Número do benefício INSS: aprenda a descobrir seu NB

Saiba o que é o número do benefício INSS, como consultá-lo pelo CPF, online, presencialmente ou pelo telefone e porque ele é tão importante

14 de outubro de 2023 Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

O número do benefício INSS, também chamado de NB, é como uma digital para todos aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional de Seguro Social. 

Isso porque é por meio do NB que ocorre a identificação do beneficiário e a gestão das solicitações e atividades relacionadas aos benefícios previdenciários.

Por exemplo: imagine se a cada demanda o agente previdenciário precisasse solicitar nome, CPF, contato e tantas outras informações pessoais para conferir atualizações, pedidos de revisão e etc?

E imagine ainda fazer isso para 38 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS? Pois é, este é o número aproximado, de acordo com o Ministério da Previdência.

Com o número do benefício INSS é possível ao órgão previdenciário realizar e conceder consultas, rastrear atividades e ainda oferecer ao segurado um dado único que reúne todas as suas informações.

Muito mais prático, não é mesmo? 

Neste artigo, vamos explicar melhor como funciona o número do benefício INSS, onde e quando você terá que apresentá-lo e, principalmente, onde encontrá-lo.

Boa leitura!

O que é o número do benefício INSS (NB)?

O número de benefício INSS, ou simplesmente NB, é formado por 10 dígitos e gerado automaticamente pelo Instituto Nacional de Seguro Social

O segurado recebe o NB na carta de concessão do seu benefício, no endereço cadastrado. 

Isso significa que há uma combinação de números específica para cada benefício, tal como uma identificação da causa e das condições da concessão. Desta forma, se um mesmo segurado possuir mais de um benefício, pode ter mais de um NB.

Leia mais: Qual benefício do INSS posso receber? Guia 2024

E é com o código que conseguirá realizar consultas relacionadas a pensões, aposentadorias, auxílios etc., conforme o enquadramento do benefício previdenciário. 

A indicação, portanto, é que os beneficiários tenham sempre em mãos o número do benefício INSS. Mas para que exatamente? Quando ele será utilizado?

Por que é importante saber o número do benefício INSS?

O número do benefício INSS é um identificador que carrega dados necessários para que a pessoa beneficiária acompanhe seus pagamentos e gerencie informações relacionadas. 

Sem contar que, tendo o código em mãos, o acesso a serviços e pedidos diversos relacionados ao benefício se torna muito mais rápido e simples.

Confira abaixo algumas vantagens de saber o número do benefício INSS:

1. Ter informações atualizadas do benefício

Como mencionamos, grande parte dos serviços INSS dependem do NB e podem variar de acordo com o benefício recebido. Isso vale também para as atualizações sobre pagamento, valores, aumentos, deveres e direitos do segurado.

Para garantir a veracidade das informações e a sua propagação eficiente, o Instituto atrela os comunicados ao número do benefício INSS. Assim, o segurado saberá exatamente se as mudanças atingem a sua categoria.

2. Saber a data de pagamento do benefício

Outro serviço que necessita, obrigatoriamente, da identificação do número de benefício INSS é a identificação da data do pagamento.  

Para organizar o pagamento dos mais de 30 milhões de beneficiários, o INSS separa os beneficiários de acordo com o penúltimo número do NB e o valor recebido.

Para facilitar a compreensão, veja o calendário de pagamentos INSS de 2024:

Podemos notar que o pagamento do benefício ocorre nos cinco primeiros e cinco últimos dias de cada mês. 

E a data é determinada considerando o penúltimo número do NB e se o segurado recebe um ou mais salários-mínimos.

3. Agendar perícia

Se você precisa agendar a perícia para se tornar um beneficiário INSS não haverá um NB ainda. Afinal, ele só estará disponível após a concessão do benefício. 

Caso queira prorrogar o benefício ou precise comprovar a manutenção dele, o número é um facilitador no momento de agendar a perícia médica.

Se o serviço for via site ou app do Meu INSS, o NB já estará registrado, basta selecionar o benefício, se houver mais de uma concessão. 

Para agendamento presencial ou por telefone, o indicado é informar o número de benefício no momento do agendamento. 

4. Fazer empréstimo consignado INSS

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal disponível para algumas categorias de consumidores, como servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. 

Como as parcelas são debitadas automaticamente na fonte pagadora, o solicitante precisa ter renda estável.

No caso específico do consignado INSS, não são todos os benefícios que podem ser utilizados. Afinal, é preciso que ele seja permanente ou com prazo superior ao do contrato do empréstimo.

Quando você for simular o crédito, precisará, portanto, verificar se o seu benefício está incluso nos consignáveis e se há margem consignável livre. 

Uma solução, portanto, é informar o NB, que também será utilizado posteriormente na hora da instituição formular o contrato e averbar o empréstimo.

Leia mais: Qual é a margem consignável no empréstimo?

Como descobrir o NB: 6 formas práticas e rápidas

Agora que você já sabe a importância do NB, deve estar pensando: “Com tantos dados que preciso memorizar, como vou fazer com um código de 10 dígitos?”.

Ter esse número decorado pode facilitar e agilizar muitas operações relacionadas ao seu benefício, isso é verdade, mas não é a única opção. 

Se você souber maneiras de consultar o NB, pode fazê-lo sempre que precisar, sem a necessidade de ocupar mais um espaço no seu “HD mental”.

Confira seis maneiras rápidas e simples para descobrir o número do benefício INSS são:

  • Consulta à Carta de Concessão do Benefício;
  • App Meu INSS;
  • Site Meu INSS;
  • Central do INSS 135;
  • Cartão Cidadão;
  • Agência do INSS.

Veja nos tópicos a seguir o passo a passo para cada uma delas.

1. Consulta à Carta de Concessão do Benefício

Essa é a maneira mais simples de consultar o NB: verificar a carta de concessão do benefício. Nela estarão todas as informações a respeito do número, banco em que será realizado o pagamento, data de requerimento, vigência etc.

Muitos segurados guardam este documento na carteira ou na bolsa. A nossa indicação, no entanto, é arquivá-la em casa, em um local seguro. 

Afinal, caso alguém mal intencionado tenha acesso ao seu número do benefício INSS e a todas as informações pessoais contidas na carta, você estará suscetível a golpes e fraudes.

2. App Meu INSS

Se você precisa de uma consulta rápida, pode optar por uma ferramenta que está na palma das suas mãos. Grande parte dos serviços previdenciários está disponível online, em canais oficiais do Instituto, como é o caso do site e do app Meu INSS.

No aplicativo, a consulta é muito simples, mas é preciso ter um login no Gov.br, assim você poderá utilizar estes e outros serviços do governo, como a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.

Depois de realizar o cadastro no Gov.br, faça o download do aplicativo Meu INSS e clique no botão: “Entrar com gov.br”, como na imagem abaixo:

Em seguida digite seu CPF, a senha registrada no Gov.br e clique em “Entrar”. Pronto, agora você estará na página inicial do app Meu INSS com todos os serviços disponíveis online.

Para localizar o número do benefício INSS, encontre a opção “Outros Serviços” e clique em “Ver mais”, circulados em preto e vermelho, respectivamente, na imagem:

Quase no final desta página, você encontrará a opção “Meu benefícios”, agora é só clicar nela e verificar todas as concessões disponíveis e o número do benefício INSS atrelado.

3. Site Meu INSS

A busca pelo NB no site Meu INSS é muito semelhante à realizada no app, a diferença é que você pode acessar direto da aba de endereço do seu computador ou notebook. 

Para isso, basta digitar: meu.inss.gov.br e você encontrará a seguinte página:

Para encontrar o número do benefício INSS, clique no botão “Entrar com “gov.br”. Assim como no app, você será direcionado para o acesso no portal. 

Faça o login da maneira que preferir para ser redirecionado à página principal do site Meu INSS. Nela você encontrará todos os serviços disponíveis online. Como, por exemplo:

Para localizar o número do benefício INSS, clique na opção “Ver mais” e localize o ícone “Meus Benefícios”, penúltimo item:

Pronto! A pesquisa, assim como no app Meu INSS, é gratuita e pode ser realizada sempre que quiser, basta um dispositivo e conexão com a internet.

Mas lembre-se de baixar o aplicativo pela loja oficial do seu aparelho e, no acesso ao site, digite o endereço que citamos acima. 

Nunca clique em endereços suspeitos, enviados por e-mail ou mensagem. E se você se deparar com alguma cobrança relacionada ao serviço de busca pelo seu número do benefício INSS, não efetue qualquer pagamento e denuncie ao INSS.

Leia também: Como não cair em golpes na internet? 13 dicas de segurança

4. Central do INSS 135

Outro canal oficial do INSS em que você pode realizar consultas é a Central Telefônica, pelo número 135. Nela é possível tirar dúvidas, pedir informações e, claro, consultar o número do benefício INSS.

Para isso, basta informar o CPF e responder a algumas perguntas pessoais para verificar a sua identidade. Caso o aposentado, pensionista ou beneficiário não puder fazer a ligação, o ideal é contar com alguém de confiança.

Leia mais: Atendimento do INSS: veja lista atualizada de canais e horários

Vale citar que a ligação é gratuita e pode ser realizada por meio de um telefone fixo e, mais recentemente, também pelo celular, sem qualquer custo. 

5. Cartão Cidadão

Outra opção para localizar o número do benefício INSS é o Cartão Cidadão. Nele estará registrado o PIS/PASEP, que, em alguns casos, coincide com o NB. Você verá este código logo abaixo do nome do titular do cartão.

Se você não possui o cartão Cidadão não tem problema algum, é possível conferir e até mesmo confirmar o NB por meio das outras maneiras já mencionadas neste artigo.

6. Agência do INSS

Por fim, é possível fazer a consulta ao número do benefício INSS pessoalmente, em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social. No site oficial você consegue encontrar qual o ponto mais próximo do seu endereço.

Não se esqueça de levar seus documentos, os servidores da Previdência precisarão confirmar sua identidade para fornecer o número do benefício INSS. Afinal, como falamos aqui, ele é um dado pessoal e não deve ser compartilhado.

Dúvidas comuns sobre o número do benefício

Como vimos durante este artigo, o número do benefício INSS é um código extremamente importante para realizar consultas, agendamentos e fazer o acompanhamento dos pagamentos e atualizações.

Isso significa que você usará muito o NB para diversas operações. Pensando nisso, listamos algumas dúvidas que ainda podem estar te preocupando, confira abaixo:

1. Como saber o número do benefício no INSS pelo cartão?

O número do benefício INSS consta no cartão recebido pelo segurado quando ocorre a concessão. É com ele que você poderá realizar o saque do valor depositado e também consultar o NB. 

2. Como descobrir o número do benefício INSS pelo CPF?

Todos os métodos de pesquisa do benefício INSS utilizam o CPF como dado para comprovar a identidade do beneficiário. 

Desta forma, pode inserir o documento e a senha no app ou site do Instituto, fazer o login no sou.gov e pesquisar pela opção “meus benefícios” para identificar o NB.

Também será solicitado o CPF, caso a busca seja realizada em uma agência INSS ou pela Central Telefônica 135.

3. Como ver o número do benefício INSS pela internet?

Você pode consultar o número do benefício INSS pelo CPF por meio dos portais oficiais online do Instituto. Hoje, a pesquisa está disponível tanto pelo site quanto pelo aplicativo Meu INSS.

Na primeira opção, basta digitar meu.inss.gov.br na barra de pesquisa do seu computador, fazer o login no gov.br e clicar na opção “meus benefícios”. Caso opte pelo app, faça o download do Meu INSS na loja de aplicativos do seu celular, entre também com o gov.br e busque pelo mesmo ícone citado acima.

4. Preciso pagar para saber o número do benefício INSS?

A resposta é não. Em hipótese alguma você precisará pagar alguma taxa para consultar ou acessar o número do benefício INSS. É um direito do beneficiário receber esta informação gratuitamente, assim que o benefício é concedido.

5. Como saber o número final do cartão de benefício INSS?

Para algumas operações, principalmente a consulta da data de pagamento do benefício e para verificar se ele é consignável, será solicitado o número final do seu cartão. 

Também é muito comum que esta informação seja solicitada em contatos com o INSS para validar pedidos e realizar consultas rápidas.

Para identificá-lo é simples: é o último número antes do dígito. Por exemplo:

No cartão de benefício INSS fictício: 123456789-0, o último número é o 9. 

Quer se manter atualizado sobre notícias, serviços e todas as informações referente aos benefícios INSS? Então, acompanhe outros conteúdos no blog do PicPay.

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados