Quanto tempo demora para liberar o empréstimo do FGTS?
Saiba qual o prazo para liberar o empréstimo do FGTS e tire outras dúvidas sobre a modalidade
20 de fevereiro de 2024
Um dos momentos mais aguardados de uma nova contratação de qualquer tipo de crédito é o depósito do dinheiro e com a antecipação do saque-aniversário não é diferente. Por isso, pode ser bastante útil entender quanto tempo demora para liberar o empréstimo do FGTS.
Pensando nisso, reunimos abaixo as principais informações sobre o processo e o prazo de contratação desta modalidade de empréstimo.
Empréstimo do FGTS: entenda como funciona e principais regras
O empréstimo do FGTS é aquele em que as parcelas anuais do saque-aniversário são liberadas de uma só vez.
É uma modalidade de crédito disponível para quem aderiu ao saque-aniversário, uma alternativa ao saque-rescisão – em que você pode movimentar o dinheiro do Fundo somente após uma demissão sem justa causa.
Nele, uma parte do saldo pode ser resgatada uma vez ao ano, no período de aniversário do titular da conta.
De forma simplificada, no adiantamento você recebe de imediato a soma dos valores que seriam depositados ao longo dos anos.
Em contrapartida, as parcelas do saque-aniversário são transferidas automaticamente ao banco, como forma de pagamento. Em função disso, o saldo fica temporariamente bloqueado para movimentação, até a quitação total do contrato.
Leia mais: Saldo bloqueado no FGTS: veja as causas e o que fazer em cada situação
Essa é considerada uma das grandes vantagens do empréstimo FGTS: garantir dinheiro extra sem comprometer o orçamento mensal com uma nova dívida.
Outro benefício da operação são as taxas de juros mais baixas, pois as instituições financeiras têm o saldo do Fundo como garantia de pagamento.
Leia mais: Vantagens e desvantagens da antecipação do saque-aniversário
Dê uma olhada nas principais regras do empréstimo do FGTS:
- Disponível para pessoas com 18 anos ou mais;
- É preciso ter um saldo mínimo em uma ou mais contas ativas e inativas do Fundo e o valor pode variar de acordo com a instituição financeira;
- Também há um valor mínimo para a antecipação, variável conforme o banco;
- É necessário ser adepto ao saque-aniversário e autorizar a consulta ao FGTS por parte da instituição financeira escolhida (procedimentos feitos pelo app FGTS).
Como liberar o FGTS para empréstimo?
A liberação do FGTS para empréstimo pode ser feita de graça e em instantes no aplicativo do Fundo. Isso só é possível se você for adepto ao saque-aniversário.
Confira o passo a passo para fazer sua adesão:
- Abra o aplicativo FGTS;
- Faça o login com o CPF e senha cadastrados;
- Clique em “Saque Aniversário do FGTS”, na página inicial;
- Toque em “Li e aceito os termos e condições” e clique em “Optar pelo Saque-aniversário”.
Feito isso, a próxima etapa é a autorização de consulta ao FGTS, conforme o tutorial abaixo:
- Abra o app FGTS;
- Faça o login com o CPF e senha;
- Assim que a tela de início aparecer, toque em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS” e siga as orientações da tela (para contratações no PicPay você deve autorizar o PicPay Bank ou o banco Digio).
Não se esqueça de conferir os detalhes que envolvem a mudança para o saque-aniversário, tudo bem?
Você deve ter em mente, por exemplo, que ao aderir à nova modalidade e passar por uma demissão, terá direito apenas ao resgate da multa rescisória de 40% e não ao saldo total, como ocorre na modalidade saque-rescisão.
Leia mais: Tipos de saques do FGTS: veja quando resgatar o dinheiro
Outro ponto de atenção está relacionado ao cancelamento do saque-aniversário, que pode ser solicitado a qualquer momento. Porém, o pedido só é atendido no 25º mês, contados a partir da data de solicitação.
Leia mais: Como cancelar o saque-aniversário do FGTS?
Quanto tempo demora para o empréstimo do FGTS cair na conta?
O prazo para o empréstimo do FGTS cair na conta varia de acordo com a instituição financeira escolhida. Geralmente, leva-se até três dias úteis.
No PicPay, você recebe a antecipação do saque-aniversário em apenas dois minutos.
Leia mais: Como funciona o empréstimo FGTS PicPay?
Como saber se o empréstimo do FGTS foi liberado?
Assim que você ativa o seu saque-aniversário e a autorização de consulta para os bancos, já é possível dar início a uma nova contratação.
Agora, para saber se o seu pedido de empréstimo foi concluído, a melhor alternativa é por meio dos canais oficiais da instituição financeira escolhida.
Boa parte delas enviam comunicações com atualizações sobre o andamento da contratação pelo aplicativo, via e-mail ou até mesmo por SMS e WhatsApp.
Se você não receber um contato do banco, ainda tem a opção de perguntar por um dos canais oficiais de atendimento.
No PicPay, o status da solicitação de empréstimo pode ser acompanhado pelo app e no seu e-mail cadastrado em nosso ecossistema.
Dúvidas frequentes
A seguir, você pode conferir algumas respostas para questões relacionadas à data de pagamento, bloqueio do saldo FGTS, demissão e liberação do Fundo.
Empréstimo FGTS cai no sábado?
Não. O empréstimo FGTS é depositado na sua conta apenas em dias úteis.
Quanto tempo o FGTS fica bloqueado após o empréstimo?
Quando ocorre a antecipação do saque-aniversário, o valor das parcelas anuais que seriam resgatadas anualmente ficam reservadas ao banco, o que acontece para garantir às instituições financeiras que o pagamento será realizado.
Leia mais: Onde fazer a antecipação do FGTS?
Aqueles que não anteciparam todas as parcelas disponíveis ainda podem fazer movimentações na conta.
Se a instituição financeira escolhida oferecer o adiantamento de sete parcelas e você optar por antecipar apenas cinco, será possível fazer movimentações no Fundo.
Essa lógica não se aplica a quem antecipou todas as parcelas disponíveis. Nesse caso, o FGTS fica bloqueado até a quitação total da dívida. Se você antecipou sete parcelas, por exemplo, seu saldo ficará bloqueado por sete anos.
Uma saída para reverter o bloqueio é quitar a dívida antecipadamente, com sua renda mensal ou até mesmo valores extras como décimo terceiro, férias, restituição do imposto de renda, PIS, entre outros.
Tudo o que você precisa fazer é comunicar ao banco o seu desejo de pagar toda a dívida de forma antecipada.
Leia mais: Como quitar empréstimo saque-aniversário
O que acontece se eu antecipar o saque-aniversário e for demitido?
Apesar da hipótese de saque do FGTS em caso de demissão ter sido levantada por representantes do governo, inclusive para quem antecipou o saque-aniversário, as regras atuais liberam o acesso apenas à multa rescisória.
Portanto, quem contratou o empréstimo FGTS e passou por uma demissão, poderá sacar apenas os 40%. O valor restante ficará reservado para a instituição financeira até a quitação total da dívida.
Passado esse período, o titular volta a poder sacar as parcelas anuais do saque-aniversário.
Lembre-se que o saque de todo o saldo FGTS só é permitido para quem é adepto ao saque-rescisão ou nas demais situações previstas por lei.
Leia mais: Como sacar o FGTS? Tire todas as suas dúvidas
Quando será liberado o empréstimo do FGTS?
O empréstimo do FGTS já pode ser contratado em diferentes instituições financeiras do país.
Quem tiver interesse nessa modalidade deve aderir ao saque-aniversário e dar autorização ao banco escolhido, tudo isso pelo app FGTS. Feito isso, o seu saldo do Fundo estará liberado para a contratação.
Como liberar o empréstimo do FGTS mais rápido?
O primeiro passo para ter o dinheiro mais rápido é já fazer a adesão ao saque-aniversário – basta entrar no app do FGTS e escolher a modalidade, que passa a valer imediatamente.
Depois, procure pelas ofertas digitalmente, em locais de confiança. No PicPay, um ecossistema completo para sua vida financeira, você encontra as propostas em poucos cliques.
Ao acessar o app PicPay procure pela seção “Empréstimos” e, na sequência, selecione a Antecipação do FGTS. Em seguida, é só seguir as instruções da tela e você poderá ter acesso ao empréstimo do FGTS em tempo recorde.
Veja também outros conteúdos com dicas exclusivas para lidar com o seu dinheiro.