acordo com a pesquisa Webshoppers, da consultoria NielsenIQ Ebit, 87,7 milhões de brasileiros fizeram compras online ao longo de 2021. Desse total, quase 13 milhões compraram pela primeira vez.

Se o número de compradores cresceu, a exigência por um bom serviço também. Independentemente se você está começando um negócio virtual ou já trabalha com vendas online, é essencial que saiba sobre a necessidade de oferecer uma boa experiência de compra para o seu cliente.

Ainda segundo a consultoria consultoria NielsenIQ Ebit, de cada dez clientes, sete desistem da compra na hora do checkout de pagamento. Dois dos principais motivos apontados para a desistência são: faltas de opções de pagamento e a insegurança na hora de pagar.

Por isso, você precisa ter em mente a importância de escolher uma boa plataforma de e-commerce, como você pôde aprender em nosso conteúdo sobre 11 estratégias de vendas online.

Você sabia que o PicPay pode ser utilizado como plataforma para receber pagamentos online e ainda te ajudar a gerir o seu negócio virtual? Abaixo, vamos explicar como receber pagamentos pelo PicPay E-commerce.

O que é PicPay E-commerce?

Na hora de escolher qual a melhor forma de pagamento para e-commerce, você tem que levar em consideração vários fatores, como experiência do cliente, facilidade de integração e taxas cobradas.

O PicPay E-commerce é mais que uma solução de pagamento online. É uma plataforma de vendas onde é possível receber por QR Code e ainda fazer o controle de vendas de uma forma muito simples.

Além de fornecer um meio de pagamento com QR Code e permitir o acompanhamento das vendas online em um painel dedicado às transações da sua loja virtual, o PicPay E-commerce também conecta o seu negócio aos mais de 30 milhões de usuários ativos do maior app de pagamentos do país.

Com a ferramenta, o seu cliente pode fazer o pagamento com QR Code, de forma rápida e fácil, pelo celular. Para isso, basta que ele tenha conta no PicPay.

Basicamente, o PicPay E-commerce permite que o comprador utilize a conta digital dele como forma de pagamento em vendas feitas pela Internet. 

No checkout, após escanear o QR Code, o cliente pode usar o saldo em carteira ou utilizar o cartão de crédito, como em qualquer transação pelo PicPay. Há opção de parcelamento dos pagamentos no crédito.

Como funciona o PicPay E-commerce?

O PicPay E-commerce funciona da seguinte maneira: você abre uma conta pelo site da plataforma, faz a integração em seu site e pronto, passa a ter o PicPay como a única ou uma das formas de pagamento no e-commerce do seu negócio.

Quando a pessoa escolhe o PicPay para finalizar a compra, é gerado um QR Code, para compras pelo computador, ou uma notificação, quando ela utiliza o celular. Depois disso, o cliente vai abrir o aplicativo PicPay, escolher se vai pagar com saldo ou cartão e confirmar o pagamento.

Todos os pedidos, recebimentos, cancelamentos e saques podem ser acompanhados e gerenciados diretamente pela sua conta do PicPay E-commerce, pelo Painel Lojista.

Os valores recebidos podem ser transferidos para a sua conta bancária em 1 dia, 14 dias ou 30 dias. As taxas para usar o PicPay em sites ou lojas virtuais variam de acordo com o prazo.

Mais à frente vamos falar sobre as taxas do PicPay E-commerce e também sobre como receber com QR Code, fazendo a integração do PicPay ao seu negócio eletrônico. Antes disso, vamos mostrar mais algumas vantagens da plataforma de vendas.

Quais são as vantagens do PicPay E-commerce?

Algumas das principais vantagens de utilizar o PicPay E-commerce no seu negócio são:

  • Possibilidade de receber pagamento com QR Code;

  • Praticidade no pagamento para os seus clientes, com a chance dele parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito;

  • Acesso a mais de 30 milhões de usuários ativos do PicPay;

  • Pagamento de uma única taxa, sobre as vendas;

  • Gratuidade no cadastro, instalação, manutenção e etc;

  • Facilidade na integração com o seu site;

  • Recebimento do valor total da compra, com o desconto da taxa, mesmo se o pagamento for feito à prazo;

  • Sistema antifraude incluso e gratuito;

  • Acesso ao Painel Lojista, onde é possível fazer a gestão de todas as vendas;

  • Possibilidade de cancelar a qualquer momento, sem taxas;

  • Período de teste gratuito, sem qualquer taxa, durante 30 dias.

Como aceitar PicPay na loja virtual? 

Seja o seu negócio pequeno ou grande, o PicPay E-commerce é uma ótima opção para receber pagamentos online de forma segura e fácil. O processo para aceitar o PicPay como meio de pagamento no seu e-commerce é super simples.

Como falamos anteriormente, você só precisa se cadastrar no PicPay E-commerce e fazer a integração com o seu site. 

A integração é feita por meio de uma API Pública do PicPay, que é um sistema que conecta o seu site ao PicPay, de ponta a ponta, com segurança, Outra opção é que é por meio de plugins com os principais players do mercado: Vtex, Nuvemshop e Magento.

Como colocar forma de pagamento no site?

Para colocar o PicPay como forma de pagamento no seu negócio online, você precisa acessar a sua conta no PicPay E-commerce e seguir os passos abaixo:

Caso o seu e-commerce seja pela Vtex, Nuvemshop ou Magento, o processo é um pouco diferente. Veja como fazer a integração: 

  • Abra o “Painel Lojista” e acesse o menu “Interações”;
  • Selecione a plataforma utilizada por você;
  • Copie os dois tokens: x-picpay-token e x-seller-token;
  • Siga o passo a passo da Vtex, da Nuvemshop ou Magento.

Após a integração, o PicPay estará disponível como forma de pagamento no seu negócio online. O processo de criar um QR Code de pagamento é automático pela API do PicPay E-commerce.

Como funciona o checkout pelo PicPay E-commerce?

Na hora de finalizar a compra, quando o cliente opta pelo PicPay como meio de pagamento digital, é iniciado o checkout do PicPay E-commerce. 

A plataforma identifica o dispositivo que está sendo utilizado pelo comprador, com o objetivo de melhorar a experiência de compra online do cliente.

Se o usuário estiver em um computador, é exibido um QR Code na tela, que deve ser escaneado no aplicativo do PicPay do cliente. 

Leia mais: O aplicativo PicPay é seguro e confiável?

Se a compra for pelo celular, ele será redirecionado para o app do PicPay, por meio de uma notificação push ou pelo e-mail usado no cadastro.

O checkout do PicPay possibilita uma maior flexibilidade para o seu cliente. Ele pode escolher pagar via saldo da carteira ou por cartão de crédito, com a chance de parcelar em até 12 vezes. Tudo isso com o padrão de segurança do PicPay.

Quais são as taxas do PicPay E-commerce?

O PicPay E-commerce é acessível para todos os tipos de empresa. Não existe uma movimentação mínima por mês para contar com a ferramenta que oferece o maior aplicativo de pagamentos do país como opção na hora de pagar.

Além disso, como já antecipamos, o PicPay E-commerce não cobra tarifa por transação, mensalidade, instalação, saque ou cancelamento. A única taxa cobrada é sobre o valor recebido, na hora de transferir para sua conta. 

Essa taxa varia segundo o tempo em que você quer receber o dinheiro, podendo ser de apenas 3,89%. Veja as opções:

  • 1 dia: 5,19%;
  • 14 dias: 4,61%;
  • 30 dias: 3,89%.

É importante lembrar que, durante os 30 primeiros dias, você não paga qualquer tipo de taxa.

Como fazer gestão de vendas pelo Painel Lojista?

Além de possibilitar pagamentos pelo PicPay em seu site, o PicPay E-commerce tem outro grande diferencial: o Painel Lojista, que te ajuda a fazer a gestão das vendas do seu negócio.

Conheça mais sobre as funcionalidades do Painel Lojista no breve vídeo a seguir:

Por aqui, você já teve a oportunidade de aprender sobre a importância de ter um controle financeiro empresarial para garantir a saúde das contas do seu negócio. 

Saber o quanto você vende e fatura é essencial para diversos cálculos, como o do capital de giro, do lucro bruto e líquido, além dos impostos

Nesse sentido, o Painel Lojista pode ser um grande aliado. Por meio dele você pode:

  • Registrar todas as transações;
  • Acompanhar status de pagamento;
  • Cancelar compras;
  • Ajustar taxas;
  • Configurar a conta bancária para recebimentos.

Ficou interessado em contar com as vantagens de usar o PicPay E-Commerce no seu negócio virtual? Aproveite que os 30 primeiros dias são isentos de qualquer taxa!

Agora que você já sabe que o PicPay E-commerce pode te ajudar a melhorar as suas vendas, acesse também a nossa editoria destinada a conteúdos com mais dicas para o seu negócio!

Comece a receber pagamentos agora com o PicPay

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados