As 12 melhores dicas de vendas para impulsionar seu negócio

Quer aumentar o faturamento da sua empresa? Confira as melhores dicas de vendas para chegar lá

20 de janeiro de 2022 Atualizado em 7 de março de 2024

Quem tem um negócio sabe que sempre precisa buscar formas de alavancar sua empresa e aumentar o faturamento. Vender mais parece o jeito mais óbvio de fazer isso, mas existem alguns segredos, técnicas e dicas de vendas que podem tornar sua performance mais efetiva.

Neste conteúdo, você vai ver algumas dicas de como impulsionar seu negócio, fazer vendas de maneira mais assertiva e, com isso, tornar o dia a dia da empresa mais produtivo.

Hoje em dia, o conhecimento sobre vendas se tornou um grande diferencial para qualquer empreendedor. E isso passa por entender que diversos fatores podem ser decisivos quando o cliente decide ou não comprar algo. 

Entre eles estão preço competitivo, bom atendimento, qualidade do produto ou serviço oferecido e credibilidade da empresa. Olhar com cuidado para isso é fundamental para efetuar mais vendas. 

Avaliar esses fatores e entender, a partir deles, como vender mais permite não só trazer melhores resultados. Com isso, você também pode captar novas oportunidades de negócio e fazer com que seu serviço seja mais relevante para clientes e potenciais clientes.  

Além disso, o mercado hoje oferece muito mais opções do que antigamente, e o cliente se tornou mais exigente com aquilo que consome. 

O consumidor procura algo que possa resolver uma dor de cabeça ou problema do seu dia a dia. E você deve estar preparado para oferecer a solução na hora e da forma certas.

Existem ações simples, que você já pode colocar em prática, que são muito efetivas para potencializar suas vendas. Confira abaixo quais são elas.

As 12 melhores dicas de vendas para impulsionar seu negócio

Para ter um empreendimento bem sucedido, é fundamental que você se dedique para oferecer produtos de qualidade e um excelente atendimento ao cliente. 

Mas conhecer as melhores dicas de vendas vai te ajudar a oferecê-los de forma mais assertiva e melhorar a performance do seu negócio.

Faça vendas pela internet

Há muito tempo que o online se tornou importante para as empresas. Estar presente na internet virou quase regra. 

Vender online, ou ter um e-commerce, permite que você atinja um público muito maior, onde você pode encontrar muitos potenciais clientes.

Se sua empresa ainda não faz vendas pela internet, você deve considerar que pode ser hora de começar. Não oferecer essa opção, independente do tamanho da sua empresa, pode reduzir o potencial de alcance e vendas do negócio.

A solução mais rápida e segura para vender à distância é utilizando o link de pagamento que pode ser enviado para os clientes por WhatsApp ou redes sociais. 

Se você já é cliente PicPay Negócios, é muito rápido e simples de compartilhar um link com seu cliente: 

  • No App do PicPay Negócios você digita o valor da cobrança;
  • Escolhe a forma de pagamento e parcelamento em até 12x. Pode ser via PicPay, Pix ou cartão de crédito das principais bandeiras;
  • Pronto! Só enviar o link para o cliente realizar o pagamento e você realizar sua venda!

 Quer mais? Agora você pode personalizar os dados da sua venda, nomeando e selecionando a data que deseja que o link saia do ar, além de gerir seu estoque consultando todos os detalhes direito no PicPay.

Confira o passo a passo no vídeo:

Planeje os argumentos antes de fazer uma venda

O planejamento pode ser o melhor amigo de quem busca aumentar suas vendas. Se você já sabe que vai ter uma oportunidade para oferecer um produto ou serviço a alguém, essa chance não deve ser desperdiçada.

O ideal é que você busque o máximo de informações possível sobre aquela pessoa, procure entender por que ela procurou sua empresa e pense nas formas em que a sua solução pode ajudá-la. Sempre inicie a conversa já tendo em mente os melhores argumentos para convencê-la.

Essa estratégia é indispensável para vendedores que costumam ter reuniões com clientes, mas também pode servir para todo tipo de negócio. Ter sempre os melhores argumentos na ponta da língua faz toda a diferença na hora de vender mais.

Leia mais: Como fazer vendas sem maquininha

Facilite a hora do pagamento para o cliente

Aumentar as opções de pagamento do seu cliente é sempre uma boa alternativa para impulsionar suas vendas. Já pensou se você convenceu a pessoa a fazer a compra, mas não aceita a forma de pagamento que ela prefere utilizar?

Entre os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores, estão o cartão de crédito e o boleto. Mas eles são comuns e, por isso, não se tornam um diferencial. 

O Pix, por exemplo, pode ser uma forma de ir além e trazer facilidades tanto para o cliente, quanto para o vendedor. Caso seu negócio tenha uma loja virtual, o PicPay E-Commerce é a solução para você.

Com ele, as mais de 35 milhões de pessoas que usam o PicPay constantemente podem pagar no seu site: ao finalizar a compra, será gerado um QR Code e o cliente paga no seu próprio app PicPay.

Com uma loja online, você consegue vender para qualquer lugar do mundo, a um ritmo sem pausa e com facilidade, já que pode fazer todo o processo de venda pelo computador ou celular.

Comece a receber pagamentos pelo PicPay E-commerce

Invista em marketing digital

Essa é uma das melhores dicas para vender mais e impulsionar o seu negócio de maneira efetiva, de uma forma diferente da vivenciada com uma loja física.

O marketing digital costuma apresentar os melhores resultados entre todas as formas de marketing, porque seu custo geralmente é menor. E ele pode ser realizado em diversas frentes de atuação. 

Você pode atuar com marketing digital em redes sociais, blog, anúncios patrocinados, e-mail, entre outras estratégias. 

Investir nessas ferramentas é fundamental para fazer seu produto ou serviço chegar a mais pessoas. Com isso, você amplia seu público e consegue se destacar em relação aos seus concorrentes.

Investindo na divulgação por meios digitais, não apenas sua marca se torna mais relevante, como também obtém crescimento, aumentando a demanda por produtos, as vendas e, consequentemente, os lucros.

Tenha as suas prioridades bem definidas

Esse ponto é muito importante, mas às vezes passa despercebido. Tão importante quanto saber vender é saber otimizar o seu tempo, para que você seja o mais eficiente possível para o seu negócio.

A cada dia, tenha sempre em mente quais são suas prioridades naquele momento, e se dedique a elas. Vale lembrar que prioridades mudam de acordo com as circunstâncias, então não busque um modelo engessado. Saiba se adaptar!

Investir em aprender e implementar técnicas de gestão de vendas também pode ser uma maneira de tornar seu dia a dia mais eficiente.

Mostre seus diferenciais

Uma das formas mais relevantes de vender mais é ter muita clareza sobre quais são os diferenciais do seu produto ou serviço. Para isso, entenda por que ele pode resolver um problema do seu cliente de forma mais efetiva do que os demais.

Para chegar a esse objetivo, uma boa estratégia é focar em um público específico e conhecê-lo ao ponto de se empenhar para ser a primeira opção para ele.

Mas como? Isso vai ser possível mostrando os diferenciais do seu produto ou serviço ao seu cliente e potencial cliente, por meio da divulgação que falamos acima. Assim, mais pessoas vão ter interesse em adquiri-lo.

Leia mais: 15 dicas de como aumentar as vendas em datas comemorativas

Como consequência, suas vendas aumentam, e sua marca se torna mais conhecida.

Vale lembrar um ponto muito importante: reforce esses diferenciais antes e depois de uma venda. Bons argumentos são decisivos para a decisão da compra, mas um pós-venda bem feito transforma seu público em embaixador da marca.

Busque novos clientes como parte da rotina

Outra dica de venda importante é investir em prospectar novos clientes. Essa atividade deve fazer parte da sua rotina, então vale incluir um tempo na semana para pensar no assunto.

Quanto mais pessoas conhecerem sua empresa, maiores as suas chances de venda. Ou seja, quanto mais a sua marca for vista, maiores as chances de atrair consumidores curiosos com o que ela tem para oferecer. 

Uma forma de fazer isso é pelas redes sociais. Caso você já tenha absorvido as dicas acima e esteja presente no digital, é possível buscar maneiras de ampliar seu alcance.

Por exemplo: você pode produzir conteúdos que possam interessar a uma gama maior de pessoas ou, ainda, investir em anúncios que potencializam o alcance de uma publicação.

Dessa forma, você pode alcançar o público-alvo de forma direcionada e mostrar, de maneira consistente, o seu produto ou serviço.

Lembre-se: atuar em diversos canais de comunicação ao mesmo tempo não exige, necessariamente, uma grande equipe de marketing. No entanto, é essencial que você divulgue conteúdos de qualidade que tragam valor para o seu consumidor.

Para isso, entenda quem é seu público, o que ele está procurando e crie materiais educativos gratuitos, focados no propósito da sua marca e nos desejos dos seus clientes. 

Além, é claro, de apostar em boas fotos e em uma descrição detalhada e atualizada do seu produto, para que o seu cliente não tenha dúvidas do que ele está comprando.

Manter clientes antigos é tão importante quanto buscar novos 

Como você viu acima, a fidelização de clientes é uma das melhores dicas de vendas que existem.

Clientes fiéis já conhecem o seu produto. Por isso, fazer uma venda para eles acaba exigindo um investimento menor de tempo e esforço.

Mas isso não significa tratá-los com menor importância, pelo contrário. Ofereça sempre, no mínimo, o mesmo nível de qualidade. Quando for possível, surpreenda-os. E não deixe de mostrar que valoriza a opinião deles.

Assim, eles também se tornam embaixadores, ou seja, ajudam no boca a boca a divulgar o seu produto ou serviço para outros potenciais compradores. 

Portanto, invista sempre que puder em estratégias de pós-venda para fidelizar seus clientes. Ofereça assistência rápida e de qualidade para possíveis problemas, e esteja disponível para ajudar.

É importante também estar disponível para tirar eventuais dúvidas e acompanhar a jornada de compra do cliente.

Além disso, fazer pesquisas de satisfação para entender se o cliente está feliz com o produto é uma ótima maneira de mostrar que se importa com o sentimento dos consumidores e de identificar oportunidades de melhoria.

Outra estratégia interessante é presentear a fidelidade do cliente com brindes ou descontos especiais quando possível. 

Assim, o seu negócio terá clientes que voltarão a fazer compras sem que grandes esforços sejam necessários.

Pensando em uma estratégia a longo prazo, a fidelização de um cliente é muito menos custosa do que a prospecção de novos consumidores para o seu produto.

Se não está claro como a jornada do seu cliente pode ser melhor, você pode fazer a experiência de adquirir um produto ou serviço seu pelos meios que os clientes o fazem. Assim, você vai identificar pontos para aperfeiçoar.

Isso reforça a importância de que, durante a jornada, o cliente seja o mais autônomo possível.

Cada negócio tem suas particularidades. Portanto, é necessária uma cuidadosa análise antes de definir a estratégia para determinar quais são os pontos fortes e quais precisam ser melhorados para que o processo de venda seja funcional.

Definir quais técnicas de vendas serão as melhores para o seu negócio vai depender de qual o seu objetivo com a sua empresa e o que funciona para o seu produto ou serviço. Também é importante pensar no seu público-alvo e nas percepções dele sobre o seu negócio.

Ter uma abordagem cuidadosa e atenciosa de marketing e vendas também faz com que os clientes sintam que suas vontades estão sendo escutadas e atendidas. Isso torna o negócio mais significativo e com mais valor.

Conheça sua proposta única de valor

A proposta única de valor é a forma de a sua empresa mostrar para os clientes em potencial por que eles devem fazer negócios ou comprar com você, e não com seus concorrentes. 

Ela evidencia os seus benefícios e objetivos desde o início. A proposta de valor é aquilo que irá diferenciar o seu empreendimento de todos os demais do mesmo ramo.

É imprescindível que você saiba identificar claramente sua proposta de valor. E que, em seguida, crie um processo de vendas que permita destacá-la para seus potenciais clientes.

Organize as informações que você tem sobre seu público

Quem é seu público? Quais são suas preferências, motivos para procurarem por você e condições que costumam ser mais vantajosas para ele? Sistematizar essas informações é fundamental para pensar em novas estratégias de venda.

Só de conversar com clientes, você já tem muitos dados importantes. Então, perceba se eles seguem um padrão de consumo, padrão de vida, momento da vida em que procuram seu produto ou serviço, etc.

Se você tiver uma ferramenta, como para analisar o tráfego do seu site, por exemplo, isso já pode estar pronto. Além dos dados, considere também a sua experiência ao falar com as pessoas. A junção das duas coisas é valiosa!

Valorize a gestão de clientes

Um gerenciamento de clientes impecável é uma ótima forma de aumentar a retenção deles e manter ou aumentar a sua receita total. 

Para ter sucesso com a gestão de seus clientes, é necessário que você trabalhe para ser sempre lembrado. Continue em contato, certifique-se de relatar vitórias e seja implacável na resolução de possíveis problemas.

Pense alto

Sempre buscar como fazer mais e melhor pela sua empresa é parte do trabalho de qualquer empreendedor. Se comprometer com isso é entender a importância que isso tem no crescimento da sua empresa, independentemente do tamanho dela.

Sempre que entrar em “modo automático” ao executar as tarefas do dia a dia, lembre-se de parar e refletir sobre se aquelas ações são realmente as mais importantes que você pode fazer.

Essa mentalidade de constante autoavaliação pode trazer ótimas ideias para inovar na forma de vender. E, com certeza, vai tornar sua atuação mais efetiva.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como impulsionar o seu negócio? Conheça a editoria Meu Negócio, que traz todas as informações para quem é empreendedor!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 20

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados