10 dicas para deixar o seu celular mais seguro

Conheça estratégias para deixar o celular mais seguro, descubra qual sistema operacional é mais confiável e saiba como proteger o aparelho em caso de roubo

12 de abril de 2023

O celular é um dos bens mais preciosos de grande parte das pessoas. É lá que guardamos dados valiosos, apps de mensagens, redes sociais e, principalmente, de instituições financeiras. Então, deixar o celular mais seguro é fundamental.

Na palma da mão, hoje é possível se comunicar com qualquer pessoa, empresa, jogar, fazer transações como transferência de dinheiro ou pagamento de contas, e muitas outras funções. 

A possibilidade de tantos acessos, naturalmente, torna a segurança do smartphone essencial. E você tem ideia de como deixar o celular mais seguro? O blog do PicPay te ajuda! 

10 dicas para deixar o celular mais seguro

Confira as dicas que selecionamos para te ajudar a tornar o seu smartphone mais seguro.

1. Crie senhas fortes

A senha é a forma mais conhecida e também uma das mais relevantes maneiras de proteger seu smartphone. 

Por isso, quando for possível, prefira sempre opções com caracteres variados, mesclando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (#,$,% por exemplo). 

Ter combinações com essas variações é importante para dificultar o acesso ao aparelho em caso de roubo, furto ou perda, deixando o celular mais seguro. 

Leia mais: Como evitar e denunciar golpes virtuais pelo celular

3 erros comuns ao criar senhas

Segundo as empresas de segurança cibernética Kaspersky e Avast, alguns erros na criação das senhas acabam deixando as pessoas mais vulneráveis, como:

  • Reutilizar a mesma senha para contas e/ou dispositivos diferentes;
  • Senhas simples demais ou muito curtas que podem ser adivinhadas com facilidade;
  • Palavra comum com apenas uma substituição de número ou símbolo como “senh@”, por exemplo.

2. Configure uma senha para o seu chip

Outra maneira de proteger o seu aparelho é colocando uma senha também no chip (cartão SIM) do celular. 

Mas como criar senha para chip de celular? O processo tem diferenças quando realizado em um smartphone com sistema Android e outro com iOS (iPhone), apesar de as duas opções serem simples.

Com a criação da senha do chip, todas as vezes que o seu cartão SIM for removido do aparelho ou for reiniciado, você vai receber uma notificação para confirmar o código que você definiu e garantir que o item pertence a você.

Antes de dar início, pode ser que haja a solicitação do código da operadora proprietária do chip. Cada uma das empresas tem o seu:

  • Vivo: 8486
  • Claro: 3636
  • Tim: 1010
  • Oi: 8888

Veja abaixo como criar uma senha para o chip do celular no Android e no iOS:

Criar senha para chip Android

  • Acesse o menu “Configurações” do seu aparelho, geralmente apontado com uma engrenagem;
  • Role a tela até achar a opção “Biometria e Segurança” ou apenas “Segurança”;
  • Role a tela até a opção “outras configurações de segurança”;
  • Selecione a opção “configurar bloqueio cartão SIM”;
  • Acione a chave de seleção de “bloquear chip”;
  • Digite a senha original da operadora;
  • Em seguida, selecione “alterar PIN” e siga as instruções.

Criar senha para chip do iPhone

  • Acesse o menu “Ajustes”; 
  • Acesse a opção “Celular”;
  • Selecione “PIN do SIM”;
  • Acione a chave de seleção em “PIN do SIM”;
  • Selecione a opção “Alterar PIN” e siga as instruções.

3. Ative as proteções que o seu aparelho já oferece

Os sistemas operacionais oferecem proteção adicional integradas a eles. Assim, outras pessoas, mesmo que tenham acesso ao seu login e senha, não conseguirão acessar sua conta. 

No caso do Android, acesse o site “My Account Google” e selecione a aba de “Verificação e Segurança”. Depois, role até a opção “Verificação em duas etapas” e ative.

Já no iOS, é necessário acessar o menu “Ajustes”, depois, “Senhas” e escolher a conta para o site ou o app. Posteriormente, selecione “Configurar código de verificação” e, em seguida, “Digitar Chave de Configuração”. 

Depois disso, pressione o campo “Chave de configuração”, aperte em “Colar”, selecione “OK” e segure o dedo no campo “Código de Verificação”. 

Em seguida, é só tocar em “Copiar Código de Verificação”. Depois desse procedimento, vá ao site ou app e cole o código no local indicado.

4. Revise as permissões dos aplicativos

Ao instalar um app, automaticamente ele solicita algumas permissões, em linha com a Lei Geral de Proteção de Dados. 

Geralmente, são pedidos acessos à câmera, microfone, localização, armazenamento interno, entre outras. 

É preciso ficar atento e analisar frequentemente se aquele app realmente tem a necessidade de acessar todos esses seus dados.

Se desconfiar que algum desses apps está com permissão para ler dados que não são necessários para o seu funcionamento, como um app com foco em imagens com autorização para acessar o seu microfone, por exemplo, vale repensar essa autorização.

Vale lembrar ainda que é possível ajustar essas permissões a qualquer momento, beleza?

5. Não instale aplicativos de fora das lojas oficiais

As lojas oficiais para download de apps são, além de um facilitador na hora de procurar alguma funcionalidade que você precisa, um mecanismo de segurança. 

Lá estão os aplicativos autorizados e verificados pelas plataformas Google Play Store e App Store, do Android e iOS, respectivamente. 

Porém, ainda assim, desenvolvedores mal-intencionados clonam apps verdadeiros e os modificam, com o objetivo de aplicar golpes financeiros, instalar vírus no celular, entre outras ações. 

Com frequência, as plataformas fazem análises para identificar a legitimidade dos aplicativos que disponibilizam nas suas lojas. 

Uma forma de ficar atento para identificar um potencial app falso é verificar as avaliações e comentários, além de confirmar se o desenvolvedor é realmente a empresa responsável por criá-lo.

6. Tenha um backup

Pode até parecer clichê, mas nunca é demais lembrar da importância de fazer um backup, ou seja, ter as informações do aparelho salvas em outro lugar. 

Isso vale também para o seu celular, afinal, é lá que muitos de nós guardamos os muitos dos nossos dados mais importantes. 

Isso pode ser feito via HD externo ou via nuvem, que pode ser o Google Drive, no caso de Android, ou o iCloud, para iPhones. 

7. Dê preferência ao e-mail como forma de recuperação de senha

A recuperação de senha é também uma forma que terceiros mal-intencionados utilizam para ter acesso aos seus apps. 

Isso porque, uma vez em posse do seu celular, o criminoso solicita a recuperação de senha e, quando está cadastrado o SMS, por exemplo, facilmente ele vai conseguir abrir a mensagem e trocar a sua senha. 

Por isso, ter um e-mail que não está cadastrado no celular, destinado só à recuperação de senhas, pode ser uma alternativa bastante eficiente para não correr esse risco.

8. Deixe só aplicativos essenciais instalados

Manter apenas os apps que você utiliza no seu celular é também uma forma de proteção. 

Isso porque você pode estar frequentemente atento ao comportamento daquele aplicativo. Além de não precisar se preocupar em acessar outros apps para se certificar de que está tudo em ordem.

9. Anote o seu número IMEI

Ter o seu IMEI anotado também é uma forma de ter mais segurança. Isso porque, se você tiver seu celular roubado ou furtado, é possível solicitar o bloqueio do IMEI na sua operadora e deixar o aparelho inutilizável. 

Para descobrir o IMEI do celular, existem algumas maneiras. Veja abaixo:

Código mestre

A primeira e mais fácil exige que você tenha o aparelho em mãos. Basta abrir a tela de discagem do seu celular e digitar: *#06#. Pronto! Você verá o IMEI escrito na tela do celular no mesmo momento. 

Essa opção é válida para qualquer aparelho GSM, ou seja, a tecnologia padrão mais popular para telefones celulares do mundo, sendo utilizada em mais de 200 países. Vale ressaltar que os smartphones que permitem o uso de dois chips têm dois IMEIs. 

Configurações

Outra maneira de acessar o IMEI é por meio do menu de configuração. No Android, basta acessar “Configurações” e selecionar a opção “Sobre o telefone”. 

Nos dispositivos iOS, o processo é parecido. É preciso selecionar o item “Ajustes”, abrir a opção “Geral” e, em seguida, “Sobre”. 

E se meu aparelho foi roubado?

Se o seu aparelho foi roubado, ainda há maneiras de descobrir o seu IMEI. Você pode verificar na caixa do celular, posicionado próximo ao código de barras. 

Além disso, a nota fiscal da compra pode conter o código, uma vez que as operadoras e lojas dos aparelhos costumam inseri-lo ao lado do nome do produto ou em informações complementares.

Se quiser se aprofundar, confira nosso conteúdo que ensina como rastrear celular roubado pelo IMEI.

10. Invista em um seguro celular

Uma opção mais recente, e não menos importante, são os seguros para aparelhos celulares. E o PicPay, como ecossistema financeiro completo, já oferece o Seguro Celular, com planos a partir de R$ 9,90. 

O Seguro Celular do PicPay é personalizável, o que permite que você escolha o valor que quer assegurar e quanto deseja pagar por mês. 

Além disso, todo processo de contratação do seguro para celular do PicPay é feito pelo app, de um jeito simples, prático e seguro.

Como proteger o celular em caso de roubo?

Ter o celular roubado hoje é uma preocupação de qualquer pessoa e saber se proteger em uma ocasião dessa é fundamental, principalmente se você tiver contas digitais no aparelho. 

São diversos os tipos de golpes que criminosos aplicam nas vítimas e é preciso agir rápido quando isso acontece. 

No nosso conteúdo dedicado a esse tema, a gente te explica o que fazer se tiver o celular roubado e como proteger seus dados. 

Se quiser conferir diversos outros conteúdos com foco em segurança digital, conheça a Central de Segurança.

iOS é mais seguro que Android?

Uma das grandes questões quando falamos de segurança de celulares são os dois principais sistemas operacionais: Android e iOS. 

E será que é verdade que o sistema da Apple é mais seguro do que o mais utilizado pelas pessoas, o Android? Ou o iPhone é mais seguro que Android?

Segundo empresas de segurança cibernética, a resposta é: o iPhone é mais seguro que o Android. 

As páginas da AVG e da Kaspersky destacam que o sistema desenvolvedor da Apple foi feito em código fechado. 

Ou seja, os donos de iPad e iPhone não podem modificar o software usado nos dispositivos, o que impede adicionar novas funcionalidades mas, ao mesmo tempo, o torna mais seguro.

De acordo com a AVG, o iOS possui também protocolos de segurança mais rígidos para desenvolvedores de aplicativos. 

Ao contrário do Android, que apresenta um sistema de código aberto, e funciona com o desenvolvimento colaborativo de usuários, mas torna os aparelhos mais suscetíveis à atuação de hackers, segundo as empresas especializadas.

Apesar disso, o celular mais seguro do mundo, como o classifica a empresa alemã criadora do aparelho, tem, curiosamente, o sistema operacional Android. O NitroPhone 1, lançado em 2021, tem forte criptografia, não tem integração com clouds e serviços como Google Play Services.

Vale lembrar que, independentemente de qual sistema você utiliza, grande parte dos golpes não é fruto de falta de segurança do aparelho ou dos aplicativos, mas sim de estratégias de engenharia social utilizadas por criminosos.

Muitas vezes, os golpistas criam histórias convincentes para fazer as vítimas caírem na cilada. Eles também podem reunir informações, pesquisadas em redes sociais, sobre a pessoa e usá-las para parecer que é tudo verdade.

Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em 2021, os golpes que usam técnicas de engenharia social cresceram 165% em um ano no Brasil.

Ou seja, além de trabalhar para tornar seu celular mais seguro, é preciso se manter atento às estratégias usadas por golpistas e alertar pessoas próximas.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira outros conteúdos sobre segurança digital!

Esse conteúdo foi útil? Deixe aqui sua avaliação

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 11

Compartilhe este Post:

Conteúdos relacionados