O que é débito automático e quais os benefícios?
Confira este guia completo sobre o que é débito automático e tire suas principais dúvidas sobre o tema
5 de setembro de 2023
Se você é aquela pessoa que todo começo de mês precisa reunir os boletos para pagar um por um, está na hora de otimizar esse tempo em sua vida. Neste material, você irá entender o que é débito automático e como ele funciona.
Como o próprio nome diz, a função de débito automático garante que você não tenha que se lembrar de todas as datas de vencimento. Ao programar apenas uma vez, cada pagamento será descontado em sua conta no dia correto.
Essa funcionalidade te ajuda a se manter organizado financeiramente.
Com todas as contas recorrentes cadastradas, não irá correr o risco de esquecer alguma e depois precisar pagar multas e juros. E nada pior do que perder dinheiro por pura desorganização, não é mesmo?
De acordo com uma pesquisa do Banco Central, o débito automático é utilizado por 23% da população. O dado foi apontado no estudo “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”.
Mas ao olhar um pouco mais a fundo, o número não é tão positivo assim: só 1% das pessoas classificou o método de pagamento como um dos mais utilizados, principalmente por desconhecerem as vantagens.
O débito usado é utilizado no caso de contas que precisam ser quitadas todos os meses, como água, luz, gás, telefone e internet.
Por isso, ele teria potencial de atingir uma parcela até maior da população, já que são contas que a maior parte das pessoas precisa arcar.
Confira o conteúdo abaixo, tire suas dúvidas e entenda quais são os principais benefícios do débito automático.
Você ainda verá como a função pode ser importante e prática em sua conta do PicPay através da ferramenta Assistente de pagamentos.
O que é débito automático?
O débito automático é um serviço oferecido por bancos e instituições financeiras e que costuma trazer benefícios para todos os lados. Ele realiza a quitação de contas sem que você precise se preocupar em fazer de forma manual.
Ao cadastrar uma conta recorrente na função automática, você irá garantir que o pagamento seja feito em dia – desde que tenha saldo para isso, claro – e as empresas veem o nível de inadimplência e atraso ser reduzido.
Por isso, é comum que prestadoras de serviço busquem incentivar que seus clientes façam o cadastro de suas contas no débito automático. Muitas vezes oferecem até desconto na fatura para que o serviço seja utilizado.
Além de contas rotineiras, como água, luz, gás, internet e telefone, você pode incluir no débito automático seus serviços de streaming favoritos e todas as assinaturas que tiver.
Ou seja, tudo o que chega todos os meses para você pagar é possível cadastrar, certo?
Em outras palavras, é uma forma de pré-autorização para os bancos pagarem os débitos dos seus fornecedores.
Você diz para a sua instituição financeira favorita que está liberada para debitar todos os meses o valor que for cobrado por aquela empresa específica.
Quais as vantagens do débito automático?
O benefício mais óbvio do débito automático é garantir que você sempre pague suas contas em dia. Mas, além disso, o que mais pode te incentivar a aderir a essa forma de pagamento?
Confira abaixo uma lista de benefícios, que farão você se planejar melhor, economizar tempo, dinheiro, garantir maior segurança e ainda contribuir com a saúde do planeta.
1. Maior controle financeiro
Planejar sua vida financeira é o primeiro passo para que você consiga lidar de forma saudável com o seu dinheiro.
Leia mais: Planejamento financeiro pessoal: faça o seu em 5 passos
Se você não tiver bem claro quando e quanto deve pagar mensalmente, dificilmente conseguirá se manter organizado.
A função de débito automático permite que todas as contas básicas, além de serviços de assinatura e eventuais empréstimos, saiam da sua conta corrente sem que você precise buscar boleto por boleto.
2. Praticidade e economia de tempo
Em um mundo em que as pessoas estão cada vez com mais pressa e sempre com novos estímulos, como conversas no celular, se lembrar de pagar uma conta todos os meses pode ser um problema.
Por isso, a modalidade de pagamento automático pode ser tão importante. Ao aderir, você ficará livre da necessidade de pegar todos os seus boletos recorrentes e pagar um por um.
Seja por QR Code ou tendo que digitar os intermináveis números das linhas de pagamento, é um tempo que não precisa perder.
3. Economia financeira
Como diz o ditado, tempo é dinheiro. E, nesse caso, você pode economizar tempo – como viu acima – e dinheiro.
Leia mais: Como economizar dinheiro com 20 dicas de finanças
Além de não precisar se preocupar com os pagamentos mensais, o débito automático garante que você não irá esquecer ou atrasar alguns dias a quitação de suas contas.
Assim, não terá taxas de juros ou multas por atraso cobradas. Mesmo que sejam valores baixos à primeira vista, a soma de diversos atrasos ao longo do ano pode se tornar uma bola de neve maior do que se consegue imaginar.
4. Garante a manutenção dos serviços
Consegue imaginar como seria a sua vida se ficar um ou dois dias sem energia elétrica? E sem água? E até sem conseguir ver um filme justamente naquele sábado à noite que reservou para isso? Pois é.
A falta de pagamento de suas contas pode causar tudo isso. Ao atrasar suas contas, você corre o risco de ver os serviços serem suspensos. A religação irá depender da política da fornecedora, mas pode demorar algumas horas ou dias.
5. Evita fraudes e aumenta a segurança
Os golpistas estão por toda parte e, quando menos se espera, pode acabar se tornando uma vítima. E-mails falsos, por exemplo, com indicativos de pagamento são uma prática constante.
Para fugir desse tipo de problema com as suas contas de todos os meses, o débito automático também é uma opção. Afinal, terá que fazer o cadastro apenas uma vez e em um ambiente seguro e controlado pela fornecedora do serviço.
Leia mais: 17 golpes financeiros mais comuns do Brasil
Confira também o nosso conteúdo completo sobre como identificar se um boleto é falso, com 10 dicas.
6. Reduz a quantidade de uso de papel
A emissão de contas de água, luz e boletos em geral pode ser evitada através do cadastro de seus débitos na função automática.
Com isso, você ajuda a evitar que mais recursos naturais sejam utilizados para que essa conta chegue até a sua casa.
Ou seja, além de todos os benefícios citados acima, ainda irá contribuir com o planeta. Parece, de fato, ser uma opção para ser considerada.
Como funciona o débito automático com o Assistente de pagamentos?
Antes de mais nada, vamos relembrar o que é o Assistente de pagamentos.
Criada pelo PicPay no início de 2023, a ferramenta te ajuda a fazer a gestão de todas as contas que você tem a pagar. É um atalho para quem quer se organizar financeiramente e não sabia como.
O Assistente de pagamentos funciona como uma espécie de “hub de contas”, onde você consegue ver todos os boletos que foram emitidos em seu nome. E o mais impressionante: a partir de qualquer instituição financeira.
Ou seja, tudo que tiver em aberto e em seu nome pode ser registrado na lista de pendências do Assistente de pagamentos.
Todas as contas são mostradas no app e apresentadas em ordem de vencimento.
E o que já era bom, ficou ainda melhor: agora, todas essas contas pendentes podem ser registradas na função débito automático pelo PicPay.
Ou seja, você consegue reunir tudo o que tem de pendente em um único lugar, visualizar todos os seus compromissos financeiros e sem precisar fazer mais nada já sabe que serão debitadas automaticamente pelo PicPay.
Ficou fácil demais, né?
Acesse o app do PicPay e escolha a opção Assistente de pagamentos para ver na prática como funciona mais esse serviço pensando na melhor forma de te ajudar a se organizar financeiramente.
As principais perguntas e respostas sobre débito automático
Agora que você já entendeu o que significa débito automático, separamos algumas últimas dúvidas que podem surgir sobre o tema;
Veja abaixo:
1. Como cadastrar uma conta em débito automático no PicPay?
Como cadastrar débito automático é uma dúvida que você pode ter, e por isso vamos te ensinar passo a passo como fazer. Mas, fique tranquilo: não terá problemas para fazer isso.
No app do PicPay, acesse na tela inicial a opção Pagar boleto. Em seguida, escolha Débito automático. Por fim, clique em Cadastrar conta.
Basta você incluir todas as informações solicitadas, aceitar os termos de uso e condições, e pronto. Sua conta estará a um passo de ser incluída no débito automático.
A etapa final é escolher se o pagamento será feito através de cartão de crédito ou débito. Mas atenção: no débito automático, não é possível fazer o parcelamento de valores.
2. Eu preciso pagar para colocar uma conta no débito automático?
Não. O cadastro em débito automático é totalmente gratuito.
Você só precisa do código de identificação da conta para fazer o cadastro e garantir que ela esteja na função automática.
O código de identificação é uma sequência numérica informada em suas contas recorrentes, como água, luz e gás, e que permite o cadastro.
Ele pode surgir com um dos seguintes nomes: número da conta, RGI, código do usuário, identificação para débito, código de débito automático ou identificação bancária.
Caso não encontre o código, entre em contato com a empresa prestadora do serviço.
3. Como cancelar o débito automático de uma conta no PicPay?
Para cancelar o débito automático de uma conta no PicPay, acesse o app e escolha a opção Pagar boleto.
Em seguida, toque em Débito automático e, na aba ativos, escolha a conta que deseja cancelar.
Então, toque em Cancelar débito automático.
Você consegue fazer esse cancelamento até o dia anterior ao vencimento. Caso a conta esteja com status Pendentes, não será possível cancelar.
4. Posso adicionar contas de terceiros em débito automático?
Sim, basta ter o código de identificação da conta.
O fato da conta não estar em seu nome não será um problema na hora de realizar o pagamento.
5. Cadastrei uma conta em débito automático, mas não foi feito. E agora?
O prazo para uma conta cadastrada aparecer no débito automático é de até 60 dias.
Por isso, você deverá aguardar esse período. De qualquer forma, o PicPay avisa via e-mail quando uma conta é ativada ou se existir algum problema, certo?
A recomendação é que nesse período você controle suas contas e veja o que foi e o que não foi ativado no débito automático. Assim, irá evitar multas, juros e suspensão dos serviços.
6. O que acontece com o débito automático se não tiver dinheiro na conta?
Esse é um requisito básico para que as operações automatizadas tenham sucesso.
Você precisa saber exatamente quanto mensalmente você terá de gastos com contas que foram cadastradas previamente, e deixar uma reserva suficientemente grande em sua conta corrente.
Caso esteja sem saldo e uma operação automática tente ser realizada, a fatura não será paga e o serviço ficará em aberto. Isso poderá gerar encargos e até a suspensão e cancelamento do serviço.
O que também pode acontecer é o valor ser debitado diretamente do seu cheque especial, que também irá gerar juros. Por isso, sempre fique de olho em seu extrato para saber se está tudo correndo bem, beleza?
7. E se eu pagar uma fatura antes dela cair no débito automático?
Você pode fazer isso, mas precisará avisar o banco assim que realizar essa antecipação de pagamento.
Assim, irá evitar que a fatura seja paga duas vezes – o que pode te gerar alguma dor de cabeça depois para reaver o dinheiro através das fornecedoras do serviço.
8. Existe hora certa para cair o débito automático?
Não. Ele pode cair ao longo das 24h do dia de vencimento do seu pagamento.
No caso de datas de pagamento que caiam aos finais de semana, o débito costuma ser antecipado para o dia útil anterior.
Ou seja, se o vencimento de sua conta cai em um domingo, o pagamento poderá ser realizado já na sexta-feira.
Gostou do conteúdo? Tem muito mais em nossa editoria de planejamento financeiro, no Blog do PicPay. Acesse e veja como boas práticas podem transformar a sua forma de lidar com o dinheiro.